Vários grupos
tentaram preservar o espírito dos anos 60 na década
de 80. Alguns apostaram em revitalizar o psicodelismo –
casos de Echo and the Bunnymen, The Cult – e outras bandas
quiseram mostrar igualmente essa vertente, mas indo buscar bandas
como Byrds e Love. Nesse contexto o pessoal do Paisley Underground,
que integrou grupos como Dream Syndicate, Rain Parade e Green
On Red foram especialistas. E, talvez, o melhor grupo tenha sido
o Long Ryders, liderado por Sid Griffin, e que retornaram esse
ano para alguns shows e gravações, que mostravam
um som calcado nos Byrds e no Flying Burrito Brothers. Outra banda
que passou batida por aqui...
Em
outubro de 1977, Sid Griffin deixou sua cidade-natal de Louisville
rumo à Los Angeles. Seus pais juravam que o garoto iria
cursar direito, mas Sid tinha outros planos em mente. Seu sonho
era montar uma banda de rock inspirado em dois grupos dos anos
60, os Byrds e o Flying Burrito Brothers. Sid havia tido alguma
experiência em um grupo chamado Frosties que tocava sucessos
dos anos 50 e 60. A escolha por Los Angeles era óbvia:
Hollywood ficava lá e o jovem aspirante a estrela imaginava
que o caminho do sucesso seria pela cidade.
E Sid logo arranjou um
grupo. Não era exatamente um que tocava anos 60, mas sim
covers de punk rock. O Death Wish tocava clássicos de The
Clash e Sex Pistols. A banda era apenas uma diversão e
Sid não tinha encontrado um grupo que o fizesse largar
o curso de direito, para o qual havia sido enviado. No final de
1978, resolveu responder a um anúncio de Shelly Ganz que
procurava músicos para montar um grupo de garagem dos anos
60. “Opa, isso é comigo!” pensou o jovem advogado.
Começaram a recrutar outros membros e em abril de 1979
era um quinteto com nítidas influências dos The Seeds,
The Standells e The Chocolate Watch Band. Nascia o The Unclaimed.
O
começo não foi nada fácil, já que
os grupos que eram tocados pelos garotos eram desconhecidos do
grande público. Porém, lentamente, começaram
a atrair um pequeno séqüito de fãs e tocavam
em vários pontos da cidade, ajudados também por
algumas composições próprias. Eles sonhavam
em gravar essas canções, mas viviam duros, até
que encontraram Dave Gibson, um colecionador de anos 60 e que
desejava gravar os Unclaimed. O resultado acabou sendo o EP de
quatro faixas, contendo duas canções de Sid e duas
de Ganz. Hollywood foi o nome escolhido para
a estréia em vinil dos garotos. O som era puro rock de
garagem dos anos 60, com órgãos, guitarras e Sif
tocando gaita.
O disco acabou ajudando
o grupo a conseguir outros shows, não apenas em Los Angeles,
mas em cidades próximas. Sid gostava de tocar esse estilo
de música, mas sentia que o Unclaimed não poderia
ficar preso ao estilo sessentista e que necessitava se adaptar
aos novos estilos dos anos 80, os quais estavam entrando.
Essa idéia era radicalmente
oposta a de Ganz, que dizia que deviam ficar calcados no espírito
original do grupo. Tamanha diferença acabou causando uma
lenta, mas inevitável ruptura entre os dois e em setembro
de 1981, Sid pulou fora do grupo, levando o baixista Barry Shanks
e o baterista Matt Roberts, consigo.
Começaram a procurar
um guitarrista para um novo grupo que formavam e apareceu Steve
Wynn, que gostava do Unclaimed e regularmente assistia a apresentações
da banda. Com Steve, ensaiaram até fevereiro de 1982 novas
composições de Griffin, além de tocarem material
do Lovin' Spoonful e Creedence Clearwater Revival.
Mas Steve Wynn paralelamente
ensaiava com outro grupo e estava dividido, embora Sid achasse
que, ao final, Steve ficaria com ele. Acontece então a
primeira baixa quando Matt resolve voltar a tocar no Unclaimed.
Sem um baterista, acabou perdendo Wynnm que resolveu seguir outro
tipo de som, que não fosse muito calcado em folk e country
rock. O resultado foi o nascimento do Dream Syndicate. E Sid acabou
sofrendo duas baixas consideráveis.
Reduzidos a um duo (Sid
e Shanks) acabaram encontrando o baterista Greg Sownders, após
este ser indicado por um amigo. Sowders era um baterista que havia
tocado anteriormente em um grupo de ska chamado de The Box Boys
e que haviam lançado dois singles. Greg e Sid se conheciam
de algumas festas e logo começaram a ensaiar.
Acabaram encontrando um segundo guitarrista, Stephen McCarthy,
logo recrutado. McCarthy havia tocado em grupos de country e western,
mas queria tocar em um grupo de rock. Começaram a pensar
em um nome. Após assistirem o filme Easy Rider
resolveram adotar o nome, mas quando foram proibidos pela produtora
da película escolheram The Long Ryders.
O grupo começou
nova peregrinação atrás de fama, mas logo
Shanks resolveu pular. Foi rapidamente substituído pelo
inglês Des Brewer e continuaram tocando. Com sua fusão
de anos 60 com punk, começaram a chamar a atenção
de público e produtores e foram incorporado ao movimento
Paisley Underground, ao lado das Bangles, Rain Parade
e o próprio Dream Syndicate.
Em 1983, participaram de
uma coletânea produzida por Ehtan James chamada The
Radio Tokyo Tapes, com a canção “Still
Get By”, de Stephen McCarthy. A coletânea contava
com as participações de Minutemen, The Three O’
Clock, Rain Parade, Bangles, entre outros. Ainda em 1983, são
convidados para outra coletânea, The Rebel Kind,
com a faixa “And She Rides”. Nessa compilação
tiveram a companhia do Nomad, Fuzztones, do Rain Parade (novamente)
e até do Unclaimed.
Na época de The
Rebel Kind, em outubro de 1983, os Long Ryders entraram
em um estúdio com Earle Mankey para prepararem um mini-álbum
de cinco músicas, que mostravam o ecletismo dos integrantes,
indo do rock mais tradicional até o psicodelismo e country.
Batizado
de 10-5-60, o grupo mostrava um ecletismo que
nenhum grupo do Paisley Underground possuía. A
capa era uma imitação do visual dos Byrds, da época
de Fifth Dimension.
O disco rendeu prestígio
ao grupo, não apenas na América, mas também
na Inglaterra. Mas logo os problemas voltaram quando Des Brewer
resolveu abandonar o grupo. Acabaram convidado o australiano Don
McCall, rapidamente descartado após a turnê americana,
por não conseguir se encaixar ao som do grupo. A solução
só apareceu em fevereiro de 1984 quando Tom Stevens entrou
para o grupo e estabilizou a formação do quarteto.
Assim,
o grupo consegue a paz e a formação que permitem
lançar novos vôos. A banda era uma das atrações
da nova safra americana e foi colocada na capa da revista Bucketfull
Of Brains inglesa com o título "The US Invasion
Starts Here" (A Invasão Americana Começa Aqui).
As apostas sobre os Long Ryders eram otimistas.
Com Tom Stevens totalmente
incorporado ao som e estilo da banda, o grupo começa a
viajar de costa a costa pelos Estados Unidos. Essas apresentações
foram úteis para que criassem novas canções
e produzissem novos arranjos durante os shows. O sucesso de 10-5-60
acabou chamando a atenção de várias gravadoras.
Acabaram acertando com a independente Frontier Records, de Los
Angeles, e em julho entraram nos estúdios da A&M para
gravar seu primeiro LP.
Produzido
por Henry Lew, responsável pelo mesmo trabalho em dois
discos do Flying Burrito Brothers. Native Sons
é um disco extremamente bem feito, com fortes toques folks
e contry. A influência dos Byrds pode ser ouvida nas Rickenbacker
de 12 cordas usadas por Sid, uma das marcas registradas do antigo
grupo de Roger McGuinn e David Crosby. E para que a influência
fosse mais visível convidam ninguém menos que Gene
Clark (ex-Byrds) para os vocais em “Ivory Tower”.
O
disco acabou sendo lançado em setembro e foi acompanhado
de outra turnê pelos Estados Unidos e elogios da crítica.
A fama dos Long Ryders ia crescendo progressivamente. Os bons
ventos fazem com que encontrem antigos companheiros na estrada
como o Green On Red e Dream Syndicate e toquem juntos, em shows
e até participem de um disco sob o codinome de Danny &
Dust, quando gravam The Lost Weekend, em fevereiro
de 1985 A formação incluía Dan Stuart (vocais),
Steve Wynn (vocais e guitarra), Sid Griffin (guitarra, dobro e
vocal), Stephen McCarthy (guitarra e vocal), Tom Stevens (baixo),
Chris Cacavas (piano) e Dennis Duck (bateria e vocal). O disco
pode ser considerado uma celebração dos Paisley
Underground e foi extremamente elogiado.
O prestígio na Europa
era até maior e na Inglaterra, 10-5-60
conseguiu ficar entre os primeiros da parada independente, sem
ter sido lançado no país. A única maneira
de ter o vinil era importá-lo. O grupo fechou um acordo
com a Zippo/Demon para lançar Native Sons
na Inglaterra que foi logo considerado um dos discos do ano. Resolveram
que era mais do que hora de fazer uma turnê pela Europa,
mas que precisariam de um novo disco para promover. Tiveram a
idéia de usar as cinco canções de 10-5-60
e então entrar no mesmo estúdio da A&M em fevereiro
para gravarem mais cinco canções. O disco iria se
chamar 5x5 e seria um LP.
Mas
não gostaram da idéia e resolveram fazer um novo
disco antes da viagem para a Europa no mês de março,
com material inédito. Enquanto isso, lançaram dois
singles diferentes: na França, Tell It To The Judge
On Sunday e I Had A Dream, na Inglaterra.
O sucesso era tão
grande na Inglaterra que foram capa do semanário NME
no dia 6 de abril e tiveram a apresentação do dia
18 (que aconteceu no Harlesden Mean Fiddler) filmada pela BBC
e ganharam exposição nacional quando alguns foram
mostrados no programa Whistle Test.
O sucesso acabou chamando
a atenção de grandes gravadoras e quando retornaram
em maio, aos Estados Unidos, eram namorados por várias
companhias. Acabaram assinando em julho com a Island Records.
Entusiasmados,
selo e banda demoraram um tempo exagerado para definirem os rumos
do novo disco. No dia 20 de julho viajaram à Inglaterra
para iniciarem as gravações. Produzido por Will
Birch, nasce State Of Our Union. O disco acabou
sendo o mais conhecido e vendido de toda a discografia da banda,
contendo várias canções que falavam dos pioneiros
que desbravaram a América.
Antes de promoverem o disco,
retornaram para os Estados Unidos, afim de assinarem o contrato
definitivo com a Island. De contrato assinado, retornaram para
a Europa e fizeram uma turnê imensa. É lançado
Looking For Lewis And Clark como single, que
acabaria se tornando uma das canções mais populares
do grupo. A turnê se inicia no Reino Unido em outubro e
participam novamente do programa Whistle Test, tocando
“Looking for Lewis And Clark” e “Lights Of Downtown”.
A excursão continuou até o mês de dezembro.
Sem
motivo aparente, a rabugenta imprensa inglesa resolve dinamitar
o grupo que haviam ajudado a erguer e publicam críticas
negativas das apresentações da banda. Os novos grupos
americanos que aparecem e lançam discos são apedrejados
pelos semanários e revistas, sem maiores explicações.
Alguns especulam que a troca de um selo independente por uma major
teria desiludido alguns fãs.
Como vingança, Sid
lia as críticas mais severas no meio das apresentações,
enquanto a platéia vaiava os responsáveis pelos
textos. No final de 1985, voltaram para Los Angeles para um descanso
merecido.
O grupo começou
o ano de 1986 fazendo alguns shows diferentes, como a apresentação
Danny & Dust. Em março fizeram um comercial para a
cerveja Miller, que rendeu críticas ao grupo por ter se
vendido a uma grande corporação. Sid disse que a
única preocupação era levantar algum dinheiro
durante a pausa. Mesmo assim, foram criticados por pessoas que
diziam que cantavam uma coisa e faziam outra.
Iniciaram uma nova excursão
pela América e após terminada, foram convidados
para cair na estrada novamente, desta vez abrindo para o grupo
Alarm, convite que foi aceito com alegria.
Durante a viagem, os Long
Ryders começavam a escrever novas canções
para um novo disco. A excursão teve momentos inusitados,
como o show realizado no Raji’s em Hollywood contra a censura,
organizado por Jello Biafra, líder dos Dead Kennedys.
Enquanto excursionavam,
a Island cometia alguns erros estratégicos como cancelarem
o lançamento do single Looking for Lewis And Clark
na Inglaterra, país que estava sendo negligenciado pela
gravadora, mesmo tendo um enorme número de fãs.
Em setembro, o grupo começou
a se concentrar nas novas composições. Ensaiaram
em Londres durante alguns dias e voaram rapidamente para dois
shows que marcaram a banda: o primeiro na cidade de Oviedo quando
tocaram em uma praça de touradas para 8 mil pessoas e o
segundo em Barcelona, com um público recorde de 100 mil
espectadores.
Extremamente
animados, voltaram para a América e entraram em estúdio
com o produtor Ed Stasium, que havia trabalhado com Ramones e
Talking Heads. Mas antes disso, outro showzinho, desta vez com
um outro ex-integrante dos Byrds, Chris Hillman, no Roxy. Esse
show sairia em DVD, no ano de 2001.
O grupo passou o resto
do ano trabalhando naquele que seria o segundo disco pela Island
e, em janeiro de 1987, voaram até as Bahamas, para mixar
o trabalho.
O disco foi finalizado,
mas foram obrigados a esperar a gravadora dar o ok para o lançamento.
Para passar o tempo, cada músico começou a se divertir
tocando com amigos. Em março, entraram novamente em estúdio
para compor canções que seriam usadas como lados
B dos novos singles.
Com
uma excursão agendada para a segunda quinzena de abril,
a Island resolveu lançar o novo LP, batizado Two
Fisted Tales. O álbum contava com vários
convidados e tinham um som mais polido e limpo do que os anteriores.
Ele acabou recebendo críticas positivas e saíram
excursionando, embora a Island não tivesse lançado
nenhum single como música de trabalho. O disco só
seria lançado na Inglaterra e Espanha em junho, depois
que a banda já havia excursionado por esses países
e tiveram pouquíssimo apoio da gravadora.
Em junho, voltam para os
Estados Unidos e são surpreendidos por Tom Stevens, que
anuncia sua saída. O rompimento foi amigável, embora
alguns digam que ele tenha sido demitido, e que a surpresa, na
verdade, não passava de armação. Como ainda
tinham que fazer mais algumas apresentações nos
Estados Unidos, convocaram o técnico responsável
pelas guitarras do grupo, Larry Chapman, para atuar como baixista.
E após um show em Toronto, no Canadá, é a
vez de McCarthy anunciar que estava pulando fora.
Atônitos com a segunda
deserção, Griffin e Sowders anunciam no dia 15 de
dezembro que os Long Ryders terminaram sua carreira.
Em junho de 1988, o fã
clube do grupo edita e lança Metallic BO,
uma coletânea de sobras, lados B, faixas ao vivo e de programas
de rádio.
Mas
como nada é definitivo, eis que em 2004 eles retornam e
em grande estilo! Cada integrante havia cuidado de sua carreira
artística: Sid começou um outro grupo, os Coal Porters;
McCarthy tocou com os Gutterball e Jayhawks. Tom fez uma carreira-solo
e Sowders foi o único que deixou de tocar profissionalmente.
Tom conta que um dos motivos
que os fizeram retornar, 17 anos depois, foi o pedido incessante
dos fãs. “Até nossos amigos, como Steve Wynn,
Lucinda Williams eram questionado pelos fãs sobre nós.
E um dia ligaram para o Sid tentar retornar com o grupo. Ele ligou
para Greg, que ligou para o Stephen, que me chamou. E todos nós
concordamos.”
Greg diz que foi exatamente
isso e afirma que os velhos fãs costumam lotar as apresentações,
levando seus filhos para que conheçam o grupo. “Deu
um frio imenso na barriga quando nos reunimos para ensaiarmos
o nosso antigo repertório e pisamos nos palcos novamente.
Mas tudo tem sido maravilhoso e a expectativa é que dure
mais algum tempo.”
Em 2004 dois lançamentos
já saciaram a sede dos fãs: uma coletânea
e um disco ao vivo: Three Minute Warnings: The Long Ryders
Live in New York City e The Best of The Long
Ryders
O grupo continua com a
agenda lotada e ao que parecem farão da estrada novamente
seu segundo lar. Há alguns planos (especulações
somente) de entrarem em estúdio em 2005 e gravarem um disco
com novas canções.
Bem que eles poderiam aparecer
por aqui. Taí um bom pedido para o Papai Noel... Deixo
vocês com duas letras de Native Sons. Um
abraço e até a próxima coluna!
Tell It To The
Judge On Sunday
Tell it to the
judge on Sunday
Tell it to him, leave me alone
Tell it to the judge on Sunday
Hurry, you can call him at home
Better get out of my sight boys
Tell you I'm a busy man
Tell it to the judge on Sunday
He'll do what he can
Now folks got fears that they want the law to set right
And they don't get settled by riding with hoods through the night
There'll always be people to pick you up after somebody's put
you down
So gimme a break and put back what you'd take
While the law still ain't around
Tell it to the judge on Sunday
Tell it to him, leave me alone
Tell it to the judge on Sunday
Hurry, you can call him at home
Better get out of my sight boys
Tell you I'm a busy man
Tell it to the judge on Sunday
He'll do what he can
You come a-stompin' in here like you own the joint and that's
wrong
You probably think I wanna hear your sad sad song
Well maybe sometime when I was younger I'd put up with that swill
But I been a jailer for twenty-three years now and I got no time
to kill
Now I don't care what crimes you done tonight
Nor do I care who's wroing or who's right
All I know is my life's been very hard
And the judge he lives in a house with a big big yard
Tell it to the judge on Sunday
Tell it, tell it, tell it
Run Dusty Run
Run Dusty run don't hold back the hammer
I got a little lady on the other side
Run Dusty run don't hold back in anger
I want you baby to be my bride
If you beat that filly and that gelding out of Fairmont
You'll get more hay and new silks to wear
I'm gonna win that purse our money's gonna double
And how I get it, I just don't care
Run Dusty run don't hold back the hammer
I got a little lady on the other side
Run Dusty run don't hold back in anger
I want you baby to be my bride
It's our big chance Sunday, it's our last chance honey
To make a scatch, yeah, we both gotta run
I'm gonna bet your horse with someon else's money
And how I get it ain't gonna be fun
Run Dusty run don't hold back the hammer
I got a little lady on the other side
Run Dusty run don't hold back in anger
I want you baby to be my bride
Well gimme that money and gimme that bottle
I got my car and I paid the rent
We're gonna get married justa south of the border
The blacktop's burning, away we went
Discografia
10-5-60 (1983)
Native Sons (1984)
The State of Our Union (1985)
Two Fisted Tales (1987)
Metallic B.O. (1988)
BBC Radio 1 Live In Concert (1995)
Anthology (1998)
The Best of The Long Ryders (2004)
Three Minute Warnings: The Long Ryders Live in New York City (2004)
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