314 - Otis Redding

Qual o maior cantor de soul? James Brown? Al Green? Sam Cooke? Marvin Gaye? ou será Otis Redding? A resposta é nenhum deles. E, também, todos eles. Otis, com certeza, ocupa um lugar de destaque nessa galeria, ainda que tenha morrido tragicamente e muito cedo - 26 anos. Mas Otis também foi um dos primeiros a chegar ao topo da parada com um disco póstumo, que nem havia acabado de ser totalmente finalizado. E foi dele e não de Jimi Hendrix o melhor show de Monterey. Acha que fiquei louco? Veja então a declaração do então guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones, abaixo...


"Nem por 1 milhão de libras subiria no palco depois de Otis Redding!"

Tietatagem de Brian Jones? Certamente. Exagero? Certamente... que não.

A foto ao lado ilustra um dos momentos de Otis em Monterey. Nessa noite, ele abriu com o clássico de Sam Cooke - "Shake" -, e depois atacou uma composição própria - "Respect", que ficou imortalizada com Aretha Frankin - seguido de "I've Been Loving You Too Long (To Stop Now)", "Satisfaction" (Rolling Stones) e "Try A Little Tenderness", levando o público ao delírio e às lágrimas. Ao final do show, Otis dizia que não queria ir embora.

Infelizmente, seis meses depois, ele era levado desse planeta em um estúpido acidente de avião, em 10 de dezembro de 1967, após o avião cair em Lake Monona. Além dele, seu empresário e quatro membros do The Bar-Kays. Houve apenas um sobrevivente, Ben Cauley, também membro dos Kays. Um fim trágico para um artista que estava no auge da carreira e da fama.

Mas, vamos começar do começo, como se deve. Otis Ray Redding Jr. nasceu em 9 de setembro de 1941, na pequena Dawson, estado da Georgia, onde viveu até os cinco anos, quando se mudou para Macon, junto com os pais e os cinco irmãos.

Criado sob rígida educação batista, o pequeno Otis participava do coro da igreja freqüentada pela família.

Otis virou uma celebridade por acaso. Para ajudar no orçamento familiar, começou a cantar com The Upsetters, que havia sido a banda de apoio do mais famoso filho de Macon, Little Richard. O garoto começou a participar de um concurso de talento todos os domingos, com premiação de US$ 5 e após ganhar 15 semanas seguidas foi proibido de participar!

Aos 18 anos, Otis começou na vida musical como... motorista! Isso mesmo, ele guiava o ônibus do Johnny Jenkins and The Pinetoppers, em 1960. Ainda nesse ano gravou suas primeiras músicas - "She's All Right" e "Shout Bamalama" como Otis and The Shooters.

Somente dois anos depois é que Otis começou a botar as manguinhas de fora.

A banda havia ido para Memphis para assinar com a Stax Records e, durante um pequeno intervalo nas gravações dos Pinetoppers, Otis adentrou e gravou duas composições próprias - "These Arms of Mine" e "Hey Hey Baby". Acabou conseguindo ele mesmo um contrato com a subsidiária da Stax, a Volt, e "These Arms of Mine", virou um pequeno hit, ficando na 20ª posição na parada de R&B.

capa do relançamento capa original de Pain In My Heart

Com um contrato assinado, Otis começou a fazer shows por conta própria, conquistando uma pequena legião de fãs. Começava ali um casamento com a Stax/Volt e com os palcos. Otis lançaria dezenas de compactos ao longo dos anos, até gravar o primeiro LP próprio, Pain in My Heart, em 1964, pela Atco, uma subsidiária da Warner Brothers. O disco fez mais sucesso no Reino Unido (28º lugar) do que na América (103º).

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Pain in My Heart" (Naomi Neville) – 2:22
2. "The Dog" (Rufus Thomas) – 2:30
3. "Stand by Me" (Ben E. King, Jerry Leiber, Mike Stoller) – 2:45
4. "Hey Hey Baby" (Otis Redding) – 2:15
5. "You Send Me" (Sam Cooke) – 3:10
6. "I Need Your Loving" (Don Gardner, Clarence Lewis, James McDougal, Bobby Robinson) – 2:45

Lado 2

1. "These Arms of Mine" (Redding) – 2:30
2. "Louie, Louie" (Richard Berry) – 2:05
3. "Something is Worrying Me" (Redding, Phil Walden) – 2:25
4. "Security" (Redding) – 2:30
5. "That's What My Heart Needs" (Redding) – 2:35
6. "Lucille" (Al Collins, Richard Penniman)– 2:25

Otis começaria a escrever canções clássicas e formaria uma parceria diabólica com o guitarrista do Booker T. & the M.G.'s, Steve Cropper.

Em 1965 lança o segundo LP, The Great Otis Redding Sings Soul Ballads.

O disco chega ao 30º lugar na parada do Reino Unido, onde Otis já começava a virar lenda. Na América, não passa da 75ª posição. O LP traz as seguintes canções:

Lado 1

1. "That's How Strong My Love Is" (Jamison) – 2:24
2. "Chained and Bound" (Redding) – 2:25
3. "A Woman, a Lover, a Friend" (Wyche) – 3:18
4. "Your One and Only Man" (Redding) – 2:48
5. "Nothing Can Change This Love" (Cooke) – 2:59
6. "It's Too Late" (Willis) – 3:00

Lado 2

1. "For Your Precious Love" (Brooks/Brooks/Butler) – 2:49
2 . "I Want to Thank You" (Redding) – 2:35
3 . "Come to Me" (Redding/Walden) – 2:38
4 . "Home in Your Heart" (Blackwell/Scott) – 2:10
5 . "Keep Your Arms Around Me" (McClinton) – 2:46
6 . "Mr. Pitiful" (Cropper/Redding) – 2:26

Mas Otis não parava e, no mesmo ano, lança o terceiro álbum, Otis Blue: Otis Redding Sings Soul, que ficou em sexto lugar na Inglaterra, embora permanecesse em 75º lugar, na América. Sem dúvida, é o seu melhor disco gravado em vida, com vários hits, caso das covers de "Shake", "Satisfaction", "My Girl", além de belas composições próprias, como "Ole Man Trouble" e "Respect". É necessário usar a palavra "clássico"?

Faixas:

Lado 1

1. "Ole Man Trouble" (Redding) – 2:55
2. "Respect" (Redding) – 2:05
3. "A Change Is Gonna Come" (Cooke) – 4:17
4. "Down in the Valley" (Berns, Burke, Chivian, Martin) – 3:02
5. "I've Been Loving You Too Long" (Redding, Butler) – 3:10

Lado 2

1. "Shake" (Cooke) – 2:35
2. "My Girl" (Robinson, White) – 2:52
3. "Wonderful World" (Cooke, Adler, Alpert) – 3:00
4. "Rock Me Baby" (King, Josea) – 3:20
5. "Satisfaction" (Jagger, Richards) – 2:45
6. "You Don't Miss Your Water" (Bell) – 2:53

A vida de Otis já era dividida entre palco, estúdio e histeria dos fãs. Os maiores fãs estavam na Inglaterra, onde tinha tratamento de estrela.

Em setembro de 1966, o programa de TV, Ready Steady Go! foi dedicado inteiramente ao cantor. Seis meses depois retornou com outros artistas da Stax (Booker T. & the M.G.'s e The Mar-Keys) e foi ovacionado por toda a Europa, após levar ao delírio os fãs em Londres, Paris e Estocolmo.

Os fãs, aliás, já tinham outro disco de Otis para comprar, The Soul Album, lançado em abril daquele ano. Seus maiores fãs na Inglaterra eram os mods.

 

 

O álbum ficou em uma posição modesta no Reino Unido (comparando-se aos anteriores), 22º lugar no Reino Unido, mas superior na América em relação aos anteriores (54ª posição), e trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Just One More Day" – 2:55
2. "It's Growing" – 2:40
3. "Cigarettes and Coffee" – 4:00
4. "Chain Gang" – 2:58
5. "Nobody Knows You When You're Down and Out" – 3:10
6. "Good to Me" – 3:45

Lado 2

1. "Scratch My Back" – 2:45
2. "Treat Her Right" – 2:10
3. "Everybody Makes a Mistake" – 3:00
4. "Any Ole Way" – 2:32
5. "634-5789 (Soulsville, U.S.A.)" – 2:50

O sucesso faz com que Otis seja cogitado para participar do primeiro festival de rock, o Monterey.

Antes de desembarcar lá, ele havia lançado mais alguns LPs, como é o caso de King & Queen, com Carla Thomas. Eleito o melhor cantor masculino na votação do semanário britânico Melody Maker, Otis trazia nada menos que o Booker T. & the M.G.'s como banda de apoio, fechando a noite do dia 17 de junho e conseguindo o merecido estrelato em seu país. Semanas depois, faria ainda mais sucesso no palco do Fillmore West, em São Francisco.

Durante a estadia em Sausalito, nasceu a idéia para uma nova música chamada "Dock of the Bay". Otis havia se inspirado nas idéias de bandas de rock, como os Beatles, e queria fazer um disco de soul que pudesse ser igualmente relevante. Otis queria deixar para trás as músicas mais comerciais e fazer algo mais pessoal, mais emotivo. Assim nascia a canção "(Sittin' On) The Dock of the Bay", escrita com Steve Cropper, que explica como ela nasceu:

"Otis era um desses caras que tinha 10 idéias e a toda hora vinha com uma coisa nova, com 10 ou 15 idéias para introdução ou título. Ele tinha estado em Frisco e tinha ficado em um iate, quando teve a idéia do navio partindo. Tudo que ele tinha escrito era 'I watch the ships come in and I watch them roll away again' e, eu terminei a letra. Se você prestar atenção nas canções que escrevi com ele, verá que a maioria das letras é sobre ele. Ele não costumava escrever sobre si mesmo, mas eu sim. 'Mr. Pitiful', 'Sad Song (Fa-Fa)' são sobre a vida dele, assim como 'Dock Of The Bay', falando que havia deixado a Georgia para vir tocar em São Francisco."

Infelizmente, o disco não foi terminado. Quando lançado o compacto, em 8 de janeiro de 1968, ele voou para o primeiro lugar na parada Pop e de R&B na América, ficando em 3º, no Reino Unido.

Por esse motivo é editado, em 23 de fevereiro, de 1968, o LP The Dock of the Bay, que na verdade, era uma compilação de músicas de 1956 a 1967, acrescidas de algumas novas.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "(Sittin' On) The Dock of the Bay" (Steve Cropper, Redding) – 2:38
2. "I Love You More Than Words Can Say" (Eddie Floyd, Booker T. Jones) – 2:50
3. "Let Me Come on Home" (Al Jackson, Jr, Jones, Redding) – 2:53
4. "Open the Door" (Redding) – 2:21
5. "Don't Mess with Cupid" (Cropper, Floyd, Deanie Parker) – 2:28

Lado 2

1. "The Glory of Love" (Billy Hill) – 2:38
2. "I'm Coming Home to See About You" (Redding) – 3:03
3. "Tramp" (Lowell Fulson, Jimmy McCracklin) – 2:32
4. "The Hucklebuck" (Roy Alfred, Andy Gibson) – 2:58
5. "Nobody Knows You When You're Down and Out" (James Cox) – 3:10
6. "Ole Man Trouble" (Redding) – 2:36

Após sua morte, Otis sofreu uma intensa e infinita série de relançamentos, que só cresceu junto com sua popularidade.

São inúmeras as manifestações de carinhos e prêmios póstumos que recebeu. Infelizmente, o homem que berrava não querer ir embora, ao final do show, em Monterey, havia nos abandonado.

Deixo vocês com a imensa discografia de Otis. Um abraço e até a próxima coluna.

Discos

Pain in My Heart (1964, Atco)
The Great Otis Redding Sings Soul Ballads (1965, Volt)
Otis Blue (1965) UK: #6
The Soul Album (1966)
Complete & Unbelievable: The Otis Redding Dictionary of Soul (1966)
King & Queen (1967) with Carla Thomas UK: #18
Live in Europe (1967) UK: #14
The Dock of the Bay (1968) US: #4 UK: #1
History of Otis Redding (1968) US: #9 UK: #2
The Immortal Otis Redding (1968, Atco) UK: #19
In Person at the Whiskey A Go-Go (1968)
Love Man (1969)
Tell the Truth (1970)
Live at the Monterey International Pop Festival (1971, Reprise) US: #16
The Best of Otis Redding (1972)
Remember Me (1992) Stax
The Very Best of Otis Redding, Vol. 1 (1993)
The Very Best of Otis Redding, Vol. 2 (1995)
Very Best of Otis Redding (2002)

Singles

Shout Bamalama (1961)
Gettin' Hip (1961, Alshire)
These Arms of Mine (1962, Volt) R&B: #20
That's What My Heart Needs (1963)
Pain in My Heart (1963)
Come to Me (1964)
Security (1964)
Chained and Bound (1964)
Mr. Pitiful (1964) R&B: #10
Stand By Me (1964)
Things Go Better With Coke...[A Man And A Woman] (1964 Commercial)
I've Been Loving You Too Long (1965) R&B: #2
Just One More Day (1965) b-side of I've Been... R&B: #15
RESPECT (1965) R&B: #4
That's How Strong My Love Is (1965) R&B: #18
I Can't Turn You Loose (1965) R&B: #11
My Girl (1965)
A Change Is Gonna Come (1965)
(I Can't Get No) Satisfaction (1966) R&B: #4
My Lover's Prayer (1966) R&B: #10
Fa-Fa-Fa-Fa-Fa [Sad Song] (1966) R&B: #12
Try a Little Tenderness (1967) R&B: #4
I Love You More Than Words Can Say (1967)
Shake (1967) R&B: #16
Glory of Love (1967) R&B: #19
Tramp (1967, Stax) with Carla Thomas R&B: #2 UK: #18
Knock on Wood (1967) with Carla Thomas R&B: #8
(Sittin' On) the Dock of the Bay (1968, Volt) R&B: #1 US: #1 UK: #3
The Happy Song (Dum-Dum) (1968) R&B: #10
Amen (1968, Atco) R&B: #15
Hard to Handle (1968) b-side of Amen UK: #15
I've Got Dreams to Remember (1968) R&B: #6
Lovey Dovey (1968, Stax) with Carla Thomas
White Christmas (1968, Atco)
Merry Christmas, Baby (1968) b-side of White Christmas US: #9
Papa's Got a Brand New Bag (1968) R&B: #10
When Something is Wrong With My Baby (1969) with Carla Thomas
A Lover's Question (1969) R&B: #20
Love Man (1969) R&B: #17
Free Me (1969)
Look at That Girl (1969)
Demonstration (1969)
Give Away None of My Love (1970)
I've Been Loving You Too Long [Live] (1971)

Trilhas Sonoras com músicas de Otis Redding

American Idol: The Search For A Superstar (1 episode, 2007)
20 To 1 (1 episode, 2006)
"Lost" (1 episode, 2006)
S.O.S. (2006) TV Episode (writer: "These Arms Of Mine")
The Black Crowes: Freak 'N' Roll... Into the Fog (2006) (V) (writer: "Hard to Handle")
Glory Road (2006) (writer: "I've Been Loving You Too Long (To Stop Now)", "These Arms of Mine") (performer: "I've Been Loving You Too Long (To Stop Now)", "These Arms of Mine")
The Ringer (2005) (writer: "Respect")
Are We There Yet? (2005) (writer: "Respect")
Coach Carter (2005) ("Can't Turn You Loose")
"The WB's Superstar USA" (2004) TV Series (writer: "Respect")
Ella Enchanted (2004) (writer: "Respect")
Radio (2003) (performer: "For Your Precious Love" (1958))
Love Actually (2003) (performer: "White Christmas")
Confidence (2003) (writer: "Respect" (One Rascal Mix))
Two Weeks Notice (2002) (writer: "Respect")
Friday After Next (2002) (performer: "Merry Christmas Baby")
"American Dreams" (2002) TV Series (performer: "That's How Strong My Love Is")
Bande du Drugstore, La (2002) (writer: "Security") (performer: "Security")
The Chubbchubbs! (2002) (music: "Respect") (lyrics: "Respect")
Rat Race (2001) ("Respect")
Bridget Jones's Diary (2001) (writer: "RESPECT")
Big Momma's House (2000) (performer: "Security")
28 Days (2000) (writer: "Fa-fa-fa-fa-fa" (Sad Song)) (performer: "Fa-fa-fa-fa-fa" (Sad Song))
Bicentennial Man (1999) (writer: "Respect")
Haepi-endeu (1999) (performer: "These Arms of Mine")
"The King of Queens" (1 episode, 1999)
Art House (1999) TV Episode (writer: "Respect")
Edtv (1999) (writer: "These Arms Of Mine") (performer: "These Arms Of Mine")
Get Real (1998) (writer: "Respect")
Why Do Fools Fall in Love (1998) (performer: "Try a Little Tenderness")
A Cool, Dry Place (1998) (writer: "Hard To Handle") (performer: "Hard To Handle")
Trial and Error (1997) (writer: "Mr. Pitiful", "Respect")
Another Day in Paradise (1997) (writer: "Hard to Handle", "I'll Let Nothing Separate Us") (performer: "Hard to Handle", "I'll Let Nothing Separate Us")
The Powder Room (1997) ("RESPECT")
2 Days in the Valley (1996) (performer: "Down In the Valley")
Casino (1995) (writer: "Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)") (performer: "Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)")
Dead Presidents (1995) (performer: "Down In The Valley")
Dangerous Minds (1995) (writer: "RESPECT" (SAMPLE))
Georgia (1995) (performer: "FA FA FA FA FA (SAD SONG)") ("FA FA FA FA FA (SAD SONG)")
Denise Calls Up (1995) (performer: "New Years Resolution")
Forrest Gump (1994) ("Respect")
Grumpy Old Men (1993) (writer: "LOVE MAN") (performer: "LOVE MAN")
A Bronx Tale (1993) (performer: "Hawg for You")
The Last Supper (1993) (writer: "These Arms of Mine") (performer: "These Arms of Mine")
Love Potion No. 9 (1992) (performer: "PAIN IN MY HEART")
Vacanze di Natale '91 (1991) (writer: "Sittin' on the Dock of the Bay")
Mississippi Masala (1991) (performer: "Ton Of Joy")
Rover Dangerfield (1991) (writer: "Respect")
Only the Lonely (1991) (writer: "I'VE GOT DREAMS TO REMEMBER")
Wired (1989) (writer: "I Can't Turn You Loose")
Road House (1989) (performer: "These Arms of Mine")
Dream a Little Dream (1989) (writer: "DREAMS TO REMEMBER") (performer: "DREAMS TO REMEMBER")
Cousins (1989) (writer: "LOVE MAN") (performer: "LOVE MAN")
Cold Justice (1989) ("RESPECT")
Alien Nation (1988) (writer: "(SITTIN' ON) THE DOCK OF THE BAY")
Stormy Monday (1988) (music: "I've Been Loving You Too Long") (performer: "I've Been Loving You Too Long")
Eddie Murphy Raw (1987) ("RESPECT", "(Sittin' On) The Dock Of The Bay")
"Wiseguy" (1987) TV Series (performer: "Try a little tenderness")
Hamburger Hill (1987) (writer: "Sittin' On The Dock Of The Bay") (performer: "Sittin' On The Dock Of The Bay")
Dirty Dancing (1987) (performer: "Love Man", "These Arms of Mine")
The Allnighter (1987) (music: "RESPECT") (lyrics: "RESPECT")
Tin Men (1987) (performer: "Try a Little Tenderness")
Platoon (1986) (performer: "SITTIN ON THE DOCK OF THE BAY")
Children of a Lesser God (1986) (performer: "I've Been Loving You Too Long") ("I've Been Loving You Too Long")
Top Gun (1986) (performer: "(Sittin' On) The Dock Of The Bay") ("(Sittin' On) The Dock Of The Bay")
Pretty in Pink (1986) (performer: "Try A Little Tenderness")
St. Elmo's Fire (1985) (writer: "RESPECT")
Heaven Help Us (1985) ("I've Been Loving You Too Long")
"Fame" (1 episode, 1985)
Tomorrow's Children of the Sixties (1985) TV Episode (performer: "On The Dock Of The Bay")
The Blues Brothers (1980) (writer: "I CAN'T TURN YOU LOOSE" (uncredited))
Blume in Love (1973) (music: "Ive Got Dreams To Remember") (lyrics: "Ive Got Dreams To Remenber")
Gimme Shelter (1970) (writer: "I've Been Loving You Too Long")

 


 

Colunas