360 - Pink Floyd - Relics e Meddle

"Meddle é um dos meus discos favoritos. Para mim, é o começo de tudo o que o Pink Floyd faria". Palavras ditas por David Gilmour, que, finalmente, parecia feliz com um álbum de estúdio de sua banda. Gravado aos pedaços em vários estúdios durante a turnê promocional de Atom Heart Mother, o disco traz uma das mais músicas mais emblemáticas da banda, a belíssima "Echoes", que ocupava todo o lado B. O Floyd começava a encontrar o que tanto buscava.


capa inglesa de Relicscapa norte-americana de Relics

Mas, antes do novo disco de estúdio, a EMI resolveu lançar no mercado uma coletânea, contendo músicas do tempos de Barrett e coisas inéditas em LPs: Relics.

capa da edição em CDRelics é notável em vários aspectos, pois pela primeira vez, um LP trazia os clássicos "See Emily Play" e "Arnold Layne", além de outras preciosidades, tais como "Paintbox" (minha favorita deles), "Julia Dream", "Careful with That Axe, Eugene" (versão em estúdio) e a inédita "Biding My Time".

Relics teve duas capas completamente distintas, sendo que a norte-americana foi editada por aqui. A capa inglesa é um desenho feito pelo baterista Nick Mason, nos anos em que estudou arquitetura na Regent Street Polytechnic. O mesmo desenho seria utilizado na edição em CD, na década de 90.

O LP teve um desempenho modesto nas paradas, ficando em 32º lugar, na Inglaterra e, na 153ª posição, nos EUA. O disco trazia as seguintes músicas:

Lado A

1. "Arnold Layne" (Syd Barrett) – 2:56
* Single A-side released 11 March 1967
* Lead vocals: Syd Barrett
2. "Interstellar Overdrive" (Syd Barrett/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 9:43
* From The Piper at the Gates of Dawn 1967
* Instrumental
3. "See Emily Play" (Syd Barrett) – 2:53
* Single A-side released 17 June 1967
* Lead vocals: Syd Barrett
4. "Remember a Day" (Rick Wright) – 4:29
* From A Saucerful of Secrets 1968
* Lead vocals: Rick Wright
5. "Paintbox" (Rick Wright) – 3:33
* Single B-Side to "Apples and Oranges", released 18 November 1967
* Lead vocals: Rick Wright

Lado B

1. "Julia Dream" (Roger Waters) – 2:37
* Single B-Side to "It Would Be So Nice", released 13 April 1968
* Lead vocals: David Gilmour
2. "Careful with That Axe, Eugene" (David Gilmour/Roger Waters/Rick Wright/Nick Mason) – 5:45
* Single B-Side to "Point Me at the Sky", released 7 December 1968
* Instrumental
3. "Cirrus Minor" (Roger Waters) – 5:18
* From Soundtrack from the Film More 1969
* Lead vocals: David Gilmour
4. "The Nile Song" (Roger Waters) – 3:25
* From Soundtrack from the Film More 1969
* Lead vocals: David Gilmour
5. "Biding My Time" (Roger Waters) – 5:18
* Previously unreleased
* Lead vocals: Roger Waters
6. "Bike" (Syd Barrett) – 3:21
* From The Piper at the Gates of Dawn 1967
* Lead vocals: Syd Barrett

Enquanto isso, a banda cumpria uma exaustiva rotina de turnês e estúdios.

Basicamente, os shows giravam em torno de um set-list fixo, com pouquíssimas variações.

As músicas eram:

"Astronomy Domine"
"Atom Heart Mother"
"Alan's Psychedelic Breakfast"
"A Saucerful of Secrets"
"Blues Jam"
"Careful With That Axe, Eugene"
"Cymbaline"
"The Embryo"
"Fat Old Sun"
"Green is the Color"
"Set the Controls for the Heart of the Sun"

Meddle foi gravado entre os meses de junho e agosto de 1971, com produção da banda e tendo Peter Brown, John Leckie, Rob Black e Roger Quested como engenheiros nos estúdios Abbey Road, Air, EMI e Morgan, em Londres.

O disco foi editado primeiro nos Estados Unidos - 30 de outubro - e apenas no dia 5 de novembro, no Reino Unido. Alcançou o terceiro posto, na Inglaterra e apenas o 70º, na América. A capa trazia uma foto diferente, "um ouvido embaixo d'água", que foi usado como base para o desenho final, feito por Storm Thorgerson.

O disco tinha as seguintes músicas:

Lado 1

01. One of These Days" (David Gilmour, Nick Mason, Roger Waters, Richard Wright) 5:57
02. "A Pillow of Winds" (Gilmour, Waters) 5:10
03. "Fearless" (Gilmour, Waters) 6:08
04. "San Tropez" (Waters) 3:43
05. "Seamus" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) 2:16

Lado 2

01. "Echoes" (Gilmour, Mason, Waters, Wright) 23:29

Além da foto da capa, o encarte trazia uma foto da banda no encarte.

O disco mostrava uma evolução clara do grupo, especialmente de David Gilmour, que começava a se soltar e estava mais confortável dentro do grupo. Com inspiradas composições e belíssimos solos, Gilmour começava a deixar sua marca na história.

A faixa de abertura, "One of These Days", abre com uma melodia pesada de baixo, tocada por Waters e Gilmour.

No meio da canção, há uma voz gutural que grita "One of these days I'm going to cut you into little pieces" (Um dia desses te cortarei em pequenos pedaços).

Era a estréia de Nick Mason como "vocalista". Ela foi o único single do disco. Na edição americana o lado B continha "Fearless" e nas edições japonesas e italianas, "Seamus".

A segunda faixa, "A Pillow of Winds", traz como destaque uma balada acústica escrita por Waters e Gilmour.

E segundo o baterista Nick Mason traz uma referência ao jogo Mahjong, que tinham se apaixonado durante a excursão promocional de Atom Heart Mother. No encarte do CD, a canção ganhou a imagem, colocada ao lado.

"Fearless" é uma das mais emocionantes faixas do disco, com belo trabalho de Gilmour e emocionante fundo vocal da torcida do Liverpool, entoando o clássico "You'll Never Walk Alone", composta por Rodgers & Hammerstein II. A canção é uma espécie de símbolo da torcida do time inglês e cantada até hoje quando jogam no estádio Anfield.

A próxima faixa, "San Tropez" - imagem ao lado - é composta por Roger Waters. Segundo David Gilmour, o disco foi totalmente composto em janeiro e trabalhado ao longo dos meses. Em "San Tropez" - segundo o guitarrista - Roger veio com a canção totalmente completa e eles tiveram apenas que aprender os acordes.

A próxima canção, "Seamus", um raro exemplo de bom humor da banda, é considerada por muitos fãs, como a pior composição do Floyd. Seamus é o nome do cachorro do cantor Steve Marriott. Gilmour lamenta que os fãs não tenham visto o mesmo humor do que os músicos. No filme, Live at Pompeii, ela recebe o título de "Mademoiselle Nobs"

E, finalmente, o disco traz "Echoes", inteiramente no lado B. Há uma lenda que a canção está sincronizada com o filme de Stanley Kubrick 2001: A Space Odyssey, lançado em 1968. A faixa tornou-se um dos marcos do catálogo do grupo, uma das preferidas de fãs e da própria banda. Ela já era executada antes sob o nome "The Return of the Son of Nothing". Segundo Waters, o compositor Andrew Lloyd Weber roubou partes dela para fazer The Phantom of the Opera. Waters odeia o compositor e deixou isso bem claro em seu disco-solo Amused to Death. Apesar disso, jamais rolou algum processo sobre a questão.

Ao ser lançado, o disco teve resenhas misturadas, embora tenha consolidado o nome da banda, que teria, em breve, um imenso e definitivo desafio: The Dark Side of the Moon. Mas isso é papo para outra coluna. Um abraço e até mais.


Discografia

The Piper at the Gates of Dawn (1967)
A Saucerful of Secrets (1968)
Soundtrack from the Film More (1969)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Relics (1971)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
The Dark Side of the Moon (1973)
A Nice Pair (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
A Collection of Great Dance Songs (1981)
The Final Cut (1983)
Works (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound of Thunder (1988)
Shine On (1992)
The Division Bell (1994)
P•U•L•S•E (1995)
Is There Anybody Out There? (2000)
Echoes: The Best of Pink Floyd (2001)
Oh, By The Way (caixa com 14 CDs, 2007)




 


 

 

Colunas