John
Lydon, ex-Rotten, ex-Sex Pistols formou um dos grupos mais inovadores
e inclassificáveis dos anos 70 e 80. Desprezando a herança
punk, atacou de ritmos jamaicanos e muito trabalho em estúdio
para promover o Public Image Limited, ou simplesmente PiL, uma
verdadeira revolução.
Como
continuar a carreira mantendo o nível depois de anunciar
o fim de uma das mais importantes bandas da história? Muitos
tentaram, mas poucos conseguiram. Um deles foi John Lydon. Em
sua primeira mutação, foi Johnny Rotten, o líder
dos Sex Pistols, o grupo que mais arrepiou o mundo nos final da
década de 70.
A história da banda
já é famosa. Mas o que ninguém esperava é
que o líder, Rotten, fosse capaz de criar um grupo tão
inovador e importante depois dos Pistols. E Rotten conseguiu:
com o nome de John Lydon formou o Public Image Ltd. ou simplesmente
PiL para os mais chegados.
O PiL foi criado em 1978,
em algum ponto entre Nova York e Jamaica. Já sem Pistols,
Lydon queria criar um novo conceito sonoro, com baixos dissonantes,
bateria tribal e muitos overdubs nas guitarras.
Para montar a banda, ele
recrutou o baixista Jah Wobble, chamado por ele de "melhor
mau baixista do mundo", o guitarrista Keith Levene, que participou
dos primeiros meses de vida do The Clash e na bateria o desconhecido
Jim Walker, um músico de Vancouver.
Wobble
conta que apesar de ser amigo de Lydon desde 1971, não
ficou impressionado com o convite para formar o PiL. "Eu
pensei que John fosse fã do Led. Ele não era um
cara muito simpático, e costumava me comprar bebidas para
ficar meu amigo, porque ninguém gostava dele. Só
depois que ele se rastejou para perto de mim que deixei ele ser
meu companheiro."
O grupo começou a
trabalhar inicialmente com duas canções, Public
Image e Religion. O início foi confuso. Segundo um crítico
da New Musical Express, Neil Spencer, as músicas pareciam
mais serem de Electric Ladyland (disco de Jimi
Hendrix) do que ter alguma semelhança com canções
punks.
Alguns acharam que a banda
tinha forte influência de reggae. Wobble explicou: "Rock
é obsoleto, mas é nossa música, faz parte
da nossa cultura. Pessoas acham que nós estamos tocando
reggae, mas não queremos parecer com nenhuma banda de reggae.
É apenas uma de nossas influências, da mesma maneira
que toco pesado no baixo."
Uma das idéias básicas
do PiL (e que nunca funcionou bem) é que todos os integrantes
tinham o mesmo poder de decisão: "a música
é de nós quatro; os lucros também. Tudo dentro
do PiL funcionará dessa maneira", garantiu John.
Foi a jornalista Caroline
Coon a primeira sugerir o nome da nova banda de Lydon, ao escrever
uma matéria chamada Public Image. Ao descrever o som do
grupo para Coon, Lydon disse que era "totalmente pop, com
significados profundos".
Logo depois, o grupo ganhou
a capa da Melody Maker com o nome Public Image (sem o Ltd. ainda)
estampado. Mas não havia previsão de lançarem
alguma canção, que só aconteceu em setembro.
O primeiro compacto se chamava Public Image.
A banda atacava os grupos da moda, com a ácida crítica
de Lydon, tão comum nos tempos dos Sex Pistols. O compacto
trazia duas capas bem distintas: a primeira imitava os tablóides
ingleses e foi impressa com quatro páginas em papel de
jornal; a segunda foi mais tradicional usando o logo da Virgin,
com a cor verde no lado B e vermelha, no B, cuja canção
era "The Cowboy Song".
Eis a letra de "Public
Image":
Você nunca ouviu
uma palavra do que eu disse
Você só presta atenção nas roupas que
visto
Ou quando o interesse é mais profundo
É sobre a cor do meu cabelo
Imagem Pública
O que você queria nunca ficou claro
Atrás da imagem de ignorância e de medo
Você se esconde atrás da máquina pública
E ainda segue o velho esquema
Imagem Pública
Dois lados da mesma história
Alguém tem que me parar
Eu não sou o mesmo do começo
Eu não serei tratado como propriedade
Imagem Pública
Imagem Pública é o que você queria
Imagem Pública pertence a mim
É minha entrada
Minha auto-criação
Meu grande final
Meu adeus
O single foi eleito pelas
revistas inglesas como um dos destaques do ano. O grupo continuou
a trabalhar no disco de estréia e o nome ganhou o "Limited'
como uma ironia ao single de estréia.
"A banda se tornou uma
companhia limitada para parodiar nossa primeira canção",
explicou Lydon.
Uma
das primeiras preocupações do Pil era com sua imagem
e assim resolveram criar uma logomarca que seria adotada durante
toda a carreira do banda. Desenhando em banco e preto e tendo
apenas o "P" e o "L" maiúsculos, a
intenção era chamar a atenção desde
o começo.
Com a canção
indo bem nas paradas, continuaram a trabalhar com mais intensidade
no álbum de estréia. O trabalho foi lançado
no dia 8 de dezembro, apesar de terem sofrido por achar um estúdio
que quisesse gravar o PiL Lydon criticava as péssimas condições
de trabalho que os estúdios ofereciam.
Batizado
de First Issue (Primeiro Lançamento), o disco tinha
canções com "Fodderstomp", uma tonitruante
canção de sete minutos e meio, encharcada de dubs.
O disco pode ser dividido em dois: o lado mais pop, com singles,
como "Public Image", "Low Life" e o lado mais
experimental com "Religion", a própria "Fodderstomp"
e "Theme", a canção favorita de John neste
álbum.
"Nós começamos
as quatro, cinco da manhã. Fizemos um par de takes, mas
a máquina começou a fazer errado. Muito irritante.
Eu pensei que o som estava ótimo. Era uma barreira de guitarras
por todos os cantos, mas era apenas a guitarra de Keith. Ele é
surpreendente. Ele tem toda a loucura que os Pistols tinha no
começo."
Lydon explica o conceito
de algumas outras composições: "'Religion'
eu escrevi quando estava no Sex Pistols, mas eles se recusaram
a gravar. 'Low Life' é sobre Sid Vicious e como ele se
tornou o pior tipo de rock'n' roll star. 'Annalisa' eu escrevi
após ler uma história inacreditável de um
velho casal alemão que morava em uma fazenda e que acharam
que sua filha estava possuída pelo demônio e por
causa disso a trancaram em um quarto até ela morrer de
fome. Fiquei chocado em ver que esses métodos do século
XV ainda possam existir. "
Mas o mais divertido para
o vocalista foi o sucesso de "Public Image": "a
gravadora disse que o disco não tinha um hit e ficaram
surpresos quando ela chegou ao nono posto na parada inglesa. Isso
me fez ver como os executivos não conseguem reconhecer
uma boa canção."
O disco foi atacado por não
ser rock and roll e extremamente pretensioso. A banda respondia
dizendo que eles queriam ir além do básico. A intenção
básica de Lydon era perder os fãs dos Pistols, deixar
o Rotten para trás. "Não existe coisa mais
datada que punk. Os fãs cuspiam em mim, me chamavam de
traidor do movimento. Eu mandava comerem merda e morrerem. Quem
precisa daquele som ainda? Eu queria evoluir como músico
e não ficar parado no tempo, sendo o ícone de um
movimento que já estava morto."
First Issue
fez relativo sucesso na Inglaterra. E se chocou os ingleses com
um som totalmente diferente, iria chocar muito mais com o próximo
lançamento: Metal Box, um álbum com três
EPs de doze polegadas e em 45 RPM. Mas isso é assunto para
outra coluna.
Discografia
Public Image Limited/First
Issue (1978)
Metal Box (1979)
Second Edition (1980)
Paris Au Printemps (1980)
Flowers of Romance (1981)
Live in Tokyo (1983)
Commercial Zone (1984)
This is What You Want...This is What You Get (1984)
Album (1986) (no formato CD o disco chama-se “CD”)
Happy? (1987)
9 (1989)
Greatest Hits... So Far (1990)
That What Is Not (1992)
Plastic Box (1999)
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