78 - Thelonious Monk Quartet with John Coltrane - At Carnegie Hall

Esse é um disco que ainda vai virar uma coluna. Imagine um quarteto que tem como membros John Coltrane e Thelonious Monk.

Agora imagine assistir, em duas sessões na mesma noite, uma começando às 20h30 e a outra quase à meia noite, Billie Holiday, Ray Charles, Chet Baker, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, além dessas duas santidades do jazz. E tudo no Carnegie Hall com ingressos que custavam entre 2 e 3,95 dólares. Deu vontade de ter nascido por volta de 1940 e assistir essa noite de 1957?

Thelonious Monk Quartet with John Coltrane at Carnegie Hall foi um desses milagres, já que as fitas foram encontradas por acaso por um historiador chamado Larry Applebaum, na Biblioteca do Congresso dos EUA, e relata a curta parceria entre os dois gênios naquele ano, quando Trane se desentendeu com Miles Davis e foi convidado por Monk a integrar seu quarteto. Monk conta que o convite surgiu após ver Trane tomar uma bronca de Miles após um show seguido de um murro no estômago. Aquilo acabou revoltando o pianista, que jamais se deu bem com Miles.

A dupla entre os dois durou apenas nove meses no ano de 1957 e esse show foi realizado no dia de Ação de Graças, em 29 de novembro. Trane relata que apesar do tempo curto, a convivência com Monk foi fundamental para seu desenvolvimento: "aprendi muito sobre teoria, técnica e composição. Monk foi extremamente generoso e paciente comigo."

Dois mitos, dois homens quase santificados - um dos maiores compositores do estilo e pianista inconfudível; o outro é simplesmente o maior mestre do sax e um dos grandes revolucionários da música. Quase todas as faixas foram compostas por Thelonious e só a abertura com a melancólica "Monk's Mood" (assustaria os góticos fácil fácil...) já vale a audição. Mas ainda tem "Nutty", "Epistrophy", "Bye-Ya", "Sweet & Lovely"...

O único senão é que a edição nacional tem uma daquelas irritantes e inúteis proteções anti-pirataria que podem te impedir ouvir o CD, como é o caso em um discman meu.

Fora isso, como recomendar algo assim? Compre, copie, roube, mas ouça e ouça até cansar (se for possível...).

Faixas

1. Monk's Mood
2. Evidence
3. Crepescule With Nellie
4. Nutty
5. Epistrophy (Live)
6. Bye-Ya
7. Sweet And Lovely
8. Blue Monk
9. Epistrophy