Qual o maior cantor
de soul? James Brown? Al Green? Sam Cooke? Marvin Gaye? ou será
Otis Redding? A resposta é nenhum deles. E, também,
todos eles. Otis, com certeza, ocupa um lugar de destaque nessa
galeria, ainda que tenha morrido tragicamente e muito cedo - 26
anos. Mas Otis também foi um dos primeiros a chegar ao
topo da parada com um disco póstumo, que nem havia acabado
de ser totalmente finalizado. E foi dele e não de Jimi
Hendrix o melhor show de Monterey. Acha que fiquei louco? Veja
então a declaração do então guitarrista
dos Rolling Stones, Brian Jones, abaixo...
"Nem
por 1 milhão de libras subiria no palco depois de Otis
Redding!"
Tietatagem de Brian Jones?
Certamente. Exagero? Certamente... que não.
A foto ao lado ilustra
um dos momentos de Otis em Monterey. Nessa noite, ele abriu com
o clássico de Sam Cooke - "Shake" -, e depois
atacou uma composição própria - "Respect",
que ficou imortalizada com Aretha Frankin - seguido de "I've
Been Loving You Too Long (To Stop Now)", "Satisfaction"
(Rolling Stones) e "Try A Little Tenderness", levando
o público ao delírio e às lágrimas.
Ao final do show, Otis dizia que não queria ir embora.
Infelizmente, seis meses
depois, ele era levado desse planeta em um estúpido acidente
de avião, em 10 de dezembro de 1967, após o avião
cair em Lake Monona. Além dele, seu empresário e
quatro membros do The Bar-Kays. Houve apenas um sobrevivente,
Ben Cauley, também membro dos Kays. Um fim trágico
para um artista que estava no auge da carreira e da fama.
Mas,
vamos começar do começo, como se deve. Otis Ray
Redding Jr. nasceu em 9 de setembro de 1941, na pequena Dawson,
estado da Georgia, onde viveu até os cinco anos, quando
se mudou para Macon, junto com os pais e os cinco irmãos.
Criado sob rígida
educação batista, o pequeno Otis participava do
coro da igreja freqüentada pela família.
Otis virou uma celebridade
por acaso. Para ajudar no orçamento familiar, começou
a cantar com The Upsetters, que havia sido a banda de apoio do
mais famoso filho de Macon, Little Richard. O garoto começou
a participar de um concurso de talento todos os domingos, com
premiação de US$ 5 e após ganhar 15 semanas
seguidas foi proibido de participar!
Aos
18 anos, Otis começou na vida musical como... motorista!
Isso mesmo, ele guiava o ônibus do Johnny Jenkins and The
Pinetoppers, em 1960. Ainda nesse ano gravou suas primeiras músicas
- "She's All Right" e "Shout Bamalama" como
Otis and The Shooters.
Somente dois anos depois
é que Otis começou a botar as manguinhas de fora.
A banda havia ido para
Memphis para assinar com a Stax Records e, durante um pequeno
intervalo nas gravações dos Pinetoppers, Otis adentrou
e gravou duas composições próprias - "These
Arms of Mine" e "Hey Hey Baby". Acabou conseguindo
ele mesmo um contrato com a subsidiária da Stax, a Volt,
e "These Arms of Mine", virou um pequeno hit, ficando
na 20ª posição na parada de R&B.
Com um contrato assinado,
Otis começou a fazer shows por conta própria, conquistando
uma pequena legião de fãs. Começava ali um
casamento com a Stax/Volt e com os palcos. Otis lançaria
dezenas de compactos ao longo dos anos, até gravar o primeiro
LP próprio, Pain in My Heart, em 1964,
pela Atco, uma subsidiária da Warner Brothers. O disco
fez mais sucesso no Reino Unido (28º lugar) do que na América
(103º).
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Pain in My Heart" (Naomi
Neville) – 2:22
2. "The Dog" (Rufus Thomas) – 2:30
3. "Stand by Me" (Ben E. King, Jerry Leiber, Mike Stoller)
– 2:45
4. "Hey Hey Baby" (Otis Redding) – 2:15
5. "You Send Me" (Sam Cooke) – 3:10
6. "I Need Your Loving" (Don Gardner, Clarence Lewis,
James McDougal, Bobby Robinson) – 2:45
Lado 2
1. "These Arms of Mine" (Redding)
– 2:30
2. "Louie, Louie" (Richard Berry) – 2:05
3. "Something is Worrying Me" (Redding, Phil Walden)
– 2:25
4. "Security" (Redding) – 2:30
5. "That's What My Heart Needs" (Redding) – 2:35
6. "Lucille" (Al Collins, Richard Penniman)– 2:25
Otis
começaria a escrever canções clássicas
e formaria uma parceria diabólica com o guitarrista do
Booker T. & the M.G.'s, Steve Cropper.
Em 1965 lança o
segundo LP, The Great Otis Redding Sings Soul Ballads.
O disco chega ao 30º
lugar na parada do Reino Unido, onde Otis já começava
a virar lenda. Na América, não passa da 75ª
posição. O LP traz as seguintes canções:
Lado 1
1. "That's How Strong
My Love Is" (Jamison) – 2:24
2. "Chained and Bound" (Redding) – 2:25
3. "A Woman, a Lover, a Friend" (Wyche) – 3:18
4. "Your One and Only Man" (Redding) – 2:48
5. "Nothing Can Change This Love" (Cooke) – 2:59
6. "It's Too Late" (Willis) – 3:00
Lado 2
1. "For Your Precious
Love" (Brooks/Brooks/Butler) – 2:49
2 . "I Want to Thank You" (Redding) – 2:35
3 . "Come to Me" (Redding/Walden) – 2:38
4 . "Home in Your Heart" (Blackwell/Scott) – 2:10
5 . "Keep Your Arms Around Me" (McClinton) – 2:46
6 . "Mr. Pitiful" (Cropper/Redding) – 2:26
Mas
Otis não parava e, no mesmo ano, lança o terceiro
álbum, Otis Blue: Otis Redding Sings Soul,
que ficou em sexto lugar na Inglaterra, embora permanecesse em
75º lugar, na América. Sem dúvida, é
o seu melhor disco gravado em vida, com vários hits, caso
das covers de "Shake", "Satisfaction", "My
Girl", além de belas composições próprias,
como "Ole Man Trouble" e "Respect". É
necessário usar a palavra "clássico"?
Faixas:
Lado 1
1. "Ole Man Trouble" (Redding)
– 2:55
2. "Respect" (Redding) – 2:05
3. "A Change Is Gonna Come" (Cooke) – 4:17
4. "Down in the Valley" (Berns, Burke, Chivian, Martin)
– 3:02
5. "I've Been Loving You Too Long" (Redding, Butler)
– 3:10
Lado 2
1. "Shake" (Cooke) – 2:35
2. "My Girl" (Robinson, White) – 2:52
3. "Wonderful World" (Cooke, Adler, Alpert) –
3:00
4. "Rock Me Baby" (King, Josea) – 3:20
5. "Satisfaction" (Jagger, Richards) – 2:45
6. "You Don't Miss Your Water" (Bell) – 2:53
A
vida de Otis já era dividida entre palco, estúdio
e histeria dos fãs. Os maiores fãs estavam na Inglaterra,
onde tinha tratamento de estrela.
Em setembro de 1966, o
programa de TV, Ready Steady Go! foi dedicado inteiramente
ao cantor. Seis meses depois retornou com outros artistas da Stax
(Booker T. & the M.G.'s e The Mar-Keys) e foi ovacionado por
toda a Europa, após levar ao delírio os fãs
em Londres, Paris e Estocolmo.
Os
fãs, aliás, já tinham outro disco de Otis
para comprar, The Soul Album, lançado
em abril daquele ano. Seus maiores fãs na Inglaterra eram
os mods.
O álbum ficou em
uma posição modesta no Reino Unido (comparando-se
aos anteriores), 22º lugar no Reino Unido, mas superior na
América em relação aos anteriores (54ª
posição), e trazia as seguintes faixas:
Lado 1
1. "Just One More Day" –
2:55
2. "It's Growing" – 2:40
3. "Cigarettes and Coffee" – 4:00
4. "Chain Gang" – 2:58
5. "Nobody Knows You When You're Down and Out" –
3:10
6. "Good to Me" – 3:45
Lado 2
1. "Scratch My Back"
– 2:45
2. "Treat Her Right" – 2:10
3. "Everybody Makes a Mistake" – 3:00
4. "Any Ole Way" – 2:32
5. "634-5789 (Soulsville, U.S.A.)" – 2:50
O
sucesso faz com que Otis seja cogitado para participar do primeiro
festival de rock, o Monterey.
Antes de desembarcar lá,
ele havia lançado mais alguns LPs, como é o caso
de King & Queen, com Carla Thomas. Eleito
o melhor cantor masculino na votação do semanário
britânico Melody Maker, Otis trazia nada menos
que o Booker T. & the M.G.'s como banda de apoio, fechando
a noite do dia 17 de junho e conseguindo o merecido estrelato
em seu país. Semanas depois, faria ainda mais sucesso no
palco do Fillmore West, em São Francisco.
Durante
a estadia em Sausalito, nasceu a idéia para uma nova música
chamada "Dock of the Bay". Otis havia se inspirado nas
idéias de bandas de rock, como os Beatles, e queria fazer
um disco de soul que pudesse ser igualmente relevante. Otis queria
deixar para trás as músicas mais comerciais e fazer
algo mais pessoal, mais emotivo. Assim nascia a canção
"(Sittin' On) The Dock of the Bay", escrita com Steve
Cropper, que explica como ela nasceu:
"Otis era um desses
caras que tinha 10 idéias e a toda hora vinha com uma coisa
nova, com 10 ou 15 idéias para introdução
ou título. Ele tinha estado em Frisco e tinha ficado em
um iate, quando teve a idéia do navio partindo. Tudo que
ele tinha escrito era 'I watch the ships come in and I watch them
roll away again' e, eu terminei a letra. Se você prestar
atenção nas canções que escrevi com
ele, verá que a maioria das letras é sobre ele.
Ele não costumava escrever sobre si mesmo, mas eu sim.
'Mr. Pitiful', 'Sad Song (Fa-Fa)' são sobre a vida dele,
assim como 'Dock Of The Bay', falando que havia deixado a Georgia
para vir tocar em São Francisco."
Infelizmente,
o disco não foi terminado. Quando lançado o compacto,
em 8 de janeiro de 1968, ele voou para o primeiro lugar na parada
Pop e de R&B na América, ficando em 3º, no Reino
Unido.
Por esse motivo é
editado, em 23 de fevereiro, de 1968, o LP The Dock of
the Bay, que na verdade, era uma compilação
de músicas de 1956 a 1967, acrescidas de algumas novas.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "(Sittin' On) The Dock of the Bay"
(Steve Cropper, Redding) – 2:38
2. "I Love You More Than Words Can Say" (Eddie Floyd,
Booker T. Jones) – 2:50
3. "Let Me Come on Home" (Al Jackson, Jr, Jones, Redding)
– 2:53
4. "Open the Door" (Redding) – 2:21
5. "Don't Mess with Cupid" (Cropper, Floyd, Deanie Parker)
– 2:28
Lado 2
1. "The Glory of Love" (Billy
Hill) – 2:38
2. "I'm Coming Home to See About You" (Redding) –
3:03
3. "Tramp" (Lowell Fulson, Jimmy McCracklin) –
2:32
4. "The Hucklebuck" (Roy Alfred, Andy Gibson) –
2:58
5. "Nobody Knows You When You're Down and Out" (James
Cox) – 3:10
6. "Ole Man Trouble" (Redding) – 2:36
Após sua morte,
Otis sofreu uma intensa e infinita série de relançamentos,
que só cresceu junto com sua popularidade.
São inúmeras
as manifestações de carinhos e prêmios póstumos
que recebeu. Infelizmente, o homem que berrava não querer
ir embora, ao final do show, em Monterey, havia nos abandonado.
Deixo vocês com a
imensa discografia de Otis. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discos
Pain in My Heart (1964, Atco)
The Great Otis Redding Sings Soul Ballads (1965, Volt)
Otis Blue (1965) UK: #6
The Soul Album (1966)
Complete & Unbelievable: The Otis Redding Dictionary of Soul
(1966)
King & Queen (1967) with Carla Thomas UK: #18
Live in Europe (1967) UK: #14
The Dock of the Bay (1968) US: #4 UK: #1
History of Otis Redding (1968) US: #9 UK: #2
The Immortal Otis Redding (1968, Atco) UK: #19
In Person at the Whiskey A Go-Go (1968)
Love Man (1969)
Tell the Truth (1970)
Live at the Monterey International Pop Festival (1971, Reprise)
US: #16
The Best of Otis Redding (1972)
Remember Me (1992) Stax
The Very Best of Otis Redding, Vol. 1 (1993)
The Very Best of Otis Redding, Vol. 2 (1995)
Very Best of Otis Redding (2002)
Singles
Shout Bamalama (1961)
Gettin' Hip (1961, Alshire)
These Arms of Mine (1962, Volt) R&B: #20
That's What My Heart Needs (1963)
Pain in My Heart (1963)
Come to Me (1964)
Security (1964)
Chained and Bound (1964)
Mr. Pitiful (1964) R&B: #10
Stand By Me (1964)
Things Go Better With Coke...[A Man And A Woman] (1964 Commercial)
I've Been Loving You Too Long (1965) R&B: #2
Just One More Day (1965) b-side of I've Been... R&B: #15
RESPECT (1965) R&B: #4
That's How Strong My Love Is (1965) R&B: #18
I Can't Turn You Loose (1965) R&B: #11
My Girl (1965)
A Change Is Gonna Come (1965)
(I Can't Get No) Satisfaction (1966) R&B: #4
My Lover's Prayer (1966) R&B: #10
Fa-Fa-Fa-Fa-Fa [Sad Song] (1966) R&B: #12
Try a Little Tenderness (1967) R&B: #4
I Love You More Than Words Can Say (1967)
Shake (1967) R&B: #16
Glory of Love (1967) R&B: #19
Tramp (1967, Stax) with Carla Thomas R&B: #2 UK: #18
Knock on Wood (1967) with Carla Thomas R&B: #8
(Sittin' On) the Dock of the Bay (1968, Volt) R&B: #1 US:
#1 UK: #3
The Happy Song (Dum-Dum) (1968) R&B: #10
Amen (1968, Atco) R&B: #15
Hard to Handle (1968) b-side of Amen UK: #15
I've Got Dreams to Remember (1968) R&B: #6
Lovey Dovey (1968, Stax) with Carla Thomas
White Christmas (1968, Atco)
Merry Christmas, Baby (1968) b-side of White Christmas US: #9
Papa's Got a Brand New Bag (1968) R&B: #10
When Something is Wrong With My Baby (1969) with Carla Thomas
A Lover's Question (1969) R&B: #20
Love Man (1969) R&B: #17
Free Me (1969)
Look at That Girl (1969)
Demonstration (1969)
Give Away None of My Love (1970)
I've Been Loving You Too Long [Live] (1971)
Trilhas Sonoras com músicas
de Otis Redding
American Idol: The Search For A Superstar
(1 episode, 2007)
20 To 1 (1 episode, 2006)
"Lost" (1 episode, 2006)
S.O.S. (2006) TV Episode (writer: "These Arms Of Mine")
The Black Crowes: Freak 'N' Roll... Into the Fog (2006) (V) (writer:
"Hard to Handle")
Glory Road (2006) (writer: "I've Been Loving You Too Long
(To Stop Now)", "These Arms of Mine") (performer:
"I've Been Loving You Too Long (To Stop Now)", "These
Arms of Mine")
The Ringer (2005) (writer: "Respect")
Are We There Yet? (2005) (writer: "Respect")
Coach Carter (2005) ("Can't Turn You Loose")
"The WB's Superstar USA" (2004) TV Series (writer: "Respect")
Ella Enchanted (2004) (writer: "Respect")
Radio (2003) (performer: "For Your Precious Love" (1958))
Love Actually (2003) (performer: "White Christmas")
Confidence (2003) (writer: "Respect" (One Rascal Mix))
Two Weeks Notice (2002) (writer: "Respect")
Friday After Next (2002) (performer: "Merry Christmas Baby")
"American Dreams" (2002) TV Series (performer: "That's
How Strong My Love Is")
Bande du Drugstore, La (2002) (writer: "Security") (performer:
"Security")
The Chubbchubbs! (2002) (music: "Respect") (lyrics:
"Respect")
Rat Race (2001) ("Respect")
Bridget Jones's Diary (2001) (writer: "RESPECT")
Big Momma's House (2000) (performer: "Security")
28 Days (2000) (writer: "Fa-fa-fa-fa-fa" (Sad Song))
(performer: "Fa-fa-fa-fa-fa" (Sad Song))
Bicentennial Man (1999) (writer: "Respect")
Haepi-endeu (1999) (performer: "These Arms of Mine")
"The King of Queens" (1 episode, 1999)
Art House (1999) TV Episode (writer: "Respect")
Edtv (1999) (writer: "These Arms Of Mine") (performer:
"These Arms Of Mine")
Get Real (1998) (writer: "Respect")
Why Do Fools Fall in Love (1998) (performer: "Try a Little
Tenderness")
A Cool, Dry Place (1998) (writer: "Hard To Handle")
(performer: "Hard To Handle")
Trial and Error (1997) (writer: "Mr. Pitiful", "Respect")
Another Day in Paradise (1997) (writer: "Hard to Handle",
"I'll Let Nothing Separate Us") (performer: "Hard
to Handle", "I'll Let Nothing Separate Us")
The Powder Room (1997) ("RESPECT")
2 Days in the Valley (1996) (performer: "Down In the Valley")
Casino (1995) (writer: "Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)")
(performer: "Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)")
Dead Presidents (1995) (performer: "Down In The Valley")
Dangerous Minds (1995) (writer: "RESPECT" (SAMPLE))
Georgia (1995) (performer: "FA FA FA FA FA (SAD SONG)")
("FA FA FA FA FA (SAD SONG)")
Denise Calls Up (1995) (performer: "New Years Resolution")
Forrest Gump (1994) ("Respect")
Grumpy Old Men (1993) (writer: "LOVE MAN") (performer:
"LOVE MAN")
A Bronx Tale (1993) (performer: "Hawg for You")
The Last Supper (1993) (writer: "These Arms of Mine")
(performer: "These Arms of Mine")
Love Potion No. 9 (1992) (performer: "PAIN IN MY HEART")
Vacanze di Natale '91 (1991) (writer: "Sittin' on the Dock
of the Bay")
Mississippi Masala (1991) (performer: "Ton Of Joy")
Rover Dangerfield (1991) (writer: "Respect")
Only the Lonely (1991) (writer: "I'VE GOT DREAMS TO REMEMBER")
Wired (1989) (writer: "I Can't Turn You Loose")
Road House (1989) (performer: "These Arms of Mine")
Dream a Little Dream (1989) (writer: "DREAMS TO REMEMBER")
(performer: "DREAMS TO REMEMBER")
Cousins (1989) (writer: "LOVE MAN") (performer: "LOVE
MAN")
Cold Justice (1989) ("RESPECT")
Alien Nation (1988) (writer: "(SITTIN' ON) THE DOCK OF THE
BAY")
Stormy Monday (1988) (music: "I've Been Loving You Too Long")
(performer: "I've Been Loving You Too Long")
Eddie Murphy Raw (1987) ("RESPECT", "(Sittin' On)
The Dock Of The Bay")
"Wiseguy" (1987) TV Series (performer: "Try a little
tenderness")
Hamburger Hill (1987) (writer: "Sittin' On The Dock Of The
Bay") (performer: "Sittin' On The Dock Of The Bay")
Dirty Dancing (1987) (performer: "Love Man", "These
Arms of Mine")
The Allnighter (1987) (music: "RESPECT") (lyrics: "RESPECT")
Tin Men (1987) (performer: "Try a Little Tenderness")
Platoon (1986) (performer: "SITTIN ON THE DOCK OF THE BAY")
Children of a Lesser God (1986) (performer: "I've Been Loving
You Too Long") ("I've Been Loving You Too Long")
Top Gun (1986) (performer: "(Sittin' On) The Dock Of The
Bay") ("(Sittin' On) The Dock Of The Bay")
Pretty in Pink (1986) (performer: "Try A Little Tenderness")
St. Elmo's Fire (1985) (writer: "RESPECT")
Heaven Help Us (1985) ("I've Been Loving You Too Long")
"Fame" (1 episode, 1985)
Tomorrow's Children of the Sixties (1985) TV Episode (performer:
"On The Dock Of The Bay")
The Blues Brothers (1980) (writer: "I CAN'T TURN YOU LOOSE"
(uncredited))
Blume in Love (1973) (music: "Ive Got Dreams To Remember")
(lyrics: "Ive Got Dreams To Remenber")
Gimme Shelter (1970) (writer: "I've Been Loving You Too Long")
|