Ela
está de volta, senhoras e senhores! A eterna poetisa, amiga
de William Burroughs (há uma foto dos dois juntos, em 1996),
a fã ardorosa de Keith Richards e de Rimbaud, a lendária
e seminal Patti Smith. Essa coletânea dupla, além
de caprichar no encarte, traz uma grande surpresa: um segundo
disco com canções nunca lançadas em vinil
e apresentações ao vivo. Land é
daqueles discos que não podem ficar de fora da sua coleção.
Ao neófito, recomenda-se como porta de entrada, ao fã,
como um item para ouvir e re-ouvir inúmeras vezes. Vamos
a ele então?
Eu sei que sou suspeito
para falar de Patti, pois já montei uma coluna sobre ela.
Mas isso não me impede de resenhar um dos mais belos lançamentos
do final de 2002. Desde a bela foto da capa até o encarte
(tirada em 1978 pelo também ex-namorado e soberbo fotógrafo
Robert Mapplethorpe), a produção e obviamente a
música, tudo é maravilhoso. Ainda mais para uma
artista que apesar de quase 30 anos de carreira, lançou
modestos (em termos númericos, apenas....) oito discos
(Horses, Radio Ethiopia, Easter,
Wave, Dream of Life, Gone
Again, Peace and Noise e Gung
Ho). Vamos analisar cada disco separadamente.
Disco 1
Das 17 canções
de primeiro CD, a divisão ficou assim: Easter
comparece com quatro; Wave, Horses,
Radio Ethiopia, Dream of Life,
Gone Again, com duas; uma de Peace and
Noise e de Gung Ho e uma cover inédita
de Prince, “When Doves Cry”, de seu álbum Purple
Rain. O disco abre com uma grande canção
do álbum Wave, "Dancing Barefoot",
último álbum da década de 70 e que fez antes
de sua reclusão por quase uma década. É um
de seus maiores clássicos, cantada e coverizada por inúmeros
grupos nos anos 80. Em seguida, duas canções menores
do álbum Easter, “Babelogue”
e “Rock and Roll Nigger”. Depois de passar pela seqüência
imbatível de “Free Money”, “People Have
The Power” e “Because The Night”, preste atenção
na maravilhosa “Frederick”, feita para seu já
falecido Fred “Sonic” Smith, em 1979. Uma linda balada
de amor. Um dos petiscos mais interessantes para quem pouco ouviu
seus últimos discos, são as canções
dos álbuns da década de 90 (Gone Again,
Peace and Noise e Gung Ho).
“Summer Cannibals” é de uma simplicidade e
beleza desconcertantes, assim como “1959”, uma dessas
que não se sabem o motivo de não ter virado um hit
instantâneo. “Glitter in The Eyes”, por exemplo,
possui uma letra instigante: (you say you’re feeling like
a new tree/Man they’ll cut form limb to limb/Pick your pocket
with such delight/Shake it to the right). Na guitarra está
Tom Verlaine, ex-Television e namorado de Patti. Gung
Ho que saiu no Brasil e é encontrado ainda, tem
participações de Grant Hart (ex-Hüsker Dü)
e Michael Stipe do R.E.M. Para encerrar, uma bela versão
do hit de Prince, “When Doves Cry”.
Disco 2
O segundo CD já
abre com um presente até então inédito em
disco, a canção “Piss Factory”, seu
primeiro compacto de 1974. Enquanto declama a letra, acompanhada
pelo piano de Richard Sohl (morto em 1999 e homenageado no encarte),
ela já mostrava que tinha vindo para ficar. Confira a letra
no final do texto. Há versões demo de “Redondo
Beach” e “Distant Fingers”, mas o disco começa
a melhorar, com “25th Floor”, gravada ao vivo em Eugene,
no Oregon, em 1978. “Wander I Go, canção de
1996, tem emocionantes colaborações de Tom Verlaine
e do talentoso Jeff Buckley, filho de Tim Buckley, e que morreu
precocemente na década de 90, dando mais importância
ainda à sua participação na faixa. De “Dead
City” até “Notes to the Future”, que
encerra o disco, são tiradas de sua excursão européia
de 2001, com exceção de “Higher Learning”,
onde além de cantar/declamar, arrisca ainda no clarinete,
produzindo um som estranho, difícil, experimental, como
se fosse uma parceria com um de seus heróis, o saxofonista
norte-americano John Coltrane. Um documento a ser ouvido com respeito
e apreciado com atenção.
Encarte
O livro é outra
obra de arte. Na capa, uma foto recente da cantora, seguido por
uma de Richard Sohl. Curiosidades: um texto da escritora Susan
Sontag, um rascunho da letra de “Birdland”; um cartaz
de um show conjunto com o Television, no Max Kansas City, de Nova
York; foto do compacto “Gloria”, cover de Van Morrison;
um cartaz de um show conjunto com os Rolling Stones; uma pose
ao lado do marido Fred Smith, uma bela recordação
com o poeta beat William Burroughs (tirada por nada menos
do que Allen Ginsberg), amigo desde as primeiras horas; ao
vivo tocando clarinete, entre outras coisas. Para fechar, deixo,
antes da letra de “Piss Factory”, um trecho final
do texto que encerra o libreto, escrito por ela própria,
no dia 1º de janeiro de 2002: “Deixo para vocês
esses pensamentos e também esta obra. Disco um - vocês
escolheram para mim. Disco dois - foi escolhido pensando em vocês.
Adeus amigos. Ofereço meu DESEMBARQUE com grande gratidão.”
Palavras finais de uma
diva. Aqui está “Piss Factory”. Até
mais.
Piss Factory
Sixteen and time to pay
off
I got this job in a piss factory inspecting pipe
Forty hours thirty-six dollars a week
But it's a paycheck, Jack.
It's so hot in here, hot like Sahara
You could faint in the heat
But these bitches are just too lame to understand
Too goddamned grateful to get this job
To know they're getting screwed up the ass
All these women they got no teeth or gum or cranium
And the way they suck hot sausage
But me well I wasn't sayin' too much neither
I was moral school girl hard-working asshole
I figured I was speedo motorcycle
I had to earn my dough, had to earn my dough
But no you gotta, you gotta
[relate, babe,]
You gotta find the rhythm within
Floor boss slides up to me and he says
"Hey sister, you just movin' too fast,
You screwin' up the quota,
You doin' your piece work too fast,
Now you get off your mustang sally
You ain't goin' nowhere, you ain't goin' nowhere."
I lay back. I get my nerve up. I take a swig of Romilar
And walk up to hot shit Dot Hook and I say
"Hey, hey sister it don't matter whether I do labor fast
or slow,
There's always more labor after."
She's real Catholic, see. She fingers her cross and she says
"There's one reason. There's one reason.
You do it my way or I push your face in.
We knee you in the john if you don't get off your get off your
mustang
Sally,
If you don't shake it up baby." Shake it up, baby. Twist
& shout"
Oh that I could will a radio here. James Brown singing
"I Lost Someone" or the Jesters and the Paragons
And Georgie Woods the guy with the goods and Guided Missiles ...
But no, I got nothin', no diversion, no window,
Nothing here but a porthole in the plaster, in the plaster,
Where I look down, look at sweet Theresa's convent
All those nurses, all those nuns scattin' 'round
With their bloom hoods like cats in mourning.
Oh to me they, you know, to me they look pretty damn free down
there
Down there not having crystal smooth
Not having to smooth those hands against hot steel
Not having to worry about the [inspeed] the dogma the [inspeed]
of labor
They look pretty damn free down there,
And the way they smell, the way they smell
And here I gotta be up here smellin' Dot Hook's midwife sweat
I would rather smell the way boys smell--
Oh those schoolboys the way their legs flap under the desks in
study hall
That odor rising roses and ammonia
And way their dicks droop like lilacs
Or the way they smell that forbidden acrid smell
But no I got, I got pink clammy lady in my nostril
Her against the wheel me against the wheel
Oh slow motion inspection is drivin' me insane
In steel next to Dot Hook -- oh we may look the same--
Shoulder to shoulder sweatin' 110 degrees
But I will never faint, I will never faint
They laugh and they expect me to faint but I will never faint
I refuse to lose, I refuse to fall down
Because you see it's the monotony that's got to me
Every afternoon like the last one
Every afternoon like a rerun next to Dot Hook
And yeah we look the same
Both pumpin' steel, both sweatin'
But you know she got nothin' to hide
And I got something to hide here called desire
I got something to hide here called desire
And I will get out of here--
You know the fiery potion is just about to come
In my nose is the taste of sugar
And I got nothin' to hide here save desire
And I'm gonna go, I'm gonna get out of here
I'm gonna get out of here, I'm gonna get on that train,
I'm gonna go on that train and go to New York City
I'm gonna be somebody, I'm gonna get on that train, go to New
York City,
I'm gonna be so bad I'm gonna be a big star and I will never return,
Never return, no, never return, to burn out in this piss factory
And I will travel light.
Oh, watch me now.
|