O
Joy Division estava no auge da fama quando o cantor Ian Curtis
resolveu se enforcar. Passado o susto, os três remanescentes
do grupo (Stephen Morris, Bernard Albrecht e Peter Hook), convidaram
Gillian Gilbert e formaram o New Order. O começo foi complicado,
pois Bernard Albrecht foi eleito o cantor da banda, com uma ressalva:
não sabia cantar. Mesmo assim continuaram na ativa. Em
1981, lançam o primeiro disco, Movement. Tímidos,
com voz baixa e uma letra chamada "ICB" (Ian Curtis
Burried), passaram meio despercebidos. O começo do sucesso
foi o lançamento da música "Blue Monday",
que botou todo mundo para dançar, pelo menos na Inglaterra.
Aos começos a linha mais sombria da banda foi acabando
e aderiram à eletrônica. A banda começou a
ganhar nome, dinheiro e sucessos nas pistas de dança de
todo mundo. O resto....bem, eles ainda continuando fazendo grandes
melodias.
O New Order ocupou uma trajetória que muitas bandas tentaram,
mas poucas conseguiram: perder um membro, mudar de nome e de estilo,
e ainda assim, serem tão importantes quanto o grupo antigo.
Bernard mudou seu sobrenome para Sumner, e a banda acompanhava
o cantor, mudando de estilo. Após intermináveis
e belos singles, o melhor do grupo na década de 80 foi
organizado em Substance 1987, um disco duplo. O CD é
ainda mais valioso, já que além dos dois discos
em um só, veio com um disco extra, com lados B.
Substance
1987 veio como uma espécie de best of
para as pistas de danças. Me lembro que quando comprei,
dei muita festa com ele. Foi um sucesso retumbante, tão
grande que Quincy Jones, produtor de Michael Jackson fez um novo
remix de "Blue Monday", que ganhou um 88 no nome.
"Ficamos muito honrados
em termos nossa música produzida por Quincy, um verdadeiro
mestre nisso", disse Hook.
Quincy também lembra
bem desse disco: "Eu sempre quis conhecer essa banda por
inteiro. Adorava seus singles e discos e me interessei em trabalhar
com o New Order. E a canção era fantástica."
O disco começa com
"Ceremony", música que Ian McCulloch, do Echo
and the Bunnymen, que esteve recentemente no Brasil, considera
o melhor single da década. Nela você ainda ouve a
voz de Sumner, baixa, misturada com os instrumentos. A música
fez parte do repertório do Joy Division, mas não
tinha vocais de Ian Curtis.
O
grupo mostra também "Temptation", um grande sucesso
na Inglaterra. Apesar de serem amados por público e crítica,
sempre foram avessos à entrevistas. Nos shows tocam apenas
o que gostam e pouco se importam em agradar o público.
O grupo entra, faz o setlist que deseja e vai embora, sem dar
a mínima para a audiência.
O maior mérito do
álbum é que, apesar de ser um best of, as músicas
não foram retiradas de nenhum álbum da banda, apenas
dos singles. Assim, "Perfect Kiss" e "Subculture",
do disco Low-life, e "Bizarre Love Triangle",
do disco Brotherhood, são completamente diferentes
aqui. Um adendo: a versão original de "Blue Monday"
foi colocada na versão americana do LP Power, Corruption
and Lies.
"Nós
achamos uma bobagem fazer single com músicas do disco.
Gostamos de fazer um disco e músicas extras. Nós
trabalhamos muito duro no estúdio", disse Stephen.
Outra banda que gostava de editar singles aos milhares eram os
Smiths, mas alguns entraram em álbuns oficiais, embora
grandes canções, como "Ask" e "Panic",
só tenham saído em coletâneas.
O grupo já abusava
da bateria eletrônica. No clip de "Perfect Kiss",
dá para observar o grupo no estúdio. Stephen abandona
a bateria comum e faz sequências de teclados com Gillian.
A bateria eletrônica é tocada por Peter Hook, que
também cuida do baixo.
Músicas da banda entraram
em vários filmes, como por exemplo em Pretty in Pink,
no Brasil chamado A Garota do Rosa Shocking, com uma canção
inédita chamada "Shellshock", feita especialmente
para a película.
Existe
um filme da época em que gravaram o disco Republic,
em que há um quiz sobre o New Order. O curioso é
que os próprios integrantes respondem as questões.
Quando é perguntado quem é o mais preguiçoso
da banda, nem perderam tempo: "é o Ian Curtis, que
não faz nada há 10 anos", mostrando o corrosivo
humor inglês.
O disco possui versões
maravilhosas de "Subculture" e "Bizarre Love Triangle".
Um disco que valia um comentário maior da minha parte,
mas minhas limitações me fazem parar por aqui. Se
puderem ouça a versão em CD, que saiu no Brasil.
Fiquem com a letra de "Blue
Monday" e "Bizarre Love Triangle". Um abraço!
Blue Monday
How does it feel to treat
me like you do?
When you've your hands upon me
And told me who you are
I thought I was mistaken
I thought I heard your words
Tell me, how do I feel
Tell me now, How do I feel
Those who came before
me
Lived through their vocations
From the past until completion
They'll turn away no more
And I still find it so hard
To say what I need to say
But I'm quite sure that you'll tell me
Just how I should feel today
I see a ship in the harbor
I can and shall obey
But if it wasn't for your misfortune
I'd be a heavenly person today
And I thought I was mistaken
And I thought I heard you speak
Tell me how do I feel
Tell me now, how should I feel
Now I stand here waiting...
I thought I told you to leave me
While I walked down to the beach
Tell me how does it feel
When your heart grows cold
Bizarre Love Triangle
Every time i think of
you
I feel shot right through with a bolt of blue
It's no problem of mine but it's a problem I find
Living a life that I can't leave behind
There's no sense in telling me
The wisdom of a fool won't set you free
But that's the way that it goes
And it's what nobody knows
While every day my confusion grows
Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I'm waiting for that final moment
You'll say the words that I can't say
I feel fine and I feel
good
I'm feeling like I never should
Whenever I get this way, I just don't know what to say
Why can't we be ourselves like we were yesterday
I'm not sure what this could mean
I don't think you're what you seem
I do admit to myself
That if I hurt someone else
Then I'll never see just what we're meant to be
Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I'm waiting for that final moment
You'll say the words that I can't say
Discografia
Discos
Movement (1981)
1981-1982 (EP, 1982)
Power, Corruption & Lies (1983)
Low-life (1985)
Brotherhood (1986)
Substance 1987(1987)
Technique (1989)
Peel Sessions (1990)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
Republic (1993)
(the best Of) New Order (1994)
(the rest of) New Order (1995)
Get Ready (2001)
Before & After - The BBC Sessions - New Order & Joy Division
(2002)
International (2002)
Retro (caixa, 2004)
In Session (2004)
Waiting for Siren's Call (2005)
Singles (2005)
Singles
Ceremony (1981)
Procession (1981)
Everything's Gone Green (1981)
Temptation (1982)
Blue Monday (1983)
Thieves Like Us (1984)
Murder (1984)
The Perfect Kiss (1985)
Sub-culture (1985)
Shellshock (1986)
Shame/State (1986)
Bizarre Love Triangle (1986)
True Faith/1963 (1987)
Touched By The Hand Of God (1987)
Blue Monday 1988 (1988)
Fine Time (1988)
Round & Round (1989)
Run2 (1989)
World In Motion... (1990)
Regret (1993)
Ruined in a Day (1993)
World (The Price Of Love) (1993)
Spooky (1993)
True Faith-94 (1994)
1963 (1994)
Blue Monday-95 (1995)
Video 586 (1997)
Crystal (2001)
60 Miles An Hour (2001)
Someone Like You (2001)
Here to Stay (2002)
Confusion remixes '02 - Arthur Baker vs New Order (2002)
Soundtrack (2003)
Krafty (2005)
Jetstream (2005)
Waiting For The Sirens' Call (2005)
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