346 - Pink Floyd - More e Ummagumma

O ano de 1969 foi prolífico para o Pink Floyd, que lançou dois discos; a trilha-sonora do filme More e Ummagumma, um disco duplo, metade de estúdio e outra metade ao vivo, nos mesmo moldes de Wheels of Fire, do Cream. Com a formação solidificada em Waters, Mason, Mason e Right, o Floyd começava a encontrar sua própria voz, antes de virar um dos maiores nomes dos anos 70.


O Pink Floyd ainda estava tentando se organizar após a saída de Barrett, quando recebeu um convite do diretor Barbet Schroeder para participar da trilha-sonora de um filme que ia dirigir.

Essa seria a segunda experiência da banda com trilhas-sonoras, já que em 1967 haviam feito as músicas de Tonight! Let's All Make Love in London e também do filme The Committee, em 1968, que trazia a inédita "Careful with That Axe, Eugene". A banda aceitou prontamente o convite.

edição inglesa da EMIcapa original do LP

O filme conta a história de uma estudante alemã que vai para Ibiza e que se envolve com drogas, especialmente a heroína. O filme não faz muito sucesso e, segundo David Gilmour, o diretor Schroeder, que mesmo conhecendo bem a língua inglesa, fez um roteiro sem força, usando gírias fora de contexto e de forma errônea.

O filme fez sua estréia no Festival Internacional de Cannes, em 13 de maio de 1969, e a trilha-sonora foi lançada em junho. Uma curiosidade: duas músicas que aparecem no filme e composta e pela banda não constam no disco: "Seabird" e "Hollywood".

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. "Cirrus Minor" (Roger Waters) – 5:18
2. "The Nile Song" (Waters) – 3:26
3. "Crying Song" (Waters) – 3:33
4. "Up the Khyber" (Nick Mason, Richard Wright) – 2:12
5. "Green Is the Colour" (Waters) – 2:58
6. "Cymbaline" (Waters) – 4:50
7. "Party Sequence" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) – 1:07

Lado B

1. "Main Theme" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) – 5:28
2. "Ibiza Bar" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) – 3:19
3. "More Blues" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) – 2:12
4. "Quicksilver" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) – 7:13
5. "A Spanish Piece" (Gilmour) – 1:05
6. "Dramatic Theme" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) – 2:15

Nos Estados Unidos, o disco foi chamado apenas de More e no Reino Unido teve títulos diferentes.

A edição da EMI chamou o disco de Soundtrack from the Film More, mas quando saiu apenas pela Harvest (uma subsidiária) o nome era Original Motion Picture More - Played and Composed by The Pink Floyd.

O disco ficou em nono lugar no Reino Unido, mas apenas em 153ª posição nos EUA. Apenas duas músicas do LP acabaram entrando em uma futura coletânea do grupo, "Cirrus Minor" e "The Nile Song", presentes em Relics, lançada em 1971.

Logo após o lançamento, o Floyd se tranca novamente em estúdio para lançar um novo disco autoral. Para muitos, Ummagumma - uma gíria de Cambridge para designar relação sexual - não pode ser considerado um disco do grupo, já que cada membro escreveu um tema próprio no lado "de estúdio", por sugestão do tecladista Richard Wright.

"Esse não é um disco do grupo. O lado ao vivo soa, hoje em dia, incrivelmente antiquado, embora o show do Floyd no Mothers, em Birmigham tenha sido considerado um grande evento. Estávamos procurando uma maneira de montar um novo disco e a EMI era muito mesquinha nessa época e não tínhamos muitos recursos", relembra Nick Mason.

O mais apavorado de todos era Gilmour. Ele confessou que ficou tenso com a idéia, pois jamais havia escrito uma canção e não tinha idéia do que usar nas letras. "Liguei para Roger e pedi para me ajudá-lo. Ele disse 'não' e desligou."

O disco ao vivo foi gravado nos concertos em The Mother's Club in Birmingham, no dia 27 de abril de 1969 e no Manchester College of Commerce, no dia 2 de maio. Curiosamente, nos créditos, constam que foram gravados no mês de junho, o que é incorreto.

Ummagumma seria o primeiro lançamento oficial do Floyd pelo selo Harvest, ligada à EMI e foi o primeiro álbum do grupo a ficar entre os 100 primeiros na América, alcançando a 74ª posição. Na Inglaterra, alcançou o quinto posto.

O disco teve um pequeno problema com a canção "Interstellar Overdrive". Ela seria usada no lado ao vivo, mas jamais entrou, por dois possíveis motivos: um seria referente à direitos autorais - havia sido escrita por Syd Barrett, o que é estranho, já que "Astronomy Domine", também composta por ele, estava no álbum. O outro motivo - e mais possível - é que ela teve problemas na fidelidade da gravação e acabou sendo dada como brinde a alguns amigos do grupo, como o DJ John Peel.

O LP trazia uma capa muito bem bolada. São quatro fotos, uma dentro da outra, trazendo, em cada um delas, um integrante sentado em um banco e os demais faziam poses diferentes, ao fundo. Há também uma diferença: na edição inglesa aparece a capa da trilha-sonora do filme Gigi, de 1958, estrelando Leslie Caron, mas que foi retirada da versão norte-americana por problemas autorais.

O LP trazia as seguintes faixas:

Disco 1 - Ao vivo


Lado 1

1. "Astronomy Domine" (Syd Barrett) – 8:29
2. "Careful with That Axe, Eugene" (Roger Waters, Rick Wright, David Gilmour, Nick Mason) – 8:50

Lado 2

1. "Set the Controls for the Heart of the Sun" (Waters) – 9:15
2. "A Saucerful of Secrets" (Gilmour/Waters/Mason/Wright) – 12:48
"Something Else"
"Syncopated Pandemonium"
"Storm Signal"
"Celestial Voices"

Disco 2 - Estúdio

Lado 1

1. "Sysyphus" (Wright) – 12:59 (on LP); 13:26 (on CD)
Part 1 – 4:29 (on LP); 1:08 (on CD)
Part 2 – 1:45 (on LP); 3:30 (on CD)
Part 3 – 3:07 (on LP); 1:49 (on CD)
Part 4 – 3:38 (on LP); 6:59 (on CD)
2. "Grantchester Meadows" (Waters) – 7:26
3. "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict" (Waters) – 4:59

Lado 2

1. "The Narrow Way" (Gilmour) – 12:17
Part 1 – 3:27
Part 2 – 2:53
Part 3 – 5:57
2. "The Grand Vizier's Garden Party" (Mason) – 8:44
Part 1: "Entrance" – 1:00
Part 2: "Entertainment" – 7:06
Part 3: "Exit" – 0:38

Enquanto o lado "ao vivo" foi produzido pelo grupo, Norman Smith ficou encarregado do de estúdio. O disco gerou elogios e críticas entre os membros. Gilmour o considera mal gravado e disse que pensaram em refazê-lo. Richard Wright concorda com o guitarrista, mas salientou que a experiência o ensinou muito em termos de composição e de estrutura. Ironicamente, demoraria 19 anos para o Floyd lançar um novo disco ao vivo, já sem Roger Waters, para se "redimirem", fato que aconteceu com Delicate Sound of Thunder. O terceiro disco ao vivo da banda seria P•U•L•S•E, de 1995.

Talvez a faixa mais interessante seja a de Roger Waters, "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict", que traz uma mensagem escondida entre os minutos 4:32 e 4:33. Se você colocar o vinil em meia velocidade ouvirá David dizendo "This is pretty avant garde, isn't it?".

Biggin Hill, em Kent, foi escolhida para tirar a foto da contra-capa, onde aparece uma perua, equipamentos e dois roadies - Pete Watts e Alan Stiles - mostrando todo o arsenal do grupo. Alan Stiles seria homenageado na faixa "Alan's Psychedelic Breakfast", no disco Atom Heart Mother.

Dessa maneira, o Floyd lançava um disco "individual" feito pelo grupo. "Éramos realmente individualistas", confessou Nick Mason, que levou sua esposa Lindy para tocar flauta em "The Grand Vizier's Garden Party", de sua autoria.

O próximo disco, Atom Heart Mother, o famoso "disco da vaca", seria o primeiro a ter o "verdadeiro som" do Pink Floyd, ainda que Gilmour o odeie até hoje. Mas isso é papo para outra coluna. Um abraço e até mais.


Discografia

The Piper at the Gates of Dawn (1967)
A Saucerful of Secrets (1968)
Soundtrack from the Film More (1969)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Relics (1971)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
The Dark Side of the Moon (1973)
A Nice Pair (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
A Collection of Great Dance Songs (1981)
The Final Cut (1983)
Works (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound of Thunder (1988)
Shine On (1992)
The Division Bell (1994)
P•U•L•S•E (1995)
Is There Anybody Out There? (2000)
Echoes: The Best of Pink Floyd (2001)
Oh, By The Way (caixa com 14 CDs, 2007)

 

Colunas