Após
o sucesso de If I Should Fall From Grace With God, o Pogues consolidou-se
definitivamente com Peace and Love. Produzidos novamente por Steve
Lillywhite, o combo liderado por Shane MacGowan vivia um período
tenso por causa do abuso de bebidas e drogas de seu membro mais
importante.
O
sucesso da canção "Fairytale Of New York"
- mais de 200 mil cópias vendidas do compacto, apenas nos
Estados Unidos - fez com que a banda virasse uma febre e fossem
admirados por artistas de todos os estilos.
O dueto de Shane MacGowan
com Kirsty MacColl, na canção do disco If
I Should Fall from Grace with God, chamou a atenção
e artistas como Bruce Springsteen se mostravam fãs entusiasmados
da banda.
A fama havia chegado.
E, o sucesso, era uma coisa para qual não estava preparados.
Em pouco tempo, eles começaram
a pagar o preço, especialmente do vocalista e líder
Shane MacGowan.
Além da bebedeira
em doses industriais, Shane começou a tomar ácido
nas raves que se alastravam por todo continente.
Se
já era difícil controlar um Shane em seu estado
normal, conviver com ele totalmente alterado era um pesadelo.
Inspirado nas raves, havia
escrito uma canção de nome "Connect With Yourself",
que nada tinha a ver com a banda.
Mas Shane exigia que ela
aparecesse no novo disco. Os demais integrantes temiam que a paz
e a camaradagem estivessem com os dias contados.
Outro fator que colaborou
para dar uma nova visão ao disco foi a experiência
que ficou famosa como o "Desastre de Hillsborough".
Durante um jogo válido
pelas semifinais da Copa da Inglaterra, em Sheffield, reunindo
os times do Liverpool e Nothingham Forest, 96 torcedores do Liverpool
morreram esmagados contra as grades das arquibancadas do estádio,
devido à superlotação e as péssimas
condições do estádio.
Outros 766 fãs do
clube da terra dos Beatles ficaram feridos. Phil Chevron e Darry
Hunt, integrantes da banda estavam no estádio e não
acreditavam no que viam.
Peace
and Love foi o primeiro disco do grupo em que todos os
membros contribuíram com composições. E também
o mais híbrido, com o Pogues fazendo instrumental igual
às bandas de big bands americanas, passando por pop, folk
e até colocando a bela "Young Ned Of The Hill",
em formato dub no lado B de um compacto.
O grupo já tinha
mostrado uma habilidade em explorar um outro lado, com o compacto
Yeah Yeah Yeah, que ficara em 17º lugar
na parada de rock, nos EUA.
O compacto de 12 polegadas
trazia outra preciosidade, uma deleciosa versão de "Honky
Tonk Women", dos Rolling Stones, cantada por Spider Stacy.
A essa altura, o grupo
contava com os seguintes membros:
Shane MacGowan - vocals
Jem Finer - banjo
Spider Stacy - tin whistle
James Fearnley - accordion
Andrew Ranken - drums
Terry Woods - cittern, mandolin
Philip Chevron - guitar
Darryl Hunt - bass guitar
O problema em ter tantos
compositores agora era separar o que deveria entrar ou não.
Eles sabiam que a nova composição de Shane não
poderia entrar no disco, nem saberiam como explicar a inclusão
dela para a gravadora. A banda achava que havia alcançado
o estágio de terem liberdade para gravarem o que desejassem.
As gravações
começaram sem um rumo certo. Shane ficava trabalhando por
toda a madrugada em suas canções, assim como os
demais. A soma desses esforços individuais, acabou resultando
em um disco diferente do anterior, mas excelente.
Para poder coordenar essa
profusão de idéias fora convidado, mais uma vez,
Steve Lillywhite, como produtor. E, novamente, Steve levou sua
esposa, a cantora Kirsty MacColl, que dividiu os vocais - novamente
- com Shane, em "Lorelei".
Shane ainda compôs
excelentes temas como "White City", que tratava das
demolições em Londres, "Cotton Fields",
a bela "Down All The Days", "Cotton Fields"
e "USA".
Em
"Down All The Days", Shane cita o artista Christy Brown,
que sofria paralisia cerebral e pintava apenas com um pé.
O artista foi retratado,
no mesmo ano do disco, de forma tocante e humanista pelo ator
Daniel Day-Lewis, no filme Meu Pé Esquerdo,
lhe rendeu o Oscar de melhor ator, em 1990.
Ao ser lançado,
Peace and Love teve boas vendagens, ficando em quinto lugar no
Reino Unido e, em 15º, nos Estados Unidos.
O disco foi dedicado aos
96 torcedores do Liverpool mortos na tragédia de Hillsborough
e a foto capa trazia um boxeador, que tinha seis dedos na mão
direita onde estava escrito "Peace". O título,
aliás, foi uma forma de falar de como viam o mundo.
"Essa porra de mundo
tem dez anos para se ajeitar. Dez anos. Londres está completamente
arrebentada. Eu adorava a cidade e agora morro de medo de andar
nas ruas", disse Shane.
O disco, ao ser editado,
trazia as seguintes faixas:
Lado A
1. "Gridlock"
(Jem Finer, Andrew Ranken) - 3:33
2. "White City" (Shane MacGowan) - 2:31
3. "Young Ned Of The Hill" (Terry Woods, Ron Kavana)
- 2:45
4. "Misty Morning, Albert Bridge" (Finer) - 3:01
5. "Cotton Fields" (MacGowan) - 2:51
6. "Blue Heaven" (Phil Chevron, Darryl Hunt) - 3:36
7. "Down All The Days" (MacGowan) - 3:45
Lado B
1. "USA" (MacGowan)
- 4:52
2 . "Lorelei" (Chevron) - 3:33
3 . "Gartloney Rats" (Woods) - 2:32
4 . "Boat Train" (MacGowan) - 2:40
5 . "Tombstone" (Finer) - 2:57
6 . "Night Train to Lorca" (Finer) - 3:29
7 . "London You're A Lady" (MacGowan) - 2:56
Ao ser relançado em CD, em 2005,
trazia as seguintes faixas extras:
1. "Star of the County Down"
(Traditional) - 2:33
2. "The Limerick Rake" (Traditional) - 3:12
3. "Train of Love" (Finer) - 3:08
4. "Everyman Is a King" (Woods, Kavana) - 3:54
5. "Yeah Yeah Yeah Yeah Yeah" (MacGowan) - 3:19
6. "Honky Tonk Women" (Mick Jagger, Keith Richards)
- 2:56
O
primeiro compacto retirado do álbum foi "Misty Morning,
Albert Bridge".
Após o lançamento,
a banda viveu um momento delicado. Foram convidados para abrir
a turnê de Bob Dylan, nos EUA. Shane, porém, teve
um colapso no aeroporto londrino de Heathrow e não pode
seguir pra San Francisco.
Para piorar, chegaram à
cidade no Dia do Trabalho e seu equipamento ficou todo retido
até o próximo dia útil. Sem Shane e os instrumentos,
pediram alguns para o primeiro show. Um sucesso imenso.
E não foi a única
mancada. Seus sumiços ficavam mais frequentes e ele desapareceu
também na primeira noite da primeira grande turnê
do grupo. Tais atitudes fizeram com que os demais integrantes
pensassem em sua expulsão imediata. Desistiram. Shane não
era apenas o único problema. Todos tinham seus problemas.
E eles apenas iriam aumentar.
Mas isso é papo
para outro dia. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Red Roses for Me (1984)
Rum Sodomy & the Lash (1985)
If I Should Fall From Grace With God (1988)
Peace and Love (1989)
Hell's Ditch (1990)
Essential Pogues (1991)
Waiting for Herb (1993)
The Rest Of The Best (1994)
Pogue Mahone (1996)
Very Best Of The Pogues (2001)
Streams of Whiskey: Live in Leysin, Switzerland (2002)
Best Of (2003)
Ultimate Collection (2005)
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