Os anos de 1982
e 1983 serviram para o New Order moldar toda sua personalidade.
Abandonando por completo o fantasma do Joy Division que os rondava,
o grupo começou a partir para um som mais eletrônico
e dançante. É o período também de
dois dos maiores hits radiofônicos do grupo - "Temptation"
e a mais do que clássica "Blue Monday". Além
disso, o New Order lança aquele que pode ser considerado
o seu melhor LP até hoje, o simplesmente belo e gélido
Power, Corruption & Lies, estabelecendo-se com um dos mais
importantes grupos independentes do planeta.
A nova faceta do New Order
finalmente apareceu quando o novo compacto, Tempation,
saiu, em abril de 1982. Foi a primeira vez em que o grupo usou
uma gravação totalmente digital e para isso convidou
Peter Wolliscroft para ajudá-los.
As capas ficaram novamente
a cargo de Peter Saville, que se inspirou no futurismo italiano
e os dois lançamentos traziam as mesmas canções:
"Temptation" e "Hurt". A canção
foi um tremendo sucesso nas paradas independentes e mostra o grupo
mais eletrônico, bem dançante e mais solto. O fantasma
do Joy Division começava a ser deixado para trás
definitivamente.
A
banda continou sua rotina de shows e no mesmo mês realizou
shows tumultuadíssimos na Holanda - onde Peter Hook foi
agredido com um soco por fãs -, Bélgica e França.
Voltaram para a Inglaterra,
onde tocaram para um National Ballroom, em Kilburn, totalmente
lotado com mais de duas mil pessoas.
Em junho, o grupo participa
de novo programa de John Peel na BBC, e tocam quatro novas canções:
"Turn the Heather On", "5.8.6", Too Late"
e "We All Stand". "Turn the Heather" era uma
das canções favoritas de Ian Curtis, de autoria
de Keith Hudson que a lançou no disco Torch of
Freedom.
O grupo seguiu em frente,
dando shows lotados na Finlândia, Itália e, novamente,
Inglaterra.
Em
novembro de 1982, a banda lança um EP chamado 1981-1982,
que era uma coletânea, contendo cinco músicas: "Temptation",
"Hurt", "Everything's Gone Green", "Procession"
e "Mesh".
Originalmente lançado
apenas no mercado norte-americano, o EP acabou sendo editado no
Reino Unido depois de ser fartamente importado pelos fãs.
Apesar de não apresentar canção nova, "Procession"
possuía uma qualidade sonora superior ao compacto original.
O lançamento aconteceu
às vésperas da primeira turnê à Oceania.
O New Order realizou 10 shows na Austrália e na Nova Zelândia,
e retornaram no dia 16 de dezembro para passar o Natal em casa.
E
a Factory aproveitou da data natalina para lançar um novo
single, desta vez no formato flexi-disc, em edição
limitadíssima, contendo apenas duas canções:
"Rocking Carol" e "Ode to Joy (Freude schoener
Gotterfunken)."
As duas canções
acabaram sendo gravadas por Tony Wilson, usando pedaços
de canções utilizadas no Granada Report,
programa televisivo. Apenas 4400 cópias foram feitas.
O grupo foi muitíssimo
bem votado nas eleições de final de ano e John Peel
considerou "Temptation" a canção do ano.
No semanário New Musical Express ela ficou na
18ª posição.
O grupo não parava
e tinha uma viagem planejada até New York onde iriam trabalhar
com o produtor Arthur Baker, mas o atraso nas gravações
do novo LP adiaram por um tempo.
Enquanto
trabalhavam no novo disco, lançaram mais um compacto. Não
era, porém, um compacto qualquer: Blue Monday.
Blue Monday é
uma virada não apenas na carreira do New Order, mas de
toda a música. A canção abre com um bumbo
e se tornou um clássico de todos os tempos.
Inicialmente, ela teve
uma boa acolhida na parada, alcançando a 12ª posição,
mas rapidamente despencou.
Porém,
ela foi ressucitada aos poucos, tornando-se a "canção
do verão" de 1983 e, em menos de seis meses, tinha
chegado ao nono posto da parada e vendido mais de 600 mil cópias.
Espetacularmente bem produzida,
ela fez do New Order uma febre mundial. O grupo acabou a apresentando
no programa televisivo Top of the Pops e chocou ao misturar
a batida disco odiada pelos indies com vocais melancólicos
e uma letra depressiva.
O
New Order era agora um verdadeiro sucesso e a banda independente
mais famosa e rentável do planeta.
O sucesso só poderia
resultar em shows, mais shows, pela Inglaterra, Escócia,
e o mais espetacular lançamento da banda: o disco Power,
Corruption & Lies.
O grupo tinha trabalhado
com o provisório título de "How Does It Feel",
a primeira frase de "Blue Monday", mas desistiu após
o grupo punk Crass lançar o single How Does It
Feel (To Be Mother of 1000 Dead), um protesto contra
a Guerra das Malvinas e endereçado a ex-primeira ministra
britânica Margaret Thatcher.
Power,
Corruption & Lies possui uma das capas mais antológicas
já feitas, o famoso vaso de flores, desenhado novamente,
por Peter Saville, e uma coleção memoráveis
de canções.
O New Order encontra definitivamente
sua cara e músicas como "Your Silent Face" (que
tinha o título original de "KW-1", "Krafwerk
1") e mostra o grupo perfeitamente adaptado às novas
tecnologias digitais.
As
oito canções eram divididas em dois blocos de quatro:
""Age of Consent"; "We All Stand"; "The
Village" e "5.8.6" no lado A; "Your Silent
Face"; "Ultraviolence", "Ecstasy" e "Leave
Me Alone" no lado B.
Quando saiu em CD, ele
ficou com 10 músicas, pois incluíram "Blue
Monday" e a música que era lado B do compacto, "The
Beach".
Com
seu instrumental absolutamente gélido e triste, o disco
estabeleceu o grupo no cenário tecno e new wave. Bernard
mostrava-se bem mais confortável no papel de vocalista
e frontman sem sentir ameaçado pela eterna sombra
de Ian Curtis.
O grupo fecharia o ano
ainda com outro lançamento, o compacto Confusion,
produzido por Arthur Baker e que chegou ao 12º posto no Reino
Unido, além um vídeo chamado Taras Shevchenko,
filmado em Nova York.
Seria o fim perfeito para
um ano mágico. O New Order mais do que nunca andava por
suas próprias pernas e o futuro mostrava-se ainda mais
brilhante.
Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Discos
Movement (1981)
1981-1982 (EP, 1982)
Power, Corruption & Lies (1983)
Low-life (1985)
Brotherhood (1986)
Substance 1987 (1987)
Technique (1989)
Peel Sessions (1990)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
Republic (1993)
(the best Of) New Order (1994)
(the rest of) New Order (1995)
Get Ready (2001)
Before & After - The BBC Sessions - New Order & Joy Division
(2002)
International (2002)
Retro (caixa, 2004)
In Session (2004)
Waiting for Siren's Call (2005)
Singles (2005)
Singles
Ceremony (1981)
Procession (1981)
Everything's Gone Green (1981)
Temptation (1982)
Blue Monday (1983)
Thieves Like Us (1984)
Murder (1984)
The Perfect Kiss (1985)
Sub-culture (1985)
Shellshock (1986)
Shame/State (1986)
Bizarre Love Triangle (1986)
True Faith/1963 (1987)
Touched By The Hand Of God (1987)
Blue Monday 1988 (1988)
Fine Time (1988)
Round & Round (1989)
Run2 (1989)
World In Motion... (1990)
Regret (1993)
Ruined in a Day (1993)
World (The Price Of Love) (1993)
Spooky (1993)
True Faith-94 (1994)
1963 (1994)
Blue Monday-95 (1995)
Video 586 (1997)
Crystal (2001)
60 Miles An Hour (2001)
Someone Like You (2001)
Here to Stay (2002)
Confusion remixes '02 - Arthur Baker vs New Order (2002)
Soundtrack (2003)
Krafty (2005)
Jetstream (2005)
Waiting For The Sirens' Call (2005)
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