parceria com Beatrix
Algrave
"É
o nosso melhor disco desde A Kiss In The Dreamhouse". Palavras
de Siouxsie e que dão o exato tom de Peepshow, que surpreendeu
muita gente, afinal os Banshees já estavam sendo considerados
ultrapassados e incapazes de gravarem algo relevante. E, mais
uma vez, o grupo calou a boca dos críticos e mostrou do
que eram capazes.
O
ano de 1987 terminou com outra baixa, tão rotineira na
vida do grupo: a partida de mais um guitarrista. Desta vez, o
"escolhido" foi John Carruthers.
A partida de Carruthers
começou a ser tramada ainda durante as gravações
de Through The Looking Glass.
"Durante a turnê
de Tinderbox, eu e John tivemos que nos dividirmos
com os teclados, pois as músicas eram complexas. Foi algo
bem chato de se fazer. Eu queria contratar um tecladista para
o grupo, mas não tínhamos condições
financeiras para um quinto membro na estrada. Seria preciso pagá-lo,
hospedá-lo, alimentá-lo... Foi quando surgiu Martin
McCarrick no estúdio para as gravações de
Through The Looking Glass. Nos demos tão
bem com ele, que, pela primeira vez, sentimos que a banda podia
abrir a mão de um guitarrista e dissemos a John que o quarto
membro do grupo seria Martin", conta Severin.
"Resolvemos seguir
como um quarteto e ficamos um mês sem um guitarrista. Escrevemos
'The Killing Jar', mas de repente havia uma excursão aos
EUA e não tínhamos um guitarrista. Foi quando uma
pessoa me sugeriu Jon Klein, a quem eu conhecia há anos,
mas jamais havia pensado. Telefonei e ele aceitou no ato. E voltamos
a ser um quinteto", finaliza o baixista.
Durante as gravações,
Siouxsie se irritou com uma mentira inventada pelo tablóide
Daily Mirror. O jornal havia dito que a cantora tinha
feito uma grande cirurgia plástica. "Foi uma grande
estupidez minha. Eles fizeram essa pergunta tola e eu respondi
'claro que sim, vocês não viram que estou usando
esses enormes brincos para disfarçar as cicatrizes?'. Algo
tolo, mas de repente, começaram a chover notícias
que eu tinha usado o mesmo tipo de cirurgia de Michael Jackson
e as pessoas só queriam saber disso. Isso prova o quanto
falta senso de humor nesse país."
Como
quinteto, a banda começou a trabalhar em um novo repertório.
McCarrick era um músico versátil, tocando cello,
acordeão e deu mais liberdade criativa. Um dos grandes
exemplos foi o grande sucesso com "Peek-a-Boo".
Lançado em 11 de
julho de 1988, "Peek-a-boo" nada parecia com os Banshees.
Tinha um sabor mais americano, meio hip-hop, com uma mixagem brilhante,
cheia de loops, e Siouxsie cantando de maneira diferente.
Curiosamente, o grupo descobriu
que o refrão ("...Golly jeepers / Where'd you
get those peepers? / Peepshow, creepshow / Where did you get those
eyes?...") era similar ao clássico "Jeepers
Creepers, composta em 1938 por Harry Warren and Johnny Mercer.
Assim, para evitar problemas legais, deram a eles a co-autoria
da faixa.
A música teve enorme
sucesso chegado ao primeiro posto na U.S. Billboard Modern Rock
Tracks, em 53º lugar na U.S. Billboard Hot 100 e, em 16º,
no Reino Unido.
A cantora falava com entusiamo
do novo disco. "É o nosso melhor disco. Após
A Kiss In The Dreamhouse fizemos muitas coisas
boa, mas não conseguimos construir um álbum consistente.
Isso se deve porque nunca sabíamos de continuaríamos
como banda e isso nos deixava sem ambição. Agora,
foi diferente, pois é a primeira que nos vemos como uma
banda de verdade."
Outro
fator positivo foi gravar o LP numa casa de campo, em Sussex,
longe de Londres. Era uma casa linda, antiga, o lugar era maravilhoso,
com árvores gigantescas, muito inspirador."
No dia 5 de setembro é
editado Peepshow, que recebeu boas críticas
e foi aclamado como o melhor disco do grupo em anos.
Co-produzido com Mike Hedges,
o disco mostra uma incrível versatilidade sonora e provava
que tanto Jon Klein como McCarrick haviam dado enorme contribuição
ao trabalho.
O LP contava com as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Peek-a-Boo"
– 3:12
2. "The Killing Jar" – 4:04
3. "Scarecrow" – 5:06
4. "Carousel" – 4:26
5. "Burn-Up" – 4:32
Lado
B
6. "Ornaments of Gold"
– 3:50
7. "Turn to Stone" – 4:05
8. "Rawhead and Bloodybones" – 2:29
9. "The Last Beat of My Heart" – 4:30
10. "Rhapsody" –
6:23
Dias depois é editado
o segundo compacto, The Killing Jar, que fez
também uma boa carreira na parada americana, ficando em
segundo lugar na U.S. Hot Modern Rock Tracks e, apenas em 41º
lugar, no Reino Unido.
O lado B trazia Something
Wicked (This Way Comes)" e "Are You Still Dying Darling?".
O lançamento do novo trabalho
se deu justamente no mês em que abriram uma nova tour pela
Europa, no dia 3 de setembro, em Lausane, na Suíça.
A
excursão durou três meses e terminou no dia 15 de
dezembro, com uma apresentação em Londres, no Brixton
Academy.
Em novembro é editado
o último compacto, The Last Beat of My Heart,
um primoroso trabalho de Budgie.
A boa aceitação
do novo disco fez com que Peepshow fosse chamado
de "álbum norte-americano dos Banshees", definição
que Severin odeia.
"Jamais pensamos nisso,
mas infelizmente a gravadora comprou essa tola idéia, já
que acharam que ele poderia vender bem lá, coisa que jamais
tínhamos imaginado."
Ironicamente, o álbum
seria o último trabalho da banda nos anos 80, até
a volta em 1991, com o belo Superstition. Nesse
meio tempo, Budgie e Siouxsie reativariam o Creatures.
Mas isso é papo
para outro dia. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Singles
"Hong Kong Garden" (1978)
"The Staircase (Mystery)" (1978)
"Playground Twist" (1979)
"Mittageisen (Metal Postcard)" (1979)
'Happy House" (1980)
"Christine" (1980)
"Israel" (1980)
"Spellbound" (1981)
"Arabian Knights" (1981)
"Fireworks" (1982)
"Slowdive" (1982)
"Melt!" (1982)
"Dear Prudence" (1983)
"Swimming Horses" (1983)
"Dazzle" (1984)
"Overground" (1984)
"Cities in Dust" (1985)
"Candyman" (1986)
"This Wheel's on Fire" (1986)
"The Passenger" (1987)
"Song from the Edge of the World" (1987)
"Peek-a-Boo" (1988)
"The Killing Jar" (1988)
"The Last Beat of My Heart" (1988)
"Kiss Them for Me" (1991)
"Shadowtime" (1991)
"Fear (of the Unknown)" (1991)
"Face to Face" (1992)
"O Baby" (1995)
"Stargazer" (1995)
Discos e CDs
The Scream (1978)
Join Hands (1979)
Kaleidoscope (1980)
Juju (1981)
Once Upon a Time (1981)
A Kiss In The Dreamhouse (1982)
Nocturne (1983)
Hyaena (1984)
Tinderbox (1986)
Through The Looking Glass (1987)
Peepshow (1988)
Superstition (1991)
Peel Sessions (1991)
Twice Upon a Time (1992)
Rapture (1995)
The Best of Siouxsie and the Banshees (2002)
Seven Year Itch (2003)
Downside Up (Box, 2004)
At the BBC (2009) |