Eles foram um dos expoentes do gênero
folk punk, uma mistura de música irlandesa com a força
do punk que dominou o final dos anos 70. Liderado por um dos mais
feios personagens da música, Shane MacGowan, os Pogues
tiveram seu começo punk, como os Mamilos Eretos, banda
que teve um single produzido por Paul Weller, do The Jam e até
Joe Strummer como vocalista temporário, em um dos vários
sumiços de Shane devido ao alcoolismo.
Poucas
bandas foram tão criativas com dois ritmos que aparentemente
combinam como água e vinho. Afinal,
o folk é uma música de raiz, enquanto o punk é
contemporâneo. Mesmo a mistura de acordeões, violinos
e outros instrumentos era muito raro no punk.
Mas para Shane MacGowan,
um inglês nascido em Kent no dia 25 de dezembro de 1957,
essa era uma mistura possível.
Filho de uma irlandesa chamada
Therese, Shane nasceu na casa dos avós, durante as férias.
O gosto musical veio através dos pais, que cultivavam o
amor pelo pelo jazz, blues e country, especialmente da mãe,
cantora e que já havia sido modelo em Dublin.
Três meses após
nascer Shane, a família voltou para Puckhaun, no condado
de Tipperary, na Irlanda. Seguindo os passos da mãe, Shane
rodeava os parentes para verem tocarem instrumentos como violinos,
banjos, acordeões. Isso marcaria para sempre sua vida.
Aos seis anos, mudou-se com
a família para Londres e lá começou a descobrir
seus dotes musicais. Shane começava a mostrar habilidade
para decorar poemas inteiros, para espanto dos pais e dos professores.
Aos 14 anos, ficou em segundo
lugar em um concurso de poesia de sua escola. Só não
foi mais adiante pois foi pego com drogas. Shane
passava o tempo fazendo bicos e perambulando pelas ruas até
ir trabalhar em um loja de discos chamado "Soho Records".
Em
1976, aos 18 anos foi sacudido pelo punk dos Sex Pistols e desobriu
o que queria fazer.
Depois de assistir os Pistols
passou a ser um habitué dos shows de punk da região.
Nessa época formou sua primeira banda, os Mamilos Eretos.
Um dos integrantes era Shanne
Bradley (depois do The Men They Couldn't Hang).
Lançaram o primeiro
single, "King Of The Bop", em 1976 e foi produzido por
Stan Brennan.
Nessa época servia
como banda suporte para Clash e Jam. Paul Weller gostou tanto
deles, que produziu o single "Happy Song". A banda terminou
em 1980 e deixou um disco para a posteridade: Only The End
Of The Beginning.
Durante os Mamilos, Shane
começou também a tocar na banda Millwall Chainsaws,
de Spider Stacey, futuro integrante dos Pogues. Por
volta de 81, era parte de uma banda sem nome e que era liderado
por um professor da escola. Nessa época, tocava baixo,
Jem Finer, guitarra e Ollie era o baterista.
Com
o tempo começou a tomar mais parte com a música
irlandesa tradicional do que com o punk. Noite após noite,
Shane, Spider e Jem sentavam-se em seu apartamento e ouviam o
grupo tradicional irlandês Dubliners (na foto, os
dois grupos juntos).
Uma noite, Shane e Ollie
pediram a um dono de bar que deixassem tocar música tradicional
irlandesa no bar. Foram aceitos. Em duas semanas debutaram com
músicas irlandesas de protesto. No primeiro show debutaram
como New Republicans.
Após esses shows,
Shane resolveu montar uma banda de músicos irlandeses.
Decidira que o começo seria para tocar apenas música
tradicional. Junto a Jem começaram a procurar alegremente
integrantes. Nessa época escreveu sua primeira canção,
"Streams of Whiskey".
Em
82, acharam mais quatro membros. O primeiro foi o baterista Andrew
Ranken, que tocava em uma banda de Cajun, ritmo de New Orleans.
Ao mesmo entrou a baixista Cait O'Riordan, que pouco tempo depois
casaria com Elvis Costello e deixaria o grupo.
Shane lembrou de James Fearnely,
que havia tocado em sua banda punk e o chamou. James achou piada
ter que aprender a tocar acordeão, mas acabou por aprender
o instrumento.
Em 4 de Outubro resolveram
fazer um show de estréia. Como não conseguiam um
nome, aceitaram o proposto por Spider Stacey, Pogue Mahone, que
em gaélico significa "beije meu rabo". Acharam
perfeito e foram em frente. Com o tempo, resolveram diminuir o
nome para Pogues. Dentro de alguns
meses começaram a ser a sensação de Londres
misturando a música irlandesa com a fúria do punk.
Em
1984, debutaram com Red Roses for Me. O primeiro disco
trazia composições assinadas por Shane com baladas
tradicionais do folclore irlandês.
A essa altura a banda consistia
em:
Shane MacGowan – Vocals/Guitar
Jem Finer – Banjo
Spider Stacy – Tin Whistle
James Fearnley – Accordion
Cait O'Riordan – Bass Guitar
Andrew Ranken – Drums
O disco continha as seguintes
faixas:
1. "Transmetropolitan"
(MacGowan) - 4:15
2. "The Battle of Brisbane" (MacGowan) - 1:49
3. "The Auld Triangle" (Dominic Behan, Brendan Behan)
- 4:20
4. "Waxie's Dargle" (Traditional) - 1:53
5. "Boys from the County Hell" (MacGowan) - 2:56
6. "Sea Shanty" (MacGowan) - 2:24
7. "Dark Streets of London" (MacGowan) - 3:33
8. "Streams of Whiskey" (MacGowan) - 2:32
9. "Poor Paddy" (Traditional) - 3:09
10. "Dingle Regatta" (Traditional) - 2:52
11. "Greenland Whale Fisheries" (Traditional) - 2:36
12. "Down in the Ground Where the Dead Men Go" (MacGowan)
- 3:30
13. "Kitty" (Traditional) - 4:23
Ao ser editado, em CD ganhou
algumas faixas extras e a participação de Phil Chevron,
como guitarrista em algumas faixas:
1. "The Leaving of
Liverpool" (Traditional)
2. "Muirshin Durkin" (Traditional)
3. "Repeal of the Licensing Laws" (instrumental) (Stacy)
4. "And the Band Played Waltzing Matilda" (Eric Bogle)
5. "Whiskey You're The Devil" (Traditional)
6. "The Wild Rover" (Traditional)
No
ano seguinte foi a vez de Rum Sodomy & the Lash, título
tirado de uma possível frase dita por Winston Churchill:
"Don't talk to me about naval tradition. It's nothing but
rum, sodomy, and the lash."
A idéia de usá-la
como título foi de Andrew Ranken. O grupo crescera com
a entrada de Phil Chevron como membro fixo.
O disco teve boa aceitação
no Reino Unido, ficando em It 13º lugar - o anterior fora
apenas o 89º e trazia as seguintes faixas:
1. "The Sick Bed of
Cúchulainn" (MacGowan) – 2:59
2. "The Old Main Drag" (MacGowan) – 3:19
3. "Wild Cats of Kilkenny" (MacGowan/Finer) –
2:48
4. "I'm a Man You Don't Meet Every Day" (traditional)
– 2:55
5. "A Pair of Brown Eyes" (MacGowan) – 4:54
6. "Sally MacLennane" (MacGowan) – 2:43
7. "A Pistol for Paddy Garcia"† (Finer) –
2:31
8. "Dirty Old Town" (MacColl) – 3:45
9. "Jesse James" (traditional) – 2:58
10. "Navigator" (Gaston) – 4:12
11. "Billy's Bones" (MacGowan) – 2:02
12. "The Gentleman Soldier" (traditional) – 2:04
13. "And the Band Played Waltzing Matilda" (Bogle) –
8:10
Ao ser editado, em CD ganhou
algumas faixas extras:
1. "The Sick Bed of
Cúchulainn" (MacGowan) – 2:59
2. "The Old Main Drag" (MacGowan) – 3:19
3. "Wild Cats of Kilkenny" (MacGowan/Finer) –
2:48
4. "I'm a Man You Don't Meet Every Day" (traditional)
– 2:55
5. "A Pair of Brown Eyes" (MacGowan) – 4:54
6. "Sally MacLennane" (MacGowan) – 2:43
7. "Dirty Old Town" (MacColl) – 3:45
8. "Jesse James" (traditional) – 2:58
9. "Navigator" (Gaston) – 4:12
10. "Billy's Bones" (MacGowan) – 2:02
11. "The Gentleman Soldier" (traditional) – 2:04
12. "And the Band Played Waltzing Matilda" (Bogle) –
8:10
13. "A Pistol for Paddy Garcia" (Finer) – 2:31
14. "London Girl" (MacGowan) – 3:05*
15. "Rainy Night in Soho" (MacGowan) – 5:36*
16. "Body of an American" (MacGowan) – 4:49*
17. "Planxty Noel Hill" (Finer) – 3:12*
18. "The Parting Glass" (traditional) – 2:14
O
disco em questão, If I Should Fall From Grace With God,
de 1988, é o mais consistente e o favorito de boa parte
dos fãs.
Produzido por Steve Lillywhite
- ficha corrida com o U2, Siouxsie and the Banshees, Peter Gabriel,
entre outros - trouxe sua esposa, Kirsty MacColl para as gravações.
O disco faria um sucesso estrondoso. A
faixa título que abre o disco é o clássico
Pogues.
Veja a letra em inglês
e português:
If I should fall from
grace with god
Where no doctor can relieve me
If I'm buried 'neath the sod
But the angels won't receive me
Let me go boys
Let me go boys
Let me go down in the mud
Where the rivers all run dry
This land was always ours
Was the proud land of our fathers
It belongs to us and them
Not to any of the others
Let them go boys
Let them go boys
Let them go down in the mud
Where the rivers all run dry
Bury me at sea
Where no murdered ghost can haunt me
If I rock upon the waves
No corpse can lie upon me
It's coming up three boys
Keeps coming up three boys
Let them go down in the mud
Where the rivers all run dry
If I should fall from
grace with god
Where no doctor can relieve me
If I'm buried 'neath the sod
And still the angels won't receive me
Let me go boys
Let me go boys
Let me go down in the mud
Where the rivers all run dry
TRADUÇÃO
Se
eu caísse nas graças de Deus
Onde nenhum médico pudessse me aliviar
Eu seria enterrado embaixo da grama
Mas nenhum anjo iria me receber
Deixem-me ir garotos
Deixem-me ir garotos
Deixem-me ir deitar na lama
Onde os rios ficam secos
Essa terra sempre foi
nossa
E foi a terra que orgulhava nossos pais
Pertencem a nós e a eles
E a ninguém mais
Deixem-me ir garotos
Deixem-me ir garotos
Deixem-me ir deitar na lama
Onde os rios ficam secam
Enterrado no mar
Onde nenhuma sombra de assassino poderá me assombrar
E se as rochas estão acima das ondas
Nenhum cadáver poderá deitar sobre mim
Estão vindo três
meninos
Vindo três meninos
Deixe-os deitados na lama
Onde os rios ficam secos
Se eu caísse nas
graças de Deus
Onde nenhum médico pudessse me aliviar
Eu seria enterrado embaixo da grama
Mas nenhum anjo iria me receber
Deixem-me ir garotos
Deixem-me ir garotos
Deixem-me ir deitar na lama
Onde os rios ficam secam
Mas
o grande sucesso do disco caberia ao dueto de Shane com Kirsty,
"Fairytale of New York". A canção subiu
direto ao segundo posto da parada inglesa, no Natal, perdendo
apenas para a versão que os Pet Shop Boys fizeram para
"Always on my Mind", de Elvis Presley.
A canção também
teve uma aceitação impressionante nos Estados Unidos,
com mais de 200 mil cópias vendidas e uma exposição
que nem os Pogues imaginariam.
É o primeiro disco
com o baixista Darryl Hunt - Cait O'Riordan já havia deixado
o grupo - e o álbum alcançaria o terceiro posto
na Inglaterra, com as seguinte faixas:
1. "If I Should Fall
from Grace with God" (Shane MacGowan) - 2:20
2. "Turkish Song of the Damned" (MacGowan, Jem Finer)
- 3:27
3. "Bottle of Smoke" (MacGowan, Finer) - 2:47
4. "Fairytale of New York" (MacGowan, Finer) - 4:36
5. "Metropolis" - 2:50 (Finer)
6. "Thousands Are Sailing" (Phil Chevron) - 5:28
7. "South Australia" (Traditional)† - 3:27
8. "Fiesta" (MacGowan, Finer) - 4:13
9. "Medley: The Recruiting Sergeant/The Rocky Road to Dublin/The
Galway Races" (Traditional) - 4:03
10. "Streets of Sorrow/Birmingham Six" (MacGowan, Terry
Woods) - 4:39
11. "Lullaby of London" (MacGowan) - 3:32
12. "The Battle March Medley" (Woods)†
13. "Sit Down by the Fire" (MacGowan) - 4:10
14. "The Broad Majestic Shannon" (MacGowan) - 2:55
15. "Worms" (Traditional) - 1:01
Ao
ser editado em 2005, vinha com faixas extras:
1. "If I Should Fall from Grace with
God" (MacGowan)
2. "Turkish Song of the Damned" (MacGowan, Finer)
3. "Bottle of Smoke" (MacGowan, Finer)
4. "Fairytale of New York" (MacGowan, Finer)
5. "Metropolis" (Finer)
6. "Thousands Are Sailing" (Chevron)
7. "Fiesta" (MacGowan, Finer)
8. "Medley: The Recruiting Sergeant/The Rocky Road to Dublin/The
Galway Races" (Traditional)
9. "Streets of Sorrow/Birmingham Six" (MacGowan, Woods)
10. "Lullaby of London" (MacGowan)
11. "Sit Down by the Fire" (MacGowan)
12. "The Broad Majestic Shannon" (MacGowan)
13. "Worms" (Traditional)
14. "The Battle March Medley" (Woods)
15. "The Irish Rover" (Joseph Crofts/Traditional)†
16. "Mountain Dew" (Traditional)†
17. "Shanne Bradley" (MacGowan)†
18. "Sketches of Spain" (The Pogues)†
19. "South Australia" (Traditional)
Kirsty acabou se juntando
ao grupo para alguns shows. Foi o auge dos Pogues e o começo
dos problemas que Shane teria com a bebida e que quase destruiria
a banda.
Bebum
inveterado, dono dos dentes mais podres do rock e tinha o costume
de sumir durante dias e deixar a banda na mão.
Nessa época, Joe
Strummer (ele mesmo, a lenda do Clash!), excursionou com a banda
que tanto admirava e tocava como vocalista principal e até
cantava "London Calling" ou "I Faught The Law"
para felicidade e êxtase dos fãs.
Shane ainda estava nesse
disco e produziu o melhor disco de punk folk até hoje.
Ele abandonaria a banda em
Waiting For Herb, cantando por Spider. O grupo terminou
em 1996, mas antes lançaram um último disco. O nome?
Pogue Mahone, claro.
Shane continuou na ativa
em uma irregular carreira solo. Gravou de Louis Armstrong, "What
a Beautiful World", com Nick Cave, para o Natal de 1992,
e chegou a fazer vocais no disco Stoned & Dethroned,
do Jesus and Mary Chain, até voltar com a banda, em 2001,
até a reunião definitiva até hoje, embora
com Shane em péssimo estado, sem os dentes da boca, inchado
e longe das apresentações que lh fizeram a fama.
Mas nada disso importa. Afinal
quem poderia superar os Pogues em seu próprio jogo?
Discografia
Red Roses for Me (1984)
Rum Sodomy & the Lash (1985)
If I Should Fall From Grace With God (1988)
Peace and Love (1989)
Hell's Ditch (1990)
Essential Pogues (1991)
Waiting for Herb (1993)
The Rest Of The Best (1994)
Pogue Mahone (1996)
Very Best Of The Pogues (2001)
Streams of Whiskey: Live in Leysin, Switzerland (2002)
Best Of (2003)
Ultimate Collection (2005)
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