Brotherhood é
considerado um disco sem muita importância na carreira do
New Order, apesar de "Bizarre Love Triangle", que rendeu
ao grupo uma substancial aparição na América,
embora não tenha sido um grande sucesso nas paradas. Também
interessante é a coletânea dupla Substance 1987 com
todos os lados As dos compactos. Quando lançado em CD,
a coletânea continuava dupla, só que com os lados
Bs, no segundo disco. O período que compreende 19876 e
1987 mostra o quarteto de Manchester pronto para ocupar novos
caminhos.
Eu
sei que já fiz uma coluna sobre o disco Substance
1987, mas para manter um fio condutor coloco-o aqui,
acrescentando alguns detalhes. Que os leitores me desculpem...
O
New Order já era a banda independente inglesa que mais
vendia no planeta, quando lançou Brotherhood.
O grupo estava explorando outros terrenos dentro de sua música
e começavam a serem notados na América.
O sucesso na América,
aliás, ficou mais perto quando fizeram parte da trilha-sonora
do filme Pretty In Pink, estrelado por Molly
Ringwald e que foi um dos grandes sucessos do ano de 1986, quando
fez de Molly a artista jovem mais famosa do país.
O diretor John Hughes era
grande fã e queria colocar dois temas de Low-life
no filme, a lenta "Elegia" e "Thieves Like Us".
"John
nos ligou pedindo duas músicas do disco, mas achamos que
seria bom darmos algo novo ao filme", conta Bernard.
Assim, a banda gravou um
tema inédito para a película, produzindo "Shellshock",
que chegou ao 28º lugar na parada britânica e 14º
na parada norte-americana Hot Dance Club Play, que mede
as músicas mais tocadas em casas noturnas.
Talvez por essa razão,
Brotherhood parece ser um disco deslocado.
Ao
invés de batidas mais dançantes o disco trazia músicas
com elementos ainda rocks e até acústicos.
Lançado em 29 de
setembro de 1986, teve a produção dividida entre
Liverpool (Amazon Studios), Dublin (Windmill Lane Studios) e Londres
(Jam Studios).
O disco foi produzido inteiramente
pelo grupo e seria o último a ter guitarras até
o lançamento de Get Ready, em 2001.
O grande momento do álbum
era mesmo "Bizarre Love Triangle", um fracasso na parada
britânica - 56ª posição. A canção,
porém, ganhou sólida carreira na América
e aos poucos foi subindo na parada.
A
banda apostou em climas lentos e dançantes, deixando um
disco leve de se ouvir mas sem muitos atrativos.
Uma das faixas mais curiosas
é "Every Little Counts", que fecha o disco quando
Bernard começa a gargalhar de repente. Em uma entrevista
na época ele confessou que não conseguiu parar de
rir ao ler as estúpidas letras que cantava.
"As pessoas são
tão sérias em relação às letras
e particularmente não presto atenção nas
nossas. Elas são apenas uma parte na nossa música
e nem sempre a mais importante." Um detalhe: em CD o disco
traz uma faixa mais, "State of the Nation", que foi
lançada como single em setembro do mesmo ano.
Em
novembro é editado o compacto Bizarre Love Triangle,
em dois formatos, em 7 e 12 polegadas.
A versão em 12 ganharia
considerável força com a produção
de Stephen Hague (Pet Shop Boys, Orchestral Manoeuvres in the
Dark, Erasure, Communards, etc) e um vídeo cômico
dirigido por Robert Longo. A canção foi ganhando
ao longo dos anos várias versões remixes e se tornou
um grande clássico do grupo.
O
grupo partiu para uma imensa turnê mundial, tendo na parte
norte-americana a companhia do Echo and the Bunnymen, que tentavam,
a todo custo, emplacar na América, sem muito sucesso, enquanto
o New Order começava a ser a banda inglesa mais bem sucedida
no país, ao lado do Pet Shop Boys. A excursão correu
o mundo, passando por Japão, Austrália, Nova Zelândia
e terminando com um show no Wembley Arena, em Londres, em 12 de
dezembro de 1987.
Enquanto
excursionavam o grupo lança em julho de 1987 um novo single,
True Faith, quinto lugar na parada britânica
com um vídeo em que os integrantes se disfarçam
de headbangers. O single também foi produzido
por Hague.
O sucesso não mudava
a postura do grupo que vivia às turras com o público
em shows: "as pessoas vêm aos nossos shows e por alguma
razão que não descobri ainda, aqueles que mais estão
se divertindo dançando na frente do palco ficam cuspindo
em nós e jogando latas de cerveja. Será que sou
pago para ser cuspido e ficar levando latas na cabeça?
E ainda se aborrecem quando arremesso meu baixo em cima deles",
resmungava Peter Hook.
Apesar
desses problemas, a banda não parava de tocar e de lançar
discos novos. Em agosto é a vez de uma coletânea
dupla intitulada Substance 1987.
O álbum duplo trazia
os compactos em 12 polegadas editadas pela banda na carreira,
começando por "Ceremony" e fechando com a própria
"True Faith".
Em vinil, as faixas eram
dividas em :
Lado 1:
1. "Ceremony" – 4:23
2. "Everything's Gone Green" – 5:30
3. "Temptation 87" – 6:59
Lado 2:
1. "Blue Monday" – 7:29
2. "Confusion 87" – 4:43
3. "Thieves Like Us" – 6:36
Lado 3:
1. "The Perfect Kiss" –
8:46
2. "Sub-culture" – 4:48
3. "Shellshock" – 6:28
Lado 4:
1. "State of the Nation" –
6:32
2. "Bizarre Love Triangle" – 6:44
3. "True Faith" – 5:55
Uma espécie de acerto
de contas com o passado, o disco foi um imenso sucesso e quando
em CD continuou duplo, mas com o segundo disco contendo apenas
lados Bs, ficando dessa maneira...
Disco 1:
1. "Ceremony" – 4:23
2. "Everything's Gone Green" – 5:30
3. "Temptation 87" – 6:59
4. "Blue Monday" – 7:29
5. "Confusion 87" – 4:43
6. "Thieves Like Us" – 6:36
7. "The Perfect Kiss" – 8:02
8. "Sub-culture" – 4:48
9. "Shellshock" – 6:28
10. "State of the Nation" – 6:32
11. "Bizarre Love Triangle" – 6:44
12. "True Faith" – 5:55
Disco 2:
1. "In a Lonely Place" –
6:16
2. "Procession" – 4:27
3. "Cries and Whispers" – 3:25
4. "Hurt" – 6:58
5. "The Beach" – 7:19
6. "Confusion Instrumental" – 7:38
7. "Lonesome Tonight" – 5:11
8. "Murder" – 3:55
9. "Thieves Like Us Instrumental" – 6:57
10. "Kiss of Death" – 7:02
11. "Shame of the Nation" – 7:54
12. "1963" – 5:35
Em CD, há alguns
poréns. A versão de "The Perfect Kiss"
é 40 segundos menor do que a versão do vinil, por
causa do tempo. Como os CDs comportavam apenas 74 minutos, os
dois discos não caberiam em um disco só se ela entrasse
integralmente. "Cries and Whispers" é creditada
erroneamente como "Mesh".
O
grupo fecha o ano de 1987 com um outro single, o belo Touched
By The Hand Of God.
Após dois anos de
trabalho duro, o grupo entraria em 1988 em grande estilo tendo
"Blue Monday" sendo remixada por ninguém menos
que o produtor Quincy Jones, fã de carteirinha da banda.
Mas isso é papo para outro dia.
Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Discos
Movement (1981)
1981-1982 (EP, 1982)
Power, Corruption & Lies (1983)
Low-life (1985)
Brotherhood (1986)
Substance (1987)
Technique (1989)
Peel Sessions (1990)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
Republic (1993)
(the best Of) New Order (1994)
(the rest of) New Order (1995)
Get Ready (2001)
Before & After - The BBC Sessions - New Order & Joy Division
(2002)
International (2002)
Retro (caixa, 2004)
In Session (2004)
Waiting for Siren's Call (2005)
Singles (2005)
Singles
Ceremony (1981)
Procession (1981)
Everything's Gone Green (1981)
Temptation (1982)
Blue Monday (1983)
Thieves Like Us (1984)
Murder (1984)
The Perfect Kiss (1985)
Sub-culture (1985)
Shellshock (1986)
Shame/State (1986)
Bizarre Love Triangle (1986)
True Faith/1963 (1987)
Touched By The Hand Of God (1987)
Blue Monday 1988 (1988)
Fine Time (1988)
Round & Round (1989)
Run2 (1989)
World In Motion... (1990)
Regret (1993)
Ruined in a Day (1993)
World (The Price Of Love) (1993)
Spooky (1993)
True Faith-94 (1994)
1963 (1994)
Blue Monday-95 (1995)
Video 586 (1997)
Crystal (2001)
60 Miles An Hour (2001)
Someone Like You (2001)
Here to Stay (2002)
Confusion remixes '02 - Arthur Baker vs New Order (2002)
Soundtrack (2003)
Krafty (2005)
Jetstream (2005)
Waiting For The Sirens' Call (2005)
|