Um disco de rock
pesado convencional estrelando John Lydon e amigos. Assim Album
é considerado por parte de fãs e críticas,
que levaram um choque quando o disco saiu em 1986, com as presenças
do guitarrista Steve Vai e do baterista Ginger Baker, ex-Cream.
Além do conceito genérico que permeia não
apenas o nome do trabalho, mas tudo que saiu depois, o disco é
a última ponta de criatividade de Lydon, que ainda tentou
resgatar alguma com Happy? seu sucessor, lançado semanas
depois da passagem do PiL pelo Brasil.
Após
os fracos resultados de This is What You Want...This is
What You Get, Lydon demitiu Martin Atkins e se viu novamente
sem banda.
O disco tinha feito que
muitos fãs virassem as costas para o grupo, por ser considerado
um disco mais comercial. Irritado, Lydon afirmava que a banda
não tinha um caminho devidamente traçado e que se
permitia a arriscar.
A crítica, porém,
não o perdoou e o cantor desejava ver 1984 rapidamente
pelas costas. No entanto, havia ainda algumas boas novidades.
A primeira foi a parceria
com o rapper Afrika Bambaataa e juntos lançaram
o single World Destruction, sob o codinome de
Time Zone, canção que abre com o então presidente
dos EUA, Ronald Reagan, falando sobre o armageddon.
Um lançamento e
tanto para a véspera de Natal. Mas
a melhor novidade não foi o single e sim conhecer o produtor
Bill Laswell.
Há
anos que John sonhava em poder trabalhar com ele, por sua fama
de possuir uma técnica impecável, além de
adorar experimentar em estúdio.
Ele seria o mais fiel parceiro
de John após Keith Levene. O
single continha toda a potência sonora que o PiL tinha no
começo da carreira e John sentiu que poderia novamente
ter tudo o que havia perdido.
Os dois resolveram continuar
trabalhando e Bill o convidou para se juntar ao seu combo, The
Golden Palominos e John colocou voz em "The Animal Speaks,
do disco Vision of Excess.
John ficou radiante com
o resultado: "sempre quis conhecê-lo. Quando Afrika
me convidou e disse que Bill produziria, aceitei na hora. Sempre
quis trabalhar com ambos e não perdi a chance. O que mais
gostei nele é que sempre arranjávamos uma maneira
de nos desafiarmos e acho que ele nunca se decidiu se eu era apenas
um ignorante punk rocker ou se um músico que realmente
sabia o que estava falando."
Após
a colaboração, John tomou outras decisões:
a primeira foi se estabelecer definitivamente na América,
em especial, em Los Angeles. A segunda foi casar oficialmente
com sua antiga companheira Nora Foster e a terceira foi reagrupar
o grupo.
John chamou Jebbin Bruni
e Mark Schulz, além de Bill e começou a escrever
novas canções.
Após a lua-de-mel,
John resolveu que deveria entrar em estúdio novamente e,
apesar de Bruni e Schulz, terem co-escrito quatro das sete novas
canções, John não os convidou: "eram
extremamente inexperientes e como eu tinha um bom orçamento
pensei 'por que não chamar os melhores músicos disponíveis
para a empreitada?'".
Assim, John e Bill convidaram
o guitarrista Steve Vai, que havia feito fama trabalhando com
Frank Zappa, o baterista Ginger Baker, que vivia na Itália
e o tecladista japonês Ryuichi Sakamoto. "Ginger é
um músico extraordinário. Na primeira sessão,
arrebentou seu kit de bateria. Sabia que era o músico que
eu precisava. Além disso, sempre havia sonhado em trabalhar
com ele. E Sakamoto tinha um jeito diferente de tocar jazz."
Com tantos talentos juntos,
Bill ficou decepcionado quando perguntou a John o que ele queria
em termos de som. Lydon disse que queria fazer um disco de rock.
John queria o sucesso novamente e da maneira mais convencional
possível.
Em
janeiro de 1986, o grupo lança o primeiro single, Rise.
Bill havia feito um tremendo trabalho ao fazer um disco de rock,
mas explorando idéias do Golden Palominos e do Time Zone.
O disco impressiona pelo
som da bateria de Baker e pelos belos climas extraídos
por Vai. A letra é outro ponto forte, um manifesto contra
o racismo.
Outro porte fonte era a
embalagem genérica desenvolvida pela Hipgnosis. Conhecida
como 12 inch Single, Lydon queria que os fãs
ouvissem apenas a música, sem dar nenhum crédito
a mais. Lydon disse que a letra foi inspirada no manual de interrogatório
da polícia sul-africana e nos depoimentos de algumas vítimas.
"Rise" teve uma
aceitação unânime, chegando à 11ª
posição nas paradas britânicas. Apesar de
dizer que o PiL tinha mais público na América e
que era mais respeitado lá por seu trabalho com ele do
que com os Sex Pistols, sua grande audiência ainda estava
no Reino Unido.
John
precisou voltar à Londres no mesmo mês já
que sua batalha judicial contra Malcolm McLaren pelo controle
dos Sex Pistols chegava ao fim.
Lydon saiu vencedor, recebendo
um milhão de libras esterlinas e todo os direitos do filme
e disco The Great Rock'n'Roll Swindle, ao lado
de Paul Jones, Steve Cook e da família de Sid Vicious.
A fama e o dinheiro batiam
à sua porta de uma vez! "Um milhão de libras
e é todo meu!", berrava ao sair do tribunal.
John aproveitou a estadia
para dar várias entrevistas às revistas especializadas.
Nelas, exaltava sua vida em Los Angeles: "odeio o sol, mas
adoro a cidade. Acordo às 4 da tarde, vou para cama à
meia-noite e fico vendo filmes e absorvendo tudo que posso."
Em
outra questão central, admitiu que não tinha mais
o idealismo com o qual se vestiu nos primeiros anos do PiL: 'sei
que falei demais sobre isso no passado e acabei me vendo preso
em um buraco por essas declarações. Sou honesto
o suficiente ao admitir que errei. Oficialmente, o PiL agora é
formado apenas por mim e as pessoas com que convido para trabalhar.
Não terei mais um grupo."
Em fevereiro, Lydon aparece
no programa de TV Top of The Pops com amigos e no mesmo
mês é lançado Album. Em CD
seria chamado de "CD" em Cassette teria o mesmo nome
- "Cassette".
O disco causou frisson
e alguns críticos consideraram o melhor disco de heavy
metal já feito. Porém, alguns ficaram decepcionados
com o resultado dizendo que nada tinha a ver com o PiL, já
que não era mais perigoso e nem subversivo. Lydon conseguia
toda a polêmica que queria. O disco ficou em 10ª lugar
na parada e entre os primeiros por seis semanas e tinha as seguintes
faixas:
Lado A
01. "F.F.F."
(John Lydon, Bill Laswell) – 5:32
02. "Rise" (Lydon, Laswell) – 6:04
03. "Fishing" (Lydon, Jebin Bruni, Mark Schulz) –
5:20
04. "Round" (Lydon, Schulz) – 4:24
Lado B
01. "Bags" (Lydon,
Bruni, Schulz) – 5:28
02. "Home" (Lydon, Laswell) – 5:49
03. "Ease" (Lydon, Bruni) – 8:09
Na
pressa de faturar mais, sai em abril o novo single, Home,
que se mostra um fracasso nas paradas, alcançando apenas
a 75ª posição, tendo "Round", no
lado B.
Mesmo com as baixas vendagens
estão longe de desanimá-lo, no entanto e rapidamente
começar a montar uma banda, já que em maio se iniciaria
a turnê pelo Reino Unido.
Lydon ainda se sentia intoxicado
pelo ótimo momento: "não consigo descrever
a alegria imensa que senti quando Miles Davis apareceu no estúdio
e disse que eu cantava da mesma maneira que ele tocava. Foi o
maior elogio que já recebi!"
Desta maneira, John corre
atrás de músicos, chamando Allan Dias (baixo), Bruce
Smith (bateria), Lu Edmonds (teclados) e a grande estrela de todos;
o guitarrista John McGeoch.
McGeoch
era um veterano da cena inglesa, tendo passado por luminares como
Magazine e Siouxsie and the Banshees.
Ao receber o convite, John
nem pensou duas vezes e abandonou o barco do Armoury Show, que
tinha acabado de lançar seu primeiro e único LP.
McGeoch, porém,
penou para transcrever as partes de guitarra de Steve Vai: "Steve
é um músico fantástico e fiquei semanas em
casa trancado tentando reproduzir aquilo tudo." E o mais
incrível é que Vai tinha gravado sua parte em apenas
dois dias.
Lydon e McGeoch se conheciam
desde 1982, em Nova York, e havia ficado a promessa de trabalharem
juntos, assim que possível.
Em 7 de maio, o PIL sobe
ao palco do Hanley Victoria Hall e o show começa quente.
Lydon leva uma garrafada. Para provocar os antigos fãs
e confundir os jornalistas, Lyson ousou abrir os shows com uma
fita pré-gravada de "Kashmir", clássico
do Led Zeppelin e que ia contra tudo aquilo que os punks odiavam.
E ainda ousava tocar "Pretty Vacant", dos Sex Pistols.
John dizia que adorava a música.
A
turnê seguia selvagem, violentíssima e várias
vezes os músicos precisaram sair do palco correndo.
John se defendia quando
era perguntado porque estava tocando Sex Pistols novamente e se
não havia se transformado em uma auto-paródia: "
o público veio me ver, somente a mim e é o que terão."
A crítica começou
a criticar a postura do novo PiL e rapidamente os shows começaram
a ter menos público e após a fraca recepção
nos Estados Unidos a turnê européia continuou violenta.
A banda não conseguia
tocar todas as músicas e foi devidamente abortada quando
McGeoch levou um garrafada, em Viena, no dia 12 de setembro. Saldo
total: 40 pontos no seu rosto.
O grupo acabou sumindo
e só foi notícia novamente quando voltou a gravar
um novo disco, desta vez em Londres, Milton Keynes. Pela primeira
vez, a formação era estável e em agosto é
lançado o single Seattle com o lado B
tendo "Selfish Rubbish".
John
considera "Seattle" uma de suas melhores faixas e ganhou
esse título porque foi escrita na cidade norte-americana.
Em agosto um grande acontecimento:
o PiL vem para o Brasil e faz alguns shows em solo brasileiro.
Em setembro é lançado o novo disco, Happy?,
que não rende elogios e consegue uma baixa vendagem.
Lydon se lembra do clima
pesado das gravações: "o disco tinha uma carga
muito pesada, negativa. Em minha cabeça eu imaginava uma
coisa com marchas militares, algo bem destrutivo."
McGeoch recorda que entraram
em estúdio com apenas três canções.
Era algo bem caótico."
Happy?
tinha as seguintes canções:
Lado A
01. "Seattle"
02. "Rules and Regulations"
03. "The Body"
04. "Save Me"
Lado B
01. "Hard Times"
02. "Open and Revolving"
03. "Angry"
04. "Fat Chance Hotel"/"Save Me" (unlisted
instrumental)
A excursão só
começa após 24 de setembro, pois Allan Dias quebra
seu pulso e as apresentações são novamente
com casa vazia. Em novembro viajam para os Estados Unidos e fecham
a excursão com três shows no Japão.
o grupo volta a se dissolver
com Lydon tentando reativar sua carreira, mas sem McGeoch, que
deixa o grupo definitivamente. Conseguiria o intento?
Bom, isso é papo
para outra coluna. Um abraço e até mais!
Discografia
Public Image Limited/First
Issue (1978)
Metal Box (1979)
Second Edition (1980)
Paris Au Printemps (1980)
Flowers of Romance (1981)
Live in Tokyo (1983)
Commercial Zone (1984)
This is What You Want...This is What You Get (1984)
Album (1986) (no formato CD o disco chama-se “CD”)
Happy? (1987)
9 (1989)
Greatest Hits... So Far (1990)
That What Is Not (1992)
Plastic Box (1999)
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