Ao lado do Metallica,
Anthrax e Megadeth, o Slayer é a maior banda thrash do
planeta. A influência do grupo é enorme, passando
pelo Sepultura, entre outras centenas de banda. Reign In Blood
é sua grande obra-prima e foi eleito pela revista Kerrang!
como o disco mais pesado de todos os tempos.
A
históra começou em 1981, em Los Angeles, quando
os guitarristas Kerry King e Jeff Hanneman se encontraram em um
teste para entrarem em um grupo e resolveram montar uma banda.
Acabam convidando o baixista e vocalista Tom Araya, que conhecia
King, desde os tempos em que tocavam no Quits.
O baterista Dave Lombardo
acabou sendo chamado por King, quando o guitarrista o encontrou
entregando uma pizza.
O
começo do Slayer foi o mesmo de todas as bandas, executando
covers de Iron Maiden e Judas Priest em pequenos clubes da cidade.
Desde o início o
Slayer usava imagens satânicas, pentagramas, cruzes invertidas.
O nome teria surgido, talvez,
do filme Dragonslayer, fato desmentido por Kerry King, que alega
ter sido um mito criado sobre o grupo.
Durante um show, no Woodstock
Club, foram convidados pelo jornalista Brian Slagel, dono do selo
Metal Blade Records. Slagel tinha gostado de "Aggressive
Perfector" e os convidou para participarem da coletânea
Metal Massacre III.
Slagel
ficou impressionado e os convidou para continuar no selo, apesar
de não ter um orçamento para bancar o primeiro LP
da banda. Assim, Araya pegou todas
suas economias e junto com o empréstimo que King havia
conseguido com o pai, financiaram Show No Mercy,
lançado em dezembro de 1983.
Junto
a Kill'em All, do Metallica, lançado no
mesmo período, batizam o estilo thrash metal, com guitarras
solando furiosamente, vocais gritados e muito volume. Mas, ao
contrário do grupo de James Hatfield, o Slayer abordava
temas satânicos tanto nas letras como nas artes das capas
dos discos.
O disco tinha as seguintes
músicas:
Lado A
1. "Evil Has No Boundaries" (
Jeff Hanneman, Kerry King) 3:12
2. "The Antichrist" (Hanneman, King) 2:47
3. "Die By the Sword" (Hanneman) 3:37
4. "Fight Till Death" (Hanneman) 3:40
5. "Metal Storm/Face the Slayer" (Hanneman, King) 4:51
Lado B
1. "Black
Magic" (Hanneman, King) 4:02
2 . "Tormentor" (Hanneman) 3:42
3 . "The Final Command" (Hanneman, King) 2:33
4 . "Crionics" (Hanneman, King) 3:30
5 . "Show No Mercy" (King) 3:05
Viajando
no carro de Araya, que puxava um trailer, o LP vendeu 20 mil cópias
nos Estados Unidos e mais 20 mil no mundo todo, dando fama ao
grupo, que tinha uma presença forte de palco.
No ano seguinte, editam
o EP Haunting the Chapel, que trazia a clássica
faixa "Chemical Warfare", a música que "embaralhou
a cabeça de Igor Cavalera".
O EP deu ainda mais prestígio
ao grupo e são convidados no festival belga Heavy Sounds
Festival, abrindo para o UFO. Retornam aos Estados Unidos
onde começam a Haunting The West Coast Tour.
O EP trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Chemical Warfare" (Jeff Hanneman,
Kerry King) 6:01
Lado 2
1. "Captor of Sin"
(Hanneman, King) 3:27
2. "Haunting the Chapel" (Hanneman, King) 3:57
Após
a turnê, Kerry King deixa o grupo e se junta ao Megadeth,
de Dave Mustaine, para preocupação de Jeff Hanneman,
que pensa em procurar outro guitarrista.
Mas King não demorou
muito a voltar ao Slayer, irritado com o ego de Mustaine, criando
uma rivalidade entre os grupos.
A banda volta à
estrada, participando da 1984 Combat Tour, ao lado de
Venom e Exodus e lançam o disco ao vivo Live Undead,
em novembro do mesmo ano.
O disco tinha apenas sete
faixas:
Lado 1
1. "Black Magic" (Hanneman, King)
4:06
2. "Die by the Sword" (Hanneman) 3:52
3. "Captor of Sin" (Hanneman, King) 3:34
Lado 2
1. "The Antichrist" (Hanneman,
King 3:15
2. "Evil Has No Boundaries" (Hanneman, King) 2:59
3. "Show No Mercy" (King) 3:05
4. "Aggressive Perfector" (Hanneman, King) 2:27
Em
1985, o grupo já era um dos destaques da nova cena e consegue
vender mais de 100 mil cópias de Hell Awaits,
o novo trabalho.
Mais soturno que Haunting
the Chapel, o novo trabalho tinha composições
mais complexas e acaba despertando a atenção de
selos maiores. Desta vez, Slagel bancou as gravações
do segundo LP do grupo e convocou o produtor Ron Fair.
O disco teve boa repercussão
e foi muito elogiado pelo avanço técnico do quarteto.
E, pela primeira vez, Tom Araya participava ativamente das composições.
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Hell Awaits"
(Hanneman, King) 6:12
2. "Kill Again" (Hanneman, King) 4:53
3. "At Dawn They Sleep" (Hanneman, King, Araya) 6:16
Lado 2
1 . "Praise of Death"
(Hanneman, King) 5:17
2 . "Necrophiliac" (Hanneman, King) 3:43
3 . "Crypts of Eternity" (Hanneman, King, Araya) 6:37
4 . "Hardening of the Arteries" (Hanneman) 3:57
Hell Awaits
seria o último disco pelo antigo selo, já que foram
convidados por Russell Simmons e Rick Rubin a assinar com o novo
selo Def Jam, especializado em rap. Rubin havia conhecido o grupo
após saber que Dave Lombardo havia perguntado sobre ele
na Columbia. Acabou indo a um show junto com Glen E. Friedman,
produtor do primeiro disco do Suicidal Tendencues.
Jeff Hanneman havia ficado
excitado com a produção que Rubin fez nos discos
de Run D.M.C. e LL Cool J e aceitou imediatamente assinar com
o selo, após uma viagem de Rubin até a Europa, apenas
para convencer o Slayer a assinar com o selo.
Assim,
o grupo teria a ajuda de um produtor experiente (Rubin) e um grande
orçamento para as gravações. O resultado
seria espetacular.
Rubin fez com que a banda
gravasse canções mais curtas, rápidas e com
arranjos menos complexos do que o disco anterior.
Ao ser lançado,
em 7 de outubro de 1986, Reign In Blood, causou
polêmica e furor. A Columbia, se recusava a distribuir o
disco por causa da capa e dos temas abordados.
Rubin deixou o som da banda
limpo, cristalino, bem diferente do que os demais grupos thrash
faziam na época. Rubin convenceu o grupo a tocar solos
mais simplificados e meno entendiantes.
O disco abre com "Angel
of Death", relatando as experiências que Josef Mengele
realizava nos campos de concentrações nazistas.
Resultado: a banda foi acusada de nazismo, o que renegaram. "Apenas
nos interessamos pelo tema, nada mais", defendeu-se Kerry
King.
O Slayer, aliás,
abandonaria o tema satanismo, falando de assuntos mais próximos
dos jovens, aumentando a polêmica. A capa desenhada por
Larry Carroll, desagradou o grupo, mas foi aceita, após
a mãe de um dos músicos considerá-la nojenta.
O disco entrou no Top 200
da Billboard, ficando em 94º lugar, vendendo 500 mil cópias
até 1992.
O LP trazia as seguintes
músicas:
Lado A
1. "Angel of Death" (Hanneman)
4:51
2. "Piece by Piece" (King) 2:02
3. "Necrophobic" (Hanneman, King) 1:40
4. "Altar of Sacrifice" (Hanneman, King) 2:50
5. "Jesus Saves" (Hanneman, King) 2:54
Lado B
1. "Criminally Insane"
(Hanneman, King) 2:23
2. "Reborn" (Hanneman, King) 2:11
3. "Epidemic" (Hanneman, King) 2:23
4. "Postmortem" (Hanneman) 3:28
5. "Raining Blood" (Hanneman, King) 4:14
O
disco tornou-se um marco do estilo e foi considerado um dos maiores
da década de 80.
"Após ouvir
Reign In Blood, eu ficava dizendo que queria um som igual
nos nossos discos. Nunca tinha ouvido um disco tão cristalino",
conta o baterista do Metallica, Lars Ulrich.
A banda parte para a turnê
promocional ao lado do Overkill e também abriu alguns shows
do W.A.S.P. O grupo sofre um basque inesperado com a saída
de Dave Lombardo. Anos depois, King diria que após a saída
definitiva do baterista, as brigas internas deixaram de acontecer.
"Todas as brigas tinham Dave como o protagonista. Ele era
um bom amigo, ótimo baterista, mas sem ele nossa vida ficou
bem mais fácil."
Lombardo havia deixado
o grupo por questões financeiras, alegando que não
conseguia pagar nem seu aluguel. Rubin pediu que ele reconsiderasse
e ofereceu um salário fixo ao baterista. Ele hesitou e
seu lugar foi preenchido por Tony Scaglione, do Whiplash. Mas
Lombardo voltaria, em 1987, convencido por sua esposa, até
sua saída definitiva, em 1992.
Deixo vocês com a
discografia da banda. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Discos
Show No Mercy (1983)
Haunting the Chapel (1984)
Live Undead (1985)
Hell Awaits (1986)
Reign in Blood (1986)
South of Heaven (1988)
Seasons in the Abyss (1990)
Decade of Aggression (1991)
Divine Intervention (1994)
Diabolus in Musica (1998)
God Hates Us All (2001)
Soundtrack to the Apocalypse (2003)
Christ Illusion (2006)
Eternal Pyre (2006)
Singles
1983 "Black Magic"
1985 "Hell Awaits"
1986 "Raining Blood"
1986 "Angel of Death"
1986 "Postmortem"
1987 "Criminally Insane"
1988 "South of Heaven"
1988 "Mandatory Suicide"
1990 "War Ensemble"
1990 "Dead Skin Mask"
1990 "Seasons in the Abyss"
1994 "Dittohead"
1995 "Serenity in Murder"
1996 "I Hate You"
1998 "Stain of Mind"
2001 "Bloodline"
2001 "Disciple"
2006 "Cult"
2006 "Eyes of the Insane"
|