Eles foram uma
das bandas de maior sucesso nos anos 80 e 90 e estão para
lançar um novo disco. Ícones das pistas de dança,
o Pet Shop Boys deixou um legado de grandes sucessos, shows glamorosos
e vendeu muito. E ainda que alguns leitores torçam o nariz
para o duo eletrônico, merecem uma biografia em duas partes.
Poucas
bandas tiveram tanto sucesso como o Pet Shop Boys. O duo conseguiu
nada menos do que nove primeiros lugares no Reino Unido e venderam
milhões de discos, apesar de não realizarem nenhuma
turnê até 1989.
O cabeça da dupla
sempre foi Neil Francis Tennant, nascido em 10 de julho de 1954,
em North Shields, Tyne and Wear, Inglaterra.
Após se formar em
história na North London Polytechnic, Tennant trabalhou
na filial da Marvel Comics, em Londres, e rodou vários
lugares, até virar editor da revista Smash Hits,
dedicada aos ídolos pops, em 1982.
Foi um pouco antes disso
- ainda em 1981 -, que conheceu Christopher Sean Lowe, nascido
no dia 4 de outubro de 1959, em Blackpool, estudante de arquitetura
da Universidade de Liverpool. Os dois se viram pela primeira em
uma feira de aparelhos eletrônicos, em Kings Road.
Nick
Lowe teve seu primeiro contato com a música, ainda em Blackpool
onde aprendeu a tocar trombone na escola, por influência
do avô, um integrante de uma banda de jazz chamada The Nitwits.
Depois disso, passou para o teclado, integrando por algum tempo
o grupo progressivo Stallion.
Após fazerem amizade,
os dois começaram a escrever algumas canções
no apartamento de Tennant e também em um estúdio,
em Camdem Town. Os dois queriam montar uma banda com o nome West
End, uma homenagem à região londrina, mas acabaram
optando por Pet Shop Boys, para homenagear alguns amigos que tinham
uma loja de animais.
As demos continuavam sendo
escritas, quando Neil Tennant aproveitou uma oportunidade única:
enviado pela revista para entrevistar o The Police, em Nova York,
Tennant aproveitou para fazer contato com o produtor Bobby Orlando,
cujo trabalha Lowe e ele eram obcecados.
Tennant
o convidou para almoçar, mostrou a fita que tinham feito
e Orlando resolveu que eram suficientemente talentosos e quis
ajudá-los.
Assim, o Pet Shop Boys
lança a primeira versão da canção
West End Girls, em compacto. A música
fez um sucesso discreto, apesar de ter tocado bem em alguns clubes
de Los Angeles e San Francisco.
O disco fez algum sucesso
na Europa, especialmente na França e com o compacto, a
banda saiu à caça de uma gravadora. Em 1985, assinam
com a Parlophone. A negociação demorou porque tiveram
que rescindir contrato com Orlando, que receberia, em troca, direito
de alguns royalties, no futuro.
Animado
com o futuro, Tennant pede demissão da Smash Hits e, meses
depois, lançam novo single, em julho de 1985, Opportunities
(Let's Make Lots of Money), que chega ao 11º posto,
no Reino Unido.
O grupo resolve regravar
o compacto de estréia (West End Girls),
com produção de Stephen Hague.
O compacto é lançado
em outubro de 1985 e começa lentamente a subir a parada
até chegar ao topo, em janeiro de 1986, tanto na Inglaterra
como nos Estados Unidos, vendendo mais de 1,5 milhão de
cópias.
No
dia 24 de fevereiro é editado novo compacto, Love
Comes Quickly e exatamente um mês depois sai o
primeiro LP, Please.
A idéia do título
(please é "por favor", português) era uma
brincadeira bolada pelo duo: "queríamos ver os fãs
entrarem na loja e dizerem 'poderia, por favor, me vender o disco
do Pet Shop Boys?'"
O disco vendeu bem, chegando
ao terceiro posto no Reino Unido, sétimo nos Estados Unidos.
Um dos pontos altos eram as letras de Tennant, que tanto podiam
ser interpretadas como gays ou heterossexuais.
O disco tinha as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Two Divided By
Zero" - 3:32
2. "West End Girls" - 4:41
3. "Opportunities (Let's Make Lots of Money)" - 3:43
4. "Love Comes Quickly" - 4:18
5. "Suburbia" - 5:07
6. "Opportunities (Reprise)" - 0:32
Lado B
1. "Tonight Is Forever"
- 4:30
2 . "Violence" - 4:27
3 . "I Want a Lover" - 4:04
4 . "Later Tonight" - 2:44
5 . "Why Don't We Live Together?" - 4:44
O disco rendeu outro compacto
de sucesso, Suburbia. E, em novembro, é
editado o segundo LP do grupo, Disco, um álbum
apenas de remixes e lados B, que trazia a excelente Paninaro,
uma homenagem ao estilo de vida dos habitantes de Milão
(Itália), nos anos 80. A música se tornaria uma
das mais famosas do grupo naquele país.
Disco trazia apenas seis
músicas:
Lado A
1. "In the Night"
(Arthur Baker's Extended mix)
2. "Suburbia" (Julian Mendelssohn's Full Horror mix)
3. "Opportunities (Let's Make Lots of Money)" (Ron Dean
Miller and Latin Rascals's Version Latina)
Lado B
1. "Paninaro"
(Pet Shop Boys and David Jacob's Italian mix)
2 . "Love comes quickly" (Shep Pettibone's Mastermix)
3 . "West End girls" (Shep Pettibone's Disco mix)
O
sucesso estava apenas começando para o grupo, que vem outro
compacto subir até o topo, It's a Sin.
O compacto, no entanto,
rendeu uma acusação de plágio de "Wild
World", de Cat Stevens, por parte de Jonathan King. Enfurecida,
a dupla processou King, venceu a causa e doou o dinheiro para
obras de caridade.
O vídeo da canção
seria realizado por Derek Jarman, o mesmo diretor que realizou
os vídeos de "The Queen Is Dead", "Panic",
and "There Is a Light That Never Goes Out", todas dos
Smiths.
E
havia muito mais em comum entre os Smiths e o Pet Shop Boys. Morrissey,
aliás, chegou a conversar longamente com Neil, intrigado
com a inteligência do ex-editor: as cantoras do passado.
Se Morrisey convidou Sandie
Shaw para cantar "Hand In Glove" (ela chegou a lançar
um compacto com a música), os Pet Shop convidaram um dos
ícones britânicos dos anos 50 e 60: Dusty Springfield.
Assim, ela é a estrela do novo compacto What Have
I Done to Deserve This?, que, chegou ao segundo lugar
tanto na América quanto na Inglaterra.
A canção
já deveria ter entrado no álbum de estréia,
mas a dupla ficou indecisa se deveria convidar a cantora, até
que o convite foi feito. A dupla disse que trabalhar com Dusty
foi difícil, já que ela não conseguia cantar
mais. Apesar disso, a canção foi um sucesso e estabeleceu
uma parceria entre a dupla e Springfield por anos.
A
canção acabou entrando no segundo disco do duo,
Actually. A banda tinha uma característica
peculiar nos títulos dos discos, optando por apenas uma
palavra.
O LP acabaria sendo o maior
sucesso comercial da dupla, vendendo mais de 4 milhões
de cópias, com vários sucessos.
Actually ficou
em segundo lugar na Inglaterra e, em 25º, na América.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "One More Chance"
- 5:30
2. "What Have I Done to Deserve This?" (with Dusty Springfield)
- 4:18
3. "Shopping" - 3:37
4. "Rent" - 5:08
5. "Hit Music" - 4:44
Lado B
1. "It Couldn't Happen
Here" - 5:20
2 . "It's a Sin" - 4:59
3 . "I Want to Wake Up - 5:08
4 . "Heart" - 3:58
5 . "King's Cross" - 5:10
Em
agosto de 1987, a banda é convidada para participar de
um programa de televisão que celebrava 10 anos da morte
de Elvis Presley, chamado Love Me Tender.
Eles apresentaram duas
canções de Elvis, "Always on My Mind".
Ela acabaria se tornando
um dos maiores sucessos dos Pet Shop Boys, indo para o topo da
parada britânica, durante quatro semanas.
No ano seguinte, o grupo
lança outro disco, o mini-LP Introspective,
de apenas seis músicas. Quatro delas foram lançadas
como single, mas diferentes do que apareciam no disco: "Left
to my own devices," "Domino dancing," "Always
on my mind," e "It's alright".
Apenas
duas canções foram escritas para o disco, "Left
to my own devices," "Domino dancing. "Always on
my mind," e "It's alright" eram covers e "I
Want a Dog" e "I'm Not Scared" eram canções
antigas, sendo que essa última foi o maior sucesso da carreira
da banda Eight Wonder, de Patsy Kensit, mais famosa como esposa
dos cantores Jim Kerr (Simple Minds) e Liam Gallagher (Oasis),
mas que estrelou o filme Absolute Beginners,
de Julien Temple, com David Bowie, Ray Davies (Kinks) e Sade Adu.
Introspective
chegaria ao segundo posto no Reino Unido e o 34º lugar, nos
Estados Unidos.
Lado A
1. "Left to My Own
Devices" – 8:16
2. "I Want a Dog" – 6:15
3. "Domino Dancing" – 7:40
Lado B
4. "I'm Not Scared"
– 7:23
5. "Always on My Mind/In My House" – 9:05
6. "It's alright" – 9:24
Em
1989, a banda promove a primeira turnê do grupo. Segundo
Neil, eles tinham idéias extravagantes para levar ao palco
e isso não seria possível antes, por causa dos custos.
A turnê passou por Hong Kong, Japão e Reino Unido.
Derek Jarman foi o diretor da turnê.
Em 1990 é editado
um novo disco, Behaviour, gravado em Munique
(Alemanha) com o produtor Harold Faltermeyer.
Um pouco mais distante
dos frios sintetizadores, o grupo o ex-Smith Johnny Marr para
tocar nas faixas "This must be the place I waited years to
leave" e "My October symphony". Marr, junto com
Bernard Sumner (New Order) se juntaria à dupla no Electronic,
logo depois.
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Being boring"
— 6:48
2. "This must be the place I waited years to leave"
— 5:30
3. "To face the truth" — 5:33
4. "How can you expect to be taken seriously?" —
3:54
5. "Only the wind" — 4:18
Lado B
1. "My October symphony"
— 5:18
2 . "So Hard" — 3:56
3 . "Nervously" — 4:06
4 . "The end of the world" — 4:43
5 . "Jealousy" — 4:47
Em 1991 a banda encerraria
a primeira fase da carreira com alguns lançamentos curiosos:
o compacto "Where the streets have no name (Can't take my
eyes off of you)", que misturava U2 e Frankie Valli/The Four
Seasons. "Can't take my eyes off of you" teve uma regravação
famosa disco nos anos 80 com o Boys Town Gang, mais precisamente
no ano de 1982.
O
compacto abriu a primeira grande turnê mundial da dupla,
que começou em março daquele ano, passando pelos
Estados Unidos, Canadá, toda Europa e que duraria quase
um ano.
Enquanto a tour
corria solta é editada a coletânea Discography:
The Complete Singles Collection, com 18 grandes sucessos
do grupo. Ao mesmo tempo é editado uma coletânea
dos vídeos, Videography.
O trabalho trazia as seguintes
faixas.
1. "West End Girls"
– 3:59
2. "Love Comes Quickly" – 4:17
3. "Opportunities (Let's Make Lots of Money)" –
3:36
4. "Suburbia" – 4:03
5. "It's a Sin" – 4:59
6. "What Have I Done to Deserve This?" – 4:19
7. "Rent" – 3:32
8. "Always on My Mind" – 3:53
9. "Heart" – 4:16
10. "Domino Dancing" – 4:17
11. "Left to My Own Devices" – 4:46
12. "It's Alright" – 4:19
13. "So Hard" – 3:58
14. "Being Boring" – 4:50
15. "Where the Streets Have No Name (I Can't Take My Eyes
Off You)" – 4:30
16. "Jealousy" – 4:15
17. "DJ Culture" – 4:13
18. "Was It Worth It?" – 4:22
A coletânea encerra
um período de extrema popularidade e sucesso para a banda,
que tiraria dois anos até lançar um novo disco de
inéditas, Very.
Mas isso é papo
para outra coluna. Um abraço e até mais.
Discografia
Singles
"West End Girls" (1984)
"Opportunities (Let's Make Lots of Money)" (1985)
"West End Girls" (segundo lançamento, 1985)
"Love Comes Quickly" (1986)
"Opportunities (Let's Make Lots of Money)" (segundo
lançamento, 1986)
"Suburbia" (1986)
"Paninaro" (1986)
"It's a Sin" (1987)
"What Have I Done to Deserve This?" (1987)
"Rent" (1987)
"Always on my mind" (1987)
"Heart" (1988)
"Domino dancing" (1988)
"Left to my own devices" (1989)
"It's alright" (1989)
"So Hard" (1990)
"Being boring" (1990)
"How can you expect to be taken seriously?" (1991)
"Where the streets have no name (I can't take my eyes off
of you)" (1991)
"Jealousy" (1991)
"DJ culture" (1991)
"Was it worth it?" (1991)
"Can You Forgive Her?" (1993)
"Go West" (1993)
"I wouldn't normally do this kind of thing" (1993)
"Liberation" (1994)
"Absolutely Fabulous" (1994)
"Yesterday, when I was mad" (1994)
"Paninaro '95" (1995)
"Before" (1996)
"Se a vida é (That's the way life is)" (1996)
"Single-Bilingual" (1996)
"A red letter day" (1996)
"To step aside" / "Se a vida é (That's the
way life is)" (1996)
"Somewhere" (1997)
"A Red Letter Day" / "Somewhere" (1997)
"I don't know what you want but I can't give it any more"
(1999)
"New York City boy" (1999)
"You only tell me you love me when you're drunk" (2000)
"Break 4 Love" (2001)
"Home and dry" (2002)
"I get along" (2002)
"London" (2003)
"Miracles" (2003)
"Flamboyant" (2004)
"I'm with Stupid" (2006)
"Minimal" (2006)
"Numb" (2006)
"She's Madonna" (2007)
"Integral" (2007)
Discos
Please (1986)
Disco (1986)
Actually (1987)
Introspective (1988)
Behaviour (1990)
Discography: The Complete Singles Collection (1991)
Very (1993)
Disco 2 (1994)
Alternative (1995)
Bilingual (1996)
Essential (1998)
Nightlife (1999)
Release (2002)
Disco 3 (2003)
PopArt: The Hits (2003)
Back to Mine: Pet Shop Boys (2005)
Fundamental (2006)
Concrete (2006)
Disco 4 (2007)
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