270 - The Style Council

Quando Paul Weller encerrou as atividades do The Jam, os fãs ficaram inconsolável. Era o fim de uma das mais bem sucedidas bandas do Reino Unido. Mas a "aposentadoria" foi logo esquecida quando ele apareceu com um pianista obscuro e um novo grupo: The Style Council. Se o Jam tinha raízes mods, o Council ia em outra direção, com um som mais ligado ao jazz, funk, ao soul e até bossa-nova. E, sacrilégio, Paul quase não empunhava mais uma guitarra elétrica. Ainda assim, o grupo deixou boas músicas e discos, antes de sumirem e Paul iniciar nova carreira. Desta vez, solo.


Paul Weller e Mick TalbotQuando Paul Weller encerrou o The Jam, o trio estava no auge de sua popularidade.

Paul estava cheio de tudo, após lançar o LP The Gift, o único disco do trio a ocupar o primeiro lugar na parada inglesa, além do posto mais alto entre os compactos com a canção "Town Called Malice".

Cheio da pressão da indústria, cheio dos fãs xiitas, de ser considerado "porta voz de uma geração", e de trabalhar exaustivamente. E veio a mudança.

Assim, em 1983, Paul Weller aparece ao lado de um obscuro pianista chamado Mick Talbot (que havia tido uma breve passagem pelo Dexys Midnight Runners, além do Merton Parkas e The Bureau) e uma nova banda, The Style Council.

Banda, não. O Council era mais um veículo para que Paul pudesse explorar algumas paixões, como roupas, cinema, livros, músicas dos anos 60.

O duo trabalharia apenas com músicos convidados e Weller queria mandar para bem longe a pressão dos tempos de Jam.

Em termos sonoros o Style Council era mais chique - ou bundão, para alguns - que o Jam, embora a banda preservasse a raiz mod, especialmente no visual - Paul e Mick se vestiam impecavelmente - e no amor à música negra norte-americana.

O grupo iria atacar de jazz, funk, baladas, bossa-nova e o som furioso das Rickenbackers de Weller ficariam praticamente ausentes. A influência das gravadoras norte-americanas Motown e Stax seriam as principais influências sonoras.

capa do compacto Speak Like A ChildEm março de 1983, o duo lança o primeiro compacto, Speak Like A Child, que chegou ao quarto lugar da parada. O som era radicalmente diferente do The Jam, mais suingado, com backing vocals e sem guitarra e elegante. A síntese do cool, em essência.

Dois meses depois, sai outro single, Money-Go-Round, que ficou em 11º lugar.

Em agosto é a vez do EP Paris, com quatro músicas e que trazia a sensual faixa "The Paris Match", que teve a participação de outro jovem duo inglês nos vocais e guitarra: Tracey Thorn e Ben Watt, ambos do Everything but The Girl, outra dupla talentosa e que navegava nas mesmas água do Council.

Weller sempre teve paixão pela França, especialmente os filmes dos anos 60 e escreveu a canção na capital francesa.

capa do EP Introducing The Style CouncilSimultaneamente é editado um EP de cinco faixas para a Holanda, Japão e Estados Unidos, Introducing The Style Council.

O EP reunia faixa dos três primeiros trabalhos do grupo e continha as músicas "Long Hot Summer", "Headstart for Happiness", "Speak Like A Child", "The Paris Match" e "Money-Go-Round". Um belíssimo EP, com grandes momentos e chutando de uma vez por toda a herançado The Jam.

Além da França, Paul Weller e Mick Talbot viajaram para a Itália, onde tiraram várias fotos para criar um conceito novo para o grupo.

Paul Weller resolveu se cercar de jovens músicos de funk, soul, rap e se trancou com eles em seu estúdio The Solid Bond para a gravação de novas canções.

capa do disco Café BleuEm março de 1984 é editado o primeiro LP, Café Bleu. Os antigos fãs do Jam tomaram um choque, mas gostaram da novidade, já que o LP alcançou o segundo lugar na parada.

O disco trazia idéias que dificilmente seriam aceitas anteriormente, como bateria eletrônicas, sintetizadores e uma proximidade forte do funk. Mudou tudo? Nem tanto.

As letras continuavam tão iradas é acidas como antes, até mais. Paul Weller argumenta que estava mais maduro agora, mais consciente e com uma visão ampla do mundo, o que lhe permitiria abordar vários temas. Mas o forte ainda eram os políticos.

O disco trazia grandes sucessos. Além de "The Paris Match", "My Ever Changing Moods" (quinto lugar na parada), "You're The Best Thing" e "Headstart for Happiness" eram outros ótimos momentos. Na América, o disco se chamou My Ever Changing Moods e ficou apenas na 56ª posição.

O disco teve duas edições, inglesa e a norte-americana:

Versão inglesa

01. "Mick's Blessings" 1:15 (Mick Talbot)
02. "The Whole Point of No Return" 2:40
03. "Me Ship Came In!" 3:06
04. "Blue Café" 2:15
05. "The Paris Match" 4:25
06. "My Ever Changing Moods" 3:37
07. "Dropping Bombs on the Whitehouse" 3:15 (Weller, Talbot)
08. "A Gospel" 4:44
09. "Strength of Your Nature" 4:20
10. "You're the Best Thing" 5:40
11. "Here's One That Got Away" 2:35
12. "Headstart for Happiness" 3:20
13. "Council Meetin'" 2:29 (Weller, Talbot)

Versão norte-americana

01. "My Ever Changing Moods (12-inch version)"
02. "The Whole Point of No Return"
03. "Blue Café"
04. "The Paris Match"
05. "Dropping Bombs on the Whitehouse"
06. "A Solid Bond In Your Heart"
capa do single Shout To The Top07. "You're the Best Thing" (edited to 4:35)
08. "A Gospel"
09. "Strength of Your Nature"
10. "Here's One That Got Away"
11. "Headstart for Happiness"
12. "Mick's Blessings"

Outro detalhe interessante é a presença do baterista Steve White, que seria uma espécie de membro não-oficial.

Em outubro, o grupo lança outro single, Shout To The Top, talvez a mais famosa composição da banda e que chegou ao sétimo posto.

Em dezembro, Paul Weller é convidado para participar do projeto Band Aid no single Do They Know It's Christmas? Segundo Bob Geldof, a presença de Weller - junto a de Bono - foi fundamental para dar um caráter mais sério ao projeto, mostrando o respeito que ele possuía também no meio musical.

capa do disco Our Favourite ShopO grupo seguiu o ritmo de lançar compactos e fazer poucos shows e, em maio de 1985, lança o segundo disco Our Favourite Shop.

Politicamente mais virulento que o anterior, o disco ganha o destaque feminino, já que a vocalista Dee C. Lee - que havia participado do primeiro disco - ganha mais destaque.

No futuro, ela se tornaria esposa de Paul. O disco trazia as faixas "Internationalists" (que seria o nome do disco nos Estados Unidos), "Walls Come Tumbling Down" e "With Everything To Lose" e conseguiu excelentes vendagens e o primeiro lugar na parada britânica.

Aqui há dois detalhes bizarros. Na América, além de outro nome - Internationalists - o disco trouxe outra imagem na capa. E no Brasil - pasmem! - o disco manteve o título orignal, mas com a capa da edição norte-americana! Ah, o que não fazemos em termos musicais...

Peço desculpas pela minúscula imagem, mas foi o que pude conseguir, uma vez que meu vinil nacional não está aqui comigo.

O disco tinha as seguintes músicas:

Lado A

01. "Homebreakers" (Mick Talbot, Paul Weller)
02. "All Gone Away"
03. "Come to Milton Keynes"
04. "Internationalists" (Talbot, Weller)
05. "A Stones Throw Away"
06. "The Stand Up Comic's Instructions"
07. "Boy Who Cried Wolf"

Lado B

01. "A Man of Great Promise"
02. "Down in the Seine"
03. "The Lodgers (or She Was Only a Shopkeeper's Daughter)" (Talbot, Weller)
04. "Luck" (Talbot, Weller)
05. "With Everything to Lose" (Steve White, Weller)
06. "Our Favourite Shop" (Talbot)
07. "Walls Come Tumbling Down"

Paul Weller no Live AidPaul Weller, assim como Billy Bragg, sairia em turnê com A Red Wedge Tour para pedir voto para o Partido dos Trabalhadores contra os Conservadores.

E no meio da excursão, o Style Council participaria do evento mais importante da década de 80, o Live Aid, no estádio de Wembley. O grupo é ovacionado pelos fãs, que sentem uma grande saudade do antigo trio The Jam ao ver Weller no palco.

Nessa época, Paul começa a se relacionar com a vocalista Dee C. Lee, com quem acabaria se casando e se tornando um membro fixo da banda. Na verdade, o grupo já era um quarteto, uma vez que o baterista era músico fixo também nas excursões.

Em 1986, o grupo lança o disco ao vivo Home & Abroad, que chegou ao oitavo lugar na parada, embora o som não seja perfeito. Embora a foto da capa exiba apenas Mick e Paul, o Council já era, de fato, um quarteto.

Após a tour, o grupo resolveu voltar aos estúdios e lançam novo disco, The Cost of Loving, que chega ao segundo posto na parada.

Os shows do Council eram extremamente engajados e antes de cada apresentação era exibido um filme de nome JerUSAlem, que atacava não apenas o governo britânico como o de Ronald Reagan, nos Estados Unidos.

O filme, no entanto, tinha momentos bisonhos e ingênuos e acabou sendo um ponto baixo nas apresentações.

capa do disco Home & AbroadFaixas do disco:

Lado A

01. "My Ever Changing Moods"
02. "The Lodgers"
03. "Headstart for Happiness"
04. "(When You) Call Me"
05. "The Whole Point of No Return"

Lado B

01. "With Everything to Lose"
02. "Homebreakers"
03. "Shout to the Top!"
04. "Walls Come Tumbling Down!"
05. "Internationalists"

Para esquecer a turnê é editado o LP Confessions of a Pop Group, que faz um sucesso mediano - 15º lugar na parada britânica e já mostra que a fórmula do grupo está muito batida.

Paul Weller começa a se sentir frustrado com a falta de horizontes e a derrota nas eleições gerais de 1987 para os Conservadores, apenas aumenta o desgosto.

Segundo Paul, a banda fazia música que não era apreciada, embora não duvidassem que seriam reconhecidas no futuro.

Faixas do disco:

01. "It's a Very Deep Sea" 5:33
02. "The Story of Someone's Shoe" 3:43
03. "Changing of the Guard" 2:50
04. "The Little Boy In a Castle (A)/A Dove Flew Down From the Elephant (B)" (Mick Talbot) 3:05
05. "The Gardener of Eden (A Three Piece Suite) I) In the Beginning II) The Gardener of Eden III) Mourning the Passing of Time" 10:30
06. "Life at a Top People's Health Farm" 4:17
07. "Why I Went Missing" 4:43
08. "How She Threw It All Away" 4:17
09. "Iwasadoledadstoyboy" 4:28
10. "Confessions 1, 2, & 3" 4:43
11. "Confessions of a Pop-Group" 9:28

A turnê marca também a época em que Paul e Dee resolvem se casar.

Vida nova, o casal se torna mais recluso e Paul fica mais em casa trabalhando com outros ritmos, especialmente os dançantes e propõe um novo trabalho à gravadora com o nome Modernism: A New Decade, que é recusado. Gravado em 1989, seria editado apenas em 1998.

O duo também fez uma pequena brincadeira, ao lançarem um single como King Truman, pelo selo Acid Jazz, de Eddie Piller, chamado Like A Gun.

Segundo Piller, Paul e Mick ofereceram o single para o novo selo dele e gravaram sob os nomes Truman King e Elliott Arnold.

Desiludido, o grupo faz a última apresentação ao vivo no Royal Albert Hall, no dia 4 de julho de 1989, quando encerram oficialmente as atividades. Paul e Dee ficaram juntos até 1998, quando se separaram e tiveram dois filhos.

Paul Weller se recolheria por um tempo até sair em carreira-solo. Mick Talbot e Steve White formariam a dupla Talbot/White e lançariam United States of Mind (1995) and Off the Beaten Track (1996).

Ao mesmo tempo, White participaria dos discos de Weller. Dee C. Lee começaria também uma carreira-solo. Talbot e White voltariam a se encontrar no grupo The Players, com Damon Minchella (do Ocean Colour Scene e também da banda de Paul Weller) e Aziz Ibrahim (que tocava com Ian Brown).

Em 1997 é editada a caixa com 4 CDs The Complete Adventures of The Style Council. Caso queiram alguma sugestão, saiu há algum tempo no Brasil a coletânea The Sound of The Style Council.

Deixo vocês com a discografia do grupo. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

capa da coletânea The Sound of The Style CouncilDiscos

Introducing The Style Council (1983)
Café Bleu (1984)
My Ever Changing Moods (1984)
Our Favourite Shop (1985)
Internationalists (1985)
Home & Abroad (1986)
The Cost of Loving (1987)
Confessions of a Pop Group (1988)
Modernism: A New Decade (1989, mas lançado somente em 2001)
Headstart For Happiness (1991)
Here's Some That Got Away (1993)
The Style Council Collection (1996)
The Style Council In Concert (1997)
The Complete Adventures of The Style Council (caixa com 4 CDs) (1997)
1 (1999)
Universal Masters Collection (1999)
Greatest Hits (2000)
Best of The Style Council (2001)
The Collection (2002)
The Millenium Collection (2003)
The Sound of The Style Council (2003)
The Ultimate Collection (2004)
Best 1200 (2005)
Gold (2006)
Paper Sleeve Box (2007)
Sweet Loving Ways: The Collection (2007)

Singles

Speak Like a Child / Party Chambers (1983)
Money Go Round (Part 1) / Money Go Round (Part 2)(1983)
A Paris EP (1983)
Money Go Round (Part 1) / Headstart For Happiness(re-entry) (1983)
Solid Bond In Your Heart / It Just Came To Pieces In My Hands (1983)
My Ever Changing Moods / Spring, Summer, Autumn / Mick's Company (1984)
Groovin' EP 1984
Shout to The Top! / Shout To The Top (instrumental) / The Piccadilly Trail / Ghosts Of Dachau 1984
Walls Come Tumbling Down / Spin Driftin' / The Whole Point II / Bloodsports (1985)
Come to Milton Keynes / Our Favorite Shop (club mix) / (When You) Call Me / The Lodgers (club mix)(1985)
Have You Ever Had It Blue / Mr. Cool's Dream (1986)
It Didn't Matter / All Year Round (1987)
Waiting / Francoise / Francoise (Theme From Jerusalem) / Waiting (instrumental)(1987)
Wanted / The Cost / The Cost of Loving (1987)
Life At A Top People's Health Farm / Sweet Loving (1988)
How She Threw It All Away / Love For The First Time / Long Hot Summer (89 mix) / I Do Like To Be B-Side The A-Side (1988)
Promised Land / Can You Still Love Me?(1989)
Long Hot Summer 89 (re-mix) / Everybody's On The Run? (1989)

 

Colunas