72 - Pixies - Doolittle


Se você acha que o Pixies merece ser citado apenas por ter sido o grande lar de Frank Black e ter um mega hit como "Here Comes Your Man", não sabe o que está deixando de conhecer. Em seu último disco, Heathen, David Bowie regravou "Cactus". Kurt Cobain afirmava para quem quisesse ouvir que o Nirvana não teria nascido sem os Pixies, e até o U2 confessou que quando a banda norte-americana abriu seus shows pela América, na ZOO TV Tour, roubaram a cena. Com vocais divididos por Black Francis (que depois mudaria seu nome para Frank Black) e Kim Deal (que depois fez o sensacional Breeders), os Pixies acabaram sem ter deixado um álbum abaixo do maravilhoso. Doolittle é o terceiro lançamento do grupo e um dos mais importantes discos dos anos 80 e um dos mais significativos dos últimos 20 anos.




Kim DealEssa é uma daquelas bandas que nunca queremos ver o final, mas não ficamos tristes quando anunciam o fim, porque sabemos que seria quase impossível manter o alto nível de antes. Os Pixies souberam atingir o pico, ficar por lá e darem adeus ao mundo quando não conseguiam mais a unidade antiga. Sem um disco chato, sem um epitáfio lamentável. Tristeza, só dos milhões de fãs e a certeza que nenhum dos integrantes quando fizessem um outro grupo ou projeto não conseguiriam repetir o nível.

Joey SantiagoFormado em Boston em 1986, os Pixies sempre foram um peixe fora d’água no cenário americano. Primeiro por assinarem com o prestigioso selo inglês 4AD, selo dos Cocteau Twins, e que souberam fazer belas capas de discos. Segundo, pelo seu mix sonoro, uma espécie de surf music amplificada, com vocais ásperos de Francis em contraponto às singelas interpretações de Kim. Tão bacana como um Beach Boys do início da carreira e tão sedutor quanto o Sonic Youth em seu auge, mas sem a ingenuidade do primeiro e a inaudição proposital do segundo.

Black Francis ou Frank BlackA figura central dessa brilhante banda é Black Francis, ou Charles Micheal Kitridge Thompson IV, um desses prodígios que na infância aprendeu tocar todos os instrumentos possíveis como forma de erradicar sua timidez e explorar sua paixão pelo rock. Desde a adolescência andava colado com Joey Santiago e os dois tinham um sonho em montar uma banda de rock. Quando foram para a Universidade de Massachusetts, moraram em alguns dormitórios chamados U-Mass e Trompe Le Monde. O garoto Charles era viciado em anos 60 - Beatles e Doors. Joey era mais ligado ao movimento punk e seus inventores - Iggy Pop e David Bowie. Eles não davam a mínima para a vida acadêmica e faltavam das aulas para ficarem fumando baseados, ouvindo discos ou dedilhando suas guitarras.

David LoveringFoi nesse período que acabou conhecendo um outro garoto chamado J. Mascis. Charles estava vivendo na U-Mass e um dia seu companheiro de quarto o mandou ir embora e disse que fosse viver com Mascis, já que os dois eram igualmente estranhos. Charles era viciado na Bíblia e fica lendo em voz alta sem parar. Vale ressaltar que nem os Pixies ou o Dinosaur Jr. sequer fossem embriões. Irritado com a vida que levava, Charles abandonou o curso de Economia no segundo ano e foi ser um aluno de intercâmbio em Porto Rico. Sua primeira opção era a Universidade de Cork, na Irlanda, mas preferiu Porto Rico para poder melhorar seu espanhol. Porém, acabou não gostando do país, por ter uma mentalidade muito “americana” e por sua forte raiz católica. Em maio de 1986, acabou voltando para Boston, depois de sentir-se frustrado com sua vida em Porto Rico e decidiu que iria ver o cometa Haley atravessar o mundo, na Nova Zelândia. Abortou a idéia e finalmente resolveu montar uma banda com seu amigo Joey.


O nome Pixies foi invenção de Joey, que tinha nascido nas Filipinas, falava a língua Tagalog e ficava horas e horas caçando em dicionários palavras que tivessem uma boa sonoridade. Colocaram um anúncio em um jornal local convocando músicos. Apenas uma garota chamada Kim Deal respondeu e levou consigo sua irmã Kelley. Mas Kim não tinha instrumento algum e Charles deu para Kim 50 dólares para que fosse até a cidade de Dayton, em Ohio, para que convencesse a sua irmã emprestasse o baixo e que ela assumisse a função de baterista. Como Kelly recusou, Kim indicou David Lovering para entrar no grupo.

Kim conta que respondeu ao anúncio depois que viu quais as influências do grupo: “o anúncio dizia: precisamos de uma baixista que possa misturar Husker Dü com Peter, Paul and Mary. Eu não resisti, precisei ver o que seria isso.”



O grupo começou a ensaiar na garagem de David e seus primeiros shows foram como banda de apoio para o Throwing Muses. Até o final do ano, os Pixies começaram a trabalhar em material próprio e gravaram uma fita demo com oito canções: “Build High”, “Down to the Well”, “Here Comes Your Man”, “Ed is Dead”, “Brick is Red”, “Weird at My School”, “Rock A My Soul” e “I’m Amazed”. Durante as apresentações com o Muses, o grupo foi fazendo amizade com Gary Smith, produtor dos estúdios Fort Apache e que tinha virado um grande fã da banda. Em uma noite, Gary convidou Charles para jantar e depois fez com que gravasse algumas canções como vocalistas. Ele já tinha feito o mesmo com outros músicos e chamava essas gravações de “Sing For Your Supper Sessions”. Animado, colocou os Pixies em estúdio em março de 1987 e gravaram o “Purple Tape”, com 18 canções.

capa de Come On PilgrimCom as canções gravadas, começaram a distribuir o material para vários selos, entre eles o 4AD, da Inglaterra, mesma companhia do Throwing Muses e do Cocteau Twins. As oito canções acabariam sendo o primeiro disco da banda, o EP Come on Pilgrim, lançado em outubro. As gravações foram custeadas pelo pai de Charles, que desembolsou 1000 dólares.


capa de Surfer RosaPara o segundo disco, foi chamado o produtor Steve Albini, um músico ligado à cena independente norte-americana, especialmente os grupos punks e hardcore. Steve deu um som mais poderoso, porém soando de uma maneira mais desleixada, suja. Com o novo produtor, a banda acabou gravando o disco em apenas duas semanas, necessitando de mais dois dias para gravarem todos os vocais do clássico Surfer Rosa. O grupo apareceu com as canções "Down to the Wel" e "Rock a My Soul”, na coletânea Sounds Waves 3 EP, em março de 1988. Após os trabalhos, saíram em turnê pelo Reino Unido e pela Europa, abrindo para os velhos conhecidos Throwing Muses. Meses depois, voltaram a tocar pela Europa, ao lado de My Bloody Valentine. Tanto prestígio resultou no primeiro posto das paradas independentes britânicas.

Joey fez uma comparação entre os dois primeiros discos: “Acho que Surfer Rosa é muito mais maduro e elaborado do que Come On Pilgrim, que teve muito pouco tempo de estúdio. Steve nos deu uma nova visão do que devíamos fazer e você percebe como evoluímos tremendamente de um para o outro.”


Surfer Rosa foi eleito o disco do ano pela Melody Maker e pela Sounds. A banda norte-americana definitivamente havia chegado ao ápice no Reino Unido. Sem descanso, começaram a trabalhar em algumas canções que já estavam tocando em shows. Para a produção de um novo disco escolheram Gil Norton, um especialista e trabalhar com overdubbing de guitarras. A primeira coisa a se fazer, no entanto, foi buscar Charles, que estava na Califórnia, em uma comunidade Pentecostal. Sobre sua fascinação pela Bíblia, diria: “A Bíblia é o melhor livro de histórias que existe. Lá você encontra violência, sexo, crimes.”

capa de Doolittle“Monkey Gone To Heaven” foi o primeiro single do novo trabalho, Doolittle, lançado em em setembro. O disco abria com “Debaser” inspirada no filme Un Chein Adalou, com influências do pintor espanhol Salvador Dali. O disco tinha como tema principal a violência e canções como “Wave of Mutilation” ou “I Bleed” reforçam o tema-chave. “Into the White” e “Monkey Gone to Heaven” tinham sido gravadas por Gary Smith anos antes e se assemelhavam muito com “Wintelong” antiga canção de Neil Young, que os Pixies acabaram tocando no disco-tributo ao cantor canadense chamado The Bridge. O disco arrecadou dinheiro para a escola San Francisco’s Bridge para crianças carentes, encabeçadas pelo próprio Young. A banda também fez alguns shows pelo continente europeu com a banda da favorita do vocalista, o Cure.



Mas se a banda ia bem, não esperava o estrelato causado por “Here Comes Your Man”. “O ritmo leve, parece aqueles hits dos anos 60, mas não era muito diferente do que fazíamos. Talvez pelo refrão, pelas guitarras. Eu não entendi quando ela estourou, mas de repente virou o single da semana, do mês, e depois do ano. Foi divertido”, lembra Joey.

O disco foi um sucesso estrondoso, chegando a ficar entre os 100 primeiros álbuns da parada americana e “Here Comes Your Man” entre as 10 mais. Mas após três discos e quatro anos quase sem descanso, o grupo resolveu descansar. Foi o disco que fez Bowie citar o grupo como o mais excitante do mundo e dizer que sonhava em realizar alguns shows conjuntos, o que acabaria acontecendo no final de 1990.



Depois do imenso sucesso, enquanto Charles (já rebatizado como Black Francis) fazia uma excursão solo, Kim juntou-se a amiga Tanya Donnely, do Throwing Muses e a baixista Josephine Wiggs do Perfect Disaster, para criar as Breeders. Seria o começo do final dos Pixies, que ainda gravariam dois discos, mas sucumbiriam entre brigas internas cada vez maiores.

Fiquem com a letra de duas grandes canções do disco, “Here Comes Your Man” e “Monkey Gone To Heaven”. Até mais!

Here Comes Your Man


Outside there's a box car waiting
outside the family stew
out by the fire breathing
outside we wait 'til face turns blue
i know the nervous walking
i know the dirty beard hangs
out by the box car waiting
take me away to nowhere plains
there is a wait so long
here comes your man

big shake on the box car moving
big shake to the land that's falling down
is a wind makes a palm stop blowing
a big, big stone fall and break my crown
there is a wait so long
you'll never wait so long
here comes your man
there is a wait so long
you'll never wait so long
here comes your man

Monkey Gone To Heaven

There was a guy
an under water guy who controlled the sea
got killed by ten million pounds of sludge
from new york and new jersey
this monkey's gone to heaven

the creature in the sky
got sucked in ahole
now there's a hole in the sky
and the ground's not cold
and if the ground's not cold
everything is gonna burn
we'll all take turns
i'll get mine, too
this monkey's gone to haven

rock me joe!

if man is 5 [3x]
then the devil is 6 [5x]
then god is 7 [3x]
this monkey's gone to heaven

Discografia


EP Come on Pilgrim (1987)
Surfer Rosa (1988)
Doolitle (1989)
Bossanova (1990)
Trompe Le Monde (1991)
Death to the Pixies (1997)
Pixies at the BBC (1998)
Complete B-Sides (2001)
Pixies (2002)

 

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