O
selo avisa: esse é um disco novo do Heads e não
do Talking Heads. Os Heads são Jerry Harrison, Chris Frantz
e Tina Weymouth. Com vários convidados para cantar as músicas,
entre eles o falecido Michael Hutchence (INXS), Debbie Harry (Blondie),
Maria McKee (Lone Justice), Shaun Ryder (Happy Mondays e Black
Grape), Johnette Napolitano (Concrete Blonde), o lendário
Richard Hell (Richard Hell & The Voidoids), Ed Kowalczyk (Live),
Andy Paltridge (XTC), Gavin Friday (Virgin Prunes), Gordon Gano
(Violent Femmes) e Malin Anneteg, o disco foi produzido da seguinte
maneira: os três Heads fizeram as músicas na casa
do casal Chris e Tina, em Connecticut, em duas semanas, e chamaram
vocalistas amigos para colocar letras e cantar. O resultado é
um disco arrepiante, da primeira até a última faixa.
Pergunte a qualquer crítico qual o melhor álbum
da década de 90, e ouvirá em 90%, Nervermind
do Nirvana. Eu discordo.
Acho Nervermind um disco
legal, mas como tenho raízes nos anos 80, o meu disco preferido
é No Talking Just Head, do The Heads. Quem?? The Heads são basicamente
os Talking Heads sem o líder David Byrne. Eu tive chance
de publicar uma entrevista com os Heads, em 97, na Folha de S.
Paulo. Lógico que muito material foi editado, mas então
preferi guardar o resto para uma outra hora. E por que não
agora, pensei?
O projeto em si é
maravilhoso. Fazem as músicas e deixam com que os cantores
entrem com as letras. O disco abre com "Damage I've Done",
com vocais gritados de Johnette Napolitano, perguntando os danos
que poderia ter causado.
A segunda canção
é com Michael Hutchence, chamada "King is Gone".
Debbie Harry aparece pela primeira vez no disco com a faixa-título.
"Adorei o projeto de tocar com velhos amigos e rever a época
do CBGB (clube nova-iorquino onde nasceu o punk em Nova York,
com Patti Smith, Television, Modern Lovers, Ramones, Talking Heads,
Blondie, DNA, entre outros). Era como rever o passado, foi um
projeto muito aconchegante."
Tina lembra das dificuldades
do começo de carreira e retratou como uma das letras em
"Punk Lolita". "Todos nós fomos punk lolitas
naquela época. Muitas garotas iam sem dinheiro, atrás
de garotos e drogas. O clube tinha um clima todo perfeito para
o período. Várias bandas tocavam e quisemos homenagear
as lolitas mais frequentes. No CBGB rolava de tudo."
Destaques ainda para a voz
do lendário Richard Hell, um dos fundadores do Television
e que depois saiu, Maria McKee colocando muita raça em
sua interpretação. Shaun Ryder está ótimo
também em "Don't Take My Kindness for Weakness",
que rendeu um vídeo bem bacana.
Ed Kowalczyk disse que gostou
da idéia do projeto e como Jerry Harrison era produtor
do Live quis ajudar o amigo. "A minha letra é 'Indie
Hair' e é totalmente maluca. Uma coisa diferente do que
eu faria no Live. Adorei!"
Outro velho companheiro de
guerra, Andy Paltridge, do XTC, banda que os Heads originais sempre
elogiaram foi outra importante contribuição. "Conhecia
Tina, Jerry e Chris de tempos passados. Quando me chamaram, eu
estava no meio de uma crise nervosa e aceitei participar do projeto,
até como uma terapia."
O disco fecha com "Blue
Blue Moon", de Gavin Friday, colega de infância de
Bono do U2. Sua voz soturna e seu jeito falado de cantar arrepiam
na canção. Por aí você entende porque
Bono o considera seu maior ídolo.
(Imagem do clip de Damage I've Done)
O álbum foi lançado
em 96 e teve uma pequena tour com Napolitano e Debbie dividindo
os vocais. Infelizmente o projeto só durou este disco. "Queríamos fazer
uma coisa para os fãs do Talking Heads, mas como o David
não topava, resolvemos nós três escrevermos
músicas e chamarmos velhos conhecidos. Foi fantástico.
Espero que voltemos a fazer um outro projeto diferente no próximo.
Nunca nos copiamos e precisamos ser criativos no segundo",
afirmou Jerry.
Talvez por não gostarem
de se copiar é que não houve uma continuação.
Os integrantes originais do Talking Heads fizeram um acordo de
nunca mais usarem o nome da banda. A homenagem dos The Heads foi
um perfeito fechamento para uma dos grupos mais importantes.
O projeto, aliás, trazia a ideia de uma excursão e um DVD gravado, com os cantores convidados tocando músicas do Talking Heads, mas após um processo de David Byrne, foi abortado. Byrne queria até proibir o disco de sair, mas um acordo foi feito e o OK dado. Na época, Byrne considerava uma exploração de seu ex-grupo junto aos fãs: "tudo remete aos Talking Heads, inclusive o título, e alguns acharão que voltamos."
Até
Malin Anneteg, uma cantora de rua de Nova York nos tempos dourados
foi chamada para amarrar mais o disco. Havia a preocupação
de escreverem sobre o passado de cada um e mostrar que mesmo sem
David Byrne havia muita criatividade. O Tom Tom Club, projeto
paralelo de funk e reggae de Chris e Tina, mostrou isso vendendo
mais do que o Talking Heads na década de 80, durante o
auge do grupo.
O curioso disso tudo é que já existia, desde 1990, um grupo psicodélico e obscuro britânico chamado The Heads. O quanto eles ficaram felizes de serem confundidos, eu não faço a menor ideia...
Veja quem cantou em cada faixa e os músicos envolvidos na gravação:
"Damage I've Done" (Napolitano)
Vocals, lyrics and buzz guitar by Johnette Napolitano – 6:19
"The King Is Gone" (Hutchence)
Vocals and lyrics by Michael Hutchence – 4:12
"No Talking, Just Head"
Vocals by Debbie Harry – 4:34
"Never Mind" (Hell)
Vocals and lyrics by Richard Hell – 3:51
"No Big Bang" (McKee)
Vocals, guitar, synthesizer and lyrics by Maria McKee – 3:30
"Don't Take My Kindness for Weakness" (Ryder)
Vocals and lyrics by Shaun Ryder – 4:43
Additional vocals by Paul "Kermit" Leverage
"No More Lonely Nights" (Anneteg)
Vocals and lyrics by Malin Anneteg – 5:14
"Indie Hair" (Kowalczyk)
Vocals and lyrics by Ed Kowalczyk – 3:49
"Punk Lolita"
Vocals by Johnette Napolitano, Debbie Harry and Tina Weymouth – 4:35
Lyrics by Tina Weymouth
"Only the Lonely" (Gano)
Vocals and lyrics by Gordon Gano – 4:05
"Papersnow" (Partridge)
Vocals, lyrics and whistling by Andy Partridge – 4:59
"Blue Blue Moon" (Friday)
Vocals and lyrics by Gavin Friday – 5:20
Background vocals by Johnette Napolitano
Músicos:
Chris Frantz – drums, loops
Jerry Harrison – keyboards
Abdou M'Boup – percussion
Blast Murray – guitar
Lenny Pickett – saxophone, flute on "The King Is Gone"
Tina Weymouth – bass guitar
Fiquem com a letra de Punk
Lolita. Um abraço e até a próxima coluna.
She was a punk Lolita
C.B.G.B. era
Holes in her stocking
Nothing is shocking
Down at the Heels
Had what it takes so feel
She could rock the world
She was a punk girl, Oooooh...
You don't care that I'm
just a punk girl doin't funky
You don't care that I'm just a punk girl doin' it
Get offa your pedestal
It's freakin'free world
Get offa your pedestal
It's freakin'
She was a Punk Lolita
Anny and Lydia
Le petite Damita
Could easily eat ya
Holes in her stocking
Nothing is shocking
Down at the Heels
Keepin' ir real, Ooooh...
You don't care that I'm
just a punk girl doin't funky
You don't care that I'm just a punk girl doin' it
She was a punk Lolita
C.B.G.B. era
Connie and Roxie
And sweet Roberta
Who manned the door
So if you were poor
You'd get in for free
C.B.G.B la! Ooooh...
You don't care that I'm
just a punk girl doin't funky
You don't care that I'm just a punk girl doin' it
Get offa your pedestal
It's freakin'free world
Get offa your pedestal
It's freakin'
You don't care that I'm
just a punk girl doin't funky
You don't care that I'm just a punk girl doin' it
You don't care that I'm just a punk girl doin't funky
You don't care that I'm just a punk girl doin' it
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