E veio o estrelato!
Out Of Time colocou o R.E.M. no lugar mais alto das paradas dos
dois lados do Atlântico. E o mais irônico é
que Peter Buck abandonava a guitarra elétrica para tocar
violões, bandolins, uma autêntica orgia folk. Com
convidados especiais - Kate Pierson e o rapper KRS-One - o disco
vendeu mais de 10 milhões de cópias pelo mundo e
rendeu diversos prêmios ao grupo. O sucesso batia em larga
escala na vida do R.E.M.
Após
Green, o R.E.M. resolveu se esconder em Athens
para a confecção de um novo trabalho. A turnê
do disco anterior havia sido estafante e o grupo resolveu que
não iria cair na estrada por um bom tempo.
Enquanto essas idéias
eram discutidas, Peter Buck entrou em estúdio carregando
apenas violões, bandolins e com uma idéia de abandonar
a eletricidade por um tempo. Peter desejava que a banda saísse
um pouco daquele rótulo de ser uma guitar band.
"Somos compositores
e sabia que poderíamos fazer um ótimo disco sem
guitarras. Escrevemos tudo em cima do bandolim e do baixo e teclados,
mas sem guitarras. Essas músicas são fortes por
si mesmos. Como não quero mais tocar guitarras por um tempo,
convidei Peter Holsapple (ex-dB's) para tocá-las. Todas
foram gravadas ao vivo no estúdio, tirando as partes de
KRS-One e as partes com a Sinfônica de Atlanta. É
um disco mais cru."
Cru
ou não, Out Of Time foi um sucesso estrondoso
e rendeu, pelo menos, duas canções inesquecíveis:
a bela "Losing My Religion" e a pop "Shiny Happy
People".
A banda surpreendeu fãs
e crítica ao lançar um disco quase acústico.
Buck havia dito que não queria gravar guitarras por algum
tempo, talvez nunca mais, e, ainda assim, foi o disco que mais
vendeu, perto de 10 milhões mundo afora, ficando em primeiro
lugar na América e Reino Unido. O disco foi lançado
no dia 11 de março.
O LP saiu com as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Radio Song" – 4:12
2. "Losing My Religion" – 4:26
3. "Low" – 4:55
4. "Near Wild Heaven" – 3:17
5. "Endgame" – 3:48
6. "Shiny Happy People" – 3:44
Lado B
1. "Belong" – 4:03
2. "Half A World Away" – 3:26
3. "Texarkana" – 3:36
4. "Country Feedback" – 4:07
5. "Me In Honey" – 4:06
O
disco abre com "Radio Song", colaboração
com o rapper KRS-One, canção que seria
o quarto single do disco.
Stipe era fã do
músico, líder do Boogie Down Productions. A canção
chegou apenas ao 28º lugar na parada britânica. No
lado B, em sete polegadas, vinha "Love Is All Around (Live
Acoustic)". Em 12 polegadas, trazia "Love Is All Around
(Live Acoustic)" e "Shiny Happy People(Music Mix)",
na edição inglesa. A edição americana
vinha com "Radio Song (Tower Of Luv Bug Mix)", "Love
Is All Around (Live Acoustic)" e "Belong (Live)".
A segunda canção
é uma das mais emblemáticas da banda e uma das mais
importantes da década de 90: "Losing My Religion".
Peter conta que fez o riff
da música enquanto assistia televisão e estava com
o bandolim na mão, tentando aprender a tocar o novo instrumento.
As primeiras gravações aconteceram em setembro de
1990, no Bearsville Studio A, em Woodstock. A canção
tinha apenas baixo, bandolim e bateria, mas Peter sentia que ela
estava incompleta. Com isso, teve a idéia de convidar Peter
Holsapple para tocar violão e preencher o buraco que havia
nela, que deu grande força.
Tiveram
também a brilhante idéia de convidar Atlanta Symphony
Orchestra para a música, parte essa que foi gravada no
mês seguinte, no estúdio Soundscape, em Atlanta.
Michael Stipe se sentiu bem que fez apenas um take para
gravar os vocais.
Losing My Religion
foi um furacão na vida da banda. O vídeo era exibido
sem parar pela MTV. Segundo Stipe, "losing my religion"
é uma expressão para designar alguém que
está perdendo a paciência ou que está no limite.
Segundo ele, é apenas uma clássica e obsessiva música
pop, na mesma linha de "Every Breath You Take", do The
Police. A canção ficou no topo da parada de rock
moderno da Billboard e, em quarto no geral. Na versão em
sete polegadas, o single trazia "Rotary Eleven" no lado
B; em doze, "Rotary Eleven" e "After Hours (Live)".
O
disco segue com a soturna "Low" e segue com "Near
Wild Heaven", outro single do disco. Foi a primeira canção
co-escrita e cantada pelo baixista Mike Mills. Ele dividiu com
Stipe a responsabilidade das letras. Na edição britânica
de 12 polegadas vinham "Pop Song '89 (Live Acoustic)"
e "Half A World Away (Live Acoustic)". Em sete, "Pop
Song '89 (Live Acoustic)".
Mills já tinha escrito
anteriormente "(Don't Go Back To) Rockville" e cantado
em "Superman", mas nunca havia cantado uma letra de
sua autoria.
Após "Endgame",
aparece a mais alegre composição da banda, "Shiny
Happy People". Para cantá-la, Michael convidou Kate
Pierson, do B-52's, que estava se tornando uma especialista em
dueto.
Um
ano antes, havia brilhado em "Candy", ao lado de Iggy
Pop, no disco Brick by Brick. E Kate era um pé-quente,
já que essa é, até hoje, o único single
do R.E.M. que ficou simultaneamente no Top 10 na América
e no Reino Unido, sendo que alcançou a 10ª posição
nos EUA e a sexta, na Inglaterra.
O vídeo da canção
mais parece um vídeo do B-52's. Michael veste um boné
com a aba para o lado e dançando como um colegial, ao lado
de Kate. Uma grande brincadeira. Apesar disso, a letra é
séria. Michael fez comentários irônicos sobre
o massacre da Praça Celestial, em Pequim, dois anos antes,
que chocaram o mundo. Stipe criticavam os políticos que
usaram os estudantes para se revoltar contra o governo, mostrando
a fraqueza do sistema.
Em doze polegadas, na edição
britânica, vinham ainda "Forty Second Song" e
"Losing My Religion (Live Acoustic)"; em sete, "Forty
Second Song".
Para os completistas, corram
atrás de The R.E.M. Singles Collection,
um caixa lançada na Alemanha, com 4 CDs, contendo todas
as canções do período.
Enquanto
o sucesso se fazia presente, a I.R.S., antiga gravadora, aproveitou
o ótimo momento e lançou a coletânea The
Best of R.E.M.
Lado A
1. "Carnival of Sorts (Box Cars)"
(3:51)
2. "Radio Free Europe" (4:03)
3. "Perfect Circle" (3:23)
4. "Talk About the Passion" (3:22)
5. "So. Central Rain (I'm Sorry)" (3:11)
6. "(Don't Go Back To) Rockville" (4:34)
7. "Pretty Persuasion" (3:53)
8. "Green Grow The Rushes" (3:42)
Lado B
1. "Cant Get There From Here"
(4:10)
2. "Driver 8" (3:18)
3. "Fall on Me" (2:49)
4. "I Believe" (3:32)
5. "Cuyahoga" (4:17)
6. "The One I Love" (3:17)
7. "Finest Worksong" (3:48)
8. "It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)"
(4:07)
O
disco fez sucesso apenas no Reino Unido, ficando em sétimo
lugar. Mas, nesse período, o grupo já estava trancado
em estúdio gravando outro disco, pois se recusaram a fazer
uma turnê promocional, para desespero da Warner, fato que
não preocupou o grupo. "Nossos empresários
estão conosco há 11 anos e sabem do que gostamos
ou não. A função dele é tirar a pressão
da Warner sobre nossos ombros. Não faremos shows por dinheiro.
Cansamos de tocar em arenas e talvez jamais voltemos a pisar em
um palco", contou Peter Buck.
A banda ainda ficaria um
tempo, de fato, sem pisar em um palco. E o tal disco novo seria
nada menos que Automatic for the People, outro
estrondoso sucesso e papo para outra coluna. Um abraço
e até mais.
Discografia
Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)
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