parceria com Beatrix
Algrave
Para muitos A Kiss
In The Dreamhouse é o maior momento da carreira do grupo
e, também, o começo do fim. Isso porque o disco
assinala o fim do guitarrista John McGeoch, com sérios
problemas com a bebida. Em seu lugar entraria ninguém menos
que Robert Smith, líder do The Cure, banda que havia se
dissolvido temporariamente após o final da excursão
do disco Pornography. Robert chegou a participar de dois discos
com a banda, até voltar a priorizar seu grupo, entre eles,
o excelente ao vivo Nocturne. Paralelamente, Siouxsie e Budgie
lançariam o primeiro LP do grupo paralelo, The Creatures.
Perfeitamente
sintonizados como banda, os Banshees eram uma das grandes sensações
do rock britânico e um dos grupos mais ovacionados pela
crítica.
Os shows eram cada vez
mais teatrais, Siouxsie já era uma grande diva, amada e
copiadas pelas fãs e com grande presença no palco.
Nada poderia dar errado para o grupo.
John McGeoch era realmente
o membro que tanto faltava, tanto que Siouxsie confessou em uma
entrevista, após a morte do guitarrista (no dia 4 de março
de 2004), ele que havia sido seu guitarrista favorito dentro da
banda, mesmo pensamento do ex-Smith Johnny Marr, que o considerou
uma de suas grandes influências.
Segundo a cantora, "John
é meu guitarrista favorito de todos os tempos. Ele conseguiu
entrar em nosso som de uma maneira abstrata. Adorava dizer 'quero
que isso soe como um cavalo caindo de um penhasco' e ele exatamente
o que eu queria. Era uma pessoa afável e, sem dúvida,
o guitarrista mais criativo que já tivemos."
Mas
antes de McGeoch deixar, ainda havia uma obra-prima a ser produzida.
No dia 21 de março, é lançado o primeiro
compacto da nova fase, Fireworks.
A música não
entraria no novo disco, mas mostrava um grupo muito mais ousado,
usando cordas na abertura. Siouxsie não queria o uso de
sintetizadores, por isso optaram pelo uso de músicos e
não de sequenciadores.
Na versão de sete
polegadas, o lado B trazia "Coal Mind". N0 de 12 polegadas,
além desta, havia, "We Fall".
O single foi recebido com
entusiasmo pela crítica, apesar de ter ficado apenas na
22ª posição na parada de compactos. Siouxsie
tem uma lembrança forte das gravaçõe do vídeo
promocional, já que o responsável pela pirotecnia
com os fogos, acabou se acidentando e teve um terrível
acidente no rosto, perdendo, segundo ela "três camadas
de pele da face".
A banda tirava um tempo
para as gravações entre os shows, cada vez mais
intensos.
Entre os meses de outubro e novembro, a banda lança dois
novos compactos que estariam presentes no novo LP: Slowdive
e Melt.
Apesar das posições
modestas na parada - 41º e 49º lugares, respectivamente,
o som era algo excitante, trabalhado, um avanço em relação
à Fireworks.
Siouxsie conta que "Melt"
foi composta após a primeira excursão ao Japão,
quando ganharam várias roupas, cartões e desenhos
japoneses dos fãs. Ela havia ficado absolutamente deliciada
com o carinho e ela nunca se esqueceu de pegar, pela primeira
vez, o trem bala em plena primavera enquanto bebia saquê.
Em
novembro é a vez do novo LP, A Kiss in the Dreamhouse.
"Eu prometo que esse disco irá tirar seu fôlego",
escreveu, entusiasmado, o crítico Richard Cook, no New
Musical Express.
Steve Sutherland do Melody
Maker foi na mesma balada, considerando o LP de "intoxicante".
O título havia sido
bolado por Severin após ver um programa na televisão
mostrando que muitas prostitutas de Hollywood, na década
de 40, fazia cirurgias plásticas para se parecerem com
estrelas de cinema.
Tal fato foi mostrado no
filme L.A Confidential - Los Angeles (Cidade
Proibida, no Brasil) - e que deu o Oscar de melhor atriz
para Kim Basinger.
O disco foi produzido pela
própria banda e teve boa aceitação do público,
ficando na 11ª posição da parada de sucessos
na Inglaterra. O álbum mostrava o grupo na maturidade do
seu som, cheio de belos momentos.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Cascade"
(4:25)
2. "Green Fingers" (3:33)
3. "Obsession" (3:51)
4. "She's a Carnival" (3:39)
5. "Circle" (5:22)
Lado B
1. "Melt!" (3:47)
2 . "Painted Bird" (4:15)
3 . "Cocoon" (4:29)
4 . "Slowdive" (4:24)
Ao
ser editado em CD, em 2006, trazia as seguintes faixas extras:
10. "Fireworks"
(12” Version) (4:32)
11. "Slowdive" (12” Version) (5:49)
12. "Painted Bird" (Workhouse Demo) (3:49)
13. "Cascade" (Workhouse Demo) (4:32)
A longa vida na estrada
acabaria prejudicando a vida dos integrantes, especialmente de
McGeoch, que aliado ao estresse, o fazia beber de maneira incontrolável.
O cansaço de todos,
mais a irritação ao ver seu guitarrista se deteriorando
atingiu o ponto máximo em Madri, quando ele foi dispensado,
após as apresentações dos dias 29 e 30 de
outubro, um pouco antes do disco ser lançado.
O próprio guitarrista
confessa que arruinou o show e que depois precisou ir para um
hospital, mas já era tarde demais. Além
da bebida, John abusava de medicamentos e das drogas e estava
incontrolável, como ele mesmo admitiu.
Essa seria uma decisão
que todos se arrependeriam, mas que não tinha como ser
contornada no momento. Sem
John, a solução foi chamar um velho amigo: Robert
Smith.
Um
dos grandes companheiros de Severin, Robert havia implodido o
Cure após uma briga de socos com o baixista Simon Gallup.
Smith conhecia bem o repertório
dos Banshees, mas teve que rapidamente se integrar o grupo, que
tinha apresentações no Reino Unido até o
dia 29 de dezembro de 1982.
"Foi muito difícil
pegar todas as nuances do som de John, mas ao mesmo tempo, muito
inspirador. Eu estava cansado da minha vida, de ser um líder
de banda e com os Banshees eu era apenas mais um, um empregado
na verdade. Tudo que eu fazia era tocar guitarra, nem backing
vocals eu executava", conta Robert.
Após o final da
excursão, exausta Siouxsie e Budgie se mandaram para o
Havaí, afim de um descanso de tudo e de todos.
Junto com o marido, Siouxsie
achou que era uma boa oportunidade para gravar o primeiro disco
do The Creatures, que já havia lançado um EP em
1981, Wild Things, que havia ficado na 24ª
posição.
O Creatures era um grupo
que valorizava mais a parte rítmica, experimental, algo
menos tenso que os Banshees. O disco foi gravado em um pequeno
estúdio, usado por vários artistas, como David Crosby
e Graham Nash. "Nós apenas ficamos duas semanas lá
gravando, sem idéias de como seriam as canções,
nada disso."
Feast
foi lançado durante as férias dos Banshees e teve
boa acolhida, ficando na 17ª posição.
O LP trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Morning Dawning"
2. "Inoa'Ole"
3. "Ice House"
4. "Dancing on Glass"
5. "Gecko"
Lado B
6. "Sky Train"
7. "Festival of Colours"
8. "Miss the Girl"
9. "A Strutting Rooster"
10. "Flesh"
O lançamento aconteceu
entre após os shows no Japão e na Oceania, no mês
de fevereiro. A banda tirou férias até fevereiro,
quando o Creatures teve a devida publicidade, com entrevistas
promocionais.
Mas
era hora de voltar ao grupo principal. Com Robert na guitarra,
a banda cumpre extensa rotina de shows, começando pela
Dinamarca até encerrar com duas apresentações
no luxuoso Royal Albert Hall, em Londres, nos dia 30 de outubro
e 1º de novembro.
Um dos lugares mais luxuosos
e famosos da capital londrina, o Royal Albert Hall não
tinha por hábito abrir suas portas para shows de rock.
Por isso mesmo, a excitação
era grande. Foi o primeiro disco gravado com Robert Smith e o
álbum foi precedido pelo compacto Dear Prudence,
antigo sucesso dos Beatles, contido no disco The Beatles, de 1968
(e também conhecido como The White Album). "Dear Prudence"
rendeu o terceiro lugar na parada, de longe, a melhor colocação
dos Banshees até hoje.
Tendo como base os discos
Juju e A Kiss In The Dreamhouse,
Nocturne foi um belo álbum duplo, que
trazia as seguintes faixas:
Lado A
1. Israel (6:45)
2. Dear Prudence** (3:55)
3. Paradise Place* (4:28)
4. Melt! (3:48)
Lado B
1. Cascade (4:35)
2. Pulled to Bits (4:03)
3. Night Shift (6:27)
4. Sin in My Heart (3:31)
Lado C
1. Slowdive (4:18)
2. Painted Bird (3:56)
3. Happy House* (4:39)
4. Switch (6:35)
Lado D
1. Spellbound (4:31)
2. Helter Skelter** (3:42)
3. Eve White/Eve Black* (2:58)
4. Voodoo Dolly (8:42)
Após o lançamento
do disco, o grupo só voltaria a se reunir no ano seguinte
para um novo disco. Mas isso é papo para outro dia. Um
abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Singles
"Hong Kong Garden" (1978)
"The Staircase (Mystery)" (1978)
"Playground Twist" (1979)
"Mittageisen (Metal Postcard)" (1979)
'Happy House" (1980)
"Christine" (1980)
"Israel" (1980)
"Spellbound" (1981)
"Arabian Knights" (1981)
"Fireworks" (1982)
"Slowdive" (1982)
"Melt!" (1982)
"Dear Prudence" (1983)
"Swimming Horses" (1983)
"Dazzle" (1984)
"Overground" (1984)
"Cities in Dust" (1985)
"Candyman" (1986)
"This Wheel's on Fire" (1986)
"The Passenger" (1987)
"Song from the Edge of the World" (1987)
"Peek-a-Boo" (1988)
"The Killing Jar" (1988)
"The Last Beat of My Heart" (1988)
"Kiss Them for Me" (1991)
"Shadowtime" (1991)
"Fear (of the Unknown)" (1991)
"Face to Face" (1992)
"O Baby" (1995)
"Stargazer" (1995)
Discos e CDs
The Scream (1978)
Join Hands (1979)
Kaleidoscope (1980)
Juju (1981)
Once Upon a Time (1981)
A Kiss In The Dreamhouse (1982)
Nocturne (1983)
Hyaena (1984)
Tinderbox (1986)
Through The Looking Glass (1987)
Peepshow (1988)
Superstition (1991)
Peel Sessions (1991)
Twice Upon a Time (1992)
Rapture (1995)
The Best of Siouxsie and the Banshees (2002)
Seven Year Itch (2003)
Downside Up (Box, 2004)
At the BBC (2009) |