"Meddle
é um dos meus discos favoritos. Para mim, é o começo
de tudo o que o Pink Floyd faria". Palavras ditas por David
Gilmour, que, finalmente, parecia feliz com um álbum de
estúdio de sua banda. Gravado aos pedaços em vários
estúdios durante a turnê promocional de Atom Heart
Mother, o disco traz uma das mais músicas mais emblemáticas
da banda, a belíssima "Echoes", que ocupava todo
o lado B. O Floyd começava a encontrar o que tanto buscava.
Mas, antes do novo disco
de estúdio, a EMI resolveu lançar no mercado uma
coletânea, contendo músicas do tempos de Barrett
e coisas inéditas em LPs: Relics.
Relics
é notável em vários aspectos, pois pela primeira
vez, um LP trazia os clássicos "See Emily Play"
e "Arnold Layne", além de outras preciosidades,
tais como "Paintbox" (minha favorita deles), "Julia
Dream", "Careful with That Axe, Eugene" (versão
em estúdio) e a inédita "Biding My Time".
Relics
teve duas capas completamente distintas, sendo que a norte-americana
foi editada por aqui. A capa inglesa é um desenho feito
pelo baterista Nick Mason, nos anos em que estudou arquitetura
na Regent Street Polytechnic. O mesmo desenho seria utilizado
na edição em CD, na década de 90.
O LP teve um desempenho
modesto nas paradas, ficando em 32º lugar, na Inglaterra
e, na 153ª posição, nos EUA. O
disco trazia as seguintes músicas:
Lado A
1. "Arnold Layne" (Syd Barrett)
– 2:56
* Single A-side released 11 March 1967
* Lead vocals: Syd Barrett
2. "Interstellar Overdrive" (Syd Barrett/Roger Waters/Rick
Wright/Nick Mason) – 9:43
* From The Piper at the Gates of Dawn 1967
* Instrumental
3. "See Emily Play" (Syd Barrett) – 2:53
* Single A-side released 17 June 1967
* Lead vocals: Syd Barrett
4. "Remember a Day" (Rick Wright) – 4:29
* From A Saucerful of Secrets 1968
* Lead vocals: Rick Wright
5. "Paintbox" (Rick Wright) – 3:33
* Single B-Side to "Apples and Oranges",
released 18 November 1967
* Lead vocals: Rick Wright
Lado B
1. "Julia Dream" (Roger Waters)
– 2:37
* Single B-Side to "It Would Be So Nice",
released 13 April 1968
* Lead vocals: David Gilmour
2. "Careful with That Axe, Eugene" (David Gilmour/Roger
Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 5:45
* Single B-Side to "Point Me at the Sky",
released 7 December 1968
* Instrumental
3. "Cirrus Minor" (Roger Waters) – 5:18
* From Soundtrack from the Film More 1969
* Lead vocals: David Gilmour
4. "The Nile Song" (Roger Waters) – 3:25
* From Soundtrack from the Film More 1969
* Lead vocals: David Gilmour
5. "Biding My Time" (Roger Waters) – 5:18
* Previously unreleased
* Lead vocals: Roger Waters
6. "Bike" (Syd Barrett) – 3:21
* From The Piper at the Gates of Dawn 1967
* Lead vocals: Syd Barrett
Enquanto
isso, a banda cumpria uma exaustiva rotina de turnês e estúdios.
Basicamente, os shows giravam
em torno de um set-list fixo, com pouquíssimas variações.
As músicas eram:
"Astronomy Domine"
"Atom Heart Mother"
"Alan's Psychedelic Breakfast"
"A Saucerful of Secrets"
"Blues Jam"
"Careful With That Axe, Eugene"
"Cymbaline"
"The Embryo"
"Fat Old Sun"
"Green is the Color"
"Set the Controls for the Heart of the Sun"
Meddle
foi gravado entre os meses de junho e agosto de 1971, com produção
da banda e tendo Peter Brown, John Leckie, Rob Black e Roger Quested
como engenheiros nos estúdios Abbey Road, Air, EMI e Morgan,
em Londres.
O disco foi editado primeiro
nos Estados Unidos - 30 de outubro - e apenas no dia 5 de novembro,
no Reino Unido. Alcançou o terceiro posto, na Inglaterra
e apenas o 70º, na América. A capa trazia uma foto
diferente, "um ouvido embaixo d'água", que foi
usado como base para o desenho final, feito por Storm Thorgerson.
O disco tinha as seguintes
músicas:
Lado 1
01. One of These Days" (David Gilmour,
Nick Mason, Roger Waters, Richard Wright) 5:57
02. "A Pillow of Winds" (Gilmour, Waters) 5:10
03. "Fearless" (Gilmour, Waters) 6:08
04. "San Tropez" (Waters) 3:43
05. "Seamus" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) 2:16
Lado 2
01. "Echoes" (Gilmour, Mason,
Waters, Wright) 23:29
Além
da foto da capa, o encarte trazia uma foto da banda no encarte.
O disco mostrava uma evolução
clara do grupo, especialmente de David Gilmour, que começava
a se soltar e estava mais confortável dentro do grupo.
Com inspiradas composições e belíssimos solos,
Gilmour começava a deixar sua marca na história.
A
faixa de abertura, "One of These Days", abre com uma
melodia pesada de baixo, tocada por Waters e Gilmour.
No meio da canção,
há uma voz gutural que grita "One of these days I'm
going to cut you into little pieces" (Um dia desses te cortarei
em pequenos pedaços).
Era a estréia de
Nick Mason como "vocalista". Ela foi o único
single do disco. Na edição americana o lado B continha
"Fearless" e nas edições japonesas e italianas,
"Seamus".
A
segunda faixa, "A Pillow of Winds", traz como destaque
uma balada acústica escrita por Waters e Gilmour.
E segundo o baterista Nick
Mason traz uma referência ao jogo Mahjong, que tinham se
apaixonado durante a excursão promocional de Atom
Heart Mother. No encarte do CD, a canção
ganhou a imagem, colocada ao lado.
"Fearless" é
uma das mais emocionantes faixas do disco, com belo trabalho de
Gilmour e emocionante fundo vocal da torcida do Liverpool, entoando
o clássico "You'll Never Walk Alone", composta
por Rodgers & Hammerstein II. A canção é
uma espécie de símbolo da torcida do time inglês
e cantada até hoje quando jogam no estádio Anfield.
A
próxima faixa, "San Tropez" - imagem ao lado
- é composta por Roger Waters. Segundo David Gilmour, o
disco foi totalmente composto em janeiro e trabalhado ao longo
dos meses. Em "San Tropez" - segundo o guitarrista -
Roger veio com a canção totalmente completa e eles
tiveram apenas que aprender os acordes.
A próxima canção,
"Seamus", um raro exemplo de bom humor da banda, é
considerada por muitos fãs, como a pior composição
do Floyd. Seamus é o nome do cachorro do cantor Steve Marriott.
Gilmour lamenta que os fãs não tenham visto o mesmo
humor do que os músicos. No filme, Live at Pompeii,
ela recebe o título de "Mademoiselle Nobs"
E, finalmente, o disco
traz "Echoes", inteiramente no lado B. Há uma
lenda que a canção está sincronizada com
o filme de Stanley Kubrick 2001: A Space Odyssey,
lançado em 1968. A faixa tornou-se um dos marcos do catálogo
do grupo, uma das preferidas de fãs e da própria
banda. Ela já era executada antes sob o nome "The
Return of the Son of Nothing". Segundo Waters, o compositor
Andrew Lloyd Weber roubou partes dela para fazer The Phantom
of the Opera. Waters odeia o compositor e deixou isso
bem claro em seu disco-solo Amused to Death.
Apesar disso, jamais rolou algum processo sobre a questão.
Ao ser lançado,
o disco teve resenhas misturadas, embora tenha consolidado o nome
da banda, que teria, em breve, um imenso e definitivo desafio:
The Dark Side of the Moon. Mas isso é
papo para outra coluna. Um abraço e até mais.
Discografia
The Piper at the Gates of Dawn (1967)
A Saucerful of Secrets (1968)
Soundtrack from the Film More (1969)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Relics (1971)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
The Dark Side of the Moon (1973)
A Nice Pair (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
A Collection of Great Dance Songs (1981)
The Final Cut (1983)
Works (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound of Thunder (1988)
Shine On (1992)
The Division Bell (1994)
P•U•L•S•E (1995)
Is There Anybody Out There? (2000)
Echoes: The Best of Pink Floyd (2001)
Oh, By The Way (caixa com 14 CDs, 2007)
|