252 - PiL - Album e Happy?

Um disco de rock pesado convencional estrelando John Lydon e amigos. Assim Album é considerado por parte de fãs e críticas, que levaram um choque quando o disco saiu em 1986, com as presenças do guitarrista Steve Vai e do baterista Ginger Baker, ex-Cream. Além do conceito genérico que permeia não apenas o nome do trabalho, mas tudo que saiu depois, o disco é a última ponta de criatividade de Lydon, que ainda tentou resgatar alguma com Happy? seu sucessor, lançado semanas depois da passagem do PiL pelo Brasil.


Após os fracos resultados de This is What You Want...This is What You Get, Lydon demitiu Martin Atkins e se viu novamente sem banda.

O disco tinha feito que muitos fãs virassem as costas para o grupo, por ser considerado um disco mais comercial. Irritado, Lydon afirmava que a banda não tinha um caminho devidamente traçado e que se permitia a arriscar.

A crítica, porém, não o perdoou e o cantor desejava ver 1984 rapidamente pelas costas. No entanto, havia ainda algumas boas novidades.

A primeira foi a parceria com o rapper Afrika Bambaataa e juntos lançaram o single World Destruction, sob o codinome de Time Zone, canção que abre com o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, falando sobre o armageddon.

Um lançamento e tanto para a véspera de Natal. Mas a melhor novidade não foi o single e sim conhecer o produtor Bill Laswell.

Há anos que John sonhava em poder trabalhar com ele, por sua fama de possuir uma técnica impecável, além de adorar experimentar em estúdio.

Ele seria o mais fiel parceiro de John após Keith Levene. O single continha toda a potência sonora que o PiL tinha no começo da carreira e John sentiu que poderia novamente ter tudo o que havia perdido.

Os dois resolveram continuar trabalhando e Bill o convidou para se juntar ao seu combo, The Golden Palominos e John colocou voz em "The Animal Speaks, do disco Vision of Excess.

John ficou radiante com o resultado: "sempre quis conhecê-lo. Quando Afrika me convidou e disse que Bill produziria, aceitei na hora. Sempre quis trabalhar com ambos e não perdi a chance. O que mais gostei nele é que sempre arranjávamos uma maneira de nos desafiarmos e acho que ele nunca se decidiu se eu era apenas um ignorante punk rocker ou se um músico que realmente sabia o que estava falando."

capa do disco do Golden PalominosApós a colaboração, John tomou outras decisões: a primeira foi se estabelecer definitivamente na América, em especial, em Los Angeles. A segunda foi casar oficialmente com sua antiga companheira Nora Foster e a terceira foi reagrupar o grupo.

John chamou Jebbin Bruni e Mark Schulz, além de Bill e começou a escrever novas canções.

Após a lua-de-mel, John resolveu que deveria entrar em estúdio novamente e, apesar de Bruni e Schulz, terem co-escrito quatro das sete novas canções, John não os convidou: "eram extremamente inexperientes e como eu tinha um bom orçamento pensei 'por que não chamar os melhores músicos disponíveis para a empreitada?'".

Assim, John e Bill convidaram o guitarrista Steve Vai, que havia feito fama trabalhando com Frank Zappa, o baterista Ginger Baker, que vivia na Itália e o tecladista japonês Ryuichi Sakamoto. "Ginger é um músico extraordinário. Na primeira sessão, arrebentou seu kit de bateria. Sabia que era o músico que eu precisava. Além disso, sempre havia sonhado em trabalhar com ele. E Sakamoto tinha um jeito diferente de tocar jazz."

Com tantos talentos juntos, Bill ficou decepcionado quando perguntou a John o que ele queria em termos de som. Lydon disse que queria fazer um disco de rock. John queria o sucesso novamente e da maneira mais convencional possível.

capa do single RiseEm janeiro de 1986, o grupo lança o primeiro single, Rise. Bill havia feito um tremendo trabalho ao fazer um disco de rock, mas explorando idéias do Golden Palominos e do Time Zone.

O disco impressiona pelo som da bateria de Baker e pelos belos climas extraídos por Vai. A letra é outro ponto forte, um manifesto contra o racismo.

Outro porte fonte era a embalagem genérica desenvolvida pela Hipgnosis. Conhecida como 12 inch Single, Lydon queria que os fãs ouvissem apenas a música, sem dar nenhum crédito a mais. Lydon disse que a letra foi inspirada no manual de interrogatório da polícia sul-africana e nos depoimentos de algumas vítimas.

"Rise" teve uma aceitação unânime, chegando à 11ª posição nas paradas britânicas. Apesar de dizer que o PiL tinha mais público na América e que era mais respeitado lá por seu trabalho com ele do que com os Sex Pistols, sua grande audiência ainda estava no Reino Unido.

John precisou voltar à Londres no mesmo mês já que sua batalha judicial contra Malcolm McLaren pelo controle dos Sex Pistols chegava ao fim.

Lydon saiu vencedor, recebendo um milhão de libras esterlinas e todo os direitos do filme e disco The Great Rock'n'Roll Swindle, ao lado de Paul Jones, Steve Cook e da família de Sid Vicious.

A fama e o dinheiro batiam à sua porta de uma vez! "Um milhão de libras e é todo meu!", berrava ao sair do tribunal.

John aproveitou a estadia para dar várias entrevistas às revistas especializadas. Nelas, exaltava sua vida em Los Angeles: "odeio o sol, mas adoro a cidade. Acordo às 4 da tarde, vou para cama à meia-noite e fico vendo filmes e absorvendo tudo que posso."

capa do disco AlbumEm outra questão central, admitiu que não tinha mais o idealismo com o qual se vestiu nos primeiros anos do PiL: 'sei que falei demais sobre isso no passado e acabei me vendo preso em um buraco por essas declarações. Sou honesto o suficiente ao admitir que errei. Oficialmente, o PiL agora é formado apenas por mim e as pessoas com que convido para trabalhar. Não terei mais um grupo."

Em fevereiro, Lydon aparece no programa de TV Top of The Pops com amigos e no mesmo mês é lançado Album. Em CD seria chamado de "CD" em Cassette teria o mesmo nome - "Cassette".

O disco causou frisson e alguns críticos consideraram o melhor disco de heavy metal já feito. Porém, alguns ficaram decepcionados com o resultado dizendo que nada tinha a ver com o PiL, já que não era mais perigoso e nem subversivo. Lydon conseguia toda a polêmica que queria. O disco ficou em 10ª lugar na parada e entre os primeiros por seis semanas e tinha as seguintes faixas:

Lado A

01. "F.F.F." (John Lydon, Bill Laswell) – 5:32
02. "Rise" (Lydon, Laswell) – 6:04
03. "Fishing" (Lydon, Jebin Bruni, Mark Schulz) – 5:20
04. "Round" (Lydon, Schulz) – 4:24

Lado B

01. "Bags" (Lydon, Bruni, Schulz) – 5:28
02. "Home" (Lydon, Laswell) – 5:49
03. "Ease" (Lydon, Bruni) – 8:09

Na pressa de faturar mais, sai em abril o novo single, Home, que se mostra um fracasso nas paradas, alcançando apenas a 75ª posição, tendo "Round", no lado B.

Mesmo com as baixas vendagens estão longe de desanimá-lo, no entanto e rapidamente começar a montar uma banda, já que em maio se iniciaria a turnê pelo Reino Unido.

Lydon ainda se sentia intoxicado pelo ótimo momento: "não consigo descrever a alegria imensa que senti quando Miles Davis apareceu no estúdio e disse que eu cantava da mesma maneira que ele tocava. Foi o maior elogio que já recebi!"

Desta maneira, John corre atrás de músicos, chamando Allan Dias (baixo), Bruce Smith (bateria), Lu Edmonds (teclados) e a grande estrela de todos; o guitarrista John McGeoch.

Lydon e McGeochMcGeoch era um veterano da cena inglesa, tendo passado por luminares como Magazine e Siouxsie and the Banshees.

Ao receber o convite, John nem pensou duas vezes e abandonou o barco do Armoury Show, que tinha acabado de lançar seu primeiro e único LP.

McGeoch, porém, penou para transcrever as partes de guitarra de Steve Vai: "Steve é um músico fantástico e fiquei semanas em casa trancado tentando reproduzir aquilo tudo." E o mais incrível é que Vai tinha gravado sua parte em apenas dois dias.

Lydon e McGeoch se conheciam desde 1982, em Nova York, e havia ficado a promessa de trabalharem juntos, assim que possível.

Em 7 de maio, o PIL sobe ao palco do Hanley Victoria Hall e o show começa quente. Lydon leva uma garrafada. Para provocar os antigos fãs e confundir os jornalistas, Lyson ousou abrir os shows com uma fita pré-gravada de "Kashmir", clássico do Led Zeppelin e que ia contra tudo aquilo que os punks odiavam. E ainda ousava tocar "Pretty Vacant", dos Sex Pistols. John dizia que adorava a música.

da esquerda para a direita: Allan Dias, John Lydon e John McGeoch; embaixo: Bruce Smith (boina) e Lou EdmundsA turnê seguia selvagem, violentíssima e várias vezes os músicos precisaram sair do palco correndo.

John se defendia quando era perguntado porque estava tocando Sex Pistols novamente e se não havia se transformado em uma auto-paródia: " o público veio me ver, somente a mim e é o que terão."

A crítica começou a criticar a postura do novo PiL e rapidamente os shows começaram a ter menos público e após a fraca recepção nos Estados Unidos a turnê européia continuou violenta.

A banda não conseguia tocar todas as músicas e foi devidamente abortada quando McGeoch levou um garrafada, em Viena, no dia 12 de setembro. Saldo total: 40 pontos no seu rosto.

O grupo acabou sumindo e só foi notícia novamente quando voltou a gravar um novo disco, desta vez em Londres, Milton Keynes. Pela primeira vez, a formação era estável e em agosto é lançado o single Seattle com o lado B tendo "Selfish Rubbish".

capa do disco Happy?John considera "Seattle" uma de suas melhores faixas e ganhou esse título porque foi escrita na cidade norte-americana.

Em agosto um grande acontecimento: o PiL vem para o Brasil e faz alguns shows em solo brasileiro. Em setembro é lançado o novo disco, Happy?, que não rende elogios e consegue uma baixa vendagem.

Lydon se lembra do clima pesado das gravações: "o disco tinha uma carga muito pesada, negativa. Em minha cabeça eu imaginava uma coisa com marchas militares, algo bem destrutivo."

McGeoch recorda que entraram em estúdio com apenas três canções. Era algo bem caótico."

Happy? tinha as seguintes canções:

Lado A

01. "Seattle"
02. "Rules and Regulations"
03. "The Body"
04. "Save Me"

Lado B

01. "Hard Times"
02. "Open and Revolving"
03. "Angry"
04. "Fat Chance Hotel"/"Save Me" (unlisted instrumental)

A excursão só começa após 24 de setembro, pois Allan Dias quebra seu pulso e as apresentações são novamente com casa vazia. Em novembro viajam para os Estados Unidos e fecham a excursão com três shows no Japão.

o grupo volta a se dissolver com Lydon tentando reativar sua carreira, mas sem McGeoch, que deixa o grupo definitivamente. Conseguiria o intento?

Bom, isso é papo para outra coluna. Um abraço e até mais!

Discografia

Public Image Limited/First Issue (1978)
Metal Box (1979)
Second Edition (1980)
Paris Au Printemps (1980)
Flowers of Romance (1981)
Live in Tokyo (1983)
Commercial Zone (1984)
This is What You Want...This is What You Get (1984)
Album (1986) (no formato CD o disco chama-se “CD”)
Happy? (1987)
9 (1989)
Greatest Hits... So Far (1990)
That What Is Not (1992)
Plastic Box (1999)

 


 

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