Poucos personagens
podem se vangloriar de ter participado de três seminais
bandas. Richard Hell é um deles: Television, Johnny Thunders
and the Heartbreakers e com os Voidoids. Com seu estilo "não-tô-nem-aí"
e seu talento para a escrita, Hell marcou o movimento punk como
grande influência dos Sex Pistols - "Pretty Vacant"
é quase uma cópia de "Blank Generation"
e com o disco de estréia, também chamado Blank Generation.
Vivendo hoje como escritor (até consegui falar com a assessoria
dele pedindo uma entrevista, negada quando souberam que não
seria para nenhum grande veículo, uma postura triste para
quem toma conta de um punk original), Hell tem uma história
interessante e totalmente errática.
Richard
Hell já não era nenhum iniciante quando resolveu
montar o Voidoids. Após participar do começo do
Television - saiu porque Tom Verlaine havia virado um ditador
- Richard se juntou ao combo de Johnny Thunders. Essa união,
porém, durou apenas nove meses, apesar de ter deixado um
clássico no repertório do grupo - "Chinese
Rocks", composta ao lado de Dee Dee Ramone, que na verdade
escreveu 90% da canção.
Após sair dos Heartbreakers,
Richard foi visitar o guitarrista Robert Quine, excepcional músico,
mas que não havia tido nenhum grupo de destaque. Richard
conhecia Quine há vários anos, já que amava
a imensa coleção de discos dele.
Bob se lembra bem do encontro:
"eu estava em casa quando ele apareceu com Terry Ork. Ele
tocou uma fita com algumas canções e perguntou se
eu queria entrar no grupo que estava formando. Fiquei realmente
surpreso porque todos me tratavam como se eu fosse um leproso
porque eu recusava a mudar minha aparência. Pensei porque
ele iria querer um guitarrista de 33 anos. O problema é
que ele também não gostava do meu visual e acabou
mudando tudo. Jogou fora minha camiseta, cortou meu cabelo - a
última vez que o deixei fazer isso - e pediu para que eu
deixasse a barba crescer."
Mas
faltava ainda um segundo guitarrista, já que ele queria
o mesmo som de guitarras "gêmeas" do Television.
Para o posto, chamou Ivan Julia e na bateria entrou Marc Bell,
ex-Wayne County. Hell assumiria o baixo e assim nascia o Richard
Hell and the Voidoids.
Richard tinha um objetivo
claro: jamais entraria em um grupo em que não pudesse ser
o líder, especialmente após conviver com Verlaine
e Thunders.
Richard era um niilista
de carteirinha e isso ficou bem claro no seu grande clássico,
"Blank Generation". "O grande lance dela é
aquele espaço em que eu não canto na canção
quando digo nós pertencemos à ____ geração.
Esse espaço cada um preenche como quiser. Eu não
quero analisar mais as pessoas, cada um interpreta como quiser,
porque ainda assim estará correto."
Richard era o que se podia
chamar de uma figura estranha. Primeiro, odiava pessoas, multidões.
Não suportava a idéia de ter que subir em um palco
e depois ter que conversar com os fãs. Seus amigos mais
próximos - e namoradas - eram basicamente pessoas com quem
saía para comprar drogas ou beber. Raramente se envolvia
com alguém. Uma de suas maiores fãs era Bebe Buel,
que no futuro seria mãe da atriz Liv Tyler.
"Richard era o macho
ideal, confesso. Ele era lindo, grande, cool, totalmente louco,
inteligente. Eu conhecia todo mundo no meio, mas sempre que chegava
perto dele, eu gelava."
O
grupo acabou gravando o primeiro compacto em 1976, com três
canções, que saiu em 1976: "(I Could Live With
You In) Another World" / "You Gotta Lose" / "(I
Belong To The) Blank Generation".
Após isso, o grupo
conseguiu um contrato com a Sire Records, que já havia
assinado com os Ramones e tinha ainda os Talking Heads em suas
fileiras.
Logo após isso,
eles receberam um convite para tocar na Inglaterra, abrindo para
o The Clash. A viagem acabou sendo um pesadelo para a banda.
"Eu
simplesmente não agüentava mais levar cuspidas dos
fãs do Clash no palco. Eles nos detestavam e ficavam nos
provocando o show inteiro. E eu não entendia o que as pessoas
viam no Clash. Eu comprei um disco deles para ver como soavam.
Era um lixo. Tocavam mal e eu me perguntava se eles tinham alguma
idéia do que eles falavam em suas letras. Além disso,
eles sempre abriam seus shows com 'I'm So Bored With USA', só
para nos provocar, que para mim era indiferente", disse Bob
Quine.
Na verdade, o Clash tinha
uma conexão maior com os Ramones do que com os Voidoids.
Além disso, Richard quase morreu de tanto tomar drogas.
Quem mais se aproveitou da situação foi o empresário
dos Sex Pistols, Malcolm McLaren. Ele conhecia Hell desde os tempos
de Television, quando foi o empresário dos New York Dolls
por alguns meses.
"Richard Hell foi,
confesso, minha inspiração em 100% para os Sex Pistols.
Aquelas camisetas rasgadas, aquele olhar distante, os cabelos
espetados. Eu apenas transformei tudo isso em algo mais inglês."
E Richard Hell reclamou
depois, que não havia sido apenas isso: "'Pretty Vacant'
dos Pistols é tirada diretamente de 'Blank Generation'.
Isso me chateou um pouco, mas afinal, eu também roubei
muito de outras pessoas. Faz parte do jogo."
O
grupo já tinha gravado o primeiro disco, o clássico
Blank Generation, mas o álbum demorou
a ser lançado. A demora acabou gerando uma briga judicial
com o selo. Hell conta que uma vez levou o presidente do selo,
Seymour Stein até a sua casa para mostrar a penúria
em que vivia. "Ele apenas olhou e disse: 'acalme-se Richard,
o disco será lançado brevemente.'"
A espera era tão
difícil que certo dia, Marc Bell chegou a um ensaio e jogou
no chão suas contas atrasadas - aluguel, luz, gás
- e perguntou quem iria pagar por aquilo. Sem encontrar uma resposta,
acabou saindo e foi integrar um outro grupo de Nova York, os Ramones...
"Depois que gravei
Blank Generation, eu senti que já havia
feito minha parte para a música e meu coração
já não estava mais lá. Além disso,
foi muito difícil ter que lidar com executivos, ficar em
reuniões por horas e horas. Fiquei aliviado quando conseguimos
sair da Sire."
Blank Generation
é um dos mais subestimados discos daquele tempo. Cantado
de maneira lacônica por Hell, possui alguns dos maiores
clássicos da safra punk, como a faixa-título, "Love
Comes In Spurts" e "Another World". Seu niilismo
faz os Sex Pistols parecerem excessivamente ingênuos. O
som parece desafinado, desleixado, quando nada disso acontece,
ainda mais tendo um guitarrista excelente como Quine.
"Richard
resolveu que iríamos tocar punk, mas quem ia nos ouvir?
Além disso, ele nunca gostou muito de se apresentar. A
situação ficou realmente ruim até que um
dia que avisei que estava fora. Ele nem se importou", relata
Ivan Julian.
O grupo ainda lançou
um novo compacto, The Kid With The Replaceable Head /
I’m Your Man pelo selo Radar e abriu alguns shows
na América para Elvis Costello, tudo em vão.
Richard
acabou voltando ao mundo da literatura, seu habitat natural. Eventualmente
ele voltava com o grupo como foi o caso de outro disco, Destiny
Street, de 1982. Mas a banda era apenas um nome do passado
e ninguém mais deu bola.
Hoje ele basicamente vive
de seus escritos e de sua poesia. Possui um site
com seu nome e é um renomado escritor.
Deixo vocês com a
letra de "Blank Generation". Um abraço e até
a próxima coluna.
Blank Generation
I was sayin let me out of here before I was
even born--it's such a gamble when you get a face
It's fascinatin to observe what the mirror does
but when I dine it's for the wall that I set a place
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
Triangles were fallin at the window as
the doctor cursed
He was a cartoon long forsaken by the public eye
The nurse adjusted her garters as I breathed my first
The doctor grabbed my throat and yelled, "God's consolation
prize!"
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
To hold the t.v. to my lips, the air so
packed with cash
then carry it up flights of stairs and drop it in the vacant lot
To lose my train of thought and fall into your arms' tracks
and watch beneath the eyelids every passing dot
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time
I belong to the blank generation and
I can take it or leave it each time
I belong to the ______ generation but
I can take it or leave it each time top
Discografia
(I Could Live With You
In) Another World / You Gotta Lose / (I Belong To The) Blank Generation
(compacto, 1976)
Blank Generation / Love Comes In Spurts (compacto de 7 polegadas,
1977)
Blank Generation / Love Comes In Spurts / Liars Beware / Who Says
(compacto de 12 polegadas, 1977)
Blank Generation (1977)
The Kid With The Replaceable Head / I’m Your Man (compacto
de 7 polegadas, 1979)
Destiny Street (1982)
R.I.P. (1984)
Funhunt (1989)
|