28 - Steve Wilson - entrevista

Steve Wilson foi outra surpresa via Pink Hedgehog. Aliás, Simon Felton tem feito um imenso favor ao me mandar cds pra lá de legais. E continua enviando, o que me alegra muito. Steppin' It Up a Notch é um desses discos que ouvi e gostei tanto que me deu vontade de falar com a doce figura. E essa semana deve chegar seu novo trabalho, Sideshows And Fairytales, que espero ansioso. Enquanto isso, segue o papo, abaixo...


Pergunta: - Como você formou a Steve Wilson Band?
Steve Wilson:
- Com amigos que conhecia há vários anos.

Pergunta: - Steppin' It Up a Notch é um grande disco. Me fale um pouco dele...
Steve Wilson: - Eu me mudei para a costa sul da Inglaterra, onde meu amigo e guitarrista do grupo Jon Burden tinha um estúdio e omecei a trabalhar em algumas canções. Algumas eu acabei gravando com meu amigo Robbie McIntosh, que tocou guitarra com Paul McCartney (e com os Pretenders também, N. do A.), e acabei pedindo para que me ajudasse nas gravações. Ele topou e fomos ao estúdio de Jon e começamos todo o processo. Depois, vi que era a hora de trazer algumas pessoas e calmamente montamos as canções. O que você ouve é, muitas vezes, o que foi gravado no primeiro ou segundo take.

Pergunta: - Você se considera um artista ou apenas um compositor pop?
Steve Wilson:
- Acho que eu gostaria de ser chamado de um compositor popular.

O termo "pop" tem uma natureza muito transitória e estou tentando desenvolver minhas habilidades de compositor onde a estrela seja a canção e não quem a canta.

Pergunta: - O quanto as canções refletem sua vida?
Steve Wilson:
- Totalmente, sejam elas experiências próprias ou apenas pensamentos sobre um tema.

capa do disco Steppin' It Up a NotchPergunta: - Você se sente parte de alguma cena específica? Como você rotularia sua música?
Steve Wilson:
- É muito difícil ser considerado parte de algo quando você não se sente rotulado. Minha música tem sido descrita como "pop sofisticado", mas não sei o que isso significa. Talvez melódica, de raiz, soul, retro... será que é algo assim?

Pergunta: - O que você conhece da música brasileira, além de bossa nova?
Steve Wilson: -
Eu amo samba e Tom Jobim. Considero "Dindi" uma das melodias mais lindas que já ouvi.

Pergunta: - Poderia me dizer seus cinco artistas e discos favoritos.
Steve Wilson: - Meus artistas favoritos são Bob Dylan, Randy Newman, The Band, Matthew Sweet e, claro, Beatles. Cinco discos? Difícil dizer, no entanto, escolho Blood on the Tracks (Bob Dylan), The Band (The Band), Five leaves left (Nick Drake), Dark side of the Moon (Pink Floyd) e Seeds of memory (Terry Ried).

capa do novo disco Sideshows And FairytalesPergunta: - Qual sua opinião sobre a cena rock atual?
Steve Wilson:
- É boa até um certo ponto, pois vejo bandas que possuem três ou quatro boas músicas, mas que ficam presas a uma fórmula e não arriscam em seus álbuns. Elas têm medo de experimentar.

Pergunta: - Obrigado Steve, deixe uma mensagem final.
Steve Wilson:
- Eu tiro uma grande força das pessoas que dizem gostar do que faço. Espero que você continue apreciando a minha música e adoraria ter ver em alguns shows. Fazemos nosso melhor para trazer música de verdade para pessoas de verdade.