Remix de Quincy
Jones, shows no Brasil, disco novo, hino da seleção
inglesa para a Copa de 1990... definitivamente, a vida dos integrantes
do New Order era agitada no final dos anos 80. O grupo atingia
o pico da fama na América, com shows lotados e se tornando
a banda independente inglesa mais bem sucedida na terra de Tio
Sam, ao mesmo tempo que despertavam comoção em terras
brasileiras. fine time para o quarteto, indeed...
"Eles
são fantásticos, uma das melhores bandas do planeta.
Possuem uma habilidade rara para escreverem melodias maravilhosas."
Essas palavras saíram
da boca de um dos maiores produtores norte-americanos, Quincy
Jones, que produziu, entre outros discos, Thriller,
de Michael Jackson, talvez o álbum mais vendido no planeta.
Quincy gostava tanto do
New Order que resolveu remixar o clássico "Blue Monday",
ao lado de John Potoker. O remix acabou ganhando o nome de Blue
Monday 88 e foi ao terceiro posto da parada britânica.
"Jamais gostamos da
canção original, especialmente dos sintetizadores.
Além disso, era um pesadelo tocá-la ao vivo. A versão
de Quincy Jones deu-lhe um ar bem melhor", confessou o baterista
Stephen Morris.
Eles
realizavam conjuntamente uma turnê pela América com
o Echo & the Bunnymen, onde cada um fechava uma noite.
Após a turnê,
a banda se tranca para gravar o novo disco, enquanto fez mais
alguns shows.
O grupo, aliás,
já tinha terminado o novo disco, quando chegou ao Brasil
para realizar seus cinco shows no Brasil. Eles aconteceram nos
dias 25 de novembro (Maracanãzinho, Rio de Janeiro), 28
de janeiro (Gigantinho, Porto Alegre), 30 de novembro (Olympia,
São Paulo) e, finalmente, 2 e 3 de dezembro (ambos no Ginásio
do Ibirapuera, também em São Paulo).
A
histeria em terras brasileiras era evidente e foi aqui que algumas
das novas composições foram apresentadas pela primeira
vez, como "Fine Time.
O New Order ainda se rendeu
ao passado tocando "Love Will Tear Us Apart", do Joy
Divison e "Sister Ray", clássico do Velvet Underground
e que fazia parte do repertório dos tempos de Joy.
Em janeiro de 1989, é
editado Technique, novo disco de estúdio.
O novo álbum mostrava
o New Order entrando na emergente acid house (especialmente
no single "Fine Time"), e parte do LP foi gravado em
Ibiza, Espanha.
Foi também o primeiro
disco do grupo a chegar ao topo da parada de LPs, na Inglaterra,
e trazia uma das mais belas capas feitas por Peter Saville.
O disco rendeu três
compactos: além de "Fine Time", "Round &
Round" e "Run" (que seria rebatizada de "Run2"),
que acabou em processo, já que o cantor John Denver alegou
que roubaram um trecho da composição "Leaving
on a Jet Plane". O caso acabou encerrado com um acordo por
fora, pagando uma indenização a Denver.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Fine Time"
– 4:42
2. "All the Way" – 3:22
3. "Love Less" – 2:58
4. "Round & Round" – 4:29
5. "Guilty Partner" – 4:44
Lado 2
1.
"Run" – 4:29
2 . "Mr. Disco" – 4:20
3 . "Vanishing Point" – 5:15
4 . "Dream Attack" – 5:13
Technique
era um disco moderno, mas ainda mostrava o grupo usando instrumentos
convencionais e fazendo melodias de um imenso apelo pop.
Peter Hook disse que só
percebeu a beleza do disco muitos anos depois, quando uma vez
ouviu a "Run" e a achou maravilhosa.
"Fui perguntar para
um garoto de quem era a música e ele me esculachou: 'você
não conheço New Order?'. Foi só aí
que vi como fizemos grandes canções, uma coisa que
me passou totalmente batida na época. Para mim, é
o nosso melhor momento."
O disco ficou na 32ª
posição nos Estados Unidos. "Fine Time"
ficou em 11º lugar no Reino Unido e, em terceiro, na parada
Modern Rock Tracks, da Billboard e recebeu elogios rasgados
da crítica do mundo inteiro.
Sendo o grupo mais "quente"
de 1989, era natural que fossem escolhidos para uma missão
inusitada: fazer o hino oficial da Inglaterra na Copa do Mundo
de 1990, na Itália.
O
grupo acabou compondo World In Motion, que trouxe
à seleção, já que terminou o mundial
em quarto lugar, sua melhor posição desde o título,
em 1966, em casa.
Além disso, foi
o único single da banda a alcançar o topo da parada
inglesa.
Para promover a canção,
foi realizado um bem humorado video com os jogadores da seleção
inglesa participando, sendo que o astro John Barnes realiza um
rap divertido no meio da letra. Outro destaque era o meia Paul
Gascoigne.
O single foi lançado
em maio de 1990 e marca, para tristeza dos saudosistas, o fim
da parceria com o selo Factory. A partir dali, os discos da banda
seriam editados pela London Records, no Reino Unido, e pela Qwest,
na América, uma subsidiária da gigante Warner.
E o single marca a primeira
pausa do grupo. Cansados um dos outros, das rotinas intermináveis,
cada um foi para o seu lado por dois anos. Assim, Peter Hook monta
a banda Revenge, Bernard entra no Electronic, ao lado de Johnny
Marr (ex-Smiths) e o duo do Pet Shop Boys, enquanto o casal Gillian
Gilbert e Stephen Morris, fundam The Other Two.
Férias merecidas
e projetos paralelos seriam uma constante, a partir de agora.
Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Discos
Movement (1981)
1981-1982 (EP, 1982)
Power, Corruption & Lies (1983)
Low-life (1985)
Brotherhood (1986)
Substance (1987)
Technique (1989)
Peel Sessions (1990)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
Republic (1993)
(the best Of) New Order (1994)
(the rest of) New Order (1995)
Get Ready (2001)
Before & After - The BBC Sessions - New Order & Joy Division
(2002)
International (2002)
Retro (caixa, 2004)
In Session (2004)
Waiting for Siren's Call (2005)
Singles (2005)
Singles
Ceremony (1981)
Procession (1981)
Everything's Gone Green (1981)
Temptation (1982)
Blue Monday (1983)
Thieves Like Us (1984)
Murder (1984)
The Perfect Kiss (1985)
Sub-culture (1985)
Shellshock (1986)
Shame/State (1986)
Bizarre Love Triangle (1986)
True Faith/1963 (1987)
Touched By The Hand Of God (1987)
Blue Monday 1988 (1988)
Fine Time (1988)
Round & Round (1989)
Run2 (1989)
World In Motion... (1990)
Regret (1993)
Ruined in a Day (1993)
World (The Price Of Love) (1993)
Spooky (1993)
True Faith-94 (1994)
1963 (1994)
Blue Monday-95 (1995)
Video 586 (1997)
Crystal (2001)
60 Miles An Hour (2001)
Someone Like You (2001)
Here to Stay (2002)
Confusion remixes '02 - Arthur Baker vs New Order (2002)
Soundtrack (2003)
Krafty (2005)
Jetstream (2005)
Waiting For The Sirens' Call (2005)
|