282 - The Mekons

Essa é uma das bandas mais prolíficas surgidas no meio do coração punk e que faz um som híbrido de punk com country- rock, uma espécie de Pogues de primeira hora, com aquele humor tipicamente salgado dos ingleses. Há mais de 30 anos na estrada e sem sonhar em parar, o Mekons é hoje uma instituição britânica do mais moderno e bom rock.


Em 1977, os estudantes de arte da Universidade de Leeds Jon Langford, Kevin Lycett e Tom Greenhalgh resolveram formar um grupo e deram o nome Mekons, em homenagem ao vilão venusiano de mesmo nome dos quadrinhos Dan Dare, de grande popularidade nas décadas de 50 e 60.

A carreira dos rapazes começa em 1978 quando lançam o primeiro compacto pela Fast Records, Never Been A Riot, uma sátira a "White Riot", do Clash.

capa do compacto Where Were YouEm seguida, lançam um novo single, Where Were You, ainda pela Fast e acabam chamando a atenção da Virgin Records, que os contrata.

O grupo ainda fazia um punk-rock mais cru, básico e em 1980 entram em estúdio para gravarem o primeiro disco com a seguinte formação: Andy Carrigan (voz), Mark White (voz), Kevin Lycett (guitarra), Tom Greenhalgh (guitarra), Ross Allen (baixo) e Jon Langford (bateria).

A banda acaba pedindo os instrumentos do Gang of Four para empreitados - as duas bandas haviam sido colegas na universidade - e a Virgin comete um mico federal ao colocar a foto do grupo de Andy Gill, ao invés dos Mekons!

capa do disco The Quality of Mercy Is Not StrnenAinda assim, é lançado The Quality of Mercy Is Not Strnen.

Segundo a banda o título era um axioma de que caso dessem a um macaco uma máquina datilográfica e todo o tempo do mundo, ele poderia produzir, eventualmente, toda a obra de Shakespeare. O disco foi bem recebido por crítica e fãs.

Com uma forte presença de palco e performances incendiárias, os Mekons vão arrigimentando fãs.

No ano seguinte, ocorrem mudanças na formação - serão dezenas ao longo da carreira e lançam o segundo LP Devils Rats and Piggies a Special Message from Godzilla, conhecida também apenas como The Mekons. É um disco mais dançante, com letras essencialmente agressivas

Em 1982 sai uma coletânea, It Falleth Like The Gentle Rain From Heaven - the Mekons Story e o grupo dá uma parada.

O líder Jon Langford resolve formar um trio batizado de Three Johns com John Hyatt (vocais) e John Brennan (baixo). O trio utilizava bateria eletrônica em estúdio e tiveram um desses LPs lançados no Brasil em 1988 pela Stiletto, The World By Storm.

capa do disco Fear and WhiskeyMas Langford sentiu que os Mekons deveriam voltar. Banda essencialmente política, Jon ficou particularmente tocados com a famosa greve dos mineiros em 1984 por toda a Inglaterra e resolveu voltar revitalizando o grupo e tocando folk inglês, abrindo o leque da banda para violinos, acordeões, banjos etc.

Nos anos seguintes, o grupo lança uma série de grandes LPs: Fear and Whiskey, The Edge of the World e Honky Tonkin'.

O grupo agora tinha Susie Honeymoon tocando violino e Sally Timms nos vocais e o grupo consegue uma boa repercussão na América, após uma turnê.

Em 1989 lançam pela A&M o aclamado The Mekons Rock and Roll. Embora não tenha feito grande sucesso comercial, o disco é aclamado pela crítica que o escolhe como um dos melhores LPs do ano. A relação com a gravadora seria tensa por causa das baixas vendagens, embora o grupo esteja no auge da carreira com sua mistura de punk, country, folk até serem dispensados.

Em 1991, lançam o estupendo The Curse of the Mekons, que chegou a ter uma edição em CD acrescida do EP F.U.N.. Em 1993 é a vez de I Love Mekons, outro grande disco e que mostra como abanda havia ampliado ainda mais seu leque com cajun, hillbilly e outros ritmos.

Nessa mesma época, Jon montra outro projeto paralelo, o Waco Brothers. Vivendo em Chicago, Jon queria montar um grupo que tocasse apenas country e western mais puros, junto com Dean Schlabowske, Tracey Dear, Alan Doughty, Mark Durante e Steve Goulding. A banda segue até hoje na ativa e Jon se desdobra entre os dois grupos e sua carreira-solo.

Segundo Jon, o Waco jamais quis ser uma banda para sair tocando ao vivo, embora isso aconteça atualmente. Jon lembra que há uma grande diferença entre os dois grupos: "o Mekons tem um componente satírico muito grande. Ainda assim, é algo complicado, porque muitos não percebem essa ironia e levam o grupo ao pé da letra, o que torna nossa vida bem complicada. O ideal seria que percebessem nossa pitada de sal, mas nem sempre isso é possível."

O grupo jamais mudou seu estilo e lançou recentemente um novo disco, Natural, além de shows intermináveis.

Langford confessa que não pensa em parar de tocar e cantar. "Não sei fazer outra coisa, é a minha vida e acho que ainda somos relevantes."

Atualmente casado com Sally Timmins, o casal vive em Chicago, enquanto o restante da banda se divide entre a Inglaterra, São Francisco e Nova York. A distância, segundo ele, não é empecilho para se reunirem e trabalharem. Ainda bem.

Deixo vocês com a longa discografia do grupo. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Singles

Never Been In A Riot / 32 Weeks, Heart and Soul (1978)
Where Were You / I'll Have To Dance Then On My Own (1978)
Work All Work / Unknown Wrecks (1979)
Teeth / Guardian + Kill / Stay Cool (1980)
Snow / Another One (1980)
This Sporting Life / Frustration, Neddy B. Riot (1981)
The English Dancing Master (1983)
Crime And Punishment (1986)
Hello Cruel World / Alone And Forsaken (1986)
Slightly South Of The Border (1986)
Hole In The Ground / Sin City / Prince Of Darkness (1987)
Ghosts Of American Astronauts / 1967 / Revenge (1988)
The Dream And Lie Of The Mekons (1989)
Memphis, Egypt / Heaven and Back / Cocain Lil (1989)
Club Mekon / Ring o Roses / Amnesia (1989)
Greetings Eight (1990)
Sheffield Park / Having a Party (1990)
Makes No Difference/Having A Party (1990)
Wicked Midnight / All I Want / The Curse (live) / Waltz (live) / Amnesia (live) (1992)
Millionaire (1993)


Discos

The Quality of Mercy Is Not Strnen (1979)
The Mekons ou Devil Rats And Piggies A Special Message From Godzilla (1980)
It Falleth Like The Gentle Rain From Heaven - the Mekons Story (1982)
Fear and Whisky (1985)
Honky Tonkin' (1987)
New York (1987)
So Good It Hurts (1988)
Original Sin (1989)
Rock 'N' Roll (1989)
Edge Of The World (1990)
F.U.N. (EP, 1990)
The Curse Of The Mekons (1991)
I Love Mekons (1993)
Retreat From Memphis (1994)
Pussy, King Of The Pirates (com Kathy Acker, 1996)
United (1996)
Me (1998)
Journey to the End of Night (2000)
I Have Been To Heaven And Back - Hen's Teeth and other lost fragments of unpopular culture Vol.1 (1999)
Where Were You? - Hen's Teeth and other lost fragments of unpopular culture Vol. 2 (1999)
Journey To The End Of The Night (2000)
Oooh! (Out of Our Heads) (2002)
Punk Rock (2004)
Heaven & Hell - The Very Best Of The Mekons (2004)
The Mekons
Natural (2007)


 


 

 

Colunas