99 - Temples - Sun Structures

E 2014 já te um forte candidato a disco do ano, para os amantes dos anos 60: Sun Structures, o LP de estreia do quarteto inglês Temples. Se você gosta de Byrds, The Move, Creation e outras maravilhas, já pode se deliciar com essa grande surpresa.

O quarteto foi formado em 2012, em Kettering, Northamptonshire e já foram aclamados como a melhor banda nova britânica, por dois nomes de peso: Johnny Marr e Noel Gallagher.

E tanto prestígio é merecido pelo que sai das 12 faixas. Um rock vigoroso, climático, denso, com belas melodias e vocais. Uma estreia tão estupenda, que será quase impossível manter o nível em seu já aguardado segundo disco.

O grupo é formado por James Edward Bagshaw – lead vocals, lead guitar; Thomas Edison Warmsley – bass guitar, vocals; Sam Toms – drums e Adam Smith – keyboards, guitar, backing vocals. O que sai dos sulcos remete aos melhores momentos do que você já ouviu. O próprio baixista confessa que enquanto ouvia punk - Ramones, Clash - foi presenteado com discos de Yes (Fragile), Genesis (Trespass), Procol Harum, Pink Floyd e que a energia dos punks com o clima misterioso e mágico dos grupos progressivos determinou como queriam soar.

Isso fez com que a banda soasse totalmente diferente das suas contemporâneas. Desde a abertura - "Shelter Song" é capaz de ouvir ecos de Byrds e também de Dukes of Stratosphear, o grupo paralelo do XTC. Baixo e bateria estão ali para te pegar pelo pescoço, para fazer seu estômago pular. Tão bonito e tão simples.

A faixa-título é o mais belo momento de um disco que nasceu clássico. A banda teve a brilhante ideia de usar a nova tecnologia para emular os anos 60. O grupo confessa que resolveu misturar tudo - Byrds, a energia do punk, até com krautrock, Bowie e Moody Blues para criar um som tão pessoal, apesar de ser possível relembrar bandas aqui e acolá.

Editado no dia 5 de fevereiro de 2014, Sun Structures não irá abalar as estruturas, mas faz aumentar a apostas em bandas que souberam sabem reler um som já dado como perdido, sem perder a originalidade e intensidade.

Pode não ser o disco do ano, mas duvido que alguém faça algo melhor.

Faixas

01. "Shelter Song" 3:10
02. "Sun Structures" 5:12
03. "The Golden Throne" 4:10
04. "Keep in the Dark" 4:36
05. "Mesmerise" 3:42
06. "Move with the Season" 5:10
07. "Colours to Life" 5:11
08. "A Question Isn't Answered" 5:11
09. "The Guesser" 4:06
10. "Test of Time" 3:53
11. "Sand Dance" 6:31
12. "Fragment's Light" 1:57