111 - Stray Cats

Se nos anos 80, algumas bandas tentavam buscar a sonoridade dos anos 60 e algo dos anos 70, existiu um trio norte-americano que cavou ainda mais fundo, tentando reproduzir os primeiros sons dos anos 50. Eddie Cochran, Gene Vincent, Carl Perkins eram os ídolos de três adolescentes que logo adotaram o nome de Stray Cats. Curiosamente precisaram estourar na Inglaterra para adquirirem prestigio e fama na América natal. Liderados pelo topetudo e carismático Brian Setzer, o grupo voltou inúmeras vezes, estando em 2004 em plena atividade pelos palcos europeus. Com muito ritmo e picardia, fincaram clássicos como "Rock This Town" e "Runaway Boys" e jamais deixaram o espírito inocente e divertido dos primeiros anos do rock. Uma grande banda que merece ser analisada.


 

Slim Jim Phantom, Lee Rocker e Brian SetzerBrian Setzer era um garoto apaixonado pelo estilo dos anos 50, especialmente pelo rockabilly imortalizado por Eddie Cochran, Gene Vincent e tantos outros ídolos mortos, ou esquecidos. Brian tinha uma banda com seu irmão Gary e Bob Beecher chamada de The Bloodless Brothers, em 1979. Gary era baterista e Bob era o baixista. O nome foi logo alterado para Tom Cats, mas a formação originou duro poucos meses, pois Brian quis fazer algo melhor e quando o pianista Ken Kinnaly entrou na banda, Brian deu adeus.

Com a companhia de Leon Drucker (conhecido como Lee Rocker), no baixo, e James McDonnell (ou Slim Jim Phantom), na bateria, nascia o Stray Cats. Mas o som dos anos 50 estava devidamente morto na América e saída mais fácil foi pelo aeroporto, e no dia 19 de junho resolveram morar na Inglaterra, onde um movimento de rockabilly ressurgia com vigor.

cartaz de um show de Elvis Costello tendo os Stray Cats como banda de aberturaO grupo começou a tocar por Londres e mostrava uma grande presença de palco, sendo destaque o topete platinado de Brian, além de seu estilo preciso na guitarra. Fizeram tanto barulho que chamaram a atenção de Dave Edmunds, então uma lenda do meio e mentor da banda Rockpile. Edmund ficou amigo do trio e propôs trabalharem juntos. Exatos três meses depois de chegarem na Inglaterra, assinam um contrato com a Arista. No dia 29 do mesmo mês, abrem um show para Elvis Costello no Rainbow Theatre.

Edmunds havia gostado muito do visual do trio, em especial de Setzer. Para ele, Brian era mais parecido com Eddie Cochran do que o próprio Eddie! "Quanto tempo você leva penteado seu topete?", perguntou, rindo, certa vez.

E se o grupo tinha um bom apelo visual, possuía um apelo sonoro muito superior.A prova disso veio em fevereiro do de 1981, quando lançam o primeiro álbum intitulado somente como Stray Cats. Um disco clássico e que trazia três dos maiores hits da banda, "Runaway Boys", "Rock This Town" e "Stray Cat Strut". O disco fez bonito nas paradas de sucessos e alguns clips das canções mostravam toda o bom humor e a picardia do trio.

“Runaway Boys” vira o primeiro compacto do disco e “Rock This Town”, o segundo e parece que os anos 50 estavam de volta. Vejam as letras das canções...

capa do compacto Runaway BoysRunaway Boys

Get kicked out for coming home at dawn,
Mom and Dad cursed the day you were born,
Throw your clothes into a duffle bag
shoutin' as ya slam the door home is a drag

Who can I turn to and where can I stay ?
I heard a place is open all night and all day
There's a place you can go where the cops don't know
You can act real wild they don't treat you like a child

Runaway boys

Your hair's all greasy and you feel like a slob,
You're only fifteen and you can't get a job,
Go into the luncheonette and shoot a few games
Losing all your quarters, man it's always the same

Steal a couple of bucks to buy a new toy,
Slip into the alley with the

Runaway boys

Runnin' faster, faster all the time
You're under age and God knows, that's a crime !

Runaway boys

capa do compacto Rock  This TownRock This Town

Well my baby and me went out late Saturday night
I had my hair piled high and my baby just looks so right
Well, pick you up at ten got to have you home by two,
Mama don't know what I've got in store for you
Well that's alright 'cause we're looking as cool as can be


Well we found a little place that really didn't look half bad
I'll have a whiskey on the rocks and change of a dollar for the jukebox
Well, I put a quarter right into that can, but all it played was disco man
C'mon pretty baby, let's get outta here right away.


We're gonna rock this town, rock it inside out
We're gonna rock this town, make 'm scream and shout
Let's rock, rock, rock man rock, rock
We're gonna rock till we pop, We're gonna roll till we drop
We're gonna rock this town, rock it inside out


Well we're having a ball just bopping on the big dance floor
Well there's a real square cat he looks nineteen seventy four
Well, you look at me once, you look at me twice,
You look at me again there's gonna be a fight
We're gonna rock this town, we're gonna rip this place apart


We're gonna rock this town, rock it inside out
We're gonna rock this town, make 'm scream and shout
Let's rock, rock, rock man rock, rock
We're gonna rock till we pop, We're gonna roll till we drop
We're gonna rock this town, rock this place apart


We're gonna rock this town, rock it inside out
We're gonna rock this town, make 'm scream and shout
Let's rock, rock, rock man rock, rock
We're gonna rock till we pop, We're gonna roll till we drop
We're gonna rock this town, rock it inside out


We're gonna rock this town, rock it inside out
We're gonna rock this town, rock it inside out

No dia 16 de outubro, o grupo faz a primeira aparição em uma emissora de televisão dos Estados Unidos, no programa Friday, da ABC e tocam quatro músicas: “Baby Blue Eyes”, “Stray Cat Strut”, “Rock This Town” e “Runaway Boys” e causam uma excelente impressão por todo o país. Chegam ao cúmulo de serem chamados novos “filhos ingleses” de Elvis.


Em novembro lançam o segundo disco, batizado de Gonna Ball, que ao contrário do álbum de estréia, teve uma recepção fria e críticas negativas. Mas se a crítica torce o nariz, o grupo é convidado pelos Rolling Stones para abrirem quatro shows em sua turnê pela América.

O grupo já havia assinado um contrato com a EMI norte-americana no ano anterior, mas atendendo um pedido da nova casa em sua terra natal é editada uma coletânea dos dois primeiros discos chamada Built for Speed. O grupo começa a ser massivamente veiculado na MTV e os clips de “Rock This Town” e “Stray Cat Strut” viram um enorme sucesso e rapidamente a banda está entre os 10 mais no país.

 

Finalmente o sucesso na América chegara e o grupo faz uma pequena excursão de 15 shows entre os meses de julho e setembro.

Após três programas de televisão ainda em setembro, o grupo dá uma respirada para outra mini-maratona de 20 shows entre novembro e dezembro.


Em 1983 é lançado um novo disco, Rant N' Rave With the Stray Cats, produzido novamente por Dave Edmunds e que rende mais dois clássicos instantâneos: "(She's) Sexy + 17," e "I Won't Stand in Your Way."

Com dois discos novos na América passam o ano todo fazendo shows em cima de shows, pelos quatro cantos do país. Mas a vida na estrada nunca foi fácil e a tensão entre os membros começam a aparecer, seja pelo estresse ou por desentendimentos bobos. Brian é considerado um cara complicado de se lidar, temperamental e um tanto violento. Lee Rocker por sua vez é igualmente selvagem e os dois quase chegam muitas vezes a trocarem tapas. “Brian precisa aprender a ser menos genioso. É um bom compositor, mas não é o dono dos Stray Cats. Eu não sou empregado dele”, disse certa vez Lee. Slim é o mais calmo dos três e acaba casando com a ex-senhora Rod Stewart e atriz, a sueca Britt Ekland. Brian, por sua vez, é convidado para tocar por estrelas do quilate de Bob Dylan e Steve Nicks, além de participar do projeto Honeydrippers, de Robert Plant.

Tommy ao lado de BrianEm 1984 o grupo convoca Tommy Byrnes para ser o segundo guitarrista e baixista, mas a paz já não existe mais e Brian oficialmente dissolve a banda. “Não há mais tesão entre nós três, o melhor é cada um tomar seu caminho”, disse Brian.

Lee e Slim não perderam tempo e convidaram o guitarrista Earl Slick, que tocava com David Bowie para formarem uma nova banda. Batizada com o criativo nome de Phantom, Rocker & Slick lançaram um disco meia-boca, que inclusive chegou a sair por aqui. A idéia era seguir o mesmo caminho dos Stray Cats, mas as composições e o carisma de Brian fizeram muita falta.

Brian, por sua vez, lançou em 1986 seu primeiro disco solo, o elogiado The Knife Feels Like Justice. Quando todos pensavam que o grupo já era passado, os três se voltaram a conversar e a ensaiar novamente. O resultado acabou sendo um novo disco ainda em 1986: Rock Therapy. Mas as vendas foram baixas e as críticas negativas e o grupo resolveu dar um tempo, de novo.

Brian começou uma carreira paralela que lhe renderia vários trabalhos: o cinema. Ele participou de várias trilhas sonoras sejam com o grupo ou mesmo em incursões solos. E Setzer começou em grande estilo...

capa do disco La Bambao primeiro teste foi encarnar o ídolo Eddie Cochran no filme La Bamba. E deu show tocando (de verdade, sem dublar), o clássico “Summertime Blues”, de Cochran. Em 1988, lançou Live Nude Guitars, mas os integrantes nunca sumiram da vista um do outro. Brian disse que foi uma grande alegria poder viver, mesmo que por pouco tempo, como Eddie. “Eddie foi a minha maior inspiração desde o início. Fiquei muito feliz quando me convidaram para o papel.”

Mas Lee, Slim e Brian não se perdiam de vista e viviam pensando em um retorno. Sendo assim, em 1989, se encontraram no clube Ritz em Nova York para se divertirem. Viram que a velha química ainda existia e pronto: lançaram mais um disco, em abril, Blast Off.

O disco mostrava um som um pouco mais pesado e trazia como destaque a faixa “Gene and Eddie”, uma homenagem a Gene Vincent e Eddie Cochran, dois maiores ídolos da banda. O grupo já vinha tocando junto desde janeiro do mesmo ano e seguiram assim até o final de 1990.

Vale a pena dar uma olhadinha na letra da canção...

Gene And Eddie


Well be bop a lula she's my baby
Well be bop a lula summertime blues
Well it's something else man and you can't lose
I'm gonna race with the devil and maybe I'll win
And I'm gonna dance with skinny Jim
Well hang on tight you better get ready
We're gonna rock with Gene and Eddie

Halleluja I love her so
bee I bickey bop bo bo go
Cut across shorty you can't fail
She got a red blue jeans and a pony tail

Well hang on tight man you better get ready
Cause we're gonna rock with Gene and Eddie

Well come on everybody let's get together tonight
Say mama can I go out tonight
Well I sure miss you and the twenty flight rock
Get your dungarees on let's a blue jean bop

Well hang on tight you better get ready
Cause we're gonna rock with Gene and Eddie
Well hang on tight boys you better get ready
We're gonna rock with Gene and Eddie
Well hang on tight you better get ready
We're gonna rock with Gene and Eddie


Nessa turnê abriram alguns shows para Stevie Ray Vaughan, que decolava rapidamente em uma brilahnte, porém, breve carreira-solo.

Mas o disco teve baixas vendagens e acabaram sendo dispensados pela EMI. Fora da gravadora, receberam um convite do músico e renomado produtor Nile Rodgers para gravarem mais um disco e, em 1990, é lançado pela Liberation, Let’s Go Faster.




E, mais uma vez, o velho companheiro e fã Dave Edmunds chama o trio.

capa de Choo Choo Hot FishO resultado é que lançam, em 1992, um novo trabalho, chamado Choo Choo Hot Fish. E no ano seguinte é editado um álbum de covers, Original Cool. Mas eram apenas uma pálida sombra do que já haviam sido no passado e resolvem novamente se separarem.

Brian resolve então realizar um antigo sonho, montar uma big band e realizar alguns discos de swing, que era o ritmo popular antes do advento do rock and roll. Com a Brian Setzer Orchestra, parece reencontrar o prazer de tocar e se apresentar ao vivo. Lança excepcionais discos no estilo, sendo o melhor deles, The Dirty Boogie, de 1998.

Ainda em 1998 se reúnem para uma homenagem ao falecido Carl Perkins, no House of Blues, em Los Angeles, tocando 21 músicas. Carl havia morrido no dia 19 de janeiro aos 65 anos e havia visitado os Stray em 1984, tendo feito inclusive uma jam que acabou não sendo lançada.

Brian começa uma bem sucedida carreira em trilhas sonoras dos estúdios Disney e de alguns filmes comerciais.

Mas a saudade de tocar o velho rockabilly falou mais alto e em 2003 o grupo se reuniu novamente para uma série de shows. Brian explica o motivo para a volta em uma entrevista que deu no dia 23 de fevereiro de 2004. “O motivo da nossa volta é que queria voltar a tocar na melhor banda de rockabilly do mundo e achei muito bom que tenham agendado essa turnê pela Europa, já que é a primeira vez que muitas pessoas poderão nos assistir. Estou muito ansioso e louco para tocar o bom rockabilly na melhor banda do mundo.”

E o melhor de tudo é que um DVD está programado para sair em breve. Ele será gravado no show do dia 17 de julho (escrevo a coluna no dia 14 de julho) no Brixton Academy, em Londres, jura Brian, que até revela o nome do dito: Rumble in Brixton.

Brian ainda tem alguns sonhos como tocar alguns shows ou até um disco com o ex-Beatle Paul McCartney. Em sua página, www.briansetzer.com é possível acompanhar toda a tour que varre a Europa. E, infelizmente, todos os ingressos para o show em Brixton já estão esgotados. O jeito então é esperar o DVD ou torcer para que dêem uma passadinha pelo Brasil.

Deixo vocês com a figurinha do gato que virou marca registrada da banda e a letra de “Stray Cat Strut” e a discografia do grupo. Um abraço e até a próxima coluna!


Stray Cat Strut

Oooh, Oooh, Oooh, Oooh,
Black and orange stray cat sittin' on a fence
Ain't got enough dough to pay the rent
I'm flat broke but I don't care
I strut right by with my tail in the air

Stray cat strut, I'm a ladies' cat,
A feline Casanova, hey man, thats where its at
Get a shoe thrown at me from a mean old man
Get my dinner from a garbage can

Yeah don't cross my path

I don't bother chasing mice around
I slink down the alley looking for a fight
Howling to the moonlight on a hot summer night
Singin' the blues while the lady cats cry,
"Wild stray cat, you're a real gone guy."

I wish I could be as carefree and wild,
but I got cat class and I got cat style.

I don't bother chasing mice around
I slink down the alley looking for a fight
Howling to the moonlight on a hot summer night
Singin' the blues while the lady cats cry,
"Wild stray cat, you're a real gone guy."

I wish I could be as carefree and wild,
but I got cat class and I got cat style

Discografia

Straycats (1981)
Gonna Ball (1981)
Built For Speed (1983)
Rant n' Rave (1983)
Rock Therapy (1986)
Blast Off (1989)
Let's Go Faster (1990)
Choo Choo Hot Fish (1992)
Original Cool (1993)
Lonesome Tears (2003)

Coletâneas

The Best of the Stray Cats: Rock This Town (1990)
Back to the Alley: Best of the Stray Cats (1991)
Let's Go Faster (1991)
Greatest Hits (1992)
Stray Cat Strut (1992)
Story of the Stray Cats (1994)
Rock This Town (1995)
Archive (1996)
Original Cool (1996)
The Best of the Stray Cats (1996)
Runaway Boys: A Retrospective '81-'92 (1997)
Runaway Boys (1997)
On the Tiles (ao vivo, 1998)
The Best of the Stray Cats (1998)
Live (1999)
Struttin' Live (1999)
The Best of Stray Cats (japonesa, 1999)
Greatest Hits (2000)
Hollywood Strut (2000)
Rockabilly Rules (ao vivo, 2000)
Feline Frisky (ao vivo, 2001)
The Best of Stray Cats (2001)
Extended Versions (ao vivo, 2002)
Forever Gold: The Stray Cats (ao vivo, 20002)
The Best of Stray Cats (2003)

 

Colunas