Há quase
10 anos fiz uma coluna sobre Robyn Hitchcock e algum tempo depois
sobre Kimberley Rew. E qual não foi a minha surpresa ao
pesquisar sobre o Soft Boys no site e descobrir que não
havia escrito sobre eles! Um absurdo! Sendo assim, pretendo reparar
urgentemente esse enorme lapso.
Tudo
começou há quase 40 anos, em 1976.
A Inglaterra experimentava
o furacão punk que varria o mundo e um jovem de nome Robyn
Hitchcock já tinha se aventurado no mundo da música
e já havia participado de uma banda de nome The Symptoms.
O grupo existia desde 1973
e havia feito seu último show como banda de abertura para
o Chilli Will & The Red Hot Peppers em Londres, British Council.
Nesse show, o cartaz os
chamou de The Symptons. Logo depois, Robin se mudou para Cambridge
e começou a tocar nos clubes folks, por dois anos.
E foi no circuito folk
que conheceu o baixista Andy Metcalfe e o baterista Morris Windsor.
Robyn tocava todo fim de semana no Portland Arms Folk Club e Andy
era um guitarrista de bluegrass. Acaba conhecendo também
outro guitarrista, Rob Lamb, que empresta sua banda de nome Dennis
and the Experts, o embrião dos Soft Boys.
Desde o início,
Robyn se apresentava como Dennis e a banda consistia em Ron Lamb,
Andy e Morris Windsor. O repertório trazia algumas composiçõe
de Hitchcock, além de cover de Steely Dan, Little Feat
e David Bowie.
Segundo
Robyn, o punk demorou a penetrar em Cambridge e o repertório
do grupo parecia "música para hippies anestesiados".
Em novembro de 1976, Robyn
se dirige a platéia em um show local e apresenta o grupo
como "The Soft Boys", após uma canção
que ele havia escrito "Give It to The Soft Boys", faixa
de abertura do primeiro LP da banda, A Can of Bees.
O show marca a entrada
de Alan "Wangbo" Davies, no lugar de Rob Lamb, que foi
tentar a vida com o Ducks on the Wall. Segundo Robyn, o conceito
da banda seria uma amálgama de Willliam Burroughs: Soft
Machine and the Wild Boys.
Em 1977, lançam
o primeiro EP, Give It to The Soft Boys, pela
Raw Records, com as canções "Wading Through
a Ventilator," "The Face of Death," e "Hear
My Brane". O disco havia sido basicamente gravado na casa
de Robyn. Em 1978, Kimberley Rew substitui Alan Davies, fechando
a formação clássica dos Soft Boys.
Assinam com a Radar Records,
selo de Elvis Costello e Nick Lowe e abre um show para o Damned
- "a única vez que estive num show punk em toda minha
vida", jura Rew. Lançam o compacto "(I Want To
Be An) Anglepoise Lamp" e a gravadora não sabe muito
bem o que fazer com aquele grupo completamente deslocado da cena.
Ainda
assim, os mandam para Gales, precisamente nos estúdios
Rockfield, para gravarem o primeiro álbum.
Mas há discordâncias
- o selo havia odiado "The Day They Ate Brick" - e Robyn
resolve bancar sozinho o disco fundando seu próprio selo,
Two Crabs.
Dessa maneira, nasce A
Can of Bees, disco de estréia
O disco de estréia
consistia em oito composições de Robyn e três
faixas ao vivo, sendo uma cover de "Cold Turkey", de
John Lennon. São feitas 2.500 cópias e havia sido
uma regravação do LP que a Radar tinha recusado.
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado A
1. "Give It To The Soft Boys"
1:57
2. "The Pig Worker" 4:30
3. "Human Music" 4:30
4. "Leppo and the Jooves" 5:27
5. "The Rat's Prayer" 3:19
Lado B
1. "Do the Chisel"
3:03
2. "Sandra's Having Her Brain Out" 3:47
3. "The Return of the Sacred Crab" 2:54
4. "Cold Turkey" (John Lennon) 4:17
5. "School Dinner Blues" (Live) 2:26
6. "Wading Through A Ventilator" (Live) 4:08
A
pouca divulgação e interesse fizeram com que Andy
Metcalfe deixasse a banda logo após o lançamento
e se juntasse ao Telephone Bill and the Smooth Operators e depois,
Squeeze. Seu lugar é ocupado por Matthew Seligman.
A banda começa a
trabalhar em novas canções que resultariam no novo
LP, Underwater Moonlight.
Reza a lenda que foi feito
inteiramente por menos de 600 libras! (provavelmente não...).
O segundo LP já
tinha um melhor acabamento e trazia o produtor Pat Collier, que
ajudou muito o grupo a aperfeiçoar o som.
O disco trazia 10 temas:
Lado 1
1. "I Wanna Destroy You" –
2:52
2. "Kingdom of Love" – 4:10
3. "Positive Vibrations" – 3:10
4. "I Got the Hots" – 4:42
5. "Insanely Jealous" – 4:15
Lado 2
1. "Tonight" – 3:44
2. "You'll Have to Go Sideways" (Hitchcock, Kimberley
Rew) – 2:57
3. "Old Pervert" (Hitchcock, Rew, Matthew Seligman,
Morris Windsor) – 3:52
4."The Queen of Eyes" – 2:01
5. "Underwater Moonlight" – 4:17
Em 2001, sairia uma versão
especial em CD - Underwater
Moonlight... And How It Got There - com
um CD extra trazendo:
"Old Pervert - section
1" – 1:38 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
"Like a Real Smoothie" – 3:43
"Alien" – 3:13
"Bloat (extract)" – 1:00 (Hitchcock, Rew, Seligman,
Windsor)
"Underwater Moonlight" – 6:24
"She Wears My Hair" – 5:22
"Wang Dang Pig" – 3:56
"Old Pervert - section 2" – 1:31 (Hitchcock, Rew,
Seligman, Windsor)
"Insanely Jealous" – 5:03
"Leave Me Alone" – 6:45 (Lou Reed)
"Goodbye Maurice or Steve" – 3:14
"Old Pervert - section 3" – 0:36 (Hitchcock, Rew,
Seligman, Windsor)
"Cherries" – 2:54 (Hitchcock, Rew, Seligman, Windsor)
"Amputated" – 4:22
"Over You" – 4:00 (Bryan Ferry, Phil Manzanera)
"I Wanna, Er... (extract)" – 0:42 (Hitchcock,
Rew, Seligman, Windsor)
"Old Pervert - section 4" – 1:24 (Hitchcock, Rew,
Seligman, Windsor)
Após
o lançamento, o grupo viaja para Nova York para uma série
de shows em clubes como Iroquois, Danceteria, Mudd Club e Maxwells.
A banda resiste ainda
um pouco, mas termina após um show em Golden Lion, Fulham,
London, em fevereiro de 1981.
Em 1994, os Softs Boys
se juntam novamente para uma série de shows e alegria dos
fãs, ansiosos por um novo disco, idéia abortada.
Mas, em 2001, o grupo volta
a se reencontrar e nasce a vontade de um novo disco, o que acontece
com o lançamento de Nextdoorland.
Novamente a banda aceitou
um convite do produtor Pat Collier para gravar uma participação
em um tributo a Paul McCartney, no estúdio de Collier,
o Gravity Shack, em Londres.
Com
uma produção moderna, o disco acabou sendo editado
pela Matador Records e se mostrou um bom lançamento, com
grandes composições de Robyn, fazendo a alegria
dos fãs mais antigos.
Para comemorarem o feito,
a banda embarcou na segunda turnê norte-americana, 22 anos
depois da primeira.
O disco trazia 10 novas
faixas:
01. I Love Lucy 3:00
02. Pulse of My Heart 3:46
03. Mr. Kennedy 6:03
04. Unprotected Love 3:18
05. My Mind Is Connected... 4:05
06. Sudden Town 3:45
07. Strings 6:11
08. Japanese Captain 3:24
09. La Cherité 5:11
10. Lions and Tigers 2:28
Os integrantes ainda seguem
na ativa, especialmente Robyn Hitchcock, dono de uma discografia
imensa e Kimberley Rew.
Deixo vocês com a
discografia da banda. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Singles e EPs
Give It To The Soft Boys
7" EP: "Wading Through A Ventilator" b/w "The
Face Of Death" and "Hear My Brane" (1977)
"(I Want to Be an) Anglepoise Lamp" b/w "Fatman's
Son" (1978)
Near the Soft Boys 7" EP: "Kingdom of Love" b/w
"Vegetable Man" & "Strange" (1980)
"I Wanna Destroy You" b/w "Old Pervert" (1980)
"Only the Stones Remain" b/w "The Asking Tree"
(1981)
"Love Poisoning" (1982)
"He's a Reptile" b/w "Song No. 4" (1983)
"The Face of Death" b/w "The Yodelling Hoover"
(1989)
Discos
A Can of Bees (1979)
Underwater Moonlight (1980)
Invisible Hits (1983)
Live at the Portland Arms (cassette, 1983; LP, 1988)
Where Are The Prawns (cassette, 1994)
Nextdoorland (2002)
Side Three (CD EP) (2002)
Coletâneas
Two Halves for the Price
of One (1981)
Wading Through a Ventilator (EP) (1984)
Raw Cuts (EP) (1989)
1976-81 (2 CD) (1993)
Underwater Moonlight... And How It Got There (2 CD) (2001)
|