34 - Mark Volman (The Turtles) - entrevista

Ele é uma das grandes lendas do rock dos anos 60. Um dos líderes dos Turtles, Mark Volman é uma das vozes mais famosas da época, graças ao mega-hit "Happy Together", que desbancou os Beatles do topo da parada, em 1967! Ouvindo os cds da banda, resolvi tentar uma entrevista via e-mail. Após uma resposta que parecia ser de assessoria perguntando como seria, disse que enviaria apenas 10 perguntas. Após a autorização, enviei-as rapidamente e, em menos de três horas, recebi as respostas. "Que tartaruga mais rápida!", exclamou minha esposa. E como! E como cantava!


Pergunta: - Obrigado por me conceder uma entrevista, Mark, é uma honra. Os Turtles são uma instituição dos anos 60. Gostaria que vocês falassem um pouco do começo. No começo, eram uma banda de surf music (The Crossfires) e chegaram a ser ícones do movimento psicodélico. Como isso aconteceu?
Mark Volman:
- Garotos de escolas correndo atrás de garotas. Não tínhamos, realmente, nem um plano de vida após terminamos o segundo grau; adorávamos enquanto estávamos lá. Tínhamos uma grande banda naquele período, com muitos fãs que cultivamos nos shows que fizemos em nossa cidade. Eventualmente, nós achamos que poderíamos nos aventurar em participar de vários programas chamado Battle of the Bands. Após vencermos uma vez, nos tornamos a banda oficial local e, por isso, fazíamos o suporte para os cantores que eram contratados, como Sonny and Cher, Righteous Brothers, Coasters e outros mais. Após a "Invasão Britânica", aconteceu de sermos convidados para gravar algumas canções e parte delas está no disco It Ain't Me Babe. E o resto da nossa história você pode ler no nosso site.

Pergunta: - Eu adoro o disco It Ain't Me Babe. Há uma influência nítida ali de Byrds e Bob Dylan, não? Por falar nisso, na página do Wikipedia eles afirmam que a influência dos Byrds era tão grande que o primeiro nome de vocês foi The Tyrtles. É verdade?
Mark Volman:
- Jamais usamos um nome estúpido como esse. Brincávamos sobre fazer algumas coisas tolas, mas sempre fomos apenas The Turtles. Adorávamos os Byrds e foi por causa deles que Los Angeles se tornou a capital mundial da música, na década de 60. Tínhamos nossos discos de Bob Dylan, mas acho que nossas principais influências eram The Byrds, The Beatles, Elvis, Louie Prima and Keely Smith e Stan Freberg.

Pergunta: - Os discos da banda estão fora de catálogos. Vocês têm planos em relançá-los?
Mark Volman: -
Não. Nós disponibilizamos nossos discos via itunes porque os custos para manufaturá-los são proibitivos. Iremos lançar um Greatest Hits no final desse ano ou no começo de 2009.

Pergunta: - "Happy Together" virou um hino dos anos 60 e desbancou "Penny Lane", dos Beatles, do topo da parada. Ela mudou a vida de vocês completamente, não?
Mark Volman:
- Bem, nossa vida já estava completamente mudada antes mesmo de "Happy Together". Lembre-se que nossos três primeiros discos - It Ain't me Babe, Let me Be e You Baby - já eram Top 10 nos EUA e tudo encaminhava para que chegássemos lá. "Happy Together" realmente nos lançou ao ponto máximo: vendemos milhões, tivemos limusines e jatos particulares. Realmente enlouquecemos com os excessos. Era divertido, mas acaba dando armas para todos, no lado pessoal e os relacionamentos sofreram com tais excessos e viajávamos demais. E 300 concertos por ano dão armas demais.

Pergunta: - Por que você e Howard Kaylan acabaram com os Turtles e começaram o Flo & Eddie?
Mark Volman:
- Algumas pessoas ignoram o fato que a banda estava junta desde os tempos de segundo grau e já tinham passados nove anos quando resolvemos nos separar. É muito tempo para uma banda ficar junta, e acabamos tendo muitos problemas comerciais. Tínhamos perdido dois bateristas, um guitarrista e um baixista. Havia apenas três membros originais na época e a banda se separou após sérios problemas financeiros, já que a gravadora não nos pagou corretamente. Acabamos processando-os e eles revidaram, processando-nos. Foi quando rompemos. Eles tinham esperanças que com o processo poderiam fazer pressão suficiente para que desistíssemos da ação, mas eles estavam errados e demoramos quatro anos para obter a vitória. Quando a banda se separou, eu e Howard Kaylan nos oferecemos para cantarmos com o grupo de Frank grupo de Frank Zappa, o Mothers of Invention. O problema é que não podíamos usar nossos nomes reais por causa da ação legal e tivemos que inventar os nomes
Flo & Eddie, que eram os apelidos de dois roadies nossos.

Pergunta: - Além de Zappa, vocês trabalharam com Marc Bolan (T. Rex). Como eram os dois?
Mark Volman:
- Ah, essa é uma pergunta de difícil resposta ... Frank era um tirano. Era um grande líder e um indivíduo possessivo quando estava criando sua música. Ele tinha um suprimento inesgotável de energia para escrever e era um pai maravilhoso para sua prole. Marc era egocêntrico. Ele amava a si mesmo tanto quanto fosse possível e era também um grande visionário quando estava criando. Ele sempre sabia o que queria e era uma pessoa divertida, muito charmosa e espirituosa. Amei muito esses dois homens e sinto falta deles até hoje. Eles realmente gostavam de trabalhar comigo e com Howard e gostaria que ainda estivessem vivos.

Pergunta: - Você participou do filme 200 Motels, de Frank Zappa, junto com Ringo Starr e Keith Moon. As filmagens foram realmente caóticas como falam?
Mark Volman:
- De jeito nenhum. É verdade que filmamos tudo em apenas uma semana e nem tudo que estava no script roteiro, mas Frank ensaiou conosco durante umas seis semanas, então estávamos todos preparados durante essa semana. Sabíamos que teríamos muito trabalhamos e era impressionante a maneira que Frank dirigia tudo. Tínhamos tantas mudanças durante um dia e Frank nunca se apavorava, e quando o líder não fica em pânico, tudo fica em ordem, e era assim a maneira dele trabalhar. Frank sabia o que queria e nos contratou para fazer exatamente o que desejava. Não sou um grande fã do resultado final, mas, claro, adorei estar envolvido. Odeio me assistir na tela e não farei mais filmes, até porque ninguém quer me contratar novamente...

Pergunta: - Vocês trabalham com animações para televisão, não?
Mark Volman:
- Sim, tivemos muuto sucesso com eles. Fizemos três Strawberry Shortcake TV shows, dois Care bear specials e dois filmes. Todos os projetos vieram de pessoas que há tinham feito animações em 200 Motels e foi uma grande experiência. Além das filmagens, fomos convidados para escrever músicas inéditas para crianças, a maioria meninas, com idades entre 6 e 10 anos. Foi um grande desafio e uma grande diversão

Pergunta: - Os Turtles são famosos no Brasil, sabia?
Mark Volman:
- Bem, penso que temos muitos fãs de nossas músicas e é genial saber disso. Os custos de uma excursão são altos e imagino que o público de nossas canções se resume, basicamente, a "Happy Together". Lamento que outras canções nossas sejam pouco conhecidas ou talvez deva pensar que nós poderíamos fazer uma excursão por aí, coisa que nunca fizemos. Fomos abençoados em nossa carreira e da maneira que tudo correu. Continuamos a fazer 50, 60 shows por ano na América, Europa, Austrália e Ásia.

Pergunta: - Obrigado pela chance de conversamos, Mark. Quer deixar alguma mensagem final?
Mark Volman:
- Mensagem final? Obrigado por nos pedir a entrevista.