"'Let's
Get It On' de Marvin Gaye é a responsável por todo
nosso relacionamento!". Era a explicação dada
por Rob Gordon à Laura para explicar porque considerava
a maior canção de todos os tempos", resposta
que deixou Laura com vontade de debater com ele (Marvin) sobre
tal assunto. Brincadeiras à parte, a cena de Alta Fidelidade
mostra um pouco do poder de sensualidade que emanava de Marvin
Gaye, em 1973. Após What's Going On, Marvin atingira outro
patamar e mais maduro produziu um dos discos mais sexuais da história
e um dos mais classudos, marcas que sempre carregou em sua vida.
Let's Get It On não é apenas outro grande álbum,
mas a marca definitiva de um gênio.
Let's
Get It On, no entanto, custou
a nascer. Após o sucesso estrondoso de What's Going On,
Marvin encontrava-se com o famoso bloqueio criativo. Após
o clássico álbum de 1971, ele havia trabalho na
trilha-sonora de Trouble Man, que ficou bem abaixo
do disco anterior.
O bloqueio não poderia
ter vindo em pior hora, pois havia renegociado seu contrato com
a Motown, que lhe dava mais liberdade criativa - algo pelo qual
lutara muito - e US$ 1 milhão, que fazia dele o artista
negro mais bem pago da América.
Um dos problemas que o
afligia era abandonar Detroit, de que tanto gostava, para se mudar
para Los Angeles, uma vez que o dono do selo, Berry Gordy, resolveu
mudar a sede da Motown de cidade, acreditando em melhores vantagens
comerciais.
Além de patrão,
Berry era cunhado de Marvin, pois o cantor se casara com Anna,
17 anos mais velha do que ele e sete a mais do que o irmão.
Anna já tinha 51 anos contra apenas 34 anos de Gaye, agora
um astro de dimensões imensas e um dos homens mais carismáticos
do showbizz.
Anna sempre fora um mulher
extremamente ciumenta e havia causado muita dor de cabeça
quando o cantor fizera um histórico par romântico
- em discos e, talvez, na vida real - Tammi Terrell, que morreu
tragicamente em 6 de março de 1970, com apenas 24 anos,
com um tumor cerebral.
Por tudo isso, Marvin que
teria um divórcio difícil pela frente. Mas os problemas
aumentariam quando resolveu confrontar alguns dos seus medos de
infâncias, como o abuso físico que sofreu por parte
de seu pai, Marvin Gaye Sr., um pastor fundamentalista que fez
da vida do filho um inferno.
Por
conta de seu pai, Marvin sofria de impotência sexual e precisava
colocar todos esses demônios para fora. Mas como transformar
um tema tão pesado e chocante em música?
Para tanto, o cantor se
apoiou em um conhecimento espiritual maior e tentou conciliar
seus conflitos e se aproximou mais da cultura africana. Marvin
tentou através da religião e do amor a Deus reconciliar
com seus problemas sexuais.
Assim, ao mesmo tempo
em que fez um disco sensual, falando de amor, dor, Marvin um disco
ainda mais espiritualizado do que What's Going On.
E, ao mesmo tempo em que abordava o tema de sua separação
com Anna, fazia paralelos da separação do homem
e de Deus. Um paradoxo que só ele poderia produzir.
E durante as gravações,
Marvin conheceu uma menina de apenas 16 anos por quem se apaixonou
perdidamente e se tornaria sua segunda esposa, Janis Hunter. Se
com Anna, tinham apenas um filho, adotivo, Marvin III, Janis o
abençoaria dando a luz a dois filhos, Frankie e Nona.
Durante os meses de fevereiro
até julho de 1973, Marvin habitou os estúdios Hitsville
West, em Los Angeles, com o grupo The Funk Brothers. Marvin havia
escrito vários temas com Ed Townsend, e os dois discutiram
muito para o álbum ganhar forma. Originalmente, a canção
tinha um tom político, mas Ed protestou, dizendo que a
canção deveria abordar o amor como tema. A presença
da jovem Janis colaborou para que a música ganhasse traços
definitivos.
Marvin
já adquirira um estilo totalmente seu de produtor, com
camadas e camadas de metais, cordas, percussão e vocais
dobrados. Os cinco meses gastos na gestão do disco mostrariam
que Marvin estava produzindo outro álbum irretocável.
Lançado em agosto
de 1973, Let's Get It On fez um sucesso tremendo.
Aclamado com um dos maiores discos do século XX e um dos
mais sensuais já feitos, chegou ao segundo posto da parada
de LPs, nos Estados Unidos, e a faixa-título ocupou o topo
da parada de sucessos por duas semanas, com vendas superiores
a 1 milhão de cópias.
Nele, Marvin polia ainda
mais as experiências técnicas e musicais de What's
Going On e mostrava um novo caminho aos discos de soul
music. Seu estilo passaria a ser adorado, estudado e copiado
por seus contemporâneos e não apenas os artistas
negros. Um dos artistas brancos que mais aprendeu com Gaye foi
David Bowie, especialmente na produção do aclamado
Young Americans, de 1975.
O disco original trazia
as seguintes faixas:
Lado 1
1. "Let's Get It On"
(Marvin Gaye, Ed Townsend) 4:44
2. "Please Stay (Once You Go Away)" (Marvin Gaye, Ed
Townsend) 3:32
3. "If I Should Die Tonight" (Marvin Gaye, Ed Townsend)
3:57
4. "Keep Gettin' It On" (Marvin Gaye, Ed Townsend) 3:12
Lado 2
1. "Come Get to This"
(Marvin Gaye) 2:40
2. "Distant Lover" (Marvin Gaye, Gwen Gordy, Sandra
Greene) 4:15
3. "You Sure Love to Ball" (Marvin Gaye) 4:43
4. "Just to Keep You Satisfied" (Marvin Gaye, Anna Gordy
Gaye, Elgie Stover) 4:35
Após
o lançamento, Marvin começaria um período
tumultuado, com o divórcio de Anna, ao mesmo tempo que
era criticado por ter um romance com uma menor de idade.
O processoo o deixou quase
louco e, ao final, como parte do acerto precisou gravar um disco
especialmente para Anna - Here, My Dear - e dar
todos os direitos a sua esposa.
Marvin e Janis só
se casariam em 1977, um período negro na vida do cantor,
já viciado em bebida e drogas.
Em 2001, o clássico
álbum ganhou uma edição luxuosa com dois
CDs e dezenas de extras.
Disco 1 - Original album & sessions
1. "Let's Get It On" (Gaye, Townsend)
– 4:51
2. "Please Stay (Once You Go Away)" (Gaye, Townsend)
– 3:27
3. "If I Should Die Tonight" (Gaye, Townsend) –
4:01
4. "Keep Getting' It On" (Gaye, Townsend) – 3:13
5. "Come Get to This" (Gaye) – 2:41
6. "Distant Lover" (Gaye, G. Gordy, Greene) –
4:17
7. "You Sure Love to Ball" (Gaye) – 4:46
8. "Just to Keep You Satisfied" (Gaye, Gordy-Gaye, Stover)
– 4:27
9. "Song #3" (instrumental) (DePitte, Gaye) –
5:28
10. "My Love Is Growing" (Gaye) – 4:20
11. "Cakes" (DePitte, Gaye) – 3:14
12. "Symphony" (undubbed version) (Gaye, Robinson) –
2:51
13. "I'd Give My Life for You" (alternate mix) (Gaye)
– 3:29
14. "I Love You Secretly" (The Miracles version) (Gaye,
Gordy-Gaye, E. Stover) – 4:18
15. "You're the Man" (alternate version 1) (K. Stover,
Gaye) – 7:24
16. "You're the Man" (alternate version 2) (K. Stover,
Gaye) – 4:44
17. "Symphony" (demo vocal) (Gaye, Robinson) –
2:48
Disco 2 - Demos, alternate mixes & more
1. "Let's Get It On"
(demo) (Gaye, Townsend) – 5:12
2. "Let's Get It On, Pt. 2" (aka "Keep Gettin'
It On") (Gaye, Townsend) – 3:13
3. "Please Stay (Once You Go Away)" (alternate mix)
(Gaye, Townsend) – 3:52
4. "If I Should Die Tonight" (demo) (Gaye, Townsend)
– 4:13
5. "Come Get to This" (alternate mix) (Gaye) –
3:07
6. "Distant Lover" (alternate mix) (G. Fuqua, Gaye,
Greene) – 4:32
7. "You Sure Love to Ball" (alternate mix w/alternate
vocal) (Gaye) – 5:06
8. "Just to Keep You Satisfied" (a capella w/alternate
vocal) (Gaye, Gordy-Gaye, Stover) – 4:38
9. "Just to Keep You Satisfied" (The Originals 1970
version) (Gaye, Gordy-Gaye, Stover) – 4:00
10. "Just to Keep You Satisfied" (The Monitors 1968
version) (Gaye, Gordy-Gaye, Stover) – 3:10
11. "Where Are We Going?" (alternate mix) (Gordon, Mizell)
– 3:56
12. "The World Is Rated X" (alternate mix) (Bolton,
Bolton, Gordy, McLeod) – 3:52
13. "I'm Gonna Give You Respect" (Hutch) – 2:56
14. "Try It, You'll Like It" (Hutch, Wakefield) –
3:57
15. "You Are That Special One" (Hutch) – 3:38
16. "We Can Make It Baby" (Hutch) – 3:22
17. "Running from Love" (instrumental version 1) (Bohannon,
Gaye, Henderson) – 3:47
18. "Mandota" (Bohannon, Gaye) – 3:26
19. "Running from Love" (instrumental version 2) (Bohannon,
Gaye, Henderson) – 3:54
20. "Come Get to This" (live from Oakland) (Gaye) –
3:00
A obra de Marvin Gaye permanece
com uma das mais belas e pessoais da história e, se sua
vida foi tão tumultuada e difícil, torna-se óbvio
porque foi escolhida por Rob Gordon para explicar sua vida com
Laura. Afinal, qual relacionamento é simples?
Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Discos
1961: The Soulful Moods of Marvin Gaye
1962: That Stubborn Kinda Fellow
1963: Marvin Gaye Recorded Live on Stage
1964: When I'm Alone I Cry
1964: Hello Broadway
1965: How Sweet It Is To Be Loved By You
1965: A Tribute to the Great Nat "King" Cole
1966: Moods of Marvin Gaye
1967: Marvin Gaye at the Copa
1968: I Heard It Through the Grapevine)
1969: M.P.G.
1970: That's the Way Love Is
1971: What's Going On
1972: Trouble Man
1973: Let's Get It On
1974: Marvin Gaye Live!
1976: I Want You
1977: Live at the London Palladium
1978: Here, My Dear
1981: In Our Lifetime
1997: Vulnerable
Singles
1961 "Let Your Conscience Be Your
Guide"
1962 "Sandman"
1962 "Soldier's Plea"
1962 "Stubborn Kind of Fellow"
1962 "Hitch Hike"
1963 "Pride & Joy"
1963 "Can I Get a Witness"
1963 "I'm Crazy 'Bout My Baby"
(bside of "Can I Get a Witness")
1964 "You Are a Wonderful One"
1964 "Once Upon a Time" (w/Mary Wells)
1964 "What's the Matter With You Baby" (w/Mary Wells)
1964 "Try It Baby"
1964 "Baby Don't You Do It"
1964 "What Good Am I Without You" (w/Kim Weston)
1964 "How Sweet It Is (To Be Loved By You)"
1965 "I'll Be Doggone"
1965 "Pretty Little Baby"
1965 "Ain't That Peculiar"
1966 "One More Heartache"
1966 "Take This Heart of Mine"
1966 "Little Darling (I Need You)"
1966 "It Takes Two" (w/Kim Weston)
1967 "Ain't No Mountain High Enough" (w/Tammi Terrell)
1967 "Your Unchanging Love"
1967 "Your Precious Love" (w/Tammi Terrell)
1967 "If I Could Build My Whole World Around You" (w/Tammi
Terrell)
1967 "You"
1968 "If This World Were Mine" (w/Tammi Terrell; bside
of "If I Could Build My Whole World Around You") 68
27
1968 "Ain't Nothing Like the Real Thing"(w/Tammi Terrell)
1968 "You're All I Need to Get By" (w/Tammi Terrell)
1968 "Chained"
1968 "Keep On Lovin' Me Honey" (w/Tammi Terrell)
1968 "You Ain't Livin' Till You're Lovin'" (w/Tammi
Terrell)
1968 "His Eye Is On The Sparrow"
1968 "I Heard It Through the Grapevine"
1969 "Good Lovin' Ain't Easy to Come By"
(w/Tammi Terrell)
1969 "Too Busy Thinking About My Baby"
1969 "That's the Way Love Is"
1969 "Abraham, Martin & John"
1969 "What You Gave Me" (w/Tammi Terrell)
1969 "How Can I Forget"
1970 "Gonna Give Her All The Love I Got"
1970 "The Onion Song" (w/Tammi Terrell)
1970 "California Soul" (w/Tammi Terrell)
1970 "The End of Our Road"
1971 "What's Going On"
1971 "Mercy Mercy Me (The Ecology)"
1971 "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)"
1971 "Save the Children"
1972 "You're the Man"
1972 "Trouble Man"
1972 "I Want To Come Home For Christmas"
1973 "Let's Get It On"
1973 "You're a Special Part of Me" (w/Diana Ross)
1973 "Stop, Look, Listen (To Your Heart)" (w/Diana Ross)
1973 "Come Get to This"
1974 "You Sure Love to Ball"
1974 "My Mistake (Was to Love You)" (w/Diana Ross)
1974 "Don't Knock My Love" (w/Diana Ross)
1974 "You Are Everything" (w/Diana Ross)
1974 "Distant Lover (live)"
1976 "I Want You"
1976 "After The Dance"
1977 "Got to Give It Up"
1978 "Pops, We Love You" (w/Diana Ross, Stevie Wonder
& Smokey Robinson)
1979 "A Funky Space Reincarnation"
1979 "Anger" (Canadian release)
1979 "Ego Tripping Out"
1981 "Praise"
1981 "Heavy Love Affair"
1982 "Sexual Healing"
1983 "My Love Is Waiting"
1983 "'Til Tomorrow"
1983 "Joy"
1985 "Sanctified Lady"
1985 "It's Madness"
1985 "Just Like"
|