95 - The Smiths - Meat is Murder


Terceiro disco da banda e talvez o mais irado de todos, Meat is Murder arreganha todo o ódio e desprezo de Morrissey pelo governo conservador de Margaret Thatcher e assume a defesa do vegetarianismo com a canção-título, entre outros temas nada agradáveis. O ano de 1985 é marcado também por um período turbulento com o envolvimento do baixista Andy Rourke com a heroína e com a histeria em cima da banda atingindo níveis imensos. Apesar de pouco comentado, é também o disco mais versátil da banda, explorando até o funk, especialmente na linha de baixo de "Barbarism Begins at Home".


 

Os Smiths encerraram o ano de 1984 como a grande banda da Inglaterra, a mais amada pelos leitores de todos os semanários e perto de uma idolatria que não havia desde que os Beatles se separaram. Mas comercialmente falando, a banda ainda não era o arraso que todos pensavam. O grande single do ano (ao menos comercialmente) havia sido “Relax” do grupo Frankie Goes to Hollywood, que mesmo tendo uma letra de fazer cair os queixos dos conservadores, explodiu nas paradas do dois lados do Atlântico. Os Smiths sabiam que tinham feito muitas canções superiores, mas não conseguiram alcançar o posto de mais vendido do ano, apesar de tantos lançamentos.

A situação era particularmente vexatória na América. O disco de estréia da banda, The Smiths, sequer havia batido o Top 200, assim como Hatful of Hollow. A Warner, representante norte-americana da Rough Trade por aqueles lados, resolveu que alguma coisa precisava ser feita. A Rough então revirou o catálogo da banda e optou por uma canção que estava no lado B de Hatful of Hollow, para ser lançada como single: “How Soon Is Now?”



compacto em 12 polegadas, e duas versões do mesmo em 7 polegadas; sendo a primeira reprodução a mais famosa. compacto em 12 polegadas, e duas versões do mesmo em 7 polegadas; sendo a primeira reprodução a mais famosa. compacto em 12 polegadas, e duas versões do mesmo em 7 polegadas; sendo a primeira reprodução a mais famosa.

Mas o tiro saiu pela culatra, e mesmo lançando um vídeo não-autorizado pela banda, com imagens do grupo (em uma das cenas Marr ensina Morrissey a tocar guitarra), a banda não decolou. O mal-estar só fez piorar quando a mesma foi lançada como single no Reino Unido, alcançando a modestíssima 24ª posição nas paradas. Apesar de já ter comentado sobre a música na coluna em que falei do disco Hatful of Hollow, vale a pena deixar a letra para que vocês a apreciem, um dos momentos mais inspirados da dupla Morrissey-Marr...

How Soon is Now?

I am the son
And the heir
Of a shyness that is criminally vulgar
I am the son and heir
Of nothing in particular

You shut your mouth
How can you say
I go about things the wrong way ?
I am Human and I need to be loved
Just like everybody else does

I am the son
And the heir
Of a shyness that is criminally vulgar
I am the son and heir
Oh, of nothing in particular

You shut your mouth
How can you say
I go about things the wrong way ?
I am Human and I need to be loved
Just like everybody else does

There's a club, if you'd like to go
You could meet somebody who really loves you
So you go, and you stand on your own
And you leave on your own
And you go home, and you cry
And you want to die

When you say it's gonna happen "now"
Well, when exactly do you mean ?
See I've already waited too long
And all my hope is gone

You shut your mouth
How can you say
I go about things the wrong way ?
I am Human and I need to be loved
Just like everybody else does


Andy Rourke, no alto, à direita,Alheios a tudo isso, a banda, e especialmente Johnny Marr, passavam horas e horas trancados no Virgin’s Townhouse Studios, trabalhando no novo disco e em um novo single do grupo "Shakespeare’s Sister". Johnny se sentia sob uma pressão imensa, por dois fatos aparentemente fúteis: em janeiro daquele ano (1985), Morrissey revelava para quem quisesse saber que os Smiths “desfrutavam da mais perfeita e linda harmonia”. Só que a harmonia foi quebrada quando o vocalista descobriu que o baixista Andy Rourke estava tendo sérios problemas com drogas, particularmente a heroína. Morrissey ficou completamente transtornado com a descoberta e queria por toda lei expulsar Rourke da banda. Marr conversou com o amigo e diplomaticamente contornou o problema, mas o fracasso de “How Soon Is Now?” nas paradas só fez pesar a tensão entre os membros. Por isso, era mais do que necessário que o novo compacto fosse um sucesso.

Naturalmente a notícia acabou vazando e ouve um desmentido generalizado sobre o vício de Andy e a ameaça de expulsão. Ao mesmo tempo em que Morrissey era visto como um ditador e puritano, algumas pessoas ligadas ao grupo saíram em defesa do vocalista, dizendo que tudo isso era mentira e que Morrissey apenas estava preocupado com o baixista e o futuro da banda.

O grande drama é que o grupo sempre pregou ser totalmente contra o famoso estilo das bandas de rock, mesmo que Marr passasse longe da reclusão de Morrissey. Ainda assim, os membros se mantinham discretos, apesar de correrem rumores que já há muito tempo Rourke fazia uso de drogas, embora nada fosse comprovado.


capa do LP Meat is MurderPara tentar acalmar o disse-me-disse criado, o grupo lança o novo disco, Meat is Murder. A metralhadora giratória de Morrissey provava estar mais afiada do que nunca: atacando o governo de Margaret Thatcher, denunciando a violência infantil e, principalmente, pregando contra a matança indiscriminada dos animais.

“Essa linda criatura deve morrer/ uma morte sem razão/ e morte sem razão é ASSASSINATO”, escreveu Morrissey na faixa-título. A capa também não deixava de ser menos polêmica: inteligentemente a banda pegou uma foto de Emile de Antonio, feita em 1969. contra a Guerra do Vietnã, que era batizada com o nome de In the Year of the Pig. Na foto, um soldado norte-americano trazia em seu capacete uma insígnia com os dizeres Make War, Not Love (Faça Guerra, Não Amor). Morrissey, em um lance de grande inteligência sugeriu mudar os dizeres com o nome do disco Meat is Murder. A fotografia foi repetida quatro vezes na capa do vinil.


O disco disparou e alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso (seria o único disco da carreira do grupo a alcançar tal feito), e pela primeira vez, o cantor assumia uma postura em prol de uma causa.

A defesa dos animais fez com que muitos fãs ficassem em dúvida, já que apesar de suas letras de cunho homossexual, suas posturas anti-racistas, a recusa em viver uma vida típica de um “rock star”, Morrissey e os demais integrantes jamais haviam sido tão veementes.

As letras mostravam que o vocalista estava cada vez mais furioso com o estado das coisas do atual mundo: “não é possível que alguém faça alguma coisa contra essa mulher (Thatcher)! O país está naufragando, o desemprego e a falta de oportunidade para os jovens são terríveis e ninguém toma uma atitude. Não defendo ou me filio a nenhum partido político porque nada disso faz sentido. Crianças são espancadas, crimes são cometidos, a indústria alimentícia mata animais indiscriminadamente e ainda colocam tóxicos em nossos alimentos. Algo precisa ser feito!”


Morrissey chegou ao cúmulo de pronunciar que a morte de açougueiros não seria grande perda para a humanidade. Críticos chegaram a comparar a postura do cantor com a de Hitler, que também era um adepto do vegetarianismo e também por considerar o cantor extremamente violento e radical em suas declarações. Quando ele sugeriu que a “Dama de Ferro” Thatcher deveria ser levada à guilhotina, alguns críticos responderam com uma frase do escritor favorito de Morrissey, Oscar Wilde: “os republicanos mais violentos que conheci eram todos vegetarianos”. Posteriormente Morrissey foi praticamente obrigado a pedir desculpas públicas à chefe do governo inglês, e o fez (mas sem deixar de dar mais uma cutucada) com a canção “Bigmouth Strikes Again, onde se comparava à Joana D’Arc, ao afirmar “agora sei como Joana D’Arc se sentiu...)

Enquanto o disco se dava bem nas paradas, “Shakespeare’s Sister” teve uma carreira desastrada, até mais do que o antecessor “How Soon Is Now”, alcançado apenas a 26ª posição.


Marr conta o método de composição de algumas músicas: “ ‘Headmaster Ritual’ foi a canção que mais tempo levei compondo em minha vida. Eu trabalhei nela desde os tempos em que estávamos desenvolvendo nossa primeira demo, com Troy Tate. Eu continuei burilando-a durante todo esse tempo e quando Morrissey apareceu com aquela letra pesadíssima atacando não apenas as instituições educacionais de Manchester, mas como as de todo mundo, resolvi que ela seria a apropriada. ‘Rusholme Ruffians’ também tem uma história curiosa, já que peguei uma antiga canção de um compacto da casa dos meus pais, '(‘Marie’s The Name) His Latest Flame', que Elvis Presley cantava e tinha sido escrita por Doc Pomus e Mort Shuman. Eu a adaptei porque ela me lembrava aqueles imensos locais descobertos onde haviam feiras, em Wythenshawe Park. Eu acho os melhores locais para se tocar algo e sempre pensei que se eu conseguisse tocar em uma dessas, teria uma grande banda. Eu rodava diariamente por locais assim para olhar as garotas.”


Capa do compacto That Joke Isn't Funny AnymoreUma das canções mais belas e emblemáticas do disco é, sem dúvida, “That Joke Isn't Funny Anymore”. Morrissey explica como ela surgiu: “quando estava escrevendo a letra eu estava cheio de sempre ler as mesmas questões em jornais sobre minha capacidade mental, de que eu era um lunático, um mentiroso, uma farsa. Morrissey roubou uma linha do filme Alice Adams (“I’ve watched this happen in other’s people lives and now it’s happened in ours”) e a transformou em “I've seen this happen in other people's lives and now it's happening in mine”. O lamento da canção aliada ao lindo arranjo de Johnny fizeram dela o primeiro compacto do disco, que, mesmo fracassando novamente nas paradas (49º lugar), fez dela umas das mais belas do repertório da banda.



“Barbarism Begins at Home” foi uma tentativa muito feliz do vocalista em fazer uma letra que apesar da violência, não falava apenas de abuso sexual infantil, como alegavam seus detratores. A canção ficou mais forte graças a uma excepcional linha de baixo feita por Andy Rourke. Mike Joyce lembra das gravações: “Johnny e Andy criaram essa excepcional melodia inspirada no Chic (antiga banda americana de disco music), e Morrissey balançava o esqueleto todo e berrava, e ao parar, Andy fez uma linha de baixo matadora, copiando o jeito de Stanley Clarke tocar (Clarke é um dos maiores baixistas de jazz e mestre em misturar seu som com funk). Andy é um músico extremamente versátil, podendo ir rapidamente do folk para o heavy metal.”

“Well I Wonder” é uma das mais belas melodias e amargas baladas da banda, com Morrissey cantando em falsete e terminando com um barulho de chuva (e a favorita de todo disco de quem vos escreve...).

A faixa-título e que fecha o disco é uma das mais fortes composições da banda. Começa com o som de vacas indo para o abatedouro e com açougueiros cortando seus pedaços. Morrissey começa em um tom baixo, sobre uma melodia pesada, opressiva e a música termina da mesma maneira que começou.

Com o lançamento de Meat is Murder, o grupo foi aclamado como a grande banda inglesa da década. Mas o fracasso do compacto “Shakespeare’s Sister” (o nome foi tirado de um ensaio da escritora inglesa Viriginia Woolf) fez o cantor voltar novamente sua metralhadora verbal, desta vez contra as rádios. “Tenho certeza que há uma conspiração contra as músicas dos Smiths. Eles não nos procuram, e se sentem claramente desconfortáveis em tocar nossas canções. É uma política absolutamente fascista contra nossos fãs.”



A tristeza foi maior ainda com o fraco desempenho de “That Joke Isn’t Funny Anymore, embora as duas músicas fossem claramente anti-comerciais. Mas o culto ao grupo, e, em especial, por Morrissey atingiu níveis histéricos. A banda tentava mostrar que estava mais unida do que nunca, embora o problema de Andy com as drogas ainda existisse e até havia se agravado.

“Morrissey é meu melhor amigo, eu simplesmente adoro sua companhia”, afirmava Marr, enquanto o vocalista retrucava que a recíproca era verdadeira e até maior. Morrissey começava a fazer alguns amigos no meio musical, ainda que bem restritos e duas pessoas devem ser destacadas: Lloyd Cole (líder então dos Lloyd Cole and the Commotions) e o velho conterrâneo, Howard Devoto, ex-vocalista dos Buzzcocks e Magazine. Isso sem falar na sua antiga e preciosa amiga, e de quem era grande fã, Sandie Shaw.


A cantora Sandie Shaw posa ao lado de Andy, Johnny e Mike após a gravação de sua versão de “Hand in Glove” dos Smiths “Morrissey costumava me ligar para conversarmos sobre a pressão e as críticas que sofria. Ele estava realmente se sentido torturado com tudo aquilo acontecendo, e vez por outra vinha até o meu apartamento para tomarmos chá e conversarmos. Depois que o conheci, aprendi a admirar não só o compositor e amigo, mas também o fardo de ser uma estrela imensa. Eu fui uma grande estrela no meu tempo, mas não do tamanho que ele era. E a idolatria e histeria dos fãs o consumiam e o deixavam nervoso. Algumas vezes ele me perguntava se deveria tomar posições, pois aquelas comparações com Hitler realmente o aborreceram.”

Antes de encerrar a coluna, algumas informações para quem quiser adquirir o vinil ou o cd. O disco saiu aqui no ano de 1986, exatamente igual à edição inglesa. Infelizmente não há uma versão nacional do CD, então será preciso importar, e no caso a edição americana é a mais fácil de encontrar (e mais barata) e traz como bônus, a faixa “How Soon Is Now?”, a única não produzida pelos Smiths (é a mesma de Hatful of Hollow e tem como produtor John Porter).


Capa da edição inglesa do CDA edição inglesa do CD traz outra mudança: a capa possui apenas uma foto, ao invés das famosas quatro reproduções, contida no vinil, e que foram preservadas na edição ianque, mas com o repertório original.

Deixo vocês por aqui. Fiquem com a ordem das canções do vinil original e da edição norte-americana, além das letras duas das minhas canções favoritas do disco. Um abraço e até a próxima coluna!

Edição inglesa e nacional

1 – The Headmaster Ritual
2 – Rusholme Ruffians
3 –I Want The Onde I Can’t Have
4 – What She Said
5 – That Joke Isn’t Funny Anymore
6 – Nowhere Fast
7 – Well I Wonder
8 – Barbarism Begins at Home
9 – Meat is Murder

Edição norte-americana

1 – The Headmaster Ritual
2 – Rusholme Ruffians
3 –I Want The Onde I Can’t Have
4 – What She Said
5 – That Joke Isn’t Funny Anymore
6 – How Soon Is Now?
7 – Nowhere Fast
8 – Well I Wonder
9 – Barbarism Begins at Home
10 – Meat is Murder

Well I Wonder

Well I wonder
Do you hear me when you sleep ?
I hoarsely cry
Oh ...

Well I wonder
Do you see me when we pass ?
I half die ...
Oh ...

Please keep me in mind
Please keep me in mind

Gasping - but somehow still alive
This is the fierce last stand of all I am

Gasping - dying - but somehow still alive
This is the final stand of all I am

Please keep me in mind

Well I wonder
Well I wonder
Please keep me in mind
Keep me in mind
Keep me in mind

That Joke Isn't Funny Anymore

Park the car at the side of the road
You should know
Time's tide will smother you
And I will too
When you laugh about people who feel so
Very lonely
Their only desire is to die
Well, I'm afraid
It doesn't make me smile
I wish I could laugh

But that joke isn't funny anymore
It's too close to home
And it's too near the bone
It's too close to home
And it's too near the bone
More than you'll ever know ...

Kick them when they fall down
Kick them when they fall down
You kick them when they fall down
Kick them when they fall down
You kick them when they fall down
Kick them when they fall down
You kick them when they fall down
Kick them when they fall down

It was dark as I drove the point home
And on cold leather seats
Well, it suddenly struck me
I just might die with a smile on my
Face after all

I've seen this happen in other people's
Lives
And now it's happening in mine

I've seen this happen in other people's
Lives
And now it's happening in mine

I've seen this happen in other people's
Lives
And now it's happening in mine

I've seen this happen in other people's
Lives
And now it's happening in mine
Oh ...

I've seen this happen in other people's
Lives
Oh ...
And now it's happening in mine
Happening in mine
Happening in mine
Happening in mine
Happening in mine

I've seen this happen in other people's
Lives
Oh ...
And now, now, now it's happening in mine
(I've seen this happen)
Happening in mine
Oh... now, now

I've seen this happen in other people's
Lives
Oh ...
And now it's happening in mine
(Happen)
Happening in mine
Oh ...
Happening in mine
Happening in mine
Happening in mine

I've seen this happen in other people's
Lives
Oh ...
And now, now, now it's happening in mine
Happening in mine
Mine, mine
Happening in mine

Discografia

The Smiths (1984)
Hatful of Hollow (1984)
Meat is Murder (1985)
The Queen is Dead (1986)
The World Won't Listen (1987)
Louder Than Bombs (1987)
"Strangeways, Here We Come" (1987)
"Rank" (1988)
The Best of The Smiths, Vol.1 (1992)
The Best of The Smiths, Vol.2 (1992)
Singles (1995)
The Very Best of The Smiths (2001)

 

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