10 - Magick Brothers - Live at the Witchwood 1991

Daevid Allen é um bruxo. Um homem que vive pelo prazer da música. Anyway, Anyhow, Anywhere como já cantou o The Who. Esse disco, em reunião com Graham Clark e Mark Robson deixa de lado as viagens malucas e sensacionais do Gong. Apenas músicas acústicas em uma celebração ao vivo. Mark cuidou dos pianos, didgeridu, flautas e voz. Graham ficou com o violino e Daevid, violão, glissando e vocais também. As 11 canções não são apenas músicas simples. É um ritual, uma alquimia, uma sensação. Desde a abertura com "Zero Theme", passando por canções longas e de uma beleza arrebatadora, o ouvinte é levado pelo silêncio, pela delicadeza, pela paz. Não há incursões da platéia no meio delas, apenas discretos aplausos de quem aprecia e respeita o momento. Allen conheceu seus companheiros durante os encontros do Invisible Opera Company. Mark o conheceu na Austrália e Graham, em Londres, em 1988. Suas intervenções ao glissando (instrumento que no Brasil é tocado com maestria por Fabio Golfetti do Violeta de Outono) dão uma riqueza harmônica, bem como as incursões de flautas de Robson e o violino de Clark.

As gravações foram em Manchester, no dia 10 de Novembro de 1991, no Witchwood, com exceção das faixa 7 e 8 (Trial by headline e Isle of Glass), gravadas no dia 5 de Outubro, no Town and Country, de Londres. Uma ironia: em uma época das bandas que misturavam dance com rock (caso de Primal Scream, Inspiral Carpets), um show desse chega a ser até algo bizarro.

Mas não há nada bizarro ou chato. O clima quase barroco e os temas místicos/esotéricos que tanto agradam os fãs o Gong não o decepcionarão. Se quisersaber como adquirir o CD vá ao site da Voiceprint Brasil (www.voiceprint.com.br) ou escreva para Voiceprint: P O Box 5, County Durham, DH9, 7HR, UK ou P O Box 32827, Kansas City, MO 64111, USA