parceria com
Beatrix Algrave
Após a fuga
de dois integrantes, os Banshees entraram em crise, embora não
por muito tempo. Com dois novos integrantes - o baterista Budgie
e o guitarrista John McGeoch - começa a fase considerada
a mais clássica do grupo, com três álbuns
impecáveis. O primeiro deles foi o mais experimental e
que teve grande sucesso comercial: Kaleidoscope.
Fúria.
Esse foi o sentimento da cantora Siouxsie Sioux e do baixista
Steven Severin com as deserções de John McKay e
Kenny Morris.
No mesmo dia, eles tinham
um show e a solução foi usar os membros do The Cure,
enquanto Siouxsie pedia aos fãs para cobrirem os dois fujões
de pancada caso os encontrassem.
"Vocês têm
a minha bênção", berrava, completamente
furiosa.
"A fuga deles nos
deixou desarmados, mas eu e Steven não íamos deixar
que eles arruinassem o que havíamos construído de
nenhuma maneira."
Após o final da
excursão, Steven e Siouxsie se trancaram em um pequeno
estúdio, com um gravador de rolo, uma bateria eletrônica
simples e teclados e começaram a montar as primeiras composições.
Nesses dias nasceram "Christine",
"Arabia" (depois rebatizada como "Lunar Camel"),
"Paradise Place" e "Eve White / Eve Black",
além de "Sitting Room".
Em uma entrevista da época,
Severin disse que apesar de tudo, havia gostado de ver a banda
reduzida a um duo e que, de agora, em diante, o grupo seria apenas
os dois, com músicos convidados. Mas, para surpresa do
companheiro, na mesma entrevista, Siouxsie revelou que havia convidado
Budgie para entrar no grupo.
Peter
Edward Clarke é um dos bateristas mais criativos e intuitivos
do período e já havia passado pelos grupos The Spitfire
Boys, Big in Japan e pelo Slits, um grupo de meninas onde era
a única figura masculina. Era capaz de explorar vários
ritmos, sendo que com as Slits utilizou-se muito dos ritmos jamaicanos.
Além de um grande
percussionista, Budgie fisgou o coração da vocalista,
e começaram um romance imediatamente. Os dois se casariam
oficialmente apenas em 1991 e se separariam no ano de 2007.
Budgie confessa que o primeiro
contato com a banda não foi muito positivo.
"Eles eram esnobes
e eu não sabia exatamente o que eles queriam e acabei usando
o kit de baterista de Kenny. Ficamos uma hora e meia tocando e
eles acabaram gostando."
A outra posição
desfalcada era a de guitarrista e Robert Smith chegou a ser convidado,
já que era muito amigo de Severin.
Robert viveu um dilema
entre ser um membro do grupo ou o líder do The Cure, mas
após ser pressionado pelos integrantes de sua banda original,
optou em deixar os Banshees. Assim, a escolha acabou recaindo
sobre o guitarrista do Magazine, o brilhante John McGeoch.
John
conta que após ser convidado por Severin aceitou, mas disse
que estava compromissado com o Generation X para um disco, além
de outro projeto com Steve Strange, do Visage. No fim, acabou
aceitando e após uma rápida reunião começaram
a trabalhar em "Happy House".
McGeoch demorou um ano
para ser fixado como membro oficial do grupo e por essa razão
não aparece na capa do disco ou no vídeo promocional
de "Christine".
"Eu demorei para ser
um membro fixo porque estava comprometido com outros projetos
e eles queriam que eu fosse apenas integrante dos Banshees. E
eu andava meio deprimido por ter deixado o Magazine."
A banda fez demos para
"Happy House", "Hybrid" e "Desert Kisses"
logo após a excursão que tomou conta de todo mês
de março de 1980 e resolveram entrar em estúdio
em maio, ao lado do produtor Nigel Gray, que havia trabalhado
com o Police, em um estúdio de Surrey.
"Nós entramos
com um conceito que era fazer canções completamente
diferentes uma das outras. E nem pensamos como elas seriam reproduzidas
ao vivo. Era nossa primeira oportunidade de entrarmos em um estúdio
sem nada planejado, algo que nunca havíamos feito antes.
Era um desafio excitante", conta Severin.
A primeira prova disso
foi o single Happy House, lançado em março.
A canção foi bem recebida ficando na 17º posição
da parada. Dois meses depois é a vez de Christine,
que conta a história de Christine Sizemore e suas 22 personalidades.
O grupo tinha um grande fascínio por distúrbios
mentais e a canção fez um razoável sucesso,
ficando no 24º posto da parada de compactos.
O sucesso comercial fez
com que Siouxsie agradecesse o sumiço de Kenny Morris e
John McKay. "Sem eles, fomos obrigados a rever o conceito
do grupo e escapamos da monotonia."
Em
agosto é editado o novo LP, Kaleidoscope,
que chegou ao quinto lugar da parada, de longe, a melhor colocação
da banda.
Budgie e McGeoch eram músicos
superiores e deram às composições novas cores
e possibilidades, expandido as opções rítmicas.
E Nigel Gray se mostrava um produtor bem mais inspirado que Mike
Stavrou.
Além de incluir
"Happy House" e "Christine", o disco trazia
a participação do ex-Sex Pistol Steve Jones, com
sua guitarra em "Paradise Place" e "Skin",
protesto contra a matança de animais para virarem casacos
de pele, assunto que particularmente irrita a cantora.
Kaleidoscope
era um disco inesperado, mais leve por um lado, mas ainda assim
cheio das características que fizeram dos Banshees famosos.
O grupo havia arriscado ao mudar o som em vários momentos,
sem medo de perder a base dos fãs. "Nossos fãs
estão prontos para serem desafiados e aqueles que não
estão, não são, de fato, admiradores do grupo",
dizia a cantora.
O novo LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Happy House"
2. "Tenant"
3. "Trophy" (Sioux/Severin/McGeoch)
4. "Hybrid"
5. "Clockface"
6. "Lunar Camel"
Lado
B
1. "Christine"
2 . "Desert Kisses"
3 . "Red Light"
4 . "Paradise Place"
5 . "Skin"
Ao ser editado em CD, em 2006, trazia as
seguintes faixas:
12. "Christine" (demo version)
13. "Eve White/Eve Black" (demo version)
14. "Arabia (Lunar Camel)" (demo version)
15. "Sitting Room" (unreleased track)
16. "Paradise Place" (demo version)
17. "Desert Kisses" (demo version)
18. "Hybrid" (demo version)
19. "Happy House" (demo version)
20. "Israel" (7" A-Side)
O novo disco marcaria uma
fase de ouro para o grupo que duraria por mais dois discos de
estúdios perfeitos, até a saída de McGeoch.
Mas isso é papo para outra coluna. Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Singles
"Hong Kong Garden" (1978)
"The Staircase (Mystery)" (1978)
"Playground Twist" (1979)
"Mittageisen (Metal Postcard)" (1979)
'Happy House" (1980)
"Christine" (1980)
"Israel" (1980)
"Spellbound" (1981)
"Arabian Knights" (1981)
"Fireworks" (1982)
"Slowdive" (1982)
"Melt!" (1982)
"Dear Prudence" (1983)
"Swimming Horses" (1983)
"Dazzle" (1984)
"Overground" (1984)
"Cities in Dust" (1985)
"Candyman" (1986)
"This Wheel's on Fire" (1986)
"The Passenger" (1987)
"Song from the Edge of the World" (1987)
"Peek-a-Boo" (1988)
"The Killing Jar" (1988)
"The Last Beat of My Heart" (1988)
"Kiss Them for Me" (1991)
"Shadowtime" (1991)
"Fear (of the Unknown)" (1991)
"Face to Face" (1992)
"O Baby" (1995)
"Stargazer" (1995)
Discos e CDs
The Scream (1978)
Join Hands (1979)
Kaleidoscope (1980)
Juju (1981)
Once Upon a Time (1981)
A Kiss In The Dreamhouse (1982)
Nocturne (1983)
Hyaena (1984)
Tinderbox (1986)
Through The Looking Glass (1987)
Peepshow (1988)
Superstition (1991)
Peel Sessions (1991)
Twice Upon a Time (1992)
Rapture (1995)
The Best of Siouxsie and the Banshees (2002)
Seven Year Itch (2003)
Downside Up (Box, 2004)
At the BBC (2009) |