por Beatrix
Algrave
Quando se discute o que seria afinal o gótico surgem muitas
controvérsias. Afinal, existiu de fato um movimento gótico
ou estilo gótico, como alguns fazem questão de afirmar?
Seriam bandas como Bauhaus e Siouxsie and Banshees realmente góticas?
Para alguns essas questões parecem óbvias, mas para
outros, não. Antes de falar desta banda considerada por
muitos como "um dos ícones do gótico"
vamos tratar de algumas questões preliminares...
Em primeiro lugar conforme
já tratei do tema em outra coluna, a maioria das ditas
bandas góticas nunca se viram como tal. O próprio
Andrew Aldritch, chegou a declarar certa vez sobre o SoM que “os
Carpenters eram mais góticos que eles”. Mesmo tratando-se
de mais um rótulo usado pela imprensa musical para designar
o tipo de música que faziam, artistas como Siouxsie Sioux
(Siouxsie and the Banshees) e Ian Astbury (The Cult) utilizaram
realmente o termo gótico para referir-se a fases de suas
carreiras ou ao tipo de música e visual que adotavam. Ainda
em 1978, o empresário do Joy Division, Anthony H. Wilson
(fundador do Clube Hacienda e um dos fundadores da Factory Records)
declarou em um programa de televisão na BBC que o som da
banda seria gótico se comparado às bandas do pop
mainstream da época. Na verdade, a estética
sombria que esses grupos adotavam era uma maneira de se contrapor
às luzes e ao brilho da disco music dos anos 70.
As primeiras bandas que adotaram
esse estilo tiveram sua origem no punk rock que também
se contrapunha à ostentação e excessos do
hard rock e do progressivo, e ao discurso “paz e amor”
dos hippies; com sua mensagem direta e agressiva.
Deixando a controvérsia de lado, vou falar dessa banda
que, gótica ou não, influenciou dezenas de bandas
nas décadas que se seguiram.
Apesar
da contundente e hilária declaração de Aldritch
que citei no início, o Sisters of Mercy é considerada
a mais tipicamente gótica das bandas dos anos 80, com seu
som atmosférico, símbolos macabros, referências
a catacumbas e rituais esotéricos. Entretanto, eles fogem
totalmente ao estereótipo se considerarmos que seu som
original era cheio de guitarras distorcidas, misturando heavy
metal e hard rock com ritmos eletrônicos, um híbrido
de metal e psicodelia, às vezes incorporando batidas de
dance beats. As referências musicais de Craig Adams (baixista)
estavam mais próximas do heavy e do hard rock, sendo um
grande fã de Hawkwind e Motorhead. Quanto a Andrew Eldritch
e Gary Marx, estes eram fãs ardorosos dos Stooges, The
Fall e Pere Ubu. Craig inclusive afirmou certa vez que seu objetivo
no início era formar uma banda de heavy metal, mas percebeu
que seus dotes como baixista eram muito limitados para isso. O
mesmo pode-se de dizer de Eldritch, que afirmava no início
da banda querer tornar o The Sisters of Mercy o melhor grupo de
Heavy Metal do mundo. Em suas primeiras declarações
à imprensa afirmava: "Só houve um grande grupo
de Heavy Metal, os Stooges, e há somente duas bandas que
podem alcançá-los: Motorhead e Birthday Party .
Nós não somos tão bons quanto Motorhead,
mas somos melhores do que Birthday Party, o que nos faz miseravelmente
bons".
A
trajetória da banda The Sisters of Mercy foi bastante acidentada,
cheia de egos e disputas judiciais. Durante seu percurso teve
como membros realmente fixos apenas Andrew Eldritch e o onipresente
Doktor Avalanche (ex-Dr. Rhythm), na verdade um equipamento de
bateria digital que aparece creditado em todos os trabalhos da
banda como o seu “baterista oficial”, e que passou
por inúmeras “mutações” tecnológicas,
sendo à princípio uma bateria eletrônica DMX,depois
uma Yamaha RX5 e um seqüenciador.
A história da banda
começa em 1980 na cidade de Leeds. Andrew Eldritch (Andrew
Taylor - 15.05.1959) era estudante de Letras (estudou francês,
alemão, italiano, galês, latim, russo e chinês
), havia estudado literatura francesa e alemã na Universidade
de Oxford e mudou-se para Leeds para estudar Chinês e Ciência
Política. Além de línguas, ele também
tinha interesse por Computação, Filosofia e Ciência
Cognitiva. Em Leeds, Eldritch foi morar em um apartamento que
ficava em cima de uma farmácia da cidade. Na época
ele já começara a ouvir Pere Ubu, The Fall, Stooges
e Velvet Underground. Um dia, por acaso, encontrou uma bateria
largada no porão da dita farmácia e achando que
seria fácil decidiu que aprenderia a dominar o instrumento
e que se tornaria um baterista. Eldritch conheceu Gary Marx (Mark
Pearman), que além de também morar no mesmo local,
tinha grandes afinidades musicais. Resolvem formar uma banda.
Assim nasce o The Sisters of Mercy, originalmente como um duo,
com Eldritch como baterista e Gary como guitarrista. O nome da
banda The Sisters of Mercy foi escolhido em uma noitada etílica
regada a muita cerveja, e o nome foi tirado de uma música
de Leonard Cohen que faz referência a um grupo de freiras
católicas. Entretanto a intenção dos dois
não era nada religiosa, pois na verdade tratava-se de uma
referência ambígua à prostitutas. Segundo
Eldritch, havia muito em comum entre a prostituição
e o comportamento das bandas de rock da atualidade, sendo essa
uma excelente metáfora para a cena rock de uma forma geral.
Apesar do autor evidentemente discordar desta interpretação,
a própria letra de Cohen é realmente ambígua.
Confiram por si mesmos...
Sisters of Mercy
Oh the sisters of mercy
They are not departed or gone
They were waiting for me
When I thought that I just can't go on
And they brought me their comfort
And later they brought me this song
Oh I hope you run into them
You who've been travelling so long
Yes you who must leave everything
That you cannot control
It begins with your family
But soon it comes around to your soul
Well I've been where you're hanging
I think I can see how you're pinned
When you're not feeling holy
Your loneliness says that you've sinned
Well they lay down beside
me
I made my confession to them
They touched both my eyes
And I touched the dew on their hem
If your life is a leaf
That the seasons tear off and condemn
They will bind you with love
That is graceful and green as a stem
When I left they were sleeping
I hope you run into them soon
Don't turn on the lights
You can read their address by the moon
And you won't make me jealous
If I hear that they sweetened your night:
We weren't lovers like that
And besides it would still be all right
We weren't lovers like that
And besides it would still be all right.
Com
essa formação gravam o seu primeiro single com a
esperança de um dia poder ouvir seu som no rádio.
Como não tinham muito dinheiro e nem equipamento, tudo
foi feito de forma bem tosca, com apenas uma guitarra, um amplificador
de segunda mão e, é claro, Doktor Avalanche. Damage
Done é lançado pelo próprio selo do grupo
“Merciful Release”, pois não conseguem que
nenhuma gravadora se interesse por eles. Conta-se que um alto
executivo da gravadora Rough Trade teria recusado o grupo após
ouvir esse primeiro demo tape, por considerá-los uma cópia
do Bauhaus. O incidente é negado por Eldritch, que detestava
esse tipo de comparação. Contudo, a negativa das
gravadoras contribuiu para a criação do selo Merciful
Release, de propriedade dos Sisters, e responsável por
seus lançamentos. Após conseguirem algum dinheiro,
são prensadas por esse selo 1000 cópias do disquinho
que trazia as músicas “Watch” e “Home
of the hit-men”. Nem precisa dizer que esse é, hoje
em dia, item de colecionador. Apesar de ser um trabalho ainda
cru, já traz as principais características da banda:
bateria seca, baixo hipnótico, atmosfera opressiva, guitarras
distorcidas e voz cavernosa. São vendidas pouquíssimas
cópias da gravação, entretanto o grupo não
desiste, e resolvem recomeçar a banda com uma nova formação.
Ao perceber que tocar bateria não era assim tão
fácil quanto imaginava, Eldritch troca as baquetas pelos
vocais e a percussão fica a cargo de uma bateria eletrônica,
o famoso Doktor. Avalanche. Gary Marx concentra-se na guitarra
e o baixista Craig Adams, um fanático por cerveja e que
costumava usar três cordas em seu baixo (porque uma das
cravelhas estava quebrada), é convidado a integrar a banda.
Com essa nova formação a banda faz sua primeira
apresentação ao vivo no dia 16 de fevereiro de 1981.
Marx conectou sua guitarra a um aparelho de som, e como não
havia caixa de retorno, Eldritch provocou uma enorme microfonia
nos amplificadores, tornando o som inacreditavelmente ruim. Mesmo
assim conseguem tocar uma cover de Leonard Cohen "Teachers"
e as músicas "Silver Machine" ou seria "Sister
Ray" (Velvet Underground), pois o grupo se atrapalhou um
pouco com o set list e trocou o nome de algumas músicas.
Mesmo com todos esses tropeços, o público presente
gostou do show. No final do ano, Benn Gun é recrutado como
segundo guitarrista. Em 1982 com essa formação gravam
seu segundo single,Body Electric. Neste disco a banda gravou
seu hino, "Adrenochrome", uma canção com
fortes imagens religiosas que traz no refrão o nome do
grupo, além da pesada faixa título que a crítica
musical da época classificou de voodoo-rock. Este
segundo trabalho da banda é eleito o “Single da Semana”
pela revista inglesa “Melody Maker”.
A
banda faz algumas apresentações em Londres e Tony
James do Generation X convida Eldritch para se juntar a sua banda
(oferta que é gentilmente recusada por ele). São
convidados para tocar na BBC e iniciam uma turnê britânica
em conjunto com a banda Psychedelic Furs. Em novembro do mesmo
ano começam as gravações do seu terceiro
single, Alice. O single traz o som habitual da banda aliado
a uma irresistível melodia e riffs hipnóticos que
logo dominam a parada independente.
Em 1983, dão continuidade
à turnê britânica, que incluía em seu
set list várias e audaciosas seleções de
covers, incluindo "Gimme Shelter" (Rolling Stones),
"Sister Ray" (Velvet Underground), “1969”
(Stooges) e "Emma" (Hot Chocolate). Gravam uma segunda
BBC session e em março lançam o single Anaconda.
Sai a primeira gravação da banda na América,
o EP Alice. Segue-se a isto o lançamento do EP The
Reptile House, uma sofisticada mistura de crueldade e sutileza.
Após
uma longa turnê européia, fazem o seu primeiro show
na América e decidem gravar um novo trabalho, em um excelente
estúdio de 24 pistas o que permite acrescentar às
gravações várias pistas de guitarras, dando
ainda mais peso ao som. Gravam assim o aclamado EP de três
faixas Temple of Love, o último trabalho independente
da banda. Além da faixa-título, comparecem "Heartland"
e "Gimme Shelter". Este disco é considerado uma
verdadeira obra-prima da banda, com suas guitarras pesadas de
hard rock, batida tribal alucinante e canções assustadoramente
doentias.
Em 1984, Benn Gun deixa o grupo,
e é substituído por Wayne Hussey (Jerry Lovelock
- 26.05.1958) , ex-guitarrista do Dead Or Alive. Continuam o ano
em turnê e nesse meio tempo são contratados pelo
selo Elektra, atual East West, um dos braços da Multinacional
Warner. Assim, na nova gravadora, e com nova formação
regravam o single Body and Soul, dessa vez em formato de
quatro faixas, incluídas “Train”, “Body
Electric” e “Afterhours”. Segundo declaração
de Eldritch esse disco seria “uma visão do paraíso,
mas com muita velocidade”. Gravam uma terceira BBC session
e começam a selecionar material para o primeiro álbum
dos Sisters. Após gravar algumas demos das canções
que integrariam o álbum, viajam para New York, em agosto
para tocar em dois concertos com lotação esgotada.
O trabalho no álbum é postergado em virtude do esgotamento
físico de Eldritch. Mesmo assim, a banda continua a fazer
apresentações ao vivo, culminado na “Black
October tour”. O público europeu da banda continua
a crescer, particularmente na
Alemanha
e no Reino Unido. Lançam o EP Walk Away, que é
gravado em clima de desentendimentos constantes entre os membros
do grupo. Devido à crescente tensão que começa
a surgir entre os integrantes, algumas apresentações
são canceladas. Apesar dos rumores de que algo ia mal com
a banda, é lançado em fevereiro de 1985 o single
No Time to Cry, com as faixas “Bloody Money”
e “Bury me deep”. Em março, iniciam a turnê
“Tune In, Turn On, Burn Out”. Logo a seguir sai, finalmente
First And Last And Always, o esperado álbum de estréia
da banda, que alcança imediatamente a vigésima posição
na parada britânica. Esse trabalho é considerado
por muitos fãs como o melhor já realizado pelos
Sisters. Traz a melhor formação da banda e uma seleção
de canções clássicas. Nesse álbum,
Wayne Hussey se tornou o principal compositor dos Sisters, mas
Eldritch continuou a escrever todas as letras mantendo-se o líder
do grupo.
Durante
a turnê de divulgação do álbum acontecem
mais problemas entre os membros da banda. Gary Marx, o guitarrista
e co-fundador do Sisters , é o primeiro a se desentender
com Eldritch e abandona o grupo logo após o último
show da turnê. Ao falar sobre isso à imprensa, Eldritch
foi, como sempre, sarcástico: “Eles me perguntaram:
Well, OK, o que vamos fazer pelas novas canções?
Eu disse: Que tal isto, isto e isto? Mas, infelizmente, o primeiro
‘isto’ que eu citei tinha muitos acordes por minuto
e Craig não quis tocá-lo” .
Apesar de Marx ter sido o
primeiro a anunciar seu desligamento da banda, a situação
estava ainda pior entre Eldritch e Hussey, em virtude de, em alguns
momentos, Hussey querer se meter também nas letras das
músicas, deixando Eldritch furioso. Segundo declarações
de Eldritch: “Wayne já tinha se tornado um problema,
porque ele queria fazer mais por sua canções e eu
as achava particularmente vazias. Eu costumava brigar com ele
para tirar alguma espécie de sentido gramatical delas.
Eu nunca cantei uma letra de Wayne. Eu nunca achei uma que pudesse
cantar!”.
Já Hussey daria uma
outra versão da história: "A maioria das canções
que estamos tocando no The Mission são canções
rejeitadas por Eldritch para o segundo álbum dos Sisters.
Isso é irônico, porque atualmente ele vê nossos
shows e me diz o quão boas elas são". As últimas
composições de Hussey não haviam agradado
a Eldritch, além deste querer se impor mais no grupo chegando
até mesmo a cantar, coisas que definitivamente não
agradaram ao ego de Andrew. Este via a separação
como algo inevitável. Em julho, quando fazem o show de
encerramento no Royal Albert Hall, em Londres, que foi também
um concerto de celebração do lançamento do
primeiro álbum do Sisters of Mercy, (sem dúvida
um passo importante na carreira do grupo), no final da apresentação,
em vez de dar o tradicional “Boa Noite!” ao público,
Eldritch diz apenas “Adeus”. Ele realmente havia decidido
que aquela seria a última apresentação do
grupo. Esse show foi filmado e lançado em um vídeo
chamado Wake. A banda ficaria simplesmente cinco anos sem
pisar em um palco novamente.
Logo após o fim dos
Sisters houve muita baixaria tanto na imprensa quanto nos tribunais,
chegando a circular, inclusive, boatos de que, além de
Eldritch, os outros músicos também escreviam canções
e não eram creditados. Mas o pior seria a batalha sobre
o nome The Sisters of Mercy, pois, a princípio, todos os
músicos da banda haviam descartado a possibilidade de usar
o nome, caso montassem algum projeto musical. Entretanto Craig
Adams e Hussey após tentarem, sem sucesso algum, um contrato
com gravadoras, decidem apelar para a magia do antigo nome e se
auto-denominam “The Sisterhood”. Com esse nome chegam
até mesmo a fazer alguns shows ao vivo. A utilização
do nome “The Sisterhood”, uma evidente alusão
ao antigo Sisters (e também o nome de um fã clube
da banda), deixa Eldritch extremamente irritado, pois considerava
isso uma quebra do antigo acordo. Porém, judicialmente
falando, ele não poderia fazer nada para evitar isso. Decide
pôr um fim na pretensão dos antigos colegas, e simplesmente
tornar-se “The Sisterhood” primeiro, e assim lança
com esse nome um single intitulado Giving Ground que sai
pela Merciful Release, o selo dos Sisters. Curiosamente nesse
trabalho e no que viria a seguir, Eldritch não canta, atuando
mais como produtor do equipamento eletrônico. Ainda assim,
muitos confundiram a gravíssima voz de Lucas Fox com a
sua. Além de Lucas, os discos contariam com várias
participações especiais, inclusive Patrícia
Morrison que integraria uma das posteriores encarnações
do Sisters. Ainda como Sisterhood, Eldritch lança Gift
(uma palavra alemã para veneno). Eldritch confessou que
seu único objetivo com o projeto era “provocar”
os ex-colegas. Dessa forma, Hussey e Craig Adams não tiveram
escolha, a não ser trocar de nome e passaram a se chamar
“The Mission”.
Mesmo assim Eldritch não
perdeu a chance de dar uma das suas alfinetadas: "Qualquer
um pode sair e se tornar Alarm ou The Cult, que é exatamente
o que eles são". E sobre as covers dos Sisters realizados
pelo The Mission ele declarou "Eles apenas as fazem soar
como um tosco Echo and the Bunnymen". Distante de todo esse
bate boca um outro ex-membro dos Sisters também fez sua
carreira solo: Gary Marx, co-fundador dos Sisters, segue tranqüilo
com seu projeto "Ghost Dance” ao lado de Anne Marie,
ex-Skeletal Family.
Em 1987, Eldritch muda-se para
Hamburgo, na Alemanha, onde passa algum tempo, totalmente desaparecido
da cena musical. Mesmo não se apresentando mais ao vivo,
The Sisters of Mercy era a banda mais pirateada do ano. Antes
do final do ano é lançado o primeiro single da nova
fase do Sisters: This Corrosion. Esse single entra direto
no "Top 10", na Inglaterra, atingindo também
o primeiro lugar na parada alternativa americana. Para fazer parte
da nova encarnação do Sisters, Eldritch convida
Patricia Morrison (ex-Bags, Fur Bible e Gun Club) para ser a nova
baixista do grupo. Morrison explicou o convite: "há
uns cinco anos, minha banda, Gun Club, fez uma turnê com
os Sisters pela Grã-Bretanha. Eu e Andrew ficamos amigos.
Assim, como eu deixei a minha banda ao mesmo tempo que os Sisters
se separaram, nós decidimos trabalhar juntos". Sobre
a volta da utilização do antigo nome da banda ela
declarou “Para mim não é nada estranho usar
o nome porque o Andrew é o Sisters. Mas eu não me
importaria se nós fossemos ‘Andrew Eldritch’,
simplesmente”.
Em
novembro de 1987, é lançado o segundo álbum
do Sisters of Mercy (o primeiro com a nova formação),
Floodland (o nome significa Terra do Dilúvio), que
é aclamado mundialmente, por público e crítica.
No tempo em que ficou aparentemente sumido da cena musical, Eldritch
na verdade estava se dedicando de corpo e alma a esse projeto,
e o disco chegou a ser gravado inteiro duas vezes devido ao perfeccionismo
do vocalista. Com estilo bem diferente do disco anterior, traz
verdadeiros hinos como “Dominion”, “Mother Rússia”
e “This Corrosion”. Entretanto, a faixa mais radical
é 1959 (ano de nascimento de Eldritch), uma balada com
apenas voz e piano, feita em homenagem a um fã que escreveu
uma carta sugerindo a criação da música.
Segundo Eldritch, “a ausência total de guitarras é
para ser tomada seriamente.Guitarras só confirmam o quão
lúdica pode ser uma canção. ‘1959’,
porém, ao contrário, de todas as canções
do disco, não possui um pingo de ironia”. No formato
CD do álbum foram incluídas como bônus as
músicas “Torch” e “Colours”, esta
última originalmente lançada em “Gift”,
agora com a voz de Eldritch.
A produção dos
singles ficou a cargo de Jim Steinman, que trabalhou com Meatloaf
e Bonnie Tyler. Segundo Eldritch, "nós o usamos porque
queríamos corais e aquele som grande e claro. Se nós
chegássemos e pedíssemos tudo isso para a gravadora,
nos mandariam embora, mas se ele pede, ninguém diz não.
Nós temos um coral de 45 vozes! Nós queríamos
pompa". Apesar de ter cerca de 11 minutos, portanto um formato
bastante inapropriado, o primeiro single This Corrosion
foi um estrondoso sucesso.
Entretanto,
apesar de todo o esse sucesso alcançado, em vez de embarcarem
em uma turnê internacional, preferem voltar ao estúdio
para a gravação de um novo disco. Em 1988 são
lançados dois singles, Dominion que alcança
a 13ª posição na parada britânica, e
Lucretia My Reflection que atinge a 3ª posição.
O álbum Floodland alcança o disco de ouro,
vendendo mais de 200.000 cópias nos Estados Unidos. No
ano seguinte é lançada a primeira coletânea
de vídeos dos Sisters, chamada <b>Shot</b>,
que traz os clipe de três músicas do álbum
Floodland, mais um clipe adicional de “1959”
(feito durante as gravações de “Lucretia...”).
O vídeo de “Dominion” foi gravado na cidade
de Petra, na Jordânia, e "Lucretia My Reflection"
foi gravado na Índia.
Em
1990, o guitarrista Andreas Bruhn (11.05.1967) se junta à
banda. Ele e Andrew Eldritch escrevem as músicas para o
próximo álbum. Tony James (ex-Sigue-Sigue Sputnik),
vem para substituir Patricia Morrison no baixo e nas guitarras,
Tim Bricheno (06.07.1963 - ex- All About Eve), além de
Doktor Avalanche, na bateria. Com essa formação
gravam o single More e o álbum Vision Thing,
que é lançado em novembro. A faixa título
é a música mais rápida e pesada que a banda
já fez, enquanto “When You Don’t See”,
pode ser considerada um autêntico hard rock. A canção
“Doctor Jeep”, presente neste álbum, é
posteriormente relançada como um single, acompanhado de
algumas gravações raras da banda. Para a divulgação
do novo álbum, os Sisters saem em turnê mundial,
chegando inclusive a tocar no Brasil, onde se apresentaram em
São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Em
1991, para comemorar o décimo aniversário da primeira
apresentação como Sisters of Mercy, realizam um
show exclusivo na cidade natal, em Leeds. Fazem um show surpresa
na Irlanda, iniciando depois uma turnê européia.
Lançam o material da turnê na forma de um EP que
é lançado na Alemanha, When you don’t see
me. Em março, iniciam uma nova turnê na América
do Norte e em abril e em maio começam outra turnê
européia, seguida de um aclamado retorno à América,
quando saíram em turnê acompanhados das bandas Warrior
Soul, Gang of Four e Public Enemy.
Em maio 1992 é lançada a coletânea Some
Girls Wander by Mistake(reunindo os primeiros EPs do inícío
da carreira do grupo), cujo título foi tirado da letra
da canção “Teachers” do primeiro disco
de Leonard Cohen. É feita uma regravação
do single Temple of Love, dessa vez com o vocal da cantora
israelense Ofra Haza. A canção alcança a
3ª posição na parada britânica e torna-se
um verdadeiro hit internacional. Fazem shows em festivais na Alemanha,
na Inglaterra e na Bélgica. No ano seguinte, saem em turnê
pela Europa acompanhados da banda Depeche Mode.
Ainda
em 1993 lançam outra coletânea chamada A Slight
Case of Overbombing, que incluia a inédita “Under
The Gun” um dueto de Eldritch com Teri Nunn (Berlin), que
é depois lançada como single. Essa faixa originalmente
faria parte da trilha sonora do filme “O Corvo”. No
fim do ano fazem um show com os Ramones. Um problema envolvendo
a gravadora East West impedia que os Sisters lançassem
um trabalho inédito. Eldritch declarou que só lançaria
algo novo depois que a pendência com a gravadora fosse resolvida.
Segundo o contrato mais um álbum deveria ser lançado
com o nome The Sisters of Mercy. Em 1994, ficariam longe dos palcos
e, no ano seguinte, Eldritch começou a fazer remixes para
discos de dance industrial. Adam participa da gravação
de trilhas sonoras. Em 1996, os Sisters fazem algumas apresentações
em festivais pela Europa e o guitarrista Chris Sheehan junta-se
à banda. Após uma briga de cinco anos com a gravadora
chegou-se a um acordo, e em 1997, Eldritch gravou um trabalho
com um outro nome, SSV Screw Shareholder Value. Go Figure
seria um estilo que o próprio cantor definiu como “música
eletrônica sem bateria”. O álbum de pretensões
techno e com a voz de Eldritch repetindo versos mecanicamente,
era propositalmente mal feito, com a intenção de
apenas cumprir o contrato com a gravadora. Chris Sheehan resolve
tirar férias da banda e Mike Varjak assume a guitarra em
seu lugar.
Em
1998 e 1999 os Sisters participam de alguns festivais e shows
na Europa e nos Estados Unidos. Em janeiro de 2000, Chris Sheehan
lança um álbum solo, enquanto os Sisters excursionam
pela Europa. Em 2001, seguem-se mais apresentações
da banda em festivais na Alemanha, Suíça e Bélgica
na turnê “Exxile on Euphoria”. Surgem especulações
sobre a gravação de um novo álbum. Em 2002,
Chris Sheehan começa a organizar uma compilação
com shows gravados na Alemanha e na Suiça a serem lançados
em um DVD. O material, ainda não lançado, deverá
ter o mesmo título da turnê dos shows: “Exxile
on Euphoria”.
Atualmente a formação
completa da banda é Andrew Eldritch (vocais), Adam Pearson
(guitarra e backing vocals), Chris Sheehan (guitarra e backing
vocals) e o insubstituível Doktor Avalanche (bateria).
Apesar de não ter lançado nenhum álbum novo
até o momento, durante os shows a banda executou algumas
músicas inéditas que poderão fazer parte
de uma provável futura gravação. O melhor
para os fãs é ficar atento e aguardar qualquer novidade
sobre os Sisters. Por enquanto, o jeito é esperar e essa
tem sido uma longa espera, já que a banda não grava
nada novo há mais de 10 anos. Quem quiser conferir novidades
é só visitar o endereço oficial da banda
na Internet: http://www.the-sisters-of-mercy.com/.
Aproveite e divirta-se com a seção Dear Doctor,
em que o famoso Doktor Avalanche responde as mais inusitadas questões
sobre a banda...
Discografia:
The Damage Done (single, 1980)
Body Electric (single, 1982)
Alice (EP, 1982)
Anaconda (single, 1983)
The Reptile House (EP, 1983)
Temple of Love (single, 1983)
Body and Soul (EP, 1984)
Walk Away (single, 1984)
First and Last and Always (1985)
No Time To Cry (single, 1985)
Floodland (1987)
Vision Thing (1990)
Enter the Sisters (coletânea, 1991)
Temple of love 1992 (single, 1992 )
Some Girls Wander By Mistake (coletânea dos cinco primeiros
EPs, 1992)
A Slight Case of Overbombing, Greatest Hits vol. 1 (coletânea,
1993)
Singles Compilation (coletânea, 1993)
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