421 - Siouxsie and the Banshees - A Kiss In The Dreamhouse e Nocturne

parceria com Beatrix Algrave

Para muitos A Kiss In The Dreamhouse é o maior momento da carreira do grupo e, também, o começo do fim. Isso porque o disco assinala o fim do guitarrista John McGeoch, com sérios problemas com a bebida. Em seu lugar entraria ninguém menos que Robert Smith, líder do The Cure, banda que havia se dissolvido temporariamente após o final da excursão do disco Pornography. Robert chegou a participar de dois discos com a banda, até voltar a priorizar seu grupo, entre eles, o excelente ao vivo Nocturne. Paralelamente, Siouxsie e Budgie lançariam o primeiro LP do grupo paralelo, The Creatures.


Perfeitamente sintonizados como banda, os Banshees eram uma das grandes sensações do rock britânico e um dos grupos mais ovacionados pela crítica.

Os shows eram cada vez mais teatrais, Siouxsie já era uma grande diva, amada e copiadas pelas fãs e com grande presença no palco. Nada poderia dar errado para o grupo.

John McGeoch era realmente o membro que tanto faltava, tanto que Siouxsie confessou em uma entrevista, após a morte do guitarrista (no dia 4 de março de 2004), ele que havia sido seu guitarrista favorito dentro da banda, mesmo pensamento do ex-Smith Johnny Marr, que o considerou uma de suas grandes influências.

Segundo a cantora, "John é meu guitarrista favorito de todos os tempos. Ele conseguiu entrar em nosso som de uma maneira abstrata. Adorava dizer 'quero que isso soe como um cavalo caindo de um penhasco' e ele exatamente o que eu queria. Era uma pessoa afável e, sem dúvida, o guitarrista mais criativo que já tivemos."

Mas antes de McGeoch deixar, ainda havia uma obra-prima a ser produzida. No dia 21 de março, é lançado o primeiro compacto da nova fase, Fireworks.

A música não entraria no novo disco, mas mostrava um grupo muito mais ousado, usando cordas na abertura. Siouxsie não queria o uso de sintetizadores, por isso optaram pelo uso de músicos e não de sequenciadores.

Na versão de sete polegadas, o lado B trazia "Coal Mind". N0 de 12 polegadas, além desta, havia, "We Fall".

O single foi recebido com entusiasmo pela crítica, apesar de ter ficado apenas na 22ª posição na parada de compactos. Siouxsie tem uma lembrança forte das gravaçõe do vídeo promocional, já que o responsável pela pirotecnia com os fogos, acabou se acidentando e teve um terrível acidente no rosto, perdendo, segundo ela "três camadas de pele da face".

A banda tirava um tempo para as gravações entre os shows, cada vez mais intensos.

Entre os meses de outubro e novembro, a banda lança dois novos compactos que estariam presentes no novo LP: Slowdive e Melt.

Apesar das posições modestas na parada - 41º e 49º lugares, respectivamente, o som era algo excitante, trabalhado, um avanço em relação à Fireworks.

Siouxsie conta que "Melt" foi composta após a primeira excursão ao Japão, quando ganharam várias roupas, cartões e desenhos japoneses dos fãs. Ela havia ficado absolutamente deliciada com o carinho e ela nunca se esqueceu de pegar, pela primeira vez, o trem bala em plena primavera enquanto bebia saquê.

Em novembro é a vez do novo LP, A Kiss in the Dreamhouse. "Eu prometo que esse disco irá tirar seu fôlego", escreveu, entusiasmado, o crítico Richard Cook, no New Musical Express.

Steve Sutherland do Melody Maker foi na mesma balada, considerando o LP de "intoxicante".

O título havia sido bolado por Severin após ver um programa na televisão mostrando que muitas prostitutas de Hollywood, na década de 40, fazia cirurgias plásticas para se parecerem com estrelas de cinema.

Tal fato foi mostrado no filme L.A Confidential - Los Angeles (Cidade Proibida, no Brasil) - e que deu o Oscar de melhor atriz para Kim Basinger.

O disco foi produzido pela própria banda e teve boa aceitação do público, ficando na 11ª posição da parada de sucessos na Inglaterra. O álbum mostrava o grupo na maturidade do seu som, cheio de belos momentos.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. "Cascade" (4:25)
2. "Green Fingers" (3:33)
3. "Obsession" (3:51)
4. "She's a Carnival" (3:39)
5. "Circle" (5:22)

Lado B

1. "Melt!" (3:47)
2 . "Painted Bird" (4:15)
3 . "Cocoon" (4:29)
4 . "Slowdive" (4:24)

Ao ser editado em CD, em 2006, trazia as seguintes faixas extras:

10. "Fireworks" (12” Version) (4:32)
11. "Slowdive" (12” Version) (5:49)
12. "Painted Bird" (Workhouse Demo) (3:49)
13. "Cascade" (Workhouse Demo) (4:32)

A longa vida na estrada acabaria prejudicando a vida dos integrantes, especialmente de McGeoch, que aliado ao estresse, o fazia beber de maneira incontrolável.

O cansaço de todos, mais a irritação ao ver seu guitarrista se deteriorando atingiu o ponto máximo em Madri, quando ele foi dispensado, após as apresentações dos dias 29 e 30 de outubro, um pouco antes do disco ser lançado.

O próprio guitarrista confessa que arruinou o show e que depois precisou ir para um hospital, mas já era tarde demais. Além da bebida, John abusava de medicamentos e das drogas e estava incontrolável, como ele mesmo admitiu.

Essa seria uma decisão que todos se arrependeriam, mas que não tinha como ser contornada no momento. Sem John, a solução foi chamar um velho amigo: Robert Smith.

Um dos grandes companheiros de Severin, Robert havia implodido o Cure após uma briga de socos com o baixista Simon Gallup.

Smith conhecia bem o repertório dos Banshees, mas teve que rapidamente se integrar o grupo, que tinha apresentações no Reino Unido até o dia 29 de dezembro de 1982.

"Foi muito difícil pegar todas as nuances do som de John, mas ao mesmo tempo, muito inspirador. Eu estava cansado da minha vida, de ser um líder de banda e com os Banshees eu era apenas mais um, um empregado na verdade. Tudo que eu fazia era tocar guitarra, nem backing vocals eu executava", conta Robert.

Após o final da excursão, exausta Siouxsie e Budgie se mandaram para o Havaí, afim de um descanso de tudo e de todos.

Junto com o marido, Siouxsie achou que era uma boa oportunidade para gravar o primeiro disco do The Creatures, que já havia lançado um EP em 1981, Wild Things, que havia ficado na 24ª posição.

O Creatures era um grupo que valorizava mais a parte rítmica, experimental, algo menos tenso que os Banshees. O disco foi gravado em um pequeno estúdio, usado por vários artistas, como David Crosby e Graham Nash. "Nós apenas ficamos duas semanas lá gravando, sem idéias de como seriam as canções, nada disso."

Feast foi lançado durante as férias dos Banshees e teve boa acolhida, ficando na 17ª posição.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. "Morning Dawning"
2. "Inoa'Ole"
3. "Ice House"
4. "Dancing on Glass"
5. "Gecko"

Lado B

6. "Sky Train"
7. "Festival of Colours"
8. "Miss the Girl"
9. "A Strutting Rooster"
10. "Flesh"

O lançamento aconteceu entre após os shows no Japão e na Oceania, no mês de fevereiro. A banda tirou férias até fevereiro, quando o Creatures teve a devida publicidade, com entrevistas promocionais.

Mas era hora de voltar ao grupo principal. Com Robert na guitarra, a banda cumpre extensa rotina de shows, começando pela Dinamarca até encerrar com duas apresentações no luxuoso Royal Albert Hall, em Londres, nos dia 30 de outubro e 1º de novembro.

Um dos lugares mais luxuosos e famosos da capital londrina, o Royal Albert Hall não tinha por hábito abrir suas portas para shows de rock.

Por isso mesmo, a excitação era grande. Foi o primeiro disco gravado com Robert Smith e o álbum foi precedido pelo compacto Dear Prudence, antigo sucesso dos Beatles, contido no disco The Beatles, de 1968 (e também conhecido como The White Album). "Dear Prudence" rendeu o terceiro lugar na parada, de longe, a melhor colocação dos Banshees até hoje.

Tendo como base os discos Juju e A Kiss In The Dreamhouse, Nocturne foi um belo álbum duplo, que trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. Israel (6:45)
2. Dear Prudence** (3:55)
3. Paradise Place* (4:28)
4. Melt! (3:48)

Lado B

1. Cascade (4:35)
2. Pulled to Bits (4:03)
3. Night Shift (6:27)
4. Sin in My Heart (3:31)

Lado C

1. Slowdive (4:18)
2. Painted Bird (3:56)
3. Happy House* (4:39)
4. Switch (6:35)

Lado D

1. Spellbound (4:31)
2. Helter Skelter** (3:42)
3. Eve White/Eve Black* (2:58)
4. Voodoo Dolly (8:42)

Após o lançamento do disco, o grupo só voltaria a se reunir no ano seguinte para um novo disco. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Singles

"Hong Kong Garden" (1978)
"The Staircase (Mystery)" (1978)
"Playground Twist" (1979)
"Mittageisen (Metal Postcard)" (1979)
'Happy House" (1980)
"Christine" (1980)
"Israel" (1980)
"Spellbound" (1981)
"Arabian Knights" (1981)
"Fireworks" (1982)
"Slowdive" (1982)
"Melt!" (1982)
"Dear Prudence" (1983)
"Swimming Horses" (1983)
"Dazzle" (1984)
"Overground" (1984)
"Cities in Dust" (1985)
"Candyman" (1986)
"This Wheel's on Fire" (1986)
"The Passenger" (1987)
"Song from the Edge of the World" (1987)
"Peek-a-Boo" (1988)
"The Killing Jar" (1988)
"The Last Beat of My Heart" (1988)
"Kiss Them for Me" (1991)
"Shadowtime" (1991)
"Fear (of the Unknown)" (1991)
"Face to Face" (1992)
"O Baby" (1995)
"Stargazer" (1995)

Discos e CDs

The Scream (1978)
Join Hands (1979)
Kaleidoscope (1980)
Juju (1981)
Once Upon a Time (1981)
A Kiss In The Dreamhouse (1982)
Nocturne (1983)
Hyaena (1984)
Tinderbox (1986)
Through The Looking Glass (1987)
Peepshow (1988)
Superstition (1991)
Peel Sessions (1991)
Twice Upon a Time (1992)
Rapture (1995)
The Best of Siouxsie and the Banshees (2002)
Seven Year Itch (2003)
Downside Up (Box, 2004)
At the BBC (2009)

 

 

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