Os anos 80 foram
fundamentais para o rock brasileiro se consolidar. E, além
das grandes bandas do período - RPM, Legião Urbana,
Titãs - surgiram bandas menos famosas, mas extremamente
criativas. Uma delas foi o grupo carioca Picassos Falsos, que
foi um dos pioneiros ao tentar adaptar o samba, ou soul e o funk
ao rock. A principal figura da banda era o vocalista Humberto
Effe, que deixou sua marca nos dois discos lançados no
final da década de 80. Uma carreira curta, porém,
marcante.
Os
Picassos Falsos começaram em 1985, no bairro da Tijuca,
mas com outro nome: O Verso.
O grupo era formado por
Humberto Effe (voz e violão), Gustavo Corsi (guitarra,
violão e cavaquinho), Caíca (baixo) e Abílio
Rodrigues (bateria). Caíca ficou até 1987, quando
entrou Zé Henrique Romanholli.
Nesse período O
Verso deixou de existir, sendo rebatizado pelo vocalista Alvin
L. como Picassos Falsos.
E foi com essa formação
que o grupo gravou a primeira demo, contendo "Carne
e osso", "Quadrinhos" e "Idade Média".
A fitinha teve maciço apoio da rádio
Fluminense FM, e acabou chamando a atenção do jornalista
e produtor José Emílio Rondeau, o mesmo do primeiro
LP da Legião Urbana.
O grupo acabou assinando
com a RCA, que havia montado um selo chamado Plug, para promover
novas bandas. Uma delas foi o Violeta de Outono. Lançado
em 1987, Picassos Falsos foi uma estréia
inovadora e recebeu elogios por parte da crítica.
Os
maiores sucessos foram "Quadrinhos"
e "Carne e osso", sendo que a primeira fez parte do
programa Armação Ilimitada, da
Rede Globo.
Os Picassos inovavam ao
usar músicas incidentais; "Carne e osso", por
exemplo, trazia trechos de "Se você Jurar", de
Ismael Silva, além de "Cristina (Carlos Imperial-Tim
Maia)", sucesso na voz de Tim.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
01. Carne e osso (Abílio - Caíca
- Luiz Gustavo - Humberto Effe)
* Mus. Inc. "Se você jurar" (Ismael Silva-Francisco
Alves)
* Cristina (Carlos Imperial-Tim Maia)
02. Quadrinhos (Pequinho - Humberto Effe)
03. Que horas são? (Humberto Effe)
04. Bater à porta (Humberto Effe)
05. Últimos carnavais (Zé Henrique - Abílio
- Luiz Gustavo - Humberto Effe)
Lado B
01. Constrastes (Luiz Gustavo - Humberto
Effe)
02. Bonnie e Clyde (Zé Henrique - Abílio - Luiz
Gustavo - Humberto Effe)
03. Um bêbado (Zé Henrique - Abílio - Luiz
Gustavo - Humberto Effe)
04. Idade média (Abílio - Caíca - Luiz Gustavo
- Humberto Effe)
05. Olhos mudos (Humberto Effe)
Com
o lançamento, a banda teve uma lotada agendada de shows,
onde se destacavam pelo ótimo nível dos músicos
e a presença carismática de Humberto Effe, um dos
letristas mais subestimados dos anos 80, além de ser um
excelente performer.
O grupo abusava de suas
influências no palco, abusando dos ritmos regionais como
ritmos nordestinos, samba, soul e funk.
Se Picassos
Falsos foi uma ótima estréia, o próximo LP
seria a grande obra da banda.
Supercarioca
é um disco ainda mais ousado e visionário, mesclando
todos os ritmos regionais com Jimi Hendrix.
O LP radicaliza os conceitos
iniciais da banda, mas teve vendas inferiores ao disco de estréia.
Se as vendas foram mais
modestas, o grupo tinha atingido o seu ápice artístico
e o shows eram cada vez mais interessantes e cheios de referências.
Na
faixa "Bolero", a banda citava "Third Stone from
the sun", do primeiro LP do The Jimi Hendrix Experience,
Are You Experienced.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
01. Retinas (Abílio - Luiz Gustavo
- Humberto Effe)
02. Bolero (Humberto Effe)
Mus. Inc. "Third Stone from the sun" (Jimi Hendrix)
03. Marlene (Luiz Henrique - Abílio - Luiz Gustavo - Humberto
Effe)
Mus. Inc. "Último desejo" (Noel Rosa)
04. Verões (Humberto Effe)
05. Wolverine (Luiz Henrique - Abílio - Luiz Gustavo -
Humberto Effe)
06. Sangue (Luiz Henrique - Luiz Gustavo - José Henrique
- Humberto Effe)
Lado B
01. O homem que não
vendeu sua alma (Luiz Henrique - Abílio - Luiz Gustavo
- Humberto Effe)
02. Fevereiro (Luiz Gustavo - Humberto Effe)
03. Fevereiro 2 (Luiz Henrique - Abílio - Luiz Gustavo
- Humberto Effe)
04. Rio de Janeiro (Luiz Gustavo - Humberto Effe)
05. Supercarioca (Humberto Effe)
A
banda continuou na estrada, até o adeus, em 1990. Humberto
tentou uma carreira solo, lançando um dico em 1990.
Gustavo Corsi tocou com
Ivo Meireles, Gabriel o Pensador, Marina Lima e Cláudio
Zoli, e também com o Rio Sound Machine.
Romanholi tentou a vida
no Cruela Cruel (que contava com o guitarrista Feranando Magalhães,
do Barão Vermelho), até abandonar a música
e tentar a vida no jornalismo.
Abílio trabalhou
com Belchior e Ivo Meireles, abriu um estúdio e uma loja
de instrumentos e formou-se em filosofia.
Segundo Gustavo Corsi,
a banda se separou porque a gravadora exigia um novo LP e como
eles atravessavam uma fase de pouca criativa, aliada com a pressão,
resolveram terminar. Após
ficar toda a década de 90 sumidos, eis que a banda volta
no primeiro ano do Século XXI.
O
grupo tinha duas idéias: gravar um novo trabalho, Novo
mundo, que foi editado apenas em 2005, pelo selo Psicotronica
e o show Hipercariocas, onde tocavam músicas de
Paulo da Portela, João Donato,
Chico Buarque e João Nogueira.
Nessas apresentações
contavam com a presença do percussionista francês
David Villefort.
Segundo Effe, em entrevista
ao jornal O Globo, em 2001, "sempre usamos percussão
nos disco, mas no palco éramos um quarteto. Não
tínhamos esta preocupação."
Novo Mundo trazia
as seguintes composições:
01. Você não
consegue entender (Dé Palmeira - Humberto Effe)
02 Porta-bandeira (Dé Palmeira - Humberto Effe)
03. Presidente Vargas (Humberto Effe)
04. Rua do desequilíbrio (Humberto Effe)
05. Zig zag 2 (Humberto Effe - Dé Palmeira)
06. O filme (Humberto Effe)
07. Novo mundo (Humberto Effe)
08. Até onde for seguir (Humberto Effe - Dé Palmeira)
09. Pra deixar de ficar só (Humberto Effe)
10. Me diga seu nome (Ismael Silva - Noel Rosa)
11. Eletricidade (Humberto Effe)
O
grupo acabou chamando novamente a atenção e foram
um dos destaques do TIM Festival, em novembro de 2004,
o mais importante evento de música do país, na noite
do dia 6.
Eles abriram para a cantora
PJ Harvey e o Primal Scream. Dividir o palco, no entanto, não
animou muito os músicos.
Ou como disse disse Romanholi,
em uma entrevista ao Globo, em 2001: "O público
ainda é ligado no que é produzido lá fora.
Eu que já fui roqueiro radical, hoje não troco dez
Strokes por um Mestre Ambrósio."
Desde então, a banda
reuniu-se ocasionalmente, com planos de lançar um quarto
disco jamais concretizado. Os dois discos se encontram fora de
catálogo, mas eles foram reunidos na coletânea Picassos
Falsos Hot 20, ainda que com as faixas fora de ordem.
Deixo vocês com a
discografia da banda. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Picassos Falsos (1987)
Supercarioca (1988)
Picassos + Hojerizah (1994)
Picassos Falsos Hot 20 (1999)
Novo Mundo (2004)
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