O último
momento de anonimato. É dessa maneira que Lifes Reach Pageant
pode ser considerado, já que a partir do próximo
LP de estúdio - Document - a banda daria o pulo do gato
e se tornaria uma das grandes do planeta. Esse é o disco
em que o R.E.M. começa a botar as manguinhas de fora, recebendo
o primeiro disco de ouro e emplacando um compacto nas 10 mais
da parada de rock da Billboard. O sucesso era logo ali...
Após
a tensão do disco anterior - Fables of Reconstruction
- os quatro rapazes só queriam uma coisa: reconstruir a
amizade e voltar às raízes.
Nada mais de gravar em
um país estranho, com um produtor que não os entendesse
e que os afastasse de suas raízes musicais. Dessa maneira
se mandaram para Indiana com o produtor Don Gehman, contando com
um orçamento generoso por parte da I.R.S. A idéia
era fazer um disco de rock, com um clima bem mais leve e totalmente
diferente do anterior.
Michael Stipe também
começava a inovar. Após escreverem duas novas músicas
- "Just A Touch" e "What If We Give It Away",
resolveu fazer algo diferente, colocando mensagens políticas
entre as faixas, preenchendo o espaço vazio entre uma canção
e outra. Seria a sua contribuição para um mundo
mais justo. Assim, em "Flowers of Guatemala", mostrava
seu apoio ao pequeno país e fazia uma crítica ao
governo dos EUA. Além disso, Stipe começava a canter
de uma maneira mais clara, com a voz mais alta, perdendo um pouco
da timidez.
O
grupo começou a gravar músicas mais simples, embora
Stipe não tenha se dado bem com o novo produtor. Gehman
reclamava que a banda tinha temor do sucesso e por isso não
lhe permitiam concessões.
A banda retrucava que ele
não deixava a banda mostrar todo o potencial. Miles Copeland,
dono do selo e irmão do ex-baterista do The Police, Stewart
Copeland, frustrado, chegou um dia ao guitarrista Peter Buck e
disse: "ei Peter, vocês podem ser grandes como o Police,
ter iates e casas na França". Ao que Peter respondeu:
"ah, não gosto de iates e nem da França."
Após
quase dois de gravações no Belmont Mall Studios,
é lançado em julho de 86, Lifes Reach Pageant.
Segundo Buck, o título
é tirado de um fala do Inspetor Closeau, de um filme de
1964. A fala seria:
Inspector Clouseau
opens car door and falls into a puddle.
Maria: "You should get out of these clothes immediately.
You'll catch your death of pneumonia, you will."
Clouseau: "Yes, I probably will. But it's all part of life's
rich pageant, you know."
O grupo suprimiu apenas
o apóstrofo da palavra "Life's".
O disco foi bem nas paradas,
chegando ao 21º lugar e dando ao grupo o primeiro disco de
ouro por terem alcançado a marca de 500 mil cópias
vendidas.
O
disco rendeu ainda um belo compacto, "Fall on Me", que
chegou ao quinto posto na parada rock da Billboard, mas apenas
em 94º, no geral, causando consternação à
I.R.S.
Um segundo compacto, "Superman",
teve ainda mais tímida, chegando ao 17º posto na parada
rock.
A capa do disco também
era bem estranha. A metade de cima trazia o rosto do baterista
Bill Berry, enquanto a metade de baixo trazia fotos de búfalos.
Segundo Michael, a principal
preocupação era voltar aos velhos tempos. "Vamos
fazer um disco em casa, um disco como os antigos", foi a
promessa que fizeram entre si. E conseguiram. Faixas como "The
Flowers of Guatemala", "Begin the Begin" e "These
Days", mostravam o velho R.E.M. de sempre.
Mas
o grupo continuava com suas piadas. Por motivos nunca explicados,
a ordem das faixas na contra-capa estava totalmente errada.
O disco tinha as seguintes
canções:
Lado 1
1. "Begin the Begin"
– 3:28
2. "These Days" – 3:24
3. "Fall on Me" – 2:50
4. "Cuyahoga" – 4:19
5. "Hyena" – 2:50
6. "Underneath the Bunker" – 1:25
Lado 2
1. "The Flowers of Guatemala"
– 3:55
2. "I Believe" – 3:49
3. "What If We Give It Away?" – 3:33
4. "Just a Touch" – 3:00
5. "Swan Swan H." – 2:42
6. "Superman" (Gary Zekley, Mitchell Bottler) –
2:52
Mas a ordem que aparecia
era 1-5-10-8-2-7-4-9-3-11, deixando de fora "Superman"
e "Underneath the Bunker". E essa ordem permanece também
em CD.
Em 1993 foi editado uma
nova versão em CD, com faixas extras, sem, no entanto,
arrumarem a ordem das faixas. As faixas extras são:
13. "Tired of Singing
Trouble" – 0:59
14. "Rotary Ten" – 1:58
* B-side of "Fall On Me" 7 inch US
15. "Toys in the Attic" (Steve Tyler, Joe Perry) –
2:26
* B-side of "Fall On Me" 12 inch UK
16. "Just a Touch" (Live in the Studio) – 2:38
* Previously Unreleased Version, recorded live to 2 Track during
Reckoning Sessions, 1984
17. "Dream (All I Have to Do)" (Boudleaux Bryant) –
2:38
* Originally Released on the Soundtrack to the Film Athens, GA:
Inside Out, 1987
18. "Swan Swan H" (Acoustic version) – 2:41
* Originally Released on the Soundtrack to the Film Athens, GA:
Inside Out, 1987
Em 1987, a banda ficaria
marcada por dois lançamentos: o disco de sobras Dead
Letter Office e o clássico Document.
Mas isso é papo para um outro dia.
Deixo vocês com a
discografia do grupo. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)
|