232 - New Order - Low-life

Qual o melhor disco do New Order, Power, Corruption & Lies ou Low-life? Pergunta ruim de responder: talvez um empate. Primeiro disco da banda a sair no Brasil, Low-life até hoje me traz boas lembranças, principalmente pela abertura genial e inesquecível de "Love Vigilantes". E tinha muito mais: "Elegia", "Sub-culture", "Sunrise", "Sooner than you think" e o mega-hit "The Perfect Kiss". E aí, qual o melhor disco mesmo?


O ano de 1984 começou com o New Order novamente viajando para Nova York para trabalharem com o produtor Arthur Baker.

Mais conhecido por trabalhar com o rapper Afrika Bambaataa em seu single Planet Rock, em que chuparam o Kraftwerk, Baker entrou pela segunda vez com a banda para um novo compacto.

capa do compacto Thieves Like UsO resultado deu em Thieves Like Us, que teve uma acolhida nas paradas superior ao compacto anterior, Confusion. Os dois singles mostram uma clara preferência do grupo em trabalhar com 12 polegadas ao invés dos compactos de sete, para fazerem remixes mais elaborados. O lado B trazia "Lonesome Tonight".

Quase simultaneamente lançam também o compacto Murder com o lado B trazendo uma versão instrumental de "Thieves Like Us".

Apesar do pouco sucesso comercial de ambos, o New Order mostrava-se mais senhor das novas técnicas de gravações e confiantes em ser auto-produzirem. Vale ressaltar que nessa época Bernard descarta totalmente seu sobrenome - Dickens - e também Albrecht e é agora Bernard Sumner.

Arthur Baker conta que gosta do New Order não por eles fazerem música depressiva, mas por serem músicas que abordam temas reais. "Eu mesmo não escrevo letras alegrinhas, procuro contato com o mundo real."

Para Stephen Morris, os trabalhos com Baker deram nova cara o grupo: "é bobagem dizer que abraçamos a disco music, mas é fato, também, que introduzimos mais batidas dançantes e eletrônicas em nossos sons. Além disso, nos distanciamos por completo do Joy Division. A banda não existe mais há um bom tempo e não há mais motivos para tocarmos essas antigas músicas."

capa do disco Low-lifeSem Baker, o grupo lança um outro excepcional álbum, Low-life, gravado em 36 horas. Lançado em maio de 1985, o disco é a prova definitiva que o passado rock do quarteto está cada vez mais distante. Agora é a vez de seqüenciadores, sintetizadores, embora haja momentos líricos e delicados.

A primeira canção do disco é um susto: com uma escaleta, "Love Vigilantes" contra uma história de um soldado que consegue uma licença para voltar da e que quando chega em casa vê sua esposa chorando, pois havia recebido um bilhete dizendo que ele estava morto. Tudo em cima de uma melodia extremamente leve e grudenta.

uma das capas do compacto The Perfect KissA segunda canção se transformou em um estrondoso sucesso: "The Perfect Kiss". Foi também a primeira canção a ser veiculada maciçamente no Brasil.

Sua letra abre possibilidades para várias interpretações, podendo ser entendida como uma vingança a uma pessoa amada ou até mesmo falando de masturbação.

O disco trazia até a mais bela composição instrumental já realizada pelo quarteto: "Elegia".

capa da trilha-sonora Pretty in PinkAliás, "Elegia" foi uma das canções escolhidas para a trilha-sonora do filme adolescente Pretty in Pink, que fez grande sucesso em 1986, com Molly Ringwald e Andrew McCarthy.

Bernard conta que tinha recebido um telefonema de John Hughes, o autor da história que queria incluir "Elegia" e "Thieves Like Us". Ele recebeu autorização para colocá-las no filme, mas para o disco fizeram especialmente "Shellshock".

O disco ainda trazia outras ótimas canções, como "Sooner Than You Think", "Sunrise" e Sub-culture", que virou um novo compacto. "Sub-culture", acabou tendo uma nova roupagem depois, junto com "The Perfect Kiss", na coletânea Substance.

capa do compacto Sub-cultureBernard comentou que nunca entendeu porque as pessoas dão tanta importância às letras: "Eu nunca liguei para as palavras e sim para a música, a melodia. Mesmo nos tempos de Joy Division eu me preocupava mais com a parte instrumental. Sei que muitas pessoas ficam decepcionadas com nossas letras, ainda mais se comparadas às de Ian Curtis, mas é o que gosto de falar e posso escrever."

Basicamente Low-life é um disco que fala das relações de amor e ódio e o som está mais cristalino do que nunca.

A banda acabou saindo em nova excursão mundial, fazendo grande sucesso nos Estados Unidos e na América. As pistas de danças começavam a se render ao quarteto silencioso, carrancudo e que não curtia dar entrevistas ou se explicar. E, ao contrário, de conterrâneos, o New Order ainda sabia balancear sintetizadores e violões em suas canções.

Deixo a letra de "Love Vigilantes". Um abraço e até a próxima coluna.

Love Vigilantes

Oh I've just come
From the land of the sun
From a war that must be won
In the name of truth
With our soldiers so brave
your freedom we will save
With our rifles and grenades
And some help from God

I want to see my family
My wife and child waiting for me
I've got to go home
I've been so alone, you see

You just can't believe
The joy I did recieve
When I finally got my leave
And I was going home
Oh I flew through the sky
my convictions could not lie
For my country I would die
And I will see it soon

I want to see my family
My wife and child waiting for me
I've got to go home
I've been so alone, you see

When I walked through the door
My wife she lay upon the floor
And with tears her eyes were sore
I did not know why
Then I looked into her hand
And I saw the telegram
That said that I was a brave, brave man
But that I was dead

I want to see my family
My wife and child waiting for me
I've got to go home
I've been so alone, you see

Discografia

Discos

Movement (1981)
1981-1982 (EP, 1982)
Power, Corruption & Lies (1983)
Low-life (1985)
Brotherhood (1986)
Substance 1987 (1987)
Technique (1989)
Peel Sessions (1990)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
Republic (1993)
(the best Of) New Order (1994)
(the rest of) New Order (1995)
Get Ready (2001)
Before & After - The BBC Sessions - New Order & Joy Division (2002)
International (2002)
Retro (caixa, 2004)
In Session (2004)
Waiting for Siren's Call (2005)
Singles (2005)

Singles

Ceremony (1981)
Procession (1981)
Everything's Gone Green (1981)
Temptation (1982)
Blue Monday (1983)
Thieves Like Us (1984)
Murder (1984)
The Perfect Kiss (1985)
Sub-culture (1985)
Shellshock (1986)
Shame/State (1986)
Bizarre Love Triangle (1986)
True Faith/1963 (1987)
Touched By The Hand Of God (1987)
Blue Monday 1988 (1988)
Fine Time (1988)
Round & Round (1989)
Run2 (1989)
World In Motion... (1990)
Regret (1993)
Ruined in a Day (1993)
World (The Price Of Love) (1993)
Spooky (1993)
True Faith-94 (1994)
1963 (1994)
Blue Monday-95 (1995)
Video 586 (1997)
Crystal (2001)
60 Miles An Hour (2001)
Someone Like You (2001)
Here to Stay (2002)
Confusion remixes '02 - Arthur Baker vs New Order (2002)
Soundtrack (2003)
Krafty (2005)
Jetstream (2005)
Waiting For The Sirens' Call (2005)

 


 

Colunas