É muito
complicado dizer qual o melhor disco do R.E.M. E é mais
complicado ainda não considerar Reckoning a obra-prima
da banda. O segundo LP do grupo de Athens é um dos mais
belos momentos da carreira do grupo, cheio de influências
de Byrds e com uma das mais belas canções de todo
catálogo da banda - "So. Central Rain". Um trabalho
simplesmente espetacular.
Excursões
e mais excursões. Shows pela América, Japão
e Europa sem parar. A banda ia vendo seu séquito de fãs
crescendo dia após dia.
Uma aparição
no programa Late Night with David Letterman só
ajudou a aumentar a fama. Nessa noite tocaram uma canção
"sem nome", que acabaria se transformando em "So.
Central Rain".
Mas
a banda não se queixava da dura rotina de palcos, aeroportos
e assédio. "Não podemos nos queixar. A vida
na estrada é pesada, mas há algo que nos relaxa.
Está tudo bem", confessou Peter Buck em uma entrevista
da época.
O grupo se sentia surpreso
com a aceitação de suas canções: "não
acho que soamos com uma banda americana típica. Também
não somos iguais às bandas inglesas. Acho que somos
um pouco de tudo isso. Temos James Brown como referência,
mas minha banda favorita quando eu tinha 13 anos era o T. Rex
e Richard Thompson é meu músico inglês favorito."
Enquanto a banda excursionava,
precisou voltar à América para gravar o segundo
disco. Novamente teriam Don Dixon e Mitch Easter como produtores.
As gravações aconteceram entre 8 de dezembro de
1983 e 16 de janeiro de 1984 no melhor clima possível.
E tão bom quanto o clima eram as novas canções.
O R.E.M. continuava fazendo
poucas concessões aos fãs. Michael Stipe continuava
sussurrando suas estranhas e indecifráveis letras, enquanto
Peter dedilhava no melhor estilo Byrds, enquanto Mike Mills e
Bill Berry forneciam uma base segura. E dessa maneira nascia Reckoning,
uma obra-prima.
O
disco era composto de 10 faixas, todas simples e, ao mesmo tempo,
enigmáticas.
O álbum tinha uma
forte carga emocional, pois "Camera" era dedicada a
Carol Levy, amiga íntima da banda e morta em um acidente
automobilístico.
Mike Mills conta que as
composições são todas feitas em conjunto:
"Michael ouve a melodia e então escreve uma letra
ou acha alguma que se encaixa. Elas são incrivelmente pessoais,
coisas que aconteceram com ele, por isso, às vezes as pessoas
não conseguem decifrá-las."
As 10 faixas do disco eram:
1.
"Harborcoat" – 3:54
2. "7 Chinese Bros." – 4:18
3. "So. Central Rain" – 3:15
4. "Pretty Persuasion" – 3:50
5. "Time After Time (annElise)" – 3:31
6. "Second Guessing" – 2:51
7. "Letter Never Sent" – 2:59
8. "Camera"1 – 5:25
9. "(Don't Go Back To) Rockville" – 4:32
10. "Little America"2 – 2:58
Michael Stipe ficou também
encarregado de fazer a capa do álbum, ao lado de Howard
Finster, um artista também da Georgia. Mas Stipe não
gostou muito dela.
"Algumas coisas não
funcionaram bem na capa do disco e isso me decepcionou. Ele estava
ok, mas não excelente. Eu tenho uma tendência horrorosa
de controlar tudo do tipo "ninguém vai me sacanear!",
mas quando a capa ficou pronta eu estava fazendo shows e não
dei o ok final."
Quando
o disco saiu, foi aclamado mundialmente. O som do R.E.M. era único.
Se as indecifráveis
letras de Stipe podiam ser comparadas as do Cocteau Twins pelos
temas, o som sessentista do grupo não encontrava paralelo.
Ao mesmo tempo frágil
e vacilante, o grupo mostrava uma grande força e coesão
em cima do palco.
"Nóa tivemos
um crescimento orgânico e natural. Excursionamos para testarmos
as novas composições e você aprende muito
tocando em bares apertados e vê quais canções
servem e quais não. Eu me lembro uma vez que estávamos
tocando e uns babacas começaram a pedir 'Sweet Home Alabama'
do Lynyrd Skynyrd. Eu berrei 'não tocamos músicas
de bandas mortas'. Na hora gelei, porque estavam apenas esses
quatro caras nos assistindo", lembra Buck.
O
disco teve um desempenho razoável, chegando ao 27º
posto da parada, mas só recebeu seu primeiro disco de ouro,
em 1991. Seria o primeiro disco do grupo a entrar na parada oficial.
A crítica inglesa
derreteu-se pelo disco e dizia que era o grupo mais excitante
do planeta.
O primeiro compacto do
disco acabou sendo mesmo "So. Central Rain" e ficou
apenas na 85ª posição.
A canção,
aliás, teria quatro grafias diferentes ao longo dos tempos:
a) "So. Central Rain"
(na contra-capa de Reckoning e Eponymous).
b) "So. Central Rain (I'm Sorry)" (no single).
c) "S. Central Rain" (na capa de Reckoning
e no texto interno de Eponymous).
d) "Southern Central Rain (I'm Sorry)" (dentro do encarte
de Reckoning).
Há
duas versões do single, de 7 e 12 polegadas
7" Single
1. "So. Central Rain (I'm Sorry)"
- 3:16
2. "King of the Road" (Roger Miller) - 3:16
12" single
1. "So. Central Rain
(I'm Sorry)" - 3:16
2. "Voice of Harold" - 4:25
3. "Pale Blue Eyes" - 2:54
A boa repercussão
do Reckoning faria com que o R.E.M. tivesse um
ótimo ano de 1984 e a ótima acolhida por parte dos
britânicos faria com que a banda gravasse o próximo
disco por lá, o que seria um grande erro.
Mas isso é papo
para outra coluna. Um abraço e até mais.
Discografia
Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)
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