120 - The Long Ryders

 

Vários grupos tentaram preservar o espírito dos anos 60 na década de 80. Alguns apostaram em revitalizar o psicodelismo – casos de Echo and the Bunnymen, The Cult – e outras bandas quiseram mostrar igualmente essa vertente, mas indo buscar bandas como Byrds e Love. Nesse contexto o pessoal do Paisley Underground, que integrou grupos como Dream Syndicate, Rain Parade e Green On Red foram especialistas. E, talvez, o melhor grupo tenha sido o Long Ryders, liderado por Sid Griffin, e que retornaram esse ano para alguns shows e gravações, que mostravam um som calcado nos Byrds e no Flying Burrito Brothers. Outra banda que passou batida por aqui...


 

Sid GriffinEm outubro de 1977, Sid Griffin deixou sua cidade-natal de Louisville rumo à Los Angeles. Seus pais juravam que o garoto iria cursar direito, mas Sid tinha outros planos em mente. Seu sonho era montar uma banda de rock inspirado em dois grupos dos anos 60, os Byrds e o Flying Burrito Brothers. Sid havia tido alguma experiência em um grupo chamado Frosties que tocava sucessos dos anos 50 e 60. A escolha por Los Angeles era óbvia: Hollywood ficava lá e o jovem aspirante a estrela imaginava que o caminho do sucesso seria pela cidade.

E Sid logo arranjou um grupo. Não era exatamente um que tocava anos 60, mas sim covers de punk rock. O Death Wish tocava clássicos de The Clash e Sex Pistols. A banda era apenas uma diversão e Sid não tinha encontrado um grupo que o fizesse largar o curso de direito, para o qual havia sido enviado. No final de 1978, resolveu responder a um anúncio de Shelly Ganz que procurava músicos para montar um grupo de garagem dos anos 60. “Opa, isso é comigo!” pensou o jovem advogado. Começaram a recrutar outros membros e em abril de 1979 era um quinteto com nítidas influências dos The Seeds, The Standells e The Chocolate Watch Band. Nascia o The Unclaimed.

da esquerda para a direita: Shelley Ganz (guitarra e vocal), Sid Griffin (guitarra e vocal), Barry Shank (baixo), Matt Roberts (bateria) e Thom Hand (guitarra)O começo não foi nada fácil, já que os grupos que eram tocados pelos garotos eram desconhecidos do grande público. Porém, lentamente, começaram a atrair um pequeno séqüito de fãs e tocavam em vários pontos da cidade, ajudados também por algumas composições próprias. Eles sonhavam em gravar essas canções, mas viviam duros, até que encontraram Dave Gibson, um colecionador de anos 60 e que desejava gravar os Unclaimed. O resultado acabou sendo o EP de quatro faixas, contendo duas canções de Sid e duas de Ganz. Hollywood foi o nome escolhido para a estréia em vinil dos garotos. O som era puro rock de garagem dos anos 60, com órgãos, guitarras e Sif tocando gaita.

O disco acabou ajudando o grupo a conseguir outros shows, não apenas em Los Angeles, mas em cidades próximas. Sid gostava de tocar esse estilo de música, mas sentia que o Unclaimed não poderia ficar preso ao estilo sessentista e que necessitava se adaptar aos novos estilos dos anos 80, os quais estavam entrando.

Essa idéia era radicalmente oposta a de Ganz, que dizia que deviam ficar calcados no espírito original do grupo. Tamanha diferença acabou causando uma lenta, mas inevitável ruptura entre os dois e em setembro de 1981, Sid pulou fora do grupo, levando o baixista Barry Shanks e o baterista Matt Roberts, consigo.

Começaram a procurar um guitarrista para um novo grupo que formavam e apareceu Steve Wynn, que gostava do Unclaimed e regularmente assistia a apresentações da banda. Com Steve, ensaiaram até fevereiro de 1982 novas composições de Griffin, além de tocarem material do Lovin' Spoonful e Creedence Clearwater Revival.

Mas Steve Wynn paralelamente ensaiava com outro grupo e estava dividido, embora Sid achasse que, ao final, Steve ficaria com ele. Acontece então a primeira baixa quando Matt resolve voltar a tocar no Unclaimed. Sem um baterista, acabou perdendo Wynnm que resolveu seguir outro tipo de som, que não fosse muito calcado em folk e country rock. O resultado foi o nascimento do Dream Syndicate. E Sid acabou sofrendo duas baixas consideráveis.

Reduzidos a um duo (Sid e Shanks) acabaram encontrando o baterista Greg Sownders, após este ser indicado por um amigo. Sowders era um baterista que havia tocado anteriormente em um grupo de ska chamado de The Box Boys e que haviam lançado dois singles. Greg e Sid se conheciam de algumas festas e logo começaram a ensaiar.


Acabaram encontrando um segundo guitarrista, Stephen McCarthy, logo recrutado. McCarthy havia tocado em grupos de country e western, mas queria tocar em um grupo de rock. Começaram a pensar em um nome. Após assistirem o filme Easy Rider resolveram adotar o nome, mas quando foram proibidos pela produtora da película escolheram The Long Ryders.

 

capas de The Radio Tokyo Tapes e The Rebel Kindcapas de The Radio Tokyo Tapes e The Rebel Kind

O grupo começou nova peregrinação atrás de fama, mas logo Shanks resolveu pular. Foi rapidamente substituído pelo inglês Des Brewer e continuaram tocando. Com sua fusão de anos 60 com punk, começaram a chamar a atenção de público e produtores e foram incorporado ao movimento Paisley Underground, ao lado das Bangles, Rain Parade e o próprio Dream Syndicate.

Em 1983, participaram de uma coletânea produzida por Ehtan James chamada The Radio Tokyo Tapes, com a canção “Still Get By”, de Stephen McCarthy. A coletânea contava com as participações de Minutemen, The Three O’ Clock, Rain Parade, Bangles, entre outros. Ainda em 1983, são convidados para outra coletânea, The Rebel Kind, com a faixa “And She Rides”. Nessa compilação tiveram a companhia do Nomad, Fuzztones, do Rain Parade (novamente) e até do Unclaimed.

Na época de The Rebel Kind, em outubro de 1983, os Long Ryders entraram em um estúdio com Earle Mankey para prepararem um mini-álbum de cinco músicas, que mostravam o ecletismo dos integrantes, indo do rock mais tradicional até o psicodelismo e country.

capa de 10-5-60Batizado de 10-5-60, o grupo mostrava um ecletismo que nenhum grupo do Paisley Underground possuía. A capa era uma imitação do visual dos Byrds, da época de Fifth Dimension.

O disco rendeu prestígio ao grupo, não apenas na América, mas também na Inglaterra. Mas logo os problemas voltaram quando Des Brewer resolveu abandonar o grupo. Acabaram convidado o australiano Don McCall, rapidamente descartado após a turnê americana, por não conseguir se encaixar ao som do grupo. A solução só apareceu em fevereiro de 1984 quando Tom Stevens entrou para o grupo e estabilizou a formação do quarteto.

Stephen McCarthy, Sid Griffin, Greg Sowders e Tom StevensAssim, o grupo consegue a paz e a formação que permitem lançar novos vôos. A banda era uma das atrações da nova safra americana e foi colocada na capa da revista Bucketfull Of Brains inglesa com o título "The US Invasion Starts Here" (A Invasão Americana Começa Aqui). As apostas sobre os Long Ryders eram otimistas.

Com Tom Stevens totalmente incorporado ao som e estilo da banda, o grupo começa a viajar de costa a costa pelos Estados Unidos. Essas apresentações foram úteis para que criassem novas canções e produzissem novos arranjos durante os shows. O sucesso de 10-5-60 acabou chamando a atenção de várias gravadoras. Acabaram acertando com a independente Frontier Records, de Los Angeles, e em julho entraram nos estúdios da A&M para gravar seu primeiro LP.

capa de Native SonsProduzido por Henry Lew, responsável pelo mesmo trabalho em dois discos do Flying Burrito Brothers. Native Sons é um disco extremamente bem feito, com fortes toques folks e contry. A influência dos Byrds pode ser ouvida nas Rickenbacker de 12 cordas usadas por Sid, uma das marcas registradas do antigo grupo de Roger McGuinn e David Crosby. E para que a influência fosse mais visível convidam ninguém menos que Gene Clark (ex-Byrds) para os vocais em “Ivory Tower”.

capa de The Lost Weekend. Steve Wynn é o da direitaO disco acabou sendo lançado em setembro e foi acompanhado de outra turnê pelos Estados Unidos e elogios da crítica. A fama dos Long Ryders ia crescendo progressivamente. Os bons ventos fazem com que encontrem antigos companheiros na estrada como o Green On Red e Dream Syndicate e toquem juntos, em shows e até participem de um disco sob o codinome de Danny & Dust, quando gravam The Lost Weekend, em fevereiro de 1985 A formação incluía Dan Stuart (vocais), Steve Wynn (vocais e guitarra), Sid Griffin (guitarra, dobro e vocal), Stephen McCarthy (guitarra e vocal), Tom Stevens (baixo), Chris Cacavas (piano) e Dennis Duck (bateria e vocal). O disco pode ser considerado uma celebração dos Paisley Underground e foi extremamente elogiado.

O prestígio na Europa era até maior e na Inglaterra, 10-5-60 conseguiu ficar entre os primeiros da parada independente, sem ter sido lançado no país. A única maneira de ter o vinil era importá-lo. O grupo fechou um acordo com a Zippo/Demon para lançar Native Sons na Inglaterra que foi logo considerado um dos discos do ano. Resolveram que era mais do que hora de fazer uma turnê pela Europa, mas que precisariam de um novo disco para promover. Tiveram a idéia de usar as cinco canções de 10-5-60 e então entrar no mesmo estúdio da A&M em fevereiro para gravarem mais cinco canções. O disco iria se chamar 5x5 e seria um LP.

capa do single Tell It To The Judge On SundayMas não gostaram da idéia e resolveram fazer um novo disco antes da viagem para a Europa no mês de março, com material inédito. Enquanto isso, lançaram dois singles diferentes: na França, Tell It To The Judge On Sunday e I Had A Dream, na Inglaterra.

O sucesso era tão grande na Inglaterra que foram capa do semanário NME no dia 6 de abril e tiveram a apresentação do dia 18 (que aconteceu no Harlesden Mean Fiddler) filmada pela BBC e ganharam exposição nacional quando alguns foram mostrados no programa Whistle Test.

O sucesso acabou chamando a atenção de grandes gravadoras e quando retornaram em maio, aos Estados Unidos, eram namorados por várias companhias. Acabaram assinando em julho com a Island Records.

capa de State Of Our UnionEntusiasmados, selo e banda demoraram um tempo exagerado para definirem os rumos do novo disco. No dia 20 de julho viajaram à Inglaterra para iniciarem as gravações. Produzido por Will Birch, nasce State Of Our Union. O disco acabou sendo o mais conhecido e vendido de toda a discografia da banda, contendo várias canções que falavam dos pioneiros que desbravaram a América.

Antes de promoverem o disco, retornaram para os Estados Unidos, afim de assinarem o contrato definitivo com a Island. De contrato assinado, retornaram para a Europa e fizeram uma turnê imensa. É lançado Looking For Lewis And Clark como single, que acabaria se tornando uma das canções mais populares do grupo. A turnê se inicia no Reino Unido em outubro e participam novamente do programa Whistle Test, tocando “Looking for Lewis And Clark” e “Lights Of Downtown”. A excursão continuou até o mês de dezembro.

Sem motivo aparente, a rabugenta imprensa inglesa resolve dinamitar o grupo que haviam ajudado a erguer e publicam críticas negativas das apresentações da banda. Os novos grupos americanos que aparecem e lançam discos são apedrejados pelos semanários e revistas, sem maiores explicações. Alguns especulam que a troca de um selo independente por uma major teria desiludido alguns fãs.

Como vingança, Sid lia as críticas mais severas no meio das apresentações, enquanto a platéia vaiava os responsáveis pelos textos. No final de 1985, voltaram para Los Angeles para um descanso merecido.

O grupo começou o ano de 1986 fazendo alguns shows diferentes, como a apresentação Danny & Dust. Em março fizeram um comercial para a cerveja Miller, que rendeu críticas ao grupo por ter se vendido a uma grande corporação. Sid disse que a única preocupação era levantar algum dinheiro durante a pausa. Mesmo assim, foram criticados por pessoas que diziam que cantavam uma coisa e faziam outra.

Iniciaram uma nova excursão pela América e após terminada, foram convidados para cair na estrada novamente, desta vez abrindo para o grupo Alarm, convite que foi aceito com alegria.

Durante a viagem, os Long Ryders começavam a escrever novas canções para um novo disco. A excursão teve momentos inusitados, como o show realizado no Raji’s em Hollywood contra a censura, organizado por Jello Biafra, líder dos Dead Kennedys.

Enquanto excursionavam, a Island cometia alguns erros estratégicos como cancelarem o lançamento do single Looking for Lewis And Clark na Inglaterra, país que estava sendo negligenciado pela gravadora, mesmo tendo um enorme número de fãs.

Em setembro, o grupo começou a se concentrar nas novas composições. Ensaiaram em Londres durante alguns dias e voaram rapidamente para dois shows que marcaram a banda: o primeiro na cidade de Oviedo quando tocaram em uma praça de touradas para 8 mil pessoas e o segundo em Barcelona, com um público recorde de 100 mil espectadores.

DVD lançado em 2001 com o show do Roxy no ano de 1986Extremamente animados, voltaram para a América e entraram em estúdio com o produtor Ed Stasium, que havia trabalhado com Ramones e Talking Heads. Mas antes disso, outro showzinho, desta vez com um outro ex-integrante dos Byrds, Chris Hillman, no Roxy. Esse show sairia em DVD, no ano de 2001.

O grupo passou o resto do ano trabalhando naquele que seria o segundo disco pela Island e, em janeiro de 1987, voaram até as Bahamas, para mixar o trabalho.

O disco foi finalizado, mas foram obrigados a esperar a gravadora dar o ok para o lançamento. Para passar o tempo, cada músico começou a se divertir tocando com amigos. Em março, entraram novamente em estúdio para compor canções que seriam usadas como lados B dos novos singles.

capa de Two Fisted TalesCom uma excursão agendada para a segunda quinzena de abril, a Island resolveu lançar o novo LP, batizado Two Fisted Tales. O álbum contava com vários convidados e tinham um som mais polido e limpo do que os anteriores. Ele acabou recebendo críticas positivas e saíram excursionando, embora a Island não tivesse lançado nenhum single como música de trabalho. O disco só seria lançado na Inglaterra e Espanha em junho, depois que a banda já havia excursionado por esses países e tiveram pouquíssimo apoio da gravadora.

Em junho, voltam para os Estados Unidos e são surpreendidos por Tom Stevens, que anuncia sua saída. O rompimento foi amigável, embora alguns digam que ele tenha sido demitido, e que a surpresa, na verdade, não passava de armação. Como ainda tinham que fazer mais algumas apresentações nos Estados Unidos, convocaram o técnico responsável pelas guitarras do grupo, Larry Chapman, para atuar como baixista. E após um show em Toronto, no Canadá, é a vez de McCarthy anunciar que estava pulando fora.

Atônitos com a segunda deserção, Griffin e Sowders anunciam no dia 15 de dezembro que os Long Ryders terminaram sua carreira.

Em junho de 1988, o fã clube do grupo edita e lança Metallic BO, uma coletânea de sobras, lados B, faixas ao vivo e de programas de rádio.

 

Tom Stevens, Sid Griffin, Stephen McCarthy, Greg SowdersMas como nada é definitivo, eis que em 2004 eles retornam e em grande estilo! Cada integrante havia cuidado de sua carreira artística: Sid começou um outro grupo, os Coal Porters; McCarthy tocou com os Gutterball e Jayhawks. Tom fez uma carreira-solo e Sowders foi o único que deixou de tocar profissionalmente.

Tom conta que um dos motivos que os fizeram retornar, 17 anos depois, foi o pedido incessante dos fãs. “Até nossos amigos, como Steve Wynn, Lucinda Williams eram questionado pelos fãs sobre nós. E um dia ligaram para o Sid tentar retornar com o grupo. Ele ligou para Greg, que ligou para o Stephen, que me chamou. E todos nós concordamos.”

Greg diz que foi exatamente isso e afirma que os velhos fãs costumam lotar as apresentações, levando seus filhos para que conheçam o grupo. “Deu um frio imenso na barriga quando nos reunimos para ensaiarmos o nosso antigo repertório e pisamos nos palcos novamente. Mas tudo tem sido maravilhoso e a expectativa é que dure mais algum tempo.”

 

capas de Three Minute Warnings: The Long Ryders Live in New York City e The Best of The Long Ryderscapas de Three Minute Warnings: The Long Ryders Live in New York City e The Best of The Long Ryders

Em 2004 dois lançamentos já saciaram a sede dos fãs: uma coletânea e um disco ao vivo: Three Minute Warnings: The Long Ryders Live in New York City e The Best of The Long Ryders

O grupo continua com a agenda lotada e ao que parecem farão da estrada novamente seu segundo lar. Há alguns planos (especulações somente) de entrarem em estúdio em 2005 e gravarem um disco com novas canções.

Bem que eles poderiam aparecer por aqui. Taí um bom pedido para o Papai Noel... Deixo vocês com duas letras de Native Sons. Um abraço e até a próxima coluna!

Tell It To The Judge On Sunday

Tell it to the judge on Sunday
Tell it to him, leave me alone
Tell it to the judge on Sunday
Hurry, you can call him at home
Better get out of my sight boys
Tell you I'm a busy man
Tell it to the judge on Sunday
He'll do what he can

Now folks got fears that they want the law to set right
And they don't get settled by riding with hoods through the night
There'll always be people to pick you up after somebody's put you down
So gimme a break and put back what you'd take
While the law still ain't around

Tell it to the judge on Sunday
Tell it to him, leave me alone
Tell it to the judge on Sunday
Hurry, you can call him at home
Better get out of my sight boys
Tell you I'm a busy man
Tell it to the judge on Sunday
He'll do what he can

You come a-stompin' in here like you own the joint and that's wrong
You probably think I wanna hear your sad sad song
Well maybe sometime when I was younger I'd put up with that swill
But I been a jailer for twenty-three years now and I got no time to kill

Now I don't care what crimes you done tonight
Nor do I care who's wroing or who's right
All I know is my life's been very hard
And the judge he lives in a house with a big big yard

Tell it to the judge on Sunday
Tell it, tell it, tell it

Run Dusty Run


Run Dusty run don't hold back the hammer
I got a little lady on the other side
Run Dusty run don't hold back in anger
I want you baby to be my bride

If you beat that filly and that gelding out of Fairmont
You'll get more hay and new silks to wear
I'm gonna win that purse our money's gonna double
And how I get it, I just don't care
Run Dusty run don't hold back the hammer
I got a little lady on the other side
Run Dusty run don't hold back in anger
I want you baby to be my bride
It's our big chance Sunday, it's our last chance honey
To make a scatch, yeah, we both gotta run
I'm gonna bet your horse with someon else's money
And how I get it ain't gonna be fun
Run Dusty run don't hold back the hammer
I got a little lady on the other side
Run Dusty run don't hold back in anger
I want you baby to be my bride

Well gimme that money and gimme that bottle
I got my car and I paid the rent
We're gonna get married justa south of the border
The blacktop's burning, away we went

Discografia

10-5-60 (1983)
Native Sons (1984)
The State of Our Union (1985)
Two Fisted Tales (1987)
Metallic B.O. (1988)
BBC Radio 1 Live In Concert (1995)
Anthology (1998)
The Best of The Long Ryders (2004)
Three Minute Warnings: The Long Ryders Live in New York City (2004)


 

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