215 - Mad River

Essa é uma banda obscura dos anos 60 e que povoa minha mente desde 1990, 1991. Lançou apenas dois discos, clássicos da psicodelia, sendo que o segundo, Paradise Bar And Grill, é uma grande paixão minha. Mas, diabos seja!, foi duro encontrar material deles! Foto então, apenas uma e mais parece aquelas do século XIX. Paciência, pelo menos há material suficiente para contar a história desse grupo maravilhoso, Mad River.


Tudo começou em 1965, em Yellow Springs, Ohio, quando o Mad River nasceu. Mas sua história mesmo só iria ter algum sentido quando se mudaram para Berkeley, dois anos depois. Foi lá que o grupo liderado por Lawrence Hammond encontrou seu estilo. A banda caiu de cabeça no nascente movimento psicodélico e tornaram-se grandes amigos do pessoal do Grateful Dead, Country Joe & The Fish, Quicksilver Messenger Service, etc...

O grupo realizava uma mistura de psicodelia com música country, com algumas melodias sombrias. As guitarras de David Robinson e de Rick Bockner faziam um interessante contraponto com os vocais derramados e dramáticos de Lawrence Hammond.

Ainda em 67, a banda gravou um EP, por um pequeno selo local chamado Wee com apenas três músicas: "Wind Chimes", "A Gazelle" e anti-bélica "Orange Fire". As duas primeiras seriam regravadas para o primeiro disco da banda, sendo que "A Gazelle" ganharia um novo título, "Amphetamine Gazelle". Já "Orange Fire", não consta em nenhum dos dois discos do grupo, mas as três podem ser encontradas em seu formato original em uma coletânea da década de 90 chamada The Berkeley EPs.

capa do disco Mad RiverOs tempos era duros para a banda, até que a Capitol Records, se interessou pelo som e resolveu contratá-los. Assim, mandou o produtor Nik Venet entrar em estúdio e de lá saíram com o primeiro disco, chamado apenas Mad River, uma obra clássica e obscura daqueles tempos, e que fracassou comercialmente. O estilo da banda já havia sido definido e era uma mistura de música indiana, country, blues, folk e jazz, com as poderosas guitarras e as belas letras e vocalizações de Hammond. Uma grande estréia, embora pouca gente conheça essa preciosidade.

Se as vendas foram fracas, serviu ao menos para saírem tocando pelo país, com todos os grupos da Califórnia por toda a América. Nessa época o grupo constava de David Robinson e Rick Bockner (guitarras); Tom Manning (baixo, vocais e guitarra); Gregory Leroy Dewey (bateria e vocal) e Lawrence Hammond (baixo, piano, guitarra e voz).

capa do disco Paradise Bar And GrillEm 1969 lançam um novo trabalho, o magnífico Paradise Bar And Grill. Produzidos por Jerry Corbit, do Youngbloods, o grupo ganhou em estúdio, os reforços de integrantes dessa banda, casos de Youngblood Lowell "Banana" Levinger na guitarra, além do próprio Jerry. Paradise Bar And Grill é um disco lindo, melodicamente muito bem construído, com músicas muito bem tocadas e grandes momentos, casos da faixa-título, "They Brought Sadness" e "Revolution's In My Pockets".

Infelizmente, um novo fracasso comercial acabou terminando com o Mad River de vez. A gravadora já não se interessava por todos aqueles experimentos e esquisitices da banda e apenas Lawrence foi quem teve algum reconhecimento posterior quando lançou alguns interessantes álbuns solos.

Se você quiser ouvir um desses discos, a pedida mais interessante é uma edição 2 em 1 que saiu anos atrás e que reúne os dois trabalhos.

Com esse parco material que encontrei sobre o Mad River, me despeço por hoje. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Mad River (1968)
Paradise Bar and Grill (1969)


 

Colunas