Há distante
nove anos, fiz um texto falando da coletânea The Singles.
Apesar de não estar horrível, os Pretenders ficaram
muito pouco explicados. Mesmo sendo, hoje em dia, uma banda quase
que de apoio de Chrissie Hynde, o grupo teve um começo
excepcional, principalmente os dois primeiros LPs, formado pelo
clássico quarteto inicial. O final desse período
começa com os infortúnios de Hynde e dos Pretenders.
Mas o legado segue precioso.
Poucas
pessoas podem ser chamadas de sobreviventes dentro do rock. Christine
Ellen Hynde é uma delas.
Desde muito cedo, a adolescente
nascida na pequena cidade de Akron, Ohio, no dia 7 de setembro
de 1951, sabia apenas de uma coisa: não queria viver a
vida monótona que as jovens da sua idade estavam fadadas.
Chrissie odiava a vida
de escola. Odiava todas as roupinhas tolas, festinhas e coisas
de sua idade. Mas, ela amava o rock, especialmente as bandas que
apareciam na virada dos anos 60 para os 70: Jimi Hendrix, Bob
Dylan etc...
A mesma Akron daria ao
mundo um grupo fundamental para a cena new wave, o Devo. E antes
de Mark Mothersbaugh fundar o grupo, ele e Chrissie juntaram forças
no Sat. Sun. Mat., enquanto estudava artes na Kent State University.
Foi nessa época
que começou a se interessar em ser vegetariana e experimentar
as primeiras drogas. Mas, Ohio era um lugar desolado demais e
o sonho da garota era se mudar para Londres e trabalhar na revista
New Musical Express, que lia com devoção.
Com o dinheiro guardado
dos anos em que era garçonete, entre outros bicos, resolveu
tentar a sorte na capital inglesa, em 1973. Fez amizade com o
jornalista Nick Kent, um das estrelas da revista, e logo conseguiu
um posto.
O emprego na revista durou
alguns anos, até resolver trabalhar com balconista da loja
Sex, comandada por Malcolm McLaren e Vivienne Westwood.
Mas a esquentada Hynde logo foi demitida após uma discussão
com um cliente e acertá-lo com um sino!
Logo após, vai para
Paris, retorna rapidamente para Cleveland, rumando novamente para
a França e - novamente - Londres. Cada vez mais disposta
a fazer música responde a um anúncio da revista
Melody Maker de uma nova banda que procurava integrantes. O grupo
acabaria sendo o 999, mas Chrissie não conseguiu um lugar.
Resolveu
grudar em Mick Jones, que estava formando o Clash, mas sem sucesso.
Através de McLaren, conseguiu uma vaga no Masters of the
Backside, mas saiu antes dele mudarem nome para Damned.
Mesmo sem entrar em um
grupo, é convidado para acompanhar a caravana do Clash
pela primeira excursão inglesa da banda: "Foi maravilhoso
e ao mesmo tempo horrível, porque queria ter meu próprio
grupo desesperadamente e tudo que fazia era ver os shows dos meus
amigos."
De volta à Londres,
ficou alguns meses de 1978 como guitarrista do The Moors Murderers,
liderado por Steve Strange.
Graças à
ajuda de Dave Hill, começou a ensaiar em um pequeno lugar,
em Covent Garden. Hill a incentivava a montar um grupo. Em um
show, encontra, nos arredores de Portobello Road, o baixista Peter
Farndon (nascido em 12 de junho de 1952, em Hereford) e resolvem
ensaiar no espaço de Hynde - "o maior lixo que já
entrei na minha vida", segundo o baixista. Peter havia acabado
de retornar da Austrália, onde participara de um grupo
folk chamado Bushwackers. Os dois tinham em comum a amizade com
um baterista que vivia chapado, Gaz Wild, que nem foi cogitado
para entrar no grupo.
Animado com a parceria
- em vários aspectos - com Chrissie, Peter convidou um
guitarrista para entrar no grupo, James Honeyman Scott , também
nascido em Hereford, no dia 4 de novembro de 1956.
A
banda não tinha ainda achado um baterista e tocavam com
Jerry Mackleduff, até que James se lembrou do também
amigo de Hereford, Martin Chambers (nascido em 4 de setembro de
1951) e que era professor de bateria. Chrissie nunca mais se esquecerá
do primeiro ensaio com Chambers: "estávamos ensaiando
'Precious' porque quando Martin começou a tocar virei o
rosto para a parede e comecei a rir bem alto, pois sabia que tinha
achado o baterista ideal."
Em
1978, assinam um contrato com Real Records e levam uma demo de
"The Phone Call".
A essa altura, o grupo
já era chamado de The Pretenders, nome tirado da canção
de "The Great Pretender". No final do ano assinam com
a Sire Records.
Em janeiro de 1979, lançam
o primeiro compacto, Stop Your Sobbing, cover
dos Kinks, no lado A e "The Wait", no lado B, produzido
por Nick Lowe, um dos ídolos do guitarrista Scott.
Apesar de Chrissie ter
uma filha com Ray Davies, nascida em 1983, os dois só se
conheceram muito depois da gravação do compacto.
Na época, ela era apenas mais uma fã dos Kinks.
Infelizmente, Nick Lowe achou que a banda não teria muito
futuro, pulando do barco logo após o primeiro compacto.
A canção
fez um razoável sucesso, chegando ao 34º posto, no
Reino Unido. Em junho do mesmo ano
sai o segundo compacto, Kid, tendo "Tattooed
Love Boys", no lado B.
"Kid" foi um
pouquinho melhor, ficando na 33ª posição. Os
Pretenders mostravam uma interessante mistura de punk e pop, com
a poderosa voz de Hynde dando muita emoção.
Em novembro de 1979, é
editado o compacto que levaria o grupo ao topo da parada de compactos
britânicos, Brass in Pocket, uma canção
auto-biográfica para Chrissie, pois relata os seus sonhos
enquanto era garçonete.
Entra em cena o experiente
Chris Thomas, que será o produtor do primeiro LP do grupo,
chamado apenas de Pretenders, lançado
no dia 19 de janeiro de 1980.
Poucas
vezes um produtor errou tão feio. O futuro do grupo era
tão grande, que o LP foi para o topo da parada britânica.
Além de bonita,
excelente cantora e razoável guitarrista-rítmica,
Chrissie Hynde era uma excepcional compositora, assinando, sozinha,
nova das 12 composições.
Além disso, o trio
de Hereford imprimia uma energia notável nas composições
Jim Scott mostrava-se um dos melhores novos guitarristas da Inglaterra.
Sem falar em toda técnica e peso de Martin Chambers. O
primeiro disco veio recheado de sucesso, incluindo "Stop
Your Sobbing", ainda com produção de Nick Lowe.
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Precious" – 3:36
2. "The Phone Call" – 2:29
3. "Up the Neck" – 4:27
4. "Tattooed Love Boys" – 2:59
5. "Space Invader" (Pete Farndon, James Honeyman-Scott)
– 3:26
6. "The Wait" (Hynde, Farndon) – 3:35
7. "Stop Your Sobbing" (Ray Davies) – 2:38
Lado 2
1. "Kid" – 3:06
2. "Private Life" – 6:25
3. "Brass in Pocket" (Honeyman-Scott, Hynde) –
3:04
4. "Lovers of Today" – 5:51
5. "Mystery Achievement" – 5:23
Em 2006, foi lançada uma edição
comemorativa em CD duplo. O segundo disco continha as seguintes
faixas:
1. "Cuban Slide" (Hynde, Honeyman-Scott)
– 4:33
2. "Porcelain" – 3:54
3. "The Phone Call" – 2:22
* Demo, late 1977
4. "The Wait" (Hynde, Farndon) – 3:08
* Regents Park demo, 12 April 1978
5. "I Can't Control Myself" (Reg Presley) – 4:24
* Regents Park demo, 12 April 1978
6. "Swinging London" (Hynde, Honeyman-Scott, Farndon,
Martin Chambers) – 1:55
7. "Brass in Pocket" (Honeyman-Scott, Hynde) –
3:48
* AIR Studios demo, 6 February 1978
8. "Kid" – 4:04
* Olympic Studios demo, 7 December 1978
9. "Stop Your Sobbing" (Ray Davies) – 2:22
* Regents Park demo, 12 April 1978
10. "Tequila" – 5:22
* Regents Park demo, 12 April 1978
11. "Nervous but Shy" (Hynde, Honeyman-Scott, Farndon,
Chambers) – 1:45
12. "I Need Somebody" (Rudy Martinez) – 4:04
* Live on The Kid Jensen Show, BBC Radio 1, first transmission
17 July 1979
13. "Mystery Achievement" – 4:54
* Live on The Kid Jensen Show, BBC Radio 1, first transmission
17 July 1979
14. "Precious" – 3:26
* Live at the Paradise Theatre, Boston, 23 March 1980
15. "Tattooed Love Boys" – 3:06
* Live at the Paradise Theatre, Boston, 23 March 1980
16. "Sabre Dance" (Aram Khachaturian) – 3:50
* Live at the Marquee Club, London, 2 April 1979
O
sucesso fez o grupo sair em uma excursão pelo Reino Unido
e Estados Unidos.
E, nos palcos, era onde
os Pretenders mostravam quanto eram bons músicos, e onde
as brigas entre o casal Hynde e Farndon apareciam. Chrissie reclamava
sem parar de como Peter tocava alto o instrumento - "por
que você não entra em uma banda de heavy metal -,
com Farndon a xingando de volta.
Enquanto a excursão
acontece, são editados outros compactos, como Precious
/ The Phone Call e Talk of the Town / Cuban Slide.
Em março de 1981
é editado um EP batizado apenas de Extended Play
e com cinco músicas:
Lado 1
01."Message of Love"
– 3:24
02."Talk of the Town" – 2:42
03."Porcelain" (Hynde, James Honeyman-Scott) –
3:53
Lado 2
01."Cuban Slide"
(Hynde, Honeyman-Scott) – 4:29
02."Precious" (Live) – 3:17 recorded live in Central
Park, August 30, 1980
Pretenders já era uma grande banda, com shows intermináveis
quando entrou em estúdio para gravar o segundo LP, que
seria chamado de Prenteders II.
Novamente com Chris Thomas
comandando a mesa de estúdio, o disco foi feito em um clima
mais caótico, com as constantes brigas entre os músicos
e algumas canções não tendo o necessário
tempo para serem produzidas. Ainda assim é um excelente
disco, com vários clássicos do grupo.
Embora não tenha
feito tanto sucesso comercial como o anterior - primeiro lugar,
na Inglaterra e, nono, nos Estados Unidos - conseguiu o sétimo
posto, no Reino Unido e o 10º, na América.
E a banda grava novamente
uma canção dos Kinks, "I Go to Sleep",
que se tornaria um dos compactos.
Esse acabaria sendo o último
lançamento com a formação clássica
dos Pretenders. O disco trazia as
seguintes faixas:
Lado A
1. "The Adultress" – 3:55
2. "Bad Boys Get Spanked" – 4:04
3. "Message of Love" – 3:26
4. "I Go to Sleep" (Ray Davies) – 2:55
5. "Birds of Paradise" – 4:14
6. "Talk of the Town" – 2:45
Lado B
1. "Pack It Up" (Hynde, James
Honeyman-Scott) – 3:50
2. "Waste Not Want Not" – 3:43
3. "Day After Day" (Hynde, Honeyman-Scott) – 3:45
4. "Jealous Dogs" – 5:36
5. "The English Roses" – 4:28
6. "Louie Louie" – 3:30
Em 2006, foi lançada
uma edição comemorativa em CD duplo. O segundo disco
traz o famoso álbum promocional Pretenders Live
at the Santa Monica Civic, lançado em 1982, entre
outras coisas:
1. "The Wait"
(Live) (Hynde, Farndon) - 3:23
2. "The Adultress" (Live) - 4:07
3. "Message of Love" (Live) - 3:28
4. "Louie Louie" (Live) - 3:50
5. "Talk of the Town" (Live) - 3:27
6. "Birds of Paradise" (Live) - 4:27
7. "The English Roses" (Live) - 4:51
8. "Up the Neck" (Live) - 6:16
9. "Bad Boys Get Spanked" (Live) - 3:19
10. "Stop Your Sobbing" (Live) (Ray Davies) - 3:46
11. "Private Life" (Live) - 7:04
12. "Kid" (Live) - 3:48
13. "Day After Day" (Live) (Hynde, Honeyman Scott) -
4:41
14. "Brass in Pocket" (Live) (Hynde, Honeyman Scott)
- 3:28
15. "Higher and Higher" (Live) (Gary Jackson, Raynard
Miner, Carl Smith) - 4:24
16. "Talk of the Town" (FreeRange Studio Demo, 21 December
1979) -
17. "I Go to Sleep" (Guitar Version) (Ray Davies) -
2:59
18. "Pack It Up" (Radio Mix) (Hynde, Honeyman Scott)
- 3:50
A
estrada, a vida selvagem e as drogas estavam desestabilizando
o grupo.
Farta da companhia de Peter
Farndon e dos seus problemas, Peter é expulso do grupo
no dia 14 de junho, de 1982.
A expulsão teve
o consentimento de Jim Scott, que concordava que o velho amigo
só estava atrapalhando e deveria sair. Mas, ironicamente,
foi o guitarrista o primeiro a ser encontrado morto, exatos dois
dias depois (16 de junho), em Londres, por overdose, com apenas
25 anos.
A
maneira como deixou os Pretenders, no entanto, foi muito sentida
por Peter Farndon, que morreria menos de um ano depois, em 14
de junho, com apenas 30 anos.
Ele estava tentando recuperar
a carreira tocando em um grupo com o ex-baterista do Clash, Topper
Headon, também expulso de sua antiga banda, devido ao uso
de heroína e foi encontrado pela esposa, a modelo norte-americana
Conover.
Chrissie lamentaria a morte
dos dois eternamente, embora o baixista estivesse cada vez mais
incontrolável.
Sem os dois membros originais,
fecha-se a primeira parte da carreira dos Pretenders.
Deixo vocês com a
discografia do grupo. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Singles
"Stop Your Sobbing" (1979)
"Kid" (1979)
"Brass in Pocket" (1979)
"Talk of the Town" (1980)
"Message of Love" (1981)
"Day After Day" (1981)
"The Adultress" (1981)
"I Go to Sleep" (1981)
"Louie Louie" (1981)
"Back on the Chain Gang" (1982)
"My City Was Gone" (1982)
"2000 Miles" (1983)
"Middle of the Road" (1983)
"Time the Avenger" (1984)
"Show Me" (1984)
"Thumbelina" (1984)
"Thin Line Between Love and Hate" (1984)
"Don't Get Me Wrong" (1986)
"Hymn to Her" (1986)
"My Baby" (1986)
"Room Full of Mirrors" (1986)
Where Has Everybody Gone?" (1987)
"If There Was a Man" (1987)
"Windows of the World" (1988)
"Never Do That" (1990)
"Hold a Candle to This" (1990)
"Sense of Purpose" (1990)
"I'm Not In Love" (1994)
"Night in My Veins" (1994)
"I'll Stand by You" (1994)
"977" (1994)
"Human" (1999)
Discos
Pretenders (1980)
Pretenders II (1981)
Extended Play (EP, 1981)
Learning to Crawl (1984)
Get Close (1986)
The Singles (1987)
Packed! (1990)
Last of the Independents (1994)
The Isle of View (1995)
Viva el Amor! (1999)
Greatest Hits (2000)
Loose Screw (2002)
Losing (2003)
Break Up the Concrete (2008)
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