427 - Siouxsie and the Banshees - Peepshow

parceria com Beatrix Algrave

"É o nosso melhor disco desde A Kiss In The Dreamhouse". Palavras de Siouxsie e que dão o exato tom de Peepshow, que surpreendeu muita gente, afinal os Banshees já estavam sendo considerados ultrapassados e incapazes de gravarem algo relevante. E, mais uma vez, o grupo calou a boca dos críticos e mostrou do que eram capazes.


O ano de 1987 terminou com outra baixa, tão rotineira na vida do grupo: a partida de mais um guitarrista. Desta vez, o "escolhido" foi John Carruthers.

A partida de Carruthers começou a ser tramada ainda durante as gravações de Through The Looking Glass.

"Durante a turnê de Tinderbox, eu e John tivemos que nos dividirmos com os teclados, pois as músicas eram complexas. Foi algo bem chato de se fazer. Eu queria contratar um tecladista para o grupo, mas não tínhamos condições financeiras para um quinto membro na estrada. Seria preciso pagá-lo, hospedá-lo, alimentá-lo... Foi quando surgiu Martin McCarrick no estúdio para as gravações de Through The Looking Glass. Nos demos tão bem com ele, que, pela primeira vez, sentimos que a banda podia abrir a mão de um guitarrista e dissemos a John que o quarto membro do grupo seria Martin", conta Severin.

"Resolvemos seguir como um quarteto e ficamos um mês sem um guitarrista. Escrevemos 'The Killing Jar', mas de repente havia uma excursão aos EUA e não tínhamos um guitarrista. Foi quando uma pessoa me sugeriu Jon Klein, a quem eu conhecia há anos, mas jamais havia pensado. Telefonei e ele aceitou no ato. E voltamos a ser um quinteto", finaliza o baixista.

Durante as gravações, Siouxsie se irritou com uma mentira inventada pelo tablóide Daily Mirror. O jornal havia dito que a cantora tinha feito uma grande cirurgia plástica. "Foi uma grande estupidez minha. Eles fizeram essa pergunta tola e eu respondi 'claro que sim, vocês não viram que estou usando esses enormes brincos para disfarçar as cicatrizes?'. Algo tolo, mas de repente, começaram a chover notícias que eu tinha usado o mesmo tipo de cirurgia de Michael Jackson e as pessoas só queriam saber disso. Isso prova o quanto falta senso de humor nesse país."

Como quinteto, a banda começou a trabalhar em um novo repertório. McCarrick era um músico versátil, tocando cello, acordeão e deu mais liberdade criativa. Um dos grandes exemplos foi o grande sucesso com "Peek-a-Boo".

Lançado em 11 de julho de 1988, "Peek-a-boo" nada parecia com os Banshees. Tinha um sabor mais americano, meio hip-hop, com uma mixagem brilhante, cheia de loops, e Siouxsie cantando de maneira diferente.

Curiosamente, o grupo descobriu que o refrão ("...Golly jeepers / Where'd you get those peepers? / Peepshow, creepshow / Where did you get those eyes?...") era similar ao clássico "Jeepers Creepers, composta em 1938 por Harry Warren and Johnny Mercer. Assim, para evitar problemas legais, deram a eles a co-autoria da faixa.

A música teve enorme sucesso chegado ao primeiro posto na U.S. Billboard Modern Rock Tracks, em 53º lugar na U.S. Billboard Hot 100 e, em 16º, no Reino Unido.

A cantora falava com entusiamo do novo disco. "É o nosso melhor disco. Após A Kiss In The Dreamhouse fizemos muitas coisas boa, mas não conseguimos construir um álbum consistente. Isso se deve porque nunca sabíamos de continuaríamos como banda e isso nos deixava sem ambição. Agora, foi diferente, pois é a primeira que nos vemos como uma banda de verdade."

Outro fator positivo foi gravar o LP numa casa de campo, em Sussex, longe de Londres. Era uma casa linda, antiga, o lugar era maravilhoso, com árvores gigantescas, muito inspirador."

No dia 5 de setembro é editado Peepshow, que recebeu boas críticas e foi aclamado como o melhor disco do grupo em anos.

Co-produzido com Mike Hedges, o disco mostra uma incrível versatilidade sonora e provava que tanto Jon Klein como McCarrick haviam dado enorme contribuição ao trabalho.

O LP contava com as seguintes faixas:

Lado A

1. "Peek-a-Boo" – 3:12
2. "The Killing Jar" – 4:04
3. "Scarecrow" – 5:06
4. "Carousel" – 4:26
5. "Burn-Up" – 4:32

Lado B

6. "Ornaments of Gold" – 3:50
7. "Turn to Stone" – 4:05
8. "Rawhead and Bloodybones" – 2:29
9. "The Last Beat of My Heart" – 4:30
10. "Rhapsody" – 6:23

Dias depois é editado o segundo compacto, The Killing Jar, que fez também uma boa carreira na parada americana, ficando em segundo lugar na U.S. Hot Modern Rock Tracks e, apenas em 41º lugar, no Reino Unido.

O lado B trazia Something Wicked (This Way Comes)" e "Are You Still Dying Darling?". O lançamento do novo trabalho se deu justamente no mês em que abriram uma nova tour pela Europa, no dia 3 de setembro, em Lausane, na Suíça.

A excursão durou três meses e terminou no dia 15 de dezembro, com uma apresentação em Londres, no Brixton Academy.

Em novembro é editado o último compacto, The Last Beat of My Heart, um primoroso trabalho de Budgie.

A boa aceitação do novo disco fez com que Peepshow fosse chamado de "álbum norte-americano dos Banshees", definição que Severin odeia.

"Jamais pensamos nisso, mas infelizmente a gravadora comprou essa tola idéia, já que acharam que ele poderia vender bem lá, coisa que jamais tínhamos imaginado."

Ironicamente, o álbum seria o último trabalho da banda nos anos 80, até a volta em 1991, com o belo Superstition. Nesse meio tempo, Budgie e Siouxsie reativariam o Creatures.

Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Singles

"Hong Kong Garden" (1978)
"The Staircase (Mystery)" (1978)
"Playground Twist" (1979)
"Mittageisen (Metal Postcard)" (1979)
'Happy House" (1980)
"Christine" (1980)
"Israel" (1980)
"Spellbound" (1981)
"Arabian Knights" (1981)
"Fireworks" (1982)
"Slowdive" (1982)
"Melt!" (1982)
"Dear Prudence" (1983)
"Swimming Horses" (1983)
"Dazzle" (1984)
"Overground" (1984)
"Cities in Dust" (1985)
"Candyman" (1986)
"This Wheel's on Fire" (1986)
"The Passenger" (1987)
"Song from the Edge of the World" (1987)
"Peek-a-Boo" (1988)
"The Killing Jar" (1988)
"The Last Beat of My Heart" (1988)
"Kiss Them for Me" (1991)
"Shadowtime" (1991)
"Fear (of the Unknown)" (1991)
"Face to Face" (1992)
"O Baby" (1995)
"Stargazer" (1995)

Discos e CDs

The Scream (1978)
Join Hands (1979)
Kaleidoscope (1980)
Juju (1981)
Once Upon a Time (1981)
A Kiss In The Dreamhouse (1982)
Nocturne (1983)
Hyaena (1984)
Tinderbox (1986)
Through The Looking Glass (1987)
Peepshow (1988)
Superstition (1991)
Peel Sessions (1991)
Twice Upon a Time (1992)
Rapture (1995)
The Best of Siouxsie and the Banshees (2002)
Seven Year Itch (2003)
Downside Up (Box, 2004)
At the BBC (2009)

 

 

Colunas