16 - Simon Felton - entrevista

 

Simon Felton apareceu em meu caminho já há algum tempo e durante todo esse tempo, trocamos e-mails até que ele aceitou em mandar alguns cds e colocar um banner da Pink Hedgehog aqui. De quebra, Simon enviou vários discos bem bacanas e se mostrou uma pessoa bem legal e que tem como principal lema a divulgação de boas bandas independentes e ainda desconhecidas. Mas Simon também é músico e lança discos-solos ou com sua banda, Garfields Birthday. Nesse bate-papo, ele explica como surgiu o selo, suas idéias e ensina a quem quiser buscar um espaço sem precisar abrir as pernas para as majors...


Pergunta: - Por favor, Simon, fale um pouco de você...
Simon Felton:
- Eu nasci em Dorchester, que é uma antiga cidade mercadora romana, na Inglaterra. Eu me mudei para Portland aos seis anos, que é uma ilha perto de Weymouth, um grande lugar para crescer, pescar, nadar, e até arranjar confusão! Aos 13 anos, fui morar na Alemanha, em Rinteln. Passei três anos em Hannover e outros quatro em Moenchengladbach, antes de retornar à Inglaterra, em 1990. Fiz minha apresentação como músico no noivado de meus irmãos (a banda se chamava The Windy Pops) meses depois e desde então nunca mais parei de tocar em conjuntos. Há cinco anos moro em Bristol e recentemente voltei para Weymouth, que considero meu lar. E também tenho um cão chamado Frodo!

Pergunta: - Por que você montou um selo próprio? Conte como é a experiência e o que espera?.
Simon Felton:
- Eu comecei Pink Hedgehog em 1994 porque havia um monte de boa música saindo da cena local de Weymouth e Portland e queria que outras pessoas as ouvissem. Então, no começo, lancei alguns cassetes de bandas locais, incluindo alguns meus. Tive que parar de tocar em 1996, quando fiquei doente e diagnosticaram esclerose múltipla (M.E). Com isso, acabei me concentrando mais no selo. Meu primeiro lançamento foi uma compilação para levantar fundos para a Associação M.E., que ajuda pessoas com a doença. O selo tem crescido desde então e me tornei um pequeno empresário. Não espero ganhar muito dinheiro, mas quero lançar grandes músicas.

Garfields BirthdayPergunta: - Fale um pouco de sua carreira-solo e do Garfields Birthday...
Simon Felton:
- Eu sempre preferi tocar em uma banda já que não tenho muita confiança em mim mesmo. Acho que escrevo melhor quando as pessoas me pressionam. Eu gosto de gravar sozinho, mas sempre as vejo como demos, esperando que uma dia sejam regravadas com uma banda. O Garfields Birthday é, provavelmente, a banda que melhor reflete meu gosto.

capa do disco PreviousPergunta: - Você se sente parte da cena musical de hoje? Como você descreve sua música?
Simon Felton:
- Sim, eu considero nossa música e a do selo como parte da cena underground pop. Eu penso que toda música com a qual estou envolvido seja "pop", seja ela Indie Pop, Power Pop ou Psych Pop... Eu amo boas canções com boas melodias e harmonia.

Pergunta: - E qual sua opinião sobre a cena rock atual?
Simon Felton:
- Acho que a maioria das novas bandas repetem as mesmas fórmulas seguras e rentáveis. Para conseguirem grandes vendagens precisam se encaixar em algumas categorias específicas e não devem correr muitos riscos. Eu tenho percebido também muitos grupos novos usando elementos dos anos 80, como o The Killers. Minhas bandas novas favoritas que eu vi nesse último ano são The Magic Numbers e Hal, que são ótimos ao vivo e lançaram excelentes discos de estréia.

Pergunta: - Tirando a bossa nova, o que conhece de música brasileira?
Simon Felton:
- Acho que preciso de um ajuda sua. Sérgio Mendes é brasileiro, não?

capa do disco Talking About the WeatherPergunta: - Quais são seus artistas e discos favoritos?
Simon Felton:
- Meus cinco artistas favoritos são: Brian Wilson (The Beach Boys), Crosby, Stills & Nash, Neil Young, Paul McCartney e David Bowie. Outros cinco possíveis seriam: R.E.M., Jonathan Richman, They Might Be Giants, Ben Folds, Teenage Fanclub e Morrissey.

Os meus discos favoritos são: Smile (Beach Boys); Hunky Dory (David Bowie); Tonight's the Night (Neil Young), Joe's Garage (Frank Zappa) e Dynasty (Kiss).

Pergunta: - Quais são seus projetos futuros?
Simon Felton:
- Eu tenho três lançamentos planejados para 2006: o novo do Hamfatter (Girls in Graz), o disco de estréia do Schnauser e o mais novo disco de Anton Barbeau, Drug Free! Garfields Birthday terá um novo EP lançado pelo selo alemão Dandyland, antes do Natal, espero... e ainda estamos trabalhando em novos projetos como o The Poor Clares. Há ainda alguma chance de sair algo solo meu em 2006. Ou seja, terei muita coisa para me manter ocupado.

Pergunta: - Obrigado pelo papo, Simon. Deixe seu recado final.
Simon Felton: -
Oi mamãe! Oi papai!