315 - R.E.M. - Out Of Time

E veio o estrelato! Out Of Time colocou o R.E.M. no lugar mais alto das paradas dos dois lados do Atlântico. E o mais irônico é que Peter Buck abandonava a guitarra elétrica para tocar violões, bandolins, uma autêntica orgia folk. Com convidados especiais - Kate Pierson e o rapper KRS-One - o disco vendeu mais de 10 milhões de cópias pelo mundo e rendeu diversos prêmios ao grupo. O sucesso batia em larga escala na vida do R.E.M.


Após Green, o R.E.M. resolveu se esconder em Athens para a confecção de um novo trabalho. A turnê do disco anterior havia sido estafante e o grupo resolveu que não iria cair na estrada por um bom tempo.

Enquanto essas idéias eram discutidas, Peter Buck entrou em estúdio carregando apenas violões, bandolins e com uma idéia de abandonar a eletricidade por um tempo. Peter desejava que a banda saísse um pouco daquele rótulo de ser uma guitar band.

"Somos compositores e sabia que poderíamos fazer um ótimo disco sem guitarras. Escrevemos tudo em cima do bandolim e do baixo e teclados, mas sem guitarras. Essas músicas são fortes por si mesmos. Como não quero mais tocar guitarras por um tempo, convidei Peter Holsapple (ex-dB's) para tocá-las. Todas foram gravadas ao vivo no estúdio, tirando as partes de KRS-One e as partes com a Sinfônica de Atlanta. É um disco mais cru."

Cru ou não, Out Of Time foi um sucesso estrondoso e rendeu, pelo menos, duas canções inesquecíveis: a bela "Losing My Religion" e a pop "Shiny Happy People".

A banda surpreendeu fãs e crítica ao lançar um disco quase acústico. Buck havia dito que não queria gravar guitarras por algum tempo, talvez nunca mais, e, ainda assim, foi o disco que mais vendeu, perto de 10 milhões mundo afora, ficando em primeiro lugar na América e Reino Unido. O disco foi lançado no dia 11 de março.

O LP saiu com as seguintes faixas:

Lado A

1. "Radio Song" – 4:12
2. "Losing My Religion" – 4:26
3. "Low" – 4:55
4. "Near Wild Heaven" – 3:17
5. "Endgame" – 3:48
6. "Shiny Happy People" – 3:44

Lado B

1. "Belong" – 4:03
2. "Half A World Away" – 3:26
3. "Texarkana" – 3:36
4. "Country Feedback" – 4:07
5. "Me In Honey" – 4:06

capa do single Radio SongO disco abre com "Radio Song", colaboração com o rapper KRS-One, canção que seria o quarto single do disco.

Stipe era fã do músico, líder do Boogie Down Productions. A canção chegou apenas ao 28º lugar na parada britânica. No lado B, em sete polegadas, vinha "Love Is All Around (Live Acoustic)". Em 12 polegadas, trazia "Love Is All Around (Live Acoustic)" e "Shiny Happy People(Music Mix)", na edição inglesa. A edição americana vinha com "Radio Song (Tower Of Luv Bug Mix)", "Love Is All Around (Live Acoustic)" e "Belong (Live)".

A segunda canção é uma das mais emblemáticas da banda e uma das mais importantes da década de 90: "Losing My Religion".

Peter conta que fez o riff da música enquanto assistia televisão e estava com o bandolim na mão, tentando aprender a tocar o novo instrumento. As primeiras gravações aconteceram em setembro de 1990, no Bearsville Studio A, em Woodstock. A canção tinha apenas baixo, bandolim e bateria, mas Peter sentia que ela estava incompleta. Com isso, teve a idéia de convidar Peter Holsapple para tocar violão e preencher o buraco que havia nela, que deu grande força.

Tiveram também a brilhante idéia de convidar Atlanta Symphony Orchestra para a música, parte essa que foi gravada no mês seguinte, no estúdio Soundscape, em Atlanta. Michael Stipe se sentiu bem que fez apenas um take para gravar os vocais.

Losing My Religion foi um furacão na vida da banda. O vídeo era exibido sem parar pela MTV. Segundo Stipe, "losing my religion" é uma expressão para designar alguém que está perdendo a paciência ou que está no limite. Segundo ele, é apenas uma clássica e obsessiva música pop, na mesma linha de "Every Breath You Take", do The Police. A canção ficou no topo da parada de rock moderno da Billboard e, em quarto no geral. Na versão em sete polegadas, o single trazia "Rotary Eleven" no lado B; em doze, "Rotary Eleven" e "After Hours (Live)".

O disco segue com a soturna "Low" e segue com "Near Wild Heaven", outro single do disco. Foi a primeira canção co-escrita e cantada pelo baixista Mike Mills. Ele dividiu com Stipe a responsabilidade das letras. Na edição britânica de 12 polegadas vinham "Pop Song '89 (Live Acoustic)" e "Half A World Away (Live Acoustic)". Em sete, "Pop Song '89 (Live Acoustic)".

Mills já tinha escrito anteriormente "(Don't Go Back To) Rockville" e cantado em "Superman", mas nunca havia cantado uma letra de sua autoria.

Após "Endgame", aparece a mais alegre composição da banda, "Shiny Happy People". Para cantá-la, Michael convidou Kate Pierson, do B-52's, que estava se tornando uma especialista em dueto.

Um ano antes, havia brilhado em "Candy", ao lado de Iggy Pop, no disco Brick by Brick. E Kate era um pé-quente, já que essa é, até hoje, o único single do R.E.M. que ficou simultaneamente no Top 10 na América e no Reino Unido, sendo que alcançou a 10ª posição nos EUA e a sexta, na Inglaterra.

O vídeo da canção mais parece um vídeo do B-52's. Michael veste um boné com a aba para o lado e dançando como um colegial, ao lado de Kate. Uma grande brincadeira. Apesar disso, a letra é séria. Michael fez comentários irônicos sobre o massacre da Praça Celestial, em Pequim, dois anos antes, que chocaram o mundo. Stipe criticavam os políticos que usaram os estudantes para se revoltar contra o governo, mostrando a fraqueza do sistema.

Em doze polegadas, na edição britânica, vinham ainda "Forty Second Song" e "Losing My Religion (Live Acoustic)"; em sete, "Forty Second Song".

Para os completistas, corram atrás de The R.E.M. Singles Collection, um caixa lançada na Alemanha, com 4 CDs, contendo todas as canções do período.

Enquanto o sucesso se fazia presente, a I.R.S., antiga gravadora, aproveitou o ótimo momento e lançou a coletânea The Best of R.E.M.

Lado A

1. "Carnival of Sorts (Box Cars)" (3:51)
2. "Radio Free Europe" (4:03)
3. "Perfect Circle" (3:23)
4. "Talk About the Passion" (3:22)
5. "So. Central Rain (I'm Sorry)" (3:11)
6. "(Don't Go Back To) Rockville" (4:34)
7. "Pretty Persuasion" (3:53)
8. "Green Grow The Rushes" (3:42)

Lado B

1. "Cant Get There From Here" (4:10)
2. "Driver 8" (3:18)
3. "Fall on Me" (2:49)
4. "I Believe" (3:32)
5. "Cuyahoga" (4:17)
6. "The One I Love" (3:17)
7. "Finest Worksong" (3:48)
8. "It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)" (4:07)

O disco fez sucesso apenas no Reino Unido, ficando em sétimo lugar. Mas, nesse período, o grupo já estava trancado em estúdio gravando outro disco, pois se recusaram a fazer uma turnê promocional, para desespero da Warner, fato que não preocupou o grupo. "Nossos empresários estão conosco há 11 anos e sabem do que gostamos ou não. A função dele é tirar a pressão da Warner sobre nossos ombros. Não faremos shows por dinheiro. Cansamos de tocar em arenas e talvez jamais voltemos a pisar em um palco", contou Peter Buck.

A banda ainda ficaria um tempo, de fato, sem pisar em um palco. E o tal disco novo seria nada menos que Automatic for the People, outro estrondoso sucesso e papo para outra coluna. Um abraço e até mais.

Discografia

Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)

 


 

 

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