Poucos artistas
ou pessoas podem receber o título de "Instituição
Nacional". Na Irlanda do Norte encontraremos duas, com certeza:
o futebolista George Best e o grupo Stiff Little Fingers. Nascidos
durante o período punk, o "Irish Clash" como
são conhecidos, continuam ainda tocando, comovendo e espalhando
sua mensagem de inconformismo e falando da dureza de ser viver
em Belfast durante os turbulentos anos 70. Liderados pelo falante
e divertido Jake Burns, o Stiff ainda permanece atual, vivo e
poderoso em cima de um palco.
Segundo
Jake Burns, tudo começou vendo o show de despedida do Taste,
banda em que começou Rory Gallagher. "Eu tinha 12
anos e quando vi aquele show ao vivo, pensei "é isso
que quero fazer!".
Dessa maneira Jake Burns
começou a montar uma banda no começo dos anos 70
chamada Highway Star, nome tirado de um grande sucesso do Deep
Purple.
A vida em Belfast era dura
e eles viviam fazendo covers de artistas famosos até surgir
o movimento punk. Inspirado pela letra "Stiff Little Fingers",
da banda Vibrators - "If it wasn't for your stiff little
fingers/ nobody would know you were dead" - lado B do
compacto "London Girls", nascia o Stiff Little Fingers
abandonando o provisório e previsível nome The Fast.
A banda contava com Jake
Burns (vocais e guitarra); Henry Cluney (guitarra); Gordon Blair
(baixo) e Brian Faloon (bateria).
Em
novembro de 1977 conheceram o jornalista Gordon Ogilvie, do Daily
Express, que os incentivou a escrever canções próprias
e que retratassem a vida de Belfast. Jake topou e em 12 dias veio
com "Suspect Device" e "Wasted Life"
As duas canções
mostravam a pena firme de Jake, que misturava temas políticos
com angústias pessoais, com refrões inesquecíveis
e uma pegada punk forte.
Gordon acabaria se tornando
o empresário do grupo: "estava procurando publicidade
até que um dia Gordon veio conversar comigo. Fomos tomar
uma cerveja e perguntou se tínhamos empresário.
Disse que não e perguntou se poderia nos ajudar. Aceitei."
Além de Gordon,
Colin McClelland comprou a causa do grupo e arranjou um estúdio
para que pudessem gravaras duas músicas. Resolveram editar
350 cópias pela gravadora de Ogilvie e começaram
a distribuição, sem nenhum sucesso. A sorte mudou
quando uma das fitas caiu na mão do DJ John Peel.
Apaixonado pelo que ouvia,
Peel começou a tocar as músicas incessantemente
chamando a atenção da gravadora Rough Trade, que
os contratou.
Enquanto
isso, um fanzine de Belfast pediu que escrevessem uma canção
especialmente para o flexi-disc que iriam lançar.
O flexi acabou não saindo, mas "Alternative Ulster"
(nome do mesmo zine) acabaria sendo o grande clássico do
grupo e seria o primeiro compacto lançado pela Rough Trade,
em outubro de 1978....
O compacto acabou trazendo
uma rivalidade de outra famosa banda norte-irlandesa, The Undertones,
que acusou o Fingers de fazer sensacionalismo com os conflitos
na Irlanda do Norte. Começava uma rivalidade que atravessaria
décadas...
Durante
o lançamento, o Fingers saiu em turnê abrindo os
shows de Tom Robinson Band e em 1979 lançam o clássico
LP Inflammable Material.
O disco foi um tremendo
sucesso com o apoio de John Peel e alcançou a 14ª
posição, tornando-se o primeiro disco independente
a entrar na parada oficial.
Inflammable Material
é um excepcional trabalho disco de estréia, onde
se destacam as faixas assinadas por Burns/Ogilvie como "Suspect
Device", "Alternative Ulster", "State of Emergency"
e "Wasted Life" (feita apenas por Burns). A veia punk
estava toda lá, assim como músicas mais elaboradas,
um exemplo é "Johnny Was", de Bob Marley, onde
a banda mostra sua versatilidade tocando um bom reggae. Em "Barbed
Wire Love", o grupo mostra bom humor fazendo vocais no estilo
doo-wop.
A
banda resolve se mudar para Londres e Brian Faloon resolve ficar
em Belfast.
Ele acaba sendo substituído
por Jim Reilly e é "homenageado" na canção
"Wait and See". A primeira aparição de
Jim é no novo compacto, "Gotta Gettaway".
Naquele verão participam
do evento "Rock Against Racism Tour", um movimento contra
o racismo que assolava a Inglaterra. Participaram dele The Clash
(show presente no filme Rude Boy),Buzzcocks,
Steel Pulse, X-Ray Spex, The Ruts, Sham 69, Generation X e Tom
Robinson Band, para mais de 80 mil pessoas.
Em
1980, o grupo deixa a Rough Trade e se muda para Chrysalis Records,
que aceita dar total controle artístico ao grupo, algo
bem incomum. Na nova casa, lançam o igualmente espetacular
Nobody's Heroes.
O disco segue a cartilha
punk, com protesto anti-militares e anti-racistas e mostra o Stiff
Little Fingers igualmente inspirado. Faixas como "Gotta Gettaway"
(Fingers/Ogilvie); "Wait and See" (Burns/Ogilvie) e
"Fly the Flag" (Fingers/Ogilvie) são outros sucessos.
(Aos interessados em
adquirir os dois primeiros álbuns, uma boa notícia
é que os dois podem ser importados a preços baixos
(para nossos padrões) no site
das Lojas Americanas.
Em 1981 é a vez
de novo disco, Go For It e após a excursão
promocional, Jim Reilly deixa o grupo entrando Brian "Dolphin"
Taylor.
Em
1982 é lançado o disco Now Then...
que fez pouco sucesso e após a excursão, a banda
se separa em 1983.
"Now Then... é
um disco injustiçado e após o fracasso vi que era
melhor nos separarmos. Curiosamente, todos os ressentimentos apareceram
e foi a única vez em que brigamos de verdade", lembra
Jake.
A banda ficou cinco anos
separada e cada um foi cuidar da vida. Em 1988, Ali ligou para
Jake convidando-o para ver o show da volta de Tom Robinson Band.
"Não estava animado, mas acabei indo e voltamos a
conversar, a beber e falamos de uma possível volta".
Ali conta que eles perceberam
que o melhor período de suas vidas aconteceram dentro do
grupo.
A
banda voltou a se reunir para shows sempre lotados e fizeram duas
apresentações no Brixton Academy com fãs
vindo de todos os cantos do planeta - Japão, EUA - para
vê-los.
O grupo resolveu voltar
à ativa e Ali percebeu que não teria como conciliar
sua vida com shows e gravações e acabou cedendo
lugar ao ex-baixista do The Jam, Bruce Foxton. Em 1991 lançam
Flag and Emblems.
Em 1994, lançam
Get A Life, e ganham destaque ao serem citados
como pais da nova geração punk que começa
aparecer liderados por Rancid, Green Day etc
Em
1996, Dolphin deixa a banda entrando Steve Grantley e em 1999
lançam Hope Street, em dois formatos -
ao vivo e uma coletânea - e, em 2003, saio último
disco de estúdio, Guitar And Drum.
O grupo ainda permanece
tocando. Em 2006 Bruce deixou o grupo de forma amigável
retornando AliMcMordie ao antigo posto. Nos shows, a banda prefere
tocar material novo ao antigo, embora saiba que isso não
é possível sempre. "É preciso balancear.
O perigo é ficarmos caricatos, mas não podemos decepcionar
os antigos fãs e nem canções que nos deram
fama", conta Jake.
Jake, aliás, nao
gosta de ver seus discos relançados com faixas bônus
e material extra: "é uma maneira de pilharmos os fãs
novamente. Ok, eles fazem pequenas mudanças e melhoram
o som, mas isso não me parece correto."
Nos dois primeiros discos,
há na última faixa uma longa entrevista com o diretor
Alan Parker (The Commitments, The Wall),
onde Jake conta tudo sobre o grupo.
Deixo
vocês com a letra de "Alternative Ulster" e "Suspect
Device". Um abraço e até a próxima coluna.
ALTERNATIVE ULSTER
(Fingers/Ogilvie)
Nothin' for us in Belfast
The Pound's so old it's a pity
OK, there's the Trident in Bangor
Then walk back to the city
We ain't got nothin' but they don't really care
They don't even know you know
Just want our money
And we can take it or leave it
What we need is
(Chorus:)
An Alternative Ulster
Grab it and change it it's yours
Get an Alternative Ulster
Ignore the bores and their laws
Get an Alternative Ulster
Be an anti-security force
Alter your native Ulster
Alter your native land
Take a look where you're livin'
You got the Army on your street
And the RUC dog of repression
Is barking at your feet
Is this the kind of place you wanna live?
Is this where you wanna be?
Is this the only life we're gonna have?
What we need is
(Chorus)
They say they've got control of you
But that's not true you know
They say they're a part of you
And that's a lie you know
They say you will never be
Free free free
Get an Alternative Ulster, Alternative
Ulster, Alternative Ulster
SUSPECT DEVICE
(Fingers/Ogilvie)
Inflammable material is planted in my head
It's a suspect device that's left 2000 dead
Their solutions are our problems
They put up the wall
On each side time and prime us
And make sure we get fuck all
They play their games of power
They mark and cut the pack
They deal us to the bottom
But what do they put back?
(Chorus:)
Don't believe them
Don't believe them
Don't be bitten twice
you gotta suss, suss, suss, suss, suss out
Suss suspect device
They take away our freedom
In the name of liberty
Why don't they all just clear off
Why won't they let us be
They make us feel indebted
For saving us from hell
And then they put us through it
It's time the bastards fell
(Chorus)
Don't believe them
Don't believe them
Question everything you're told
Just take a look around you
At the bitterness and spite
Why can't we take over and try to put it right
(Chorus)
We're a suspect device if we do what we
are told
But a suspect device can score an own goal
I'm a suspect device the Army can't defuse
You're a suspect device they know they can't refuse
We're gonna blow up in their face
Discografia
Compactos
Suspect Device/Wasted Life
(1978)
Alternative Ulster/78 RPM (1978)
Gotta Gettaway/Bloody Sunday (1979)
Straw Dogs/You Can't Say Crap On The Radio
(1979)
At the Edge/Running Bear/White Christmas (1980)
Nobody's Hero/Tin Soldiers (1980)
Back To Front/Mr. Fire Coal Man (1980)
Just Fade Away/Go For It/Doesn't Make It All Right (1981)
Silver Lining/Safe As Houses (1981)
Listen/That's When Your Blood Bumps/Sad-Eyed People/Two Guitars
Clash (1982)
Talkback/Good For Nothing (1982)
Bits of Kids/Stands to Reason (1982)
The Price of Admission/Touch and Go (1982)
Get a Life/Harp/Tin Soldiers (1995)
Discos
Inflammable Material (1979)
Nobody's Heroes (1980)
Hanx! (1980)
Go For It (1981)
Now Then (1982)
All The Best (1983)
The Peel Sessions (1989)
Flags and Emblems (1991)
Get A Life (1994)
Tinderbox (1997)
And Best Of All... Hope Street (1999)
Hope Street... Greatest Hits Live (1999)
Guitar And Drum (2003) |