354 - Slayer - Reign In Blood

Ao lado do Metallica, Anthrax e Megadeth, o Slayer é a maior banda thrash do planeta. A influência do grupo é enorme, passando pelo Sepultura, entre outras centenas de banda. Reign In Blood é sua grande obra-prima e foi eleito pela revista Kerrang! como o disco mais pesado de todos os tempos.


A históra começou em 1981, em Los Angeles, quando os guitarristas Kerry King e Jeff Hanneman se encontraram em um teste para entrarem em um grupo e resolveram montar uma banda. Acabam convidando o baixista e vocalista Tom Araya, que conhecia King, desde os tempos em que tocavam no Quits.

O baterista Dave Lombardo acabou sendo chamado por King, quando o guitarrista o encontrou entregando uma pizza.

O começo do Slayer foi o mesmo de todas as bandas, executando covers de Iron Maiden e Judas Priest em pequenos clubes da cidade.

Desde o início o Slayer usava imagens satânicas, pentagramas, cruzes invertidas.

O nome teria surgido, talvez, do filme Dragonslayer, fato desmentido por Kerry King, que alega ter sido um mito criado sobre o grupo.

Durante um show, no Woodstock Club, foram convidados pelo jornalista Brian Slagel, dono do selo Metal Blade Records. Slagel tinha gostado de "Aggressive Perfector" e os convidou para participarem da coletânea Metal Massacre III.

Slagel ficou impressionado e os convidou para continuar no selo, apesar de não ter um orçamento para bancar o primeiro LP da banda. Assim, Araya pegou todas suas economias e junto com o empréstimo que King havia conseguido com o pai, financiaram Show No Mercy, lançado em dezembro de 1983.

Junto a Kill'em All, do Metallica, lançado no mesmo período, batizam o estilo thrash metal, com guitarras solando furiosamente, vocais gritados e muito volume. Mas, ao contrário do grupo de James Hatfield, o Slayer abordava temas satânicos tanto nas letras como nas artes das capas dos discos.

O disco tinha as seguintes músicas:

Lado A

1. "Evil Has No Boundaries" ( Jeff Hanneman, Kerry King) 3:12
2. "The Antichrist" (Hanneman, King) 2:47
3. "Die By the Sword" (Hanneman) 3:37
4. "Fight Till Death" (Hanneman) 3:40
5. "Metal Storm/Face the Slayer" (Hanneman, King) 4:51

Lado B

1. "Black Magic" (Hanneman, King) 4:02
2 . "Tormentor" (Hanneman) 3:42
3 . "The Final Command" (Hanneman, King) 2:33
4 . "Crionics" (Hanneman, King) 3:30
5 . "Show No Mercy" (King) 3:05

Viajando no carro de Araya, que puxava um trailer, o LP vendeu 20 mil cópias nos Estados Unidos e mais 20 mil no mundo todo, dando fama ao grupo, que tinha uma presença forte de palco.

No ano seguinte, editam o EP Haunting the Chapel, que trazia a clássica faixa "Chemical Warfare", a música que "embaralhou a cabeça de Igor Cavalera".

O EP deu ainda mais prestígio ao grupo e são convidados no festival belga Heavy Sounds Festival, abrindo para o UFO. Retornam aos Estados Unidos onde começam a Haunting The West Coast Tour.

O EP trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Chemical Warfare" (Jeff Hanneman, Kerry King) 6:01

Lado 2

1. "Captor of Sin" (Hanneman, King) 3:27
2. "Haunting the Chapel" (Hanneman, King) 3:57

Após a turnê, Kerry King deixa o grupo e se junta ao Megadeth, de Dave Mustaine, para preocupação de Jeff Hanneman, que pensa em procurar outro guitarrista.

Mas King não demorou muito a voltar ao Slayer, irritado com o ego de Mustaine, criando uma rivalidade entre os grupos.

A banda volta à estrada, participando da 1984 Combat Tour, ao lado de Venom e Exodus e lançam o disco ao vivo Live Undead, em novembro do mesmo ano.

O disco tinha apenas sete faixas:

Lado 1

1. "Black Magic" (Hanneman, King) 4:06
2. "Die by the Sword" (Hanneman) 3:52
3. "Captor of Sin" (Hanneman, King) 3:34

Lado 2

1. "The Antichrist" (Hanneman, King 3:15
2. "Evil Has No Boundaries" (Hanneman, King) 2:59
3. "Show No Mercy" (King) 3:05
4. "Aggressive Perfector" (Hanneman, King) 2:27

Em 1985, o grupo já era um dos destaques da nova cena e consegue vender mais de 100 mil cópias de Hell Awaits, o novo trabalho.

Mais soturno que Haunting the Chapel, o novo trabalho tinha composições mais complexas e acaba despertando a atenção de selos maiores. Desta vez, Slagel bancou as gravações do segundo LP do grupo e convocou o produtor Ron Fair.

O disco teve boa repercussão e foi muito elogiado pelo avanço técnico do quarteto. E, pela primeira vez, Tom Araya participava ativamente das composições.

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Hell Awaits" (Hanneman, King) 6:12
2. "Kill Again" (Hanneman, King) 4:53
3. "At Dawn They Sleep" (Hanneman, King, Araya) 6:16

Lado 2

1 . "Praise of Death" (Hanneman, King) 5:17
2 . "Necrophiliac" (Hanneman, King) 3:43
3 . "Crypts of Eternity" (Hanneman, King, Araya) 6:37
4 . "Hardening of the Arteries" (Hanneman) 3:57

Hell Awaits seria o último disco pelo antigo selo, já que foram convidados por Russell Simmons e Rick Rubin a assinar com o novo selo Def Jam, especializado em rap. Rubin havia conhecido o grupo após saber que Dave Lombardo havia perguntado sobre ele na Columbia. Acabou indo a um show junto com Glen E. Friedman, produtor do primeiro disco do Suicidal Tendencues.

Jeff Hanneman havia ficado excitado com a produção que Rubin fez nos discos de Run D.M.C. e LL Cool J e aceitou imediatamente assinar com o selo, após uma viagem de Rubin até a Europa, apenas para convencer o Slayer a assinar com o selo.

Assim, o grupo teria a ajuda de um produtor experiente (Rubin) e um grande orçamento para as gravações. O resultado seria espetacular.

Rubin fez com que a banda gravasse canções mais curtas, rápidas e com arranjos menos complexos do que o disco anterior.

Ao ser lançado, em 7 de outubro de 1986, Reign In Blood, causou polêmica e furor. A Columbia, se recusava a distribuir o disco por causa da capa e dos temas abordados.

Rubin deixou o som da banda limpo, cristalino, bem diferente do que os demais grupos thrash faziam na época. Rubin convenceu o grupo a tocar solos mais simplificados e meno entendiantes.

O disco abre com "Angel of Death", relatando as experiências que Josef Mengele realizava nos campos de concentrações nazistas. Resultado: a banda foi acusada de nazismo, o que renegaram. "Apenas nos interessamos pelo tema, nada mais", defendeu-se Kerry King.

O Slayer, aliás, abandonaria o tema satanismo, falando de assuntos mais próximos dos jovens, aumentando a polêmica. A capa desenhada por Larry Carroll, desagradou o grupo, mas foi aceita, após a mãe de um dos músicos considerá-la nojenta.

O disco entrou no Top 200 da Billboard, ficando em 94º lugar, vendendo 500 mil cópias até 1992.

O LP trazia as seguintes músicas:

Lado A

1. "Angel of Death" (Hanneman) 4:51
2. "Piece by Piece" (King) 2:02
3. "Necrophobic" (Hanneman, King) 1:40
4. "Altar of Sacrifice" (Hanneman, King) 2:50
5. "Jesus Saves" (Hanneman, King) 2:54

Lado B

1. "Criminally Insane" (Hanneman, King) 2:23
2. "Reborn" (Hanneman, King) 2:11
3. "Epidemic" (Hanneman, King) 2:23
4. "Postmortem" (Hanneman) 3:28
5. "Raining Blood" (Hanneman, King) 4:14

O disco tornou-se um marco do estilo e foi considerado um dos maiores da década de 80.

"Após ouvir Reign In Blood, eu ficava dizendo que queria um som igual nos nossos discos. Nunca tinha ouvido um disco tão cristalino", conta o baterista do Metallica, Lars Ulrich.

A banda parte para a turnê promocional ao lado do Overkill e também abriu alguns shows do W.A.S.P. O grupo sofre um basque inesperado com a saída de Dave Lombardo. Anos depois, King diria que após a saída definitiva do baterista, as brigas internas deixaram de acontecer. "Todas as brigas tinham Dave como o protagonista. Ele era um bom amigo, ótimo baterista, mas sem ele nossa vida ficou bem mais fácil."

Lombardo havia deixado o grupo por questões financeiras, alegando que não conseguia pagar nem seu aluguel. Rubin pediu que ele reconsiderasse e ofereceu um salário fixo ao baterista. Ele hesitou e seu lugar foi preenchido por Tony Scaglione, do Whiplash. Mas Lombardo voltaria, em 1987, convencido por sua esposa, até sua saída definitiva, em 1992.

Deixo vocês com a discografia da banda. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

Show No Mercy (1983)
Haunting the Chapel (1984)
Live Undead (1985)
Hell Awaits (1986)
Reign in Blood (1986)
South of Heaven (1988)
Seasons in the Abyss (1990)
Decade of Aggression (1991)
Divine Intervention (1994)
Diabolus in Musica (1998)
God Hates Us All (2001)
Soundtrack to the Apocalypse (2003)
Christ Illusion (2006)
Eternal Pyre (2006)

Singles

1983 "Black Magic"
1985 "Hell Awaits"
1986 "Raining Blood"
1986 "Angel of Death"
1986 "Postmortem"
1987 "Criminally Insane"
1988 "South of Heaven"
1988 "Mandatory Suicide"
1990 "War Ensemble"
1990 "Dead Skin Mask"
1990 "Seasons in the Abyss"
1994 "Dittohead"
1995 "Serenity in Murder"
1996 "I Hate You"
1998 "Stain of Mind"
2001 "Bloodline"
2001 "Disciple"
2006 "Cult"
2006 "Eyes of the Insane"



 


 

Colunas