357 - Pink Floyd - Atom Heart Mother

Após "enterrar" definitivamente Syd Barrett no disco ao vivo de Ummagumma, o Floyd partiu para o primeiro LP do quarteto formado por Waters, Gilmour, Wright e Mason. Se A Saucerful of Secrets foi um disco com faixas da era Barrett e Ummagumma era muito um disco de projetos solos do que um álbum de banda, Atom Heart Mother seria o verdadeiro primeiro disco da nova fase: longas suítes instrumentais, canção conectadas uma às outras e passagens mais elaboradas. Ao mesmo via, Roger Waters exercer um domínio na banda, coisa que não ocorria na era Syd. O Floyd dava seu cartão de visita e seria uma das mais populares bandas de década.


Logo após o lançamento de Ummagumma, a banda esteve envolvida em outro projeto de trilha-sonora. Desta vez, era em Zabriskie Point, filme dirigido por Michelangelo Antonioni, outro filme, que analisava o movimento hippie e a contra-cultura.

Porém, ao invés de fazer toda a trilha-sonora, a bnda contribuiu apenas com três faixas: "Heart Beat, Pig Meat", "Crumbling Land" e "Come in Number 51, Your Time Is Up", que era uma regravação de "Careful With That Axe, Eugene".

E, mais uma vez, a banda ficou insatisfeita com o resultado da trilha-sonora: "ficamos três ou quatro semanas em Roma e pareceu uma eternidade. Antonioni não gostava de nada para a trilha-sonora, realmente não. Assim, utilizou apenas algumas músicas nossas e a que mais gostou foi 'Come in Number 51, Your Time Is Up'. Mas não entendemos o que ele queria: 'Crumbling Land', por exemplo, era country e tinham várias bandas americanas que poderiam fazer isso bem melhor do que nós, mas acabou nos escolhendo. Muito estranho", lembrou David Gilmour.

O LP trazia os seguintes artistas e músicas:

Lado 1

1. Pink Floyd – "Heart Beat, Pig Meat" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 3:11
2. Kaleidoscope – "Brother Mary" (David Lindley) – 2:39
3. Grateful Dead – "Dark Star" (excerpt) (Jerry Garcia/Mickey Hart/Robert Hunter/Bill Kreutzmann/Phil Lesh/Ron "Pigpen" McKernan/Bob Weir) – 2:30
4. Pink Floyd – "Crumbling Land" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 4:13
5. Patti Page – "Tennessee Waltz" (Pee Wee King/Redd Stewart) – 3:01
6. The Youngbloods – "Sugar Babe" (Jesse Colin Young) – 2:12

Lado 2

1. Jerry Garcia – "Love Scene" (Jerry Garcia) – 7:02
2. Roscoe Holcomb – "I Wish I Was a Single Girl Again" (Roscoe Holcomb/Traditional) – 1:54
3. Kaleidoscope – "Mickey's Tune" (David Lindley) – 1:40
4. John Fahey – "Dance of Death" (John Fahey) – 2:42
5. Pink Floyd – "Come in Number 51, Your Time Is Up" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 5:01

Passado essa fase, era hora de entrar numa nova era. O grupo resolve se juntar ao compositor de avant-garde Ron Geesin para a concepção do novo álbum.

A banda passaria quase seis meses trancada nos estúdios Abbey Road para fazer as novas composições.

O grupo desejava enterrar de uma vez por todas o fantasma de Syd Barrett. E, após muito trabalho, é lançado o disco Atom Heart Mother.

O disco trazia várias peculiaridades: primeiro o título, tirado de última hora de uma notícia sobre uma mulher com um marca-passo no coração que dera luz. Depois, por conter uma vaca na capa do LP.

A idéia era ir contra a idéia do Pink Floyd ser uma banda psicodélica e por isso mandaram o fotógrafo Storm Thorgerson ao campo, com ordens de encontrar uma imagem "normal". E Storm, ao ver a vaca Lulubelle III, perto de Potters Bar, a imortalizou.

Ao ser lançado, Atom Heart Mother, recebeu críticas diversas. Mesmos os membros do Floyd confessam que detestam algumas faixas.

O disco abre com a longa suíte "Atom Heart Mother", que ocupa todo o lado A. Gimour, por exemplo, odeia a canção e disse que não suportava tocá-la ao vivo. Já Ron Geesin a adora, especialmente "por causa dos royalties". Mason conta que a faixa foi construída por ele e Waters apenas com baixo e bateria e que pediram a ajuda de Ron para adicionar metais, corais, algo bem grandioso.

Segundo John Peel, o título indecifrável foi tema de várias "teses" entre os fãs, especialmente na América: "acho que alguns até montaram alguma seita com esse nome", contava deliciado.

Mas Atom Heart Mother ainda insistiu na idéia de que todos compusessem faixas para o disco, embora agora não tocassem sozinhos, como em Ummagumma, mas em conjunto.

O lado B, com faixas curtas, traz alguns belos momentos, como a balada "If", "Summer '68" e "Fat Old Sun". O disco fecharia, no entanto, com uma composição estranha e, em certos momentos, desagradável: "Alan's Psychedelic Breakfast", uma brincadeira com o roadie Alan Stiles. A faixa narra o dia de Alan enquanto prepara e toma seu café da manhã. Momentos como o da mastigação, por exemplo, causam certo desconforto ao ouvinte.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Atom Heart Mother" (Mason, Gilmour, Waters, Wright, Geeser) 23:44
a. "Father's Shout"
b. "Breast Milky"
c. "Mother Fore"
d. "Funky Dung"
e. "Mind Your Throats, Please"
f. "Remergence"

Lado 2

1. "If" (Waters) 4:31
2. "Summer '68" (Wright) 5:29
3. "Fat Old Sun" (Gilmour) 5:24
4. "Alan's Psychedelic Breakfast" (Waters, Mason, Gilmour, Wright)
a. "Rise and Shine"
b. "Sunny Side Up"
c. "Morning Glory"

Passado quase quatro décadas, o disco ainda divide os membros: Gilmour o considera abominável, mas Mason o considera válido para aquele período, especialmente porque Ron Geesin os ensinou muito sobre técnicas de gravação.

No palco, a faixa favorita da banda era "Fat Old Sun", onde Gilmour começava a se firmar como um dos maiores guitarristas da década. O disco acabaria chegando ao topo da parada britânica, embora ficasse apenas na 55ª posição, na América. Seria uma nova era para a banda, que alcançaria o ápice três anos depois.

Deixo vocês com a discografia da banda. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

The Piper at the Gates of Dawn (1967)
A Saucerful of Secrets (1968)
Soundtrack from the Film More (1969)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Relics (1971)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
The Dark Side of the Moon (1973)
A Nice Pair (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
A Collection of Great Dance Songs (1981)
The Final Cut (1983)
Works (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound of Thunder (1988)
Shine On (1992)
The Division Bell (1994)
P•U•L•S•E (1995)
Is There Anybody Out There? (2000)
Echoes: The Best of Pink Floyd (2001)
Oh, By The Way (caixa com 14 CDs, 2007)




 


 

Colunas