286 - R.E.M. - Fables of Reconstruction

Se é muito difícil escolher o melhor do disco do R.E.M. não é tão complicado assim apontar o menos inspirado. Fables of Reconstruction - também conhecido como Reconstruction Of The Fables - é o pior deles da década de 80 e talvez brigue com Around the Sun como o mais fraco de todos. O excesso de trabalho, a longa permanência em Londres, a comida ruim e produtor novo quase fizeram com que a banda terminasse de vez. Felizmente, isso não ocorreu.


Como transformar momentos de alegria em um verdadeiro inferno.

Esse é um breve resumo da vida do R.E.M. no período em que ficaram na cidade de Londres para gravar o terceiro LP. A banda havia se encantado com a cidade e com a repercussão recebida pela antipática imprensa inglesa e escolheram a cidade para um novo trabalho.

O problema começou cedo. Exaustos por estarem fazendo shows sem parar e com pouco material escrito e ensaiado, o grupo precisava criar novas composições dentro do estúdio. E, ao invés dos habituais companheiros Don Dixon e Mitch Easter, estava Joe Boyd, que havia trabalhado com Fairport Convention (liderado por Richard Thompson, o músico britânico favorito de Peter Buck) e Nick Drake.

O que era para ser um sonho virou um pesadelo.

Produtor e banda não se entendiam. Boyd apresentava maneiras diferentes de trabalhar e ficou sem saber como lidar com aqueles quatro jovens americanos, que a cada dia ficavam mais irritados e exaustos.

E não era só: a banda não conseguia se adaptar à vida londrina e enfrentaram um rigoroso inverno, além de terem problemas com a comida local. Stipe só conseguia comer batatas, o que o deixava ainda mais inseguro.

capa do disco Fables of the ReconstructionAinda assim, começaram a escrever o álbum explorando a mitologia sulista dos Estados Unidos. O título do disco - Fables of the Reconstruction ou Reconstruction of the Fables - falava do período de reconstrução após a Guerra Civil que arrasou a região.

Boyd tentou deixar o som do R.E.M. diferente, utilizando quarteto de cordas e pedindo para que Peter Buck fizesse melodias mais sombrias, diferente do que havia realizado nos dois primeiros discos e em Chronic Town.

As dificuldades começaram a surgir e as brigas - coisa rara entre os membros - explodiram, até que resolveram se separar. Felizmente, a decisão foi reconsiderada, mas os ânimos estavam exaltados. Stipe chegou a afirmar que "você podia sentir a tensão da banda ao colocar a agulha no vinil." Para ele, foi o pior período de sua vida.

O disco rendeu dois compactos, "Cant Get There from Here" e a bela "Driver 8", que até fizeram boa figura na parada. O primeiro chegou à 14ª posição e a segunda, ao 22º lugar.

Fables of the Reconstruction acabou se tornando o disco mais vendido da banda na América, alcançado o 28º posto e o 35º no Reino Unido. Mas nenhum outro foi tão criticado. Um detalhe: esse disco saiu no Brasil em uma série intitulada New Rock Collection, da CBS, junto com Lone Justice, Alarm, Wire Train, Dead or Alive, Big Audio Dynamite, entre outros.

Parte da imprensa britânica reclamou da estagnação; a americana da excessiva "linha inglesa do som", já que algumas músicas pareciam "góticas" demais e o dedilhado de Buck estava irreconhecível.

A I.R.S. também estava frustrada com a falta de sucesso comercial do grupo.

O R.E.M. se recusava a fazer algumas concessões à gravadora e ficaram felicíssimos de poder voltar aos Estados Unidos e descansarem. Seria também o momento de fazer as pazes, aparar as arestas e pensar em um disco novo e que refletisse o R.E.M. de sempre.

Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)

 


 

 

Colunas