317 - R.E.M. - Automatic for the People

O que se pode dizer de um disco que teve os arranjos de cordas feitos pelo ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, e que foi um dos últimos a ser ouvido por Kurt Cobain, antes de cometer suicídio? O que dizer de um disco que traz "Everybody Hurts", "Man on the Moon", "Drive" e "Nightswimming"? E como é possível vender, novamente, 10 milhões de cópias e, novamente, não sair em uma turnê mundial? Como? Só lendo o texto para saber tais respostas...


Out Of Time colocou o R.E.M. nas paradas do mundo todo e a expectativa do que fariam a seguir era imensa. E a banda não queria descansar sobre a aclamação, longe disso.

Michael Stipe costumou a escrever letras mais pessoais, mas não queria tocar no tema amor e, sim, em dor, medo e perdas. Após ganharem prêmios da indústria musical no início de 1992, se trancaram em estúdios em Miami, Seattle, New York e Woodstock. Michael começava a enfrentar a angústia de fazer 30 anos e sentia insegurança com o futuro.

Michael Stipe estava ansioso pelo futuro e sabia que a pressão sobre o R.E.M. começava a ficar imenso. Em uma entrevista à Life Magazine, ele disse: "Não compramos nosso próprio mito. Você aparece do nada e de repente te colocam em um pedestal, um lugar muito alto. E te dão muito dinheiro. As pressões são monumentais e eles não se importam que as pessoas entre nessa e depois se arrebentem. Mas nós quatro somos amigos, nos importamos um com outro."

Apesar dos temas pesados, a banda teve ótimos momentos no estúdio, particularmente com a presença de John Paul Jones. O ex-baixista do Led Zeppelin usou toda a experiência e talento para conduzir arranjos de violinos nas canções do grupo. Mais uma vez, a banda explorava o lado acústico nas canções, com poucas guitarras. Paul Jones deu sua contribuição em "Drive," "The Sidewinder Sleeps Tonite," "Everybody Hurts," e "Nightswimming.

O resultado foi deslumbrante. Seis canções viraram singles - "Drive," "The Sidewinder Sleeps Tonite," "Everybody Hurts," "Nightswimming," "Find the River," e "Man on the Moon" e vários críticos consideraram a obra-prima definitiva do grupo. Estariam certos?

Lançado no dia 5 de novembro de 1992, Automatic for the People, chegou ao primeiro lugar no Reino Unido e, em segundo, na América. O trabalho recebeu elogios rasgados de alguns músicos contemporâneos.

Para Bono, era o melhor disco de country jamais feito; Kurt Cobain, fã confesso do grupo, foi mais longe: "Eu não sei como eles consegue fazer essas coisas. Deus, eles são maravilhosos e conseguem lidam com o sucesso como se fossem santos e continuam fazendo músicas maravilhosas!"

Cobain tinha um sonho de fazer algo com o grupo e confessou que a principal influência para gravar o disco Unplugged havia sido Automatic for the People.

O disco trazia as seguintes faixas, todas compostas por Stipe, Buck, Mills e Berry:

1. "Drive" – 4:31
2. "Try Not to Breathe" – 3:50
3. "The Sidewinder Sleeps Tonite" – 4:06
4. "Everybody Hurts" – 5:17
5. "New Orleans Instrumental No. 1" – 2:13
6. "Sweetness Follows" – 4:19
7. "Monty Got a Raw Deal" – 3:17
8. "Ignoreland" – 4:24
9. "Star Me Kitten" – 3:15
10. "Man on the Moon" – 5:13
11. "Nightswimming" – 4:16
12. "Find the River" – 3:50

O primeiro compacto extraído foi Drive, em 8 de outubro de 1992.

Ela trazia a canção "World Leader Pretend" no lado B do compacto britânico de sete polegadas e, "Winged Mammal Theme", no norte-americano.

Na edição alemã, o single de 12 trazia uma cover de Leonard Cohen, "First We Take Manhattan", que haviam gravado para o disco tributo I'm Your Fan. A canção não chegou a ser um grande sucesso.

O segundo compacto acabaria se tornando um imenso sucesso, principalmente quando foi lançado um filme de mesmo nome, estrelado por Jim Carrey: Man on the Moon.

A música prestava um tributo ao comediante norte-americano Andy Kaufman, morto aos 35 anos, de câncer no pulmão. É um dos pontos mais altos do disco e teve várias edições em single, ficando em sexto lugar no Reino Unido e, em nono, na América.

A edição de sete polegadas, nos EUA, trazia "Man on the Moon" e "New Orleans Instrumental #2". Foi editada uma edição especial para colecionadores na Inglaterra, com as faixas "Man on the Moon","Fruity Organ", "New Orleans Instrumental #2" e "Arms of Love", de Robyn Hitchcock. A versão em sete polegadas inglesa, tinha "Turn You Inside-Out".

O terceiro compacto, The Sidewinder Sleeps Tonite foi inspirado em "The Lion Sleeps Tonight", canção sul-africana escrita em 1939 e que virou um hit com Solomon Linda e seu grupo, The Evening Birds.

A música conseguiu apenas uma 17ª posição no Reino Unido. "The Lion Sleeps Tonight", aliás, foi usado na versão sete polegadas norte-americana e na britânica.

A versão britânica, aliás, foi dividida em dois singles: no primeiro trazia, como bônus, "The Lion Sleeps Tonight" e "Fretless" e no CD 2, "Organ Song" e "Star Me Kitten (demo)".

O quarto single é o mais famoso do disco, e teve covers de vários artistas como o irlandês Corrs: Everybody Hurts. Stipe fez uma letra dedicada aos jovens que perdem a esperança e tentam o suicídio. Stipe estava muito preocupado com o alto número de suicídios entre os jovens no mundo todo.

Apesar do sucesso mais modesto na parada que "Man on the Moon" - apenas o sexto lugar no Reino Unido e 29º, na América - Stipe a considera uma de suas melhores composições e está entre as preferidas dos fãs. No compacto de sete polegadas norte-americano vinha a faixa "Mandolin Strum"; na edição especial inglesa, em dois CDs, tinha a mesma "Mandolim Strum" e New Orleans Instrumental No. 1" (Long Version); no CD2 vinha "Chance" e "Dark Globe", do ex-líder do Pink Floyd, Syd Barrett.

O disco gerou ainda outros dois compactos, Nightswimming e Find the River.

A primeira canção trazia um tema da infância dos quatro membros do R.E.M. Quando meninos, eles e os amigos costumavam nadar nus nas piscinas dos clubes, em Athens, no meio da noite, com quase 50 pessoas à noite.

Stipe também fala sobre a perda da inocência. A música fez pouco sucesso, ficando apenas na 27ª posição no Reino Unido. "Find the River" foi ainda mais modesto, ficando apenas na 54ª posição na Inglaterra.

Sempre cuidadosa com a banda, a Warner lançou um dos boxes mais legais da história, The Automatic Box.

A compilação consistia em quatro CDs temáticos: Vocal Tracks, Instrumental Tracks, Cover Versions and -B-sides dos singles do disco Green. Assim sendo, foram editadas as seguintes canções:

Disk 1: Vocal Tracks: "It's a Free World, Baby" / "Fretless" / "Chance (Dub)" / "Star Me Kitten (Demo)".
Disk 2: Instrumental Tracks: "Winged Mammal Theme" / "Organ Song" / "Mandolin Strum" / "Fruity Organ" / "New Orleans Instrumental #2"."
Disk 3: Cover Versions: "Arms of Love" / "Dark Globe" / "The Lion Sleeps Tonight" / "First We Take Manhattan".
Disk 4: Singleactiongreen B-sides: "Ghost Riders" / "Funtime" / "Memphis Train Blue"s / "Pop Song '89 (Acoustic)" / "Everybody Hurts (Live)".

Após tamanho sucesso, a banda resolveu não seguir em excursão, mantendo a promessa que haviam feito quando gravavam Out Of Time.

Em entrevista à Life Magazine, Stipe deu uma curiosa declaração quando perguntado qual seria a banda perfeita da década de 90: "Seria aquela que jamais fará shows; que jamais fará vídeoos, que jamais dará entrevistas e que nunca deixará ser fotografada e aquela que estará apenas preocupada em fazer música".

Seria esse o futuro do R.E.M.? Seria o fim das guitarras e a adoção completa ao acústico? Temas que ficarão para uma nova coluna em um novo dia. Um abraço.

Discografia

Chronic Town (1982)
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Dead Letter Office (1987)
Document (1987)
Eponymous (1988)
Green (1988)
Out Of Time (1991)
The Best of R.E.M. (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
R.E.M.: Singles Collected (1994)
The Automatic Box (1995)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
In the Attic: Alternative Recordings 1985-1989 (1997)
The Best of R.E.M. (1998)
Up (1998)
Reveal (2001)
In Time: The Best of R.E.M. 1988-2003 (2003)
Around the Sun (2004)
And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
R.E.M. Live (2007)
Acelerate (2008)

 


 

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