Se você acha que o Pixies
merece ser citado apenas por ter sido o grande lar de Frank Black
e ter um mega hit como "Here Comes Your Man", não
sabe o que está deixando de conhecer. Em seu último
disco, Heathen, David Bowie regravou "Cactus". Kurt
Cobain afirmava para quem quisesse ouvir que o Nirvana não
teria nascido sem os Pixies, e até o U2 confessou que quando
a banda norte-americana abriu seus shows pela América,
na ZOO TV Tour, roubaram a cena. Com vocais divididos por Black
Francis (que depois mudaria seu nome para Frank Black) e Kim Deal
(que depois fez o sensacional Breeders), os Pixies acabaram sem
ter deixado um álbum abaixo do maravilhoso. Doolittle é
o terceiro lançamento do grupo e um dos mais importantes
discos dos anos 80 e um dos mais significativos dos últimos
20 anos.
Essa
é uma daquelas bandas que nunca queremos ver o final, mas
não ficamos tristes quando anunciam o fim, porque sabemos
que seria quase impossível manter o alto nível de
antes. Os Pixies souberam atingir o pico, ficar por lá
e darem adeus ao mundo quando não conseguiam mais a unidade
antiga. Sem um disco chato, sem um epitáfio lamentável.
Tristeza, só dos milhões de fãs e a certeza
que nenhum dos integrantes quando fizessem um outro grupo ou projeto
não conseguiriam repetir o nível.
Formado
em Boston em 1986, os Pixies sempre foram um peixe fora d’água
no cenário americano. Primeiro por assinarem com o prestigioso
selo inglês 4AD, selo dos Cocteau Twins, e que souberam
fazer belas capas de discos. Segundo, pelo seu mix sonoro, uma
espécie de surf music amplificada, com vocais
ásperos de Francis em contraponto às singelas interpretações
de Kim. Tão bacana como um Beach Boys do início
da carreira e tão sedutor quanto o Sonic Youth em seu auge,
mas sem a ingenuidade do primeiro e a inaudição
proposital do segundo.
A
figura central dessa brilhante banda é Black Francis, ou
Charles Micheal Kitridge Thompson IV, um desses prodígios
que na infância aprendeu tocar todos os instrumentos possíveis
como forma de erradicar sua timidez e explorar sua paixão
pelo rock. Desde a adolescência andava colado com Joey Santiago
e os dois tinham um sonho em montar uma banda de rock. Quando
foram para a Universidade de Massachusetts, moraram em alguns
dormitórios chamados U-Mass e Trompe Le Monde. O garoto
Charles era viciado em anos 60 - Beatles e Doors. Joey era mais
ligado ao movimento punk e seus inventores - Iggy Pop e David
Bowie. Eles não davam a mínima para a vida acadêmica
e faltavam das aulas para ficarem fumando baseados, ouvindo discos
ou dedilhando suas guitarras.
Foi
nesse período que acabou conhecendo um outro garoto chamado
J. Mascis. Charles estava vivendo na U-Mass e um dia seu companheiro
de quarto o mandou ir embora e disse que fosse viver com Mascis,
já que os dois eram igualmente estranhos. Charles era viciado
na Bíblia e fica lendo em voz alta sem parar. Vale ressaltar
que nem os Pixies ou o Dinosaur Jr. sequer fossem embriões.
Irritado com a vida que levava, Charles abandonou o curso de Economia
no segundo ano e foi ser um aluno de intercâmbio em Porto
Rico. Sua primeira opção era a Universidade de Cork,
na Irlanda, mas preferiu Porto Rico para poder melhorar seu espanhol.
Porém, acabou não gostando do país, por ter
uma mentalidade muito “americana” e por sua forte
raiz católica. Em maio de 1986, acabou voltando para Boston,
depois de sentir-se frustrado com sua vida em Porto Rico e decidiu
que iria ver o cometa Haley atravessar o mundo, na Nova Zelândia.
Abortou a idéia e finalmente resolveu montar uma banda
com seu amigo Joey.
O nome Pixies foi invenção de Joey, que tinha nascido
nas Filipinas, falava a língua Tagalog e ficava horas e
horas caçando em dicionários palavras que tivessem
uma boa sonoridade. Colocaram um anúncio em um jornal local
convocando músicos. Apenas uma garota chamada Kim Deal
respondeu e levou consigo sua irmã Kelley. Mas Kim não
tinha instrumento algum e Charles deu para Kim 50 dólares
para que fosse até a cidade de Dayton, em Ohio, para que
convencesse a sua irmã emprestasse o baixo e que ela assumisse
a função de baterista. Como Kelly recusou, Kim indicou
David Lovering para entrar no grupo.
Kim conta que respondeu
ao anúncio depois que viu quais as influências do
grupo: “o anúncio dizia: precisamos de uma baixista
que possa misturar Husker Dü com Peter, Paul and Mary. Eu
não resisti, precisei ver o que seria isso.”
O
grupo começou a ensaiar na garagem de David e seus primeiros
shows foram como banda de apoio para o Throwing Muses. Até
o final do ano, os Pixies começaram a trabalhar em material
próprio e gravaram uma fita demo com oito canções:
“Build High”, “Down to the Well”, “Here
Comes Your Man”, “Ed is Dead”, “Brick
is Red”, “Weird at My School”, “Rock A
My Soul” e “I’m Amazed”. Durante as apresentações
com o Muses, o grupo foi fazendo amizade com Gary Smith, produtor
dos estúdios Fort Apache e que tinha virado um grande fã
da banda. Em uma noite, Gary convidou Charles para jantar e depois
fez com que gravasse algumas canções como vocalistas.
Ele já tinha feito o mesmo com outros músicos e
chamava essas gravações de “Sing For Your
Supper Sessions”. Animado, colocou os Pixies em estúdio
em março de 1987 e gravaram o “Purple Tape”,
com 18 canções.
Com
as canções gravadas, começaram a distribuir
o material para vários selos, entre eles o 4AD, da Inglaterra,
mesma companhia do Throwing Muses e do Cocteau Twins. As oito
canções acabariam sendo o primeiro disco da banda,
o EP Come on Pilgrim, lançado em outubro.
As gravações foram custeadas pelo pai de Charles,
que desembolsou 1000 dólares.
Para
o segundo disco, foi chamado o produtor Steve Albini, um músico
ligado à cena independente norte-americana, especialmente
os grupos punks e hardcore. Steve deu um som mais poderoso, porém
soando de uma maneira mais desleixada, suja. Com o novo produtor,
a banda acabou gravando o disco em apenas duas semanas, necessitando
de mais dois dias para gravarem todos os vocais do clássico
Surfer Rosa. O grupo apareceu com as canções
"Down to the Wel" e "Rock a My Soul”, na
coletânea Sounds Waves 3 EP, em março
de 1988. Após os trabalhos, saíram em turnê
pelo Reino Unido e pela Europa, abrindo para os velhos conhecidos
Throwing Muses. Meses depois, voltaram a tocar pela Europa, ao
lado de My Bloody Valentine. Tanto prestígio resultou no
primeiro posto das paradas independentes britânicas.
Joey fez uma comparação
entre os dois primeiros discos: “Acho que Surfer
Rosa é muito mais maduro e elaborado do que Come
On Pilgrim, que teve muito pouco tempo de estúdio.
Steve nos deu uma nova visão do que devíamos fazer
e você percebe como evoluímos tremendamente de um
para o outro.”
Surfer Rosa foi eleito o disco do ano pela Melody
Maker e pela Sounds. A banda norte-americana definitivamente
havia chegado ao ápice no Reino Unido. Sem descanso, começaram
a trabalhar em algumas canções que já estavam
tocando em shows. Para a produção de um novo disco
escolheram Gil Norton, um especialista e trabalhar com overdubbing
de guitarras. A primeira coisa a se fazer, no entanto, foi buscar
Charles, que estava na Califórnia, em uma comunidade Pentecostal.
Sobre sua fascinação pela Bíblia, diria:
“A Bíblia é o melhor livro de histórias
que existe. Lá você encontra violência, sexo,
crimes.”
“Monkey
Gone To Heaven” foi o primeiro single do novo trabalho,
Doolittle, lançado em em setembro. O disco
abria com “Debaser” inspirada no filme Un
Chein Adalou, com influências do pintor espanhol
Salvador Dali. O disco tinha como tema principal a violência
e canções como “Wave of Mutilation”
ou “I Bleed” reforçam o tema-chave. “Into
the White” e “Monkey Gone to Heaven” tinham
sido gravadas por Gary Smith anos antes e se assemelhavam muito
com “Wintelong” antiga canção de Neil
Young, que os Pixies acabaram tocando no disco-tributo ao cantor
canadense chamado The Bridge. O disco arrecadou
dinheiro para a escola San Francisco’s Bridge para crianças
carentes, encabeçadas pelo próprio Young. A banda
também fez alguns shows pelo continente europeu com a banda
da favorita do vocalista, o Cure.
Mas se a banda ia bem, não esperava o estrelato causado
por “Here Comes Your Man”. “O ritmo leve, parece
aqueles hits dos anos 60, mas não era muito diferente do
que fazíamos. Talvez pelo refrão, pelas guitarras.
Eu não entendi quando ela estourou, mas de repente virou
o single da semana, do mês, e depois do ano. Foi divertido”,
lembra Joey.
O disco foi um sucesso
estrondoso, chegando a ficar entre os 100 primeiros álbuns
da parada americana e “Here Comes Your Man” entre
as 10 mais. Mas após três discos e quatro anos quase
sem descanso, o grupo resolveu descansar. Foi o disco que fez
Bowie citar o grupo como o mais excitante do mundo e dizer que
sonhava em realizar alguns shows conjuntos, o que acabaria acontecendo
no final de 1990.
Depois
do imenso sucesso, enquanto Charles (já rebatizado como
Black Francis) fazia uma excursão solo, Kim juntou-se a
amiga Tanya Donnely, do Throwing Muses e a baixista Josephine
Wiggs do Perfect Disaster, para criar as Breeders. Seria o começo
do final dos Pixies, que ainda gravariam dois discos, mas sucumbiriam
entre brigas internas cada vez maiores.
Fiquem com a letra de duas
grandes canções do disco, “Here Comes Your
Man” e “Monkey Gone To Heaven”. Até mais!
Here Comes Your
Man
Outside there's a box car waiting
outside the family stew
out by the fire breathing
outside we wait 'til face turns blue
i know the nervous walking
i know the dirty beard hangs
out by the box car waiting
take me away to nowhere plains
there is a wait so long
here comes your man
big shake on the
box car moving
big shake to the land that's falling down
is a wind makes a palm stop blowing
a big, big stone fall and break my crown
there is a wait so long
you'll never wait so long
here comes your man
there is a wait so long
you'll never wait so long
here comes your man
Monkey Gone To
Heaven
There was a guy
an under water guy who controlled the sea
got killed by ten million pounds of sludge
from new york and new jersey
this monkey's gone to heaven
the creature in
the sky
got sucked in ahole
now there's a hole in the sky
and the ground's not cold
and if the ground's not cold
everything is gonna burn
we'll all take turns
i'll get mine, too
this monkey's gone to haven
rock me joe!
if man is 5 [3x]
then the devil is 6 [5x]
then god is 7 [3x]
this monkey's gone to heaven
Discografia
EP Come on Pilgrim (1987)
Surfer Rosa (1988)
Doolitle (1989)
Bossanova (1990)
Trompe Le Monde (1991)
Death to the Pixies (1997)
Pixies at the BBC (1998)
Complete B-Sides (2001)
Pixies (2002)
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