O ano de 1969 foi
prolífico para o Pink Floyd, que lançou dois discos;
a trilha-sonora do filme More e Ummagumma, um disco duplo, metade
de estúdio e outra metade ao vivo, nos mesmo moldes de
Wheels of Fire, do Cream. Com a formação solidificada
em Waters, Mason, Mason e Right, o Floyd começava a encontrar
sua própria voz, antes de virar um dos maiores nomes dos
anos 70.
O
Pink Floyd ainda estava tentando se organizar após a saída
de Barrett, quando recebeu um convite do diretor Barbet Schroeder
para participar da trilha-sonora de um filme que ia dirigir.
Essa seria a segunda experiência
da banda com trilhas-sonoras, já que em 1967 haviam feito
as músicas de Tonight! Let's All Make Love in London
e também do filme The Committee, em 1968, que trazia a
inédita "Careful with That Axe, Eugene". A banda
aceitou prontamente o convite.
O filme conta a história
de uma estudante alemã que vai para Ibiza e que se envolve
com drogas, especialmente a heroína. O filme não
faz muito sucesso e, segundo David Gilmour, o diretor Schroeder,
que mesmo conhecendo bem a língua inglesa, fez um roteiro
sem força, usando gírias fora de contexto e de forma
errônea.
O filme fez sua estréia
no Festival Internacional de Cannes, em 13 de maio de 1969, e
a trilha-sonora foi lançada em junho. Uma curiosidade:
duas músicas que aparecem no filme e composta e pela banda
não constam no disco: "Seabird" e "Hollywood".
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Cirrus Minor" (Roger Waters)
– 5:18
2. "The Nile Song" (Waters) – 3:26
3. "Crying Song" (Waters) – 3:33
4. "Up the Khyber" (Nick Mason, Richard Wright) –
2:12
5. "Green Is the Colour" (Waters) – 2:58
6. "Cymbaline" (Waters) – 4:50
7. "Party Sequence" (Gilmour, Mason, Waters, Wright)
– 1:07
Lado B
1. "Main Theme" (Gilmour, Mason,
Waters, Wright) – 5:28
2. "Ibiza Bar" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) –
3:19
3. "More Blues" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) –
2:12
4. "Quicksilver" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) –
7:13
5. "A Spanish Piece" (Gilmour) – 1:05
6. "Dramatic Theme" (Gilmour, Mason, Waters, Wright)
– 2:15
Nos
Estados Unidos, o disco foi chamado apenas de More e
no Reino Unido teve títulos
diferentes.
A edição
da EMI chamou o disco de Soundtrack from the Film More,
mas quando saiu apenas pela Harvest (uma subsidiária) o
nome era Original Motion Picture More - Played and Composed
by The Pink Floyd.
O disco ficou em nono lugar
no Reino Unido, mas apenas em 153ª posição
nos EUA. Apenas duas músicas do LP acabaram entrando em
uma futura coletânea do grupo, "Cirrus
Minor" e "The Nile Song",
presentes em Relics, lançada em 1971.
Logo após o lançamento,
o Floyd se tranca novamente em estúdio para lançar
um novo disco autoral. Para muitos,
Ummagumma - uma gíria de Cambridge para
designar relação sexual - não pode ser considerado
um disco do grupo, já que cada membro escreveu um tema
próprio no lado "de estúdio", por sugestão
do tecladista Richard Wright.
"Esse não é
um disco do grupo. O lado ao vivo soa, hoje em dia, incrivelmente
antiquado, embora o show do Floyd no Mothers, em Birmigham tenha
sido considerado um grande evento. Estávamos procurando
uma maneira de montar um novo disco e a EMI era muito mesquinha
nessa época e não tínhamos muitos recursos",
relembra Nick Mason.
O mais apavorado de todos
era Gilmour. Ele confessou que ficou tenso com a idéia,
pois jamais havia escrito uma canção e não
tinha idéia do que usar nas letras. "Liguei para Roger
e pedi para me ajudá-lo. Ele disse 'não' e desligou."
O
disco ao vivo foi gravado nos concertos em The Mother's Club in
Birmingham, no dia 27 de abril de 1969 e no Manchester College
of Commerce, no dia 2 de maio. Curiosamente, nos créditos,
constam que foram gravados no mês de junho, o que é
incorreto.
Ummagumma
seria o primeiro lançamento oficial do Floyd pelo selo
Harvest, ligada à EMI e foi o primeiro álbum do
grupo a ficar entre os 100 primeiros na América, alcançando
a 74ª posição. Na Inglaterra, alcançou
o quinto posto.
O disco teve um pequeno
problema com a canção "Interstellar Overdrive".
Ela seria usada no lado ao vivo, mas jamais entrou, por dois possíveis
motivos: um seria referente à direitos autorais - havia
sido escrita por Syd Barrett, o que é estranho, já
que "Astronomy Domine", também composta por ele,
estava no álbum. O outro motivo - e mais possível
- é que ela teve problemas na fidelidade da gravação
e acabou sendo dada como brinde a alguns amigos do grupo, como
o DJ John Peel.
O LP trazia uma capa muito
bem bolada. São quatro fotos, uma dentro da outra, trazendo,
em cada um delas, um integrante sentado em um banco e os demais
faziam poses diferentes, ao fundo. Há também uma
diferença: na edição inglesa aparece a capa
da trilha-sonora do filme Gigi, de 1958, estrelando
Leslie Caron, mas que foi retirada da versão norte-americana
por problemas autorais.
O LP trazia as seguintes faixas:
Disco 1 - Ao vivo
Lado 1
1. "Astronomy Domine" (Syd Barrett)
– 8:29
2. "Careful with That Axe, Eugene" (Roger Waters, Rick
Wright, David Gilmour, Nick Mason) – 8:50
Lado 2
1. "Set the Controls for the Heart
of the Sun" (Waters) – 9:15
2. "A Saucerful of Secrets" (Gilmour/Waters/Mason/Wright)
– 12:48
"Something Else"
"Syncopated Pandemonium"
"Storm Signal"
"Celestial Voices"
Disco 2 - Estúdio
Lado 1
1. "Sysyphus" (Wright) –
12:59 (on LP); 13:26 (on CD)
Part 1 – 4:29 (on LP); 1:08 (on CD)
Part 2 – 1:45 (on LP); 3:30 (on CD)
Part 3 – 3:07 (on LP); 1:49 (on CD)
Part 4 – 3:38 (on LP); 6:59 (on CD)
2. "Grantchester Meadows" (Waters) – 7:26
3. "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together
in a Cave and Grooving with a Pict" (Waters) – 4:59
Lado 2
1. "The Narrow Way" (Gilmour)
– 12:17
Part 1 – 3:27
Part 2 – 2:53
Part 3 – 5:57
2. "The Grand Vizier's Garden Party" (Mason) –
8:44
Part 1: "Entrance" – 1:00
Part 2: "Entertainment" – 7:06
Part 3: "Exit" – 0:38
Enquanto o lado "ao
vivo" foi produzido pelo grupo, Norman Smith ficou encarregado
do de estúdio. O disco gerou elogios e críticas
entre os membros. Gilmour o considera mal gravado e disse que
pensaram em refazê-lo. Richard Wright concorda com o guitarrista,
mas salientou que a experiência o ensinou muito em termos
de composição e de estrutura. Ironicamente, demoraria
19 anos para o Floyd lançar um novo disco ao vivo, já
sem Roger Waters, para se "redimirem", fato que aconteceu
com Delicate Sound of Thunder. O terceiro disco
ao vivo da banda seria P•U•L•S•E, de 1995.
Talvez a faixa mais interessante
seja a de Roger Waters, "Several Species of Small Furry Animals
Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict", que
traz uma mensagem escondida entre os minutos 4:32 e 4:33. Se você
colocar o vinil em meia velocidade ouvirá David dizendo
"This is pretty avant garde, isn't it?".
Biggin
Hill, em Kent, foi escolhida para tirar a foto da contra-capa,
onde aparece uma perua, equipamentos e dois roadies - Pete Watts
e Alan Stiles - mostrando todo o arsenal do grupo. Alan Stiles
seria homenageado na faixa "Alan's Psychedelic Breakfast",
no disco Atom Heart Mother.
Dessa maneira, o Floyd
lançava um disco "individual" feito pelo grupo.
"Éramos realmente individualistas", confessou
Nick Mason, que levou sua esposa Lindy para tocar flauta em "The
Grand Vizier's Garden Party", de sua autoria.
O próximo disco,
Atom Heart Mother, o famoso "disco da vaca",
seria o primeiro a ter o "verdadeiro som" do Pink Floyd,
ainda que Gilmour o odeie até hoje. Mas isso é papo
para outra coluna. Um abraço e até mais.
Discografia
The Piper at the Gates of Dawn (1967)
A Saucerful of Secrets (1968)
Soundtrack from the Film More (1969)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Relics (1971)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
The Dark Side of the Moon (1973)
A Nice Pair (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
A Collection of Great Dance Songs (1981)
The Final Cut (1983)
Works (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound of Thunder (1988)
Shine On (1992)
The Division Bell (1994)
P•U•L•S•E (1995)
Is There Anybody Out There? (2000)
Echoes: The Best of Pink Floyd (2001)
Oh, By The Way (caixa com 14 CDs, 2007)
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