Essa é uma
das mais importantes e influentes bandas de garagem dos anos 60,
que até hoje é referência para muitos grupos
modernos. E os Sonics inclusive voltaram para alguns shows em
2007. Com suas gravações simples, realizadas em
dois canais e sua fúria, o grupo deixou marcas em várias
gerações, sendo Iggy Pop, The Fall, New York Dolls,
Dead Boys e Nirvana alguns de seus fãs.
"Nós
somos sacanas. Tudo que você ouve sobre nós é
verdade." A frase dita por Larry Parypa dá uma idéia
de como gostavam de ser chamados de sacanas esse quinteto que
tinha a distorção, a velocidade, a energia e a intensidade
como marcas registradas.
Ao lado de nomes como Kingsmen,
The Wailers (não confundir com o grupo de reggae), The
Drastics e Paul Revere & the Raiders, os Sonics faziam parte
de um movimento que nasceu na costa noroeste dos Estados Unidos
de grupos de rock que faziam um rock básico, cru, selvagem,
de garagem.
A
banda começou as atividades na pacata Tacoma, em Washington
quando Larry Parypa começou a tocar guitarra com o baterista
Mitch Graber, um outro guitarrista de nome de Stuart Turner, Andy
Roslie no sax e um baixista que ninguém mais se lembra
e que tocava baixo de pau.
A formação
foi logo alterada, quando o irmão mais velho de Larry,
Andy assumiu o baixo e Tony Mabin passou a ser o novo saxofonista.
O grupo fazia apenas música instrumental, sem muita pretensão.
Mas Stuart foi chamado pelo exército e com isso Rich Koch
passou a ser o novo guitarrista e chamarm Marilyn Lodge para cantar.
Koch era velho conhecido e já havia passado pelos Wailers.
E a bateria teve mais dois nomes: Bill Dean e Mitchell Peter Jaber
II.
Em 1963, Koch e Marilyn
Lodge deixaram a banda e Larry assumiu a guitarra-solo e Ray Michelson
acabou sendo convidado para ser o cantor, já que era muito
popular na região, tendo passado pelos Falcons, Vikings
e Roamers.
Bill
Dean foi o próximo a sair e Bob Bennett acabou sendo no
novo baterista. Bob tocava num grupo chamado The Searchers, junto
com Jerry Roslie (piano, órgão) e Rob Lind (baixo),
que acabaram sendo incorporados ao grupo. Após a saída
de Ray Michelson, o grupo acabou ficando como quinteto. Andy cuidava
do baixo, seu irmão Larry da guitarra-solo, Roc Lind, do
sax e Bob, da bateria. Assim, nascia no final de 1963 a clássica
formação dos Sonics.
No ano seguinte, os Sonics
abandonaram o lado instrumental quando Jerry Roslie resolveu tornar-se
cantor. Com isso, a banda começou a realizar mais shows
na região, em casas como The Red Carpet, Olympia's Skateland,
Evergreen Ballroom, Pearl's, Spanish Castle Ballroom, entre outras.
Certo dia, o baixista do
Wailers, Buck Ormsby gostou do grupo e convidou-os para gravarem
em seu selo, Etiquette Records. O grupo ensaiava no porão
de Bob e Buck adorou o grupo após presenciar um desses
ensaios. Buck ficou admirado com a guitarra suja de Larry e com
os berros de Jerry ao microfone.
Nesse ano, lançam
o primeiro compacto com a clássica "The Witch",
no lado A e "Keep A Knockin'", de Little Richard. O
compacto se tornou um sucesso no mês de novembro, após
um show em Tacoma. "Tínhamos feito uma apresentação
num ginásio quando Pat O'Day, o maior DJ da região
e tocou nosso compacto. Foi uma loucura. As pessoas amaram e ele
começou a tocar a música diariamente, até
ela se tornar o single mais vendido do lado noroeste", lembra
Andy.
Em
seguida, a banda entrou novamente em estúdio e gravou novo
compacto, "Psycho", se tornando outro hit local.
Daí para um LP foi
um pulo e em 1965, é lançado o clássico Here
Are the Sonics!!!.
Gravado em apenas dois
canais e um único microfone para captar todo o som da bateria.
O grupo ainda usou potência máxima nos amplificadores
para conseguir um som bem distorcido e agressivo.
"Se nossos discos
soavam distorcidos, era proposital. Larry vivia mexendo nos amplificadores,
desligando alto-falantes ou fazendo um buraco neles com um picador
de gelo. No final, eles acabavam soando com um trem descontrolado",
lembra Andy Parypa.
Kurt Cobain lembra que
ficou fascinado pelo som de bateria dos Sonics: "mesmo gravando
de maneira tão barata e simples, com apenas um microfone
na bateria, eles têm o som de bateria que mais gosto."
No
ano seguinte, o grupo lança outro disco, Boom.
Nesse disco vale o destaque para "Don't You Just Know It",
regravada anos depois pelo Dr. Feelgood e pela cover de "Louie
Louie". O disco foi gravado no estúdio Wiley/Griffith,
especializado em country e no meio das gravações
a banda arrancou todas as cartolinas usadas para embalar ovos
e que estavam na parede para dar melhor acústica, para
conseguir um som mais "vivo". Além das duas canções,
vale ainda citar "Don't Be Afraid Of The Dark", "Shot
Down", "Cinderella" e "He's Waitin' ".
Ainda em 1966 abriram shows
dos Beach Boys, Jan & Dean, Jay & the Americans, Ray Stevens,
Herman's Hermits, The Righteous Brothers, The Kinks, Lovin' Spoonful,
Liverpool 5, Shangri-Las, Mamas & Papas e até para
os Byrds! Tanto sucesso fez a banda mudar de selo, indo para o
Jerden Records, de Jerry Dennon, que tinha o Kingsmen, que haviam
composto "Louie Louie".
Acabaram
indo para Hollywood gravar um novo disco com Larry Levine sendo
o produtor. O resultado foi Introducing The Sonics,
um disco bem mais calmo e mais limpo, que não agradou muito
os integrantes. Levine dava pouca liberdade aos músicos
dentro do estúdio e a banda considerou o disco um "grande
lixo"!
O grupo acabou se separando
após o compacto Any Way The Wind Blows e apenas Rob Lind
tentou ficar como membro original até deixar os Sonics
em 1968.
O
grupo original se encontrou novamente em 1972 para cinco shows
no Seattle Paramount, que resultou no disco Live Fanz
Only.
Depois disso, cada um seguiu
sua vida, mas, eis que, em novembro de 2007 (ou seja, dias atrás),
o grupo se reuniu para gravar um DVD e um disco ao vivo, em Nova
York, quando confessaram que a saudade bateu pesado.
Resta agora torcer e rezar
para que possamos ver e ouvir os agora vovôs descendo a
lenha!
Deixo vocês com a
discografia da banda. Um abraço e até a próxima
coluna!
Discografia
Compactos
The Witch/Keep A-Knockin'
(Etiquette, 1964)
The Witch/Psycho (Etiquette, 1965)
Psycho/Keep A-Knockin' (Etiquette, 1965)
Boss Hoss/The Hustler (Etiquette, 1965)
Don't Be Afraid Of The Dark/Shot Down (Etiquette, 1965)
The Sonics' Don't Believe In Christmas/The Wailers' Christmas
Spirit (Etiquette, 1965)
Cinderella/Louie Louie (Etiquette, 1965)
You Got Your Head On Backwards/Love Light (Jerden, 1966)
Like No Other Man/Love Light (Jerden, 1966)
The Witch/Like No Other Man (Jerden, 1966)
Psycho/Maintaining My Cool (Jerden, 1966)
Love-itis/You're In Love (Jerden, 1967)
Lost Love/Any Way The Wind Blows (Piccadilly, 1967)
Any Way The Wind Blows/Lost Love (UNI, 1967)
Dirty Old Man/Bama Lama Bama Loo (Burdette, 1975)
The Witch/Bama Lama Bama Loo (Great Northwest, 1979)
The Witch/Keep A-Knockin' (Norton, 1998)
Psycho/Have Love Will Travel (Norton, 1998)
Cinderella/He's Waitin' (Norton, 1998)
Boss Hoss/The Hustler (Norton, 1998)
Strychnine/Shot Down (Norton, 1998)
The Sonics' Louie Louie/The Wailers' Louie Louie (Norton, 1998)
Don't Believe In Christmas/Santa Claus (Norton, 1998)
Discos
Here Are The Sonics!!!
(1965)
Merry Christmas (1965)
Boom (1966)
Introducing The Sonics (1967)
Discos póstumos
Explosives (1973)
Original Northwest Punk (1977)
Sonics (1977)
The Sonics (1978)
Unreleased (1981)
Fire and Ice - The Lost Tapes (1983)
Full Force (1985)
Live Fanz Only (1986)
Psycho (1988)
Maitaning My Cool (1991)
|