É possível
um grande álbum ter baixas vendagens, mesmo com convidados
especiais como Patti Smith e logo após ter assinado um
contrato recorde para a época? Bem, o R.E.M. A renovação
com a Warner rendeu US$ 80 milhões ao quarteto, mas o novo
disco - New Adventures in Hi-Fi - foi recebido com certa reserva
pelos fãs, ocasionando vendas baixas e quase nenhum sucesso.
Além disso, o período marcaria a saída definitiva
do baterista Bill Berry e de vários problemas internos.
Tudo
parecia ir de vento em popa para a banda. O novo contrato firmado
com a Warner fazia do R.E.M. o grupo mais bem pago do mundo, com
US$ 80 milhões no bolso. Nada mal para quem começou
tocando em uma igreja e era considerado difícil demais
para o público médio. Mas problemas existiam no
horizonte.
O mais embaraçoso
foi com o empresário Jefferson Holt. O antigo empresário
do grupo, que havia começado com eles em 1981, foi demitido
após ser envolver em uma humilhante acusação
de assédio sexual em cima de uma funcionária que
trabalhava com o grupo. O processo foi arquivado após um
acordo extra-judicial. Em seu lugar entrou Berti Downs IV.
E
coube a Downs fechar a extraordinária renovação
de contrato com a Warner, pelos próximos cinco discos,
fazendo da banda a mais rica do planeta.
Segundo o jornal britânico
The Times, o acordo era excepcional: a banda recebeu
US$ 10 milhões adiantados pelo cinco álbuns, US$
20 milhões de adiantamento pelo seis álbuns de catálogo,
US$ 10 milhões de bônus pela assinatura do contrato
e 24% dos royalties das vendas futuras. E a melhor parte é
que o grupo teria, ao final do contrato, a posse das fitas masters,
tornando-se dono de seu catálogo. Além disso, a
Warner assegurou que a antiga gravadora, I.R.S., não iria
mais lançar nenhum disco deles a partir daquela data, finalizando
uma exploração que já durava quase 10 anos.
Muitos especialistas perguntavam como a gravadora faria dinheiro
depois de tanta generosidade.
Para
a gravação do novo disco, Michael Stipe convidou
uma velha amiga e de quem era fã: Patti Smith. Michael
e Patti eram amigos de longa data e Michael havia fotografado
a cantora na turnê que fez em 1995 promovendo o disco Gone
Again, quando abria os shows de Bob Dylan.
As fotografias acabaram
sendo registradas, posteriormente, no livro 2XIntro: On
The Road With Patti Smith.
O novo disco seria gravado
ao longo da turnê Monster e em vários
estúdios. Peter Buck conta que eles queriam fazer um disco
tão de rock como era Monster, mas que
nem sempre era possível. Uma inspiração desse
período foi o álbum Time Fades Away,
de Neil Young, lançado em 1973.
Outra inspiração
vinha de um grupo novato de quem ficariam amigos, o Radiohead,
que abriam os shows da turnê. O grupo estava gravando o
excelente The Bends, e eles acharam interessante
a maneira como o Radiohead produzia as músicas. O R.E.M.
resolveu trazer gravadores de oito canais para as apresentações
e usá-las como base para as novas composições.
Nessa mesma época,
Stipe havia montado uma companhia cinematográfica, Single
Cell, e confessava que estava cheio dos rumores sobre sua
homossexualidade. "Melissa Etheridge assumiu sua homossexualidade
e continua vendendo milhões de discos, mas é muito
mais complicado para o homem assumir isso, porque vivemos numa
sociedade patriarcal. Mas ver duas mulheres se roçando
é ok, porque isso é uma fantasia masculina."
Em estúdio, o grupo
tinha a companhia dos músicos Scott McCaughey, Nathan December
(que os acompanhava na excursão), além de Andy Carlson,
que tocava viola em "Electrolite".
Em
9 de setembro de 1996, é lançado New Adventures
in Hi-Fi. O álbum teve um ótimo começo
nas paradas de sucesso, indo direto ao topo da parada britânica
e ficando em segundo lugar, nos Estados Unidos. Apesar disso,
o disco teve vendas decepcionantes e demorou mais de sete meses
para alcançar as 900 mil cópias na América,
pouco perto dos campeões Monster, Automatic
for the People e Out Of Time.
O trabalho trazia as seguintes
faixas:
1. "How the West Was
Won and Where It Got Us" – 4:31 Seattle Studio
2. "The Wake-Up Bomb" – 5:08 Charleston
3. "New Test Leper" – 5:26 Seattle Studio
4. "Undertow" – 5:09 Boston
5. "E-Bow the Letter" – 5:23 Seattle Studio
6. "Leave" – 7:18 Atlanta Soundcheck
7. "Departure" – 3:28 Detroit
8. "Bittersweet Me" – 4:06 Memphis Soundcheck
9. "Be Mine" – 5:32 Seattle Studio
10. "Binky the Doormat" – 5:01 Phoenix
11. "Zither" – 2:33 Dressing Room Philadelphia
12. "So Fast, So Numb" – 4:12 Orlando Soundcheck
13. "Low Desert" – 3:30 Atlanta Soundcheck
14. "Electrolite" – 4:05 Phoenix Soundcheck
A
edição vinil trazia dois lados: o "Hi side"
trazias as faixas de 1 a 6; enquanto o "Fi side", de
7 até 14.
Três canções
merecem destaques: a faixa "E-Bow the Letter", onde
Patti Smith participa nos vocais em uma parceria simplesmente
arrepiante; "Bittersweet Me" e "Electrolite".
Além dessas, eu destacaria a faixa de abertura do disco
""How the West Was Won and Where It Got Us" e linda
"Leave".
Curiosamente, "E-Bow
the Letter", que ficou apenas na 49ª posição
na América, foi um sucesso estrondoso no Reino Unido, chegando
ao quarto lugar, sendo o maior sucesso do R.E.M. no país,
até aquele momento.
O grande problema do álbum
foi uma grande canção para o disco. Ao contrário
dos outros discos, New Adventures in Hi-Fi não
tinha uma canção pronta para tomar conta das paradas
do mundo, todo, pois era experimental demais, cerebral em demasia.
Michael Stipe afirmava
que era um de seus álbuns favoráveis, embora algumas
críticas nao gostavam do som esparso, por ter serem sido
gravado em arenas onde fizeram os shows.
A
banda acabou não excursionando para promover o álbum
e sofreria um baque imenso, em abril de 1997.
Durante as primeiras gravações
do novo disco, no Havaí, Bill Berry decidiu que iria deixar
o grupo, com uma ressalva: só faria isso se o grupo prometesse
não se separar motivado por sua decisão.
A banda não apenas
prometeu, como jamais colocou um quarto membro fixo. O R.E.M.
seria, agora, um trio.
Essa história renderia
um outro disco de baixas vendagens e igualmente belo: Up.
Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)
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