301 - The Who - A Quick One

O segundo álbum do The Who, A Quick One, é o primeiro álbum em que a banda começa a experimentar canções mais longas, antes de lançarem Tommy, em 1969. A "mini-ópera" (como Pete Townshend a chamava) "A Quick One (While He's Away)" - algo como "Uma Rapidinha enquanto ele está fora" - é uma história muito bem humorada de nove minutos e mostra um Townshend mais ambicioso. O disco, aliás, teve seu título original proibido na América devido às conotações sexuais e foi lançado com o nome de Happy Jack, grande sucesso do Who no mesmo ano, mas que não fazia parte da edição britânica do LP.


O ano de 1966 começa com a banda tentando alçar vôos maiores. Insatisfeitos com o produtor Shel Talmy, o Who acaba indo parar nos tribunais após lançar a primeira das três versões do single Substitute, em março de 1966, no Reino Unido, e, em abril, nos EUA.

O compacto acaba chegando ao quinto lugar e Talmy os processa porque Pete Townshend havia sido o produtor, quebrando o acordo entre as duas partes.

Apesar de conseguir quebrar a parceria e o contrato vingente, Talmy foi o grande vencedor, pois o juiz estipulou que ele teria parte dos royalties das gravações do Who nos próximos cinco anos. Essa medida se tornaria um desastre na parte financeira para o grupo e os obrigaria a tocar ao vivo sem parar, a fim de poder manter as contas em dia. Ao menos, fez do The Who um dos maiores espetáculos ao vivo do planeta.

Mas o compacto deu mais cartaz ao grupo e mostrava o quarteto mais direcionado às paradas de sucesso. No mesmo mês, o baterista Keith Moon casa-se com Kim Kerrigan e, no mês seguinte, começam uma turnê pelo Reino Unido, Irlanda e Escandinávia.

Livres de Talmy, lançam um novo single em agosto, I'm a Boy (produzido por Kit Lambert), que seria o maior sucesso comercial deles até os dias de hoje, ficando em segundo lugar.

Apesar do tema picante - um garoto que se veste com roupas de menina para tentar compensar as frustrações dos pais que tinham três filhas e queriam mais uma quando ele nasceu - Pete começava a mostrar um talento singular para a composição e não tinha medo de arriscar em temas mais "difíceis". Naturalmente, a canção não fez sucesso algum na América. Enquanto o compacto subia nas paradas, Pete e Kit Lambert discutiam algumas novas idéias do guitarrista.

Townshend queria ir mais longe dentro do conceito do rock e sua ambição era construir uma espécie de "ópera rock", embora não soubesse como. Para terem tempo de produzir tal conceito, Chris Stamp conseguiu um dinheiro adiantado e se enfiou junto com Kit e banda dentro do estúdio.

A idéia era que cada um dos membros do Who trouxessem, pelo menos, duas canções e ajudassem na concepção, já que Chris tinha feito um empréstimo de 500 libras no nome de cada um deles com a editora que adiantou a quantia.

Um dos mais animados com a idéia foi o baixista John Entwistle. Dono de um humor corrosivo e cínico, John contribuiu com duas pérolas para o novo disco;"Boris the Spider" e "Whiskey Man".

"Boris the Spider" nasceu de uma brincadeira entre ele e Bil Wyman, baixista dos Rolling Stones. Os dois saíram bêbados de uma boate, em Londres, e começaram a dar nomes estranhos para animais até que John inventou o título da canção, que seria a grande marca do baixista nos shows futuros do Who, junto com a explosiva "Heaven and Hell", imortalizada em Live at Leeds.

Keith Moon colaborou com "I Need You" e a instrumental "Cobwebs and Strange", onde desce a lenha na bateria. Roger, no entanto, só trouxe uma nova composição, "See My Way".

As demais seriam todas de Pete.

As gravações aconteceram nos estúdios IBC, Pye e Regent Sound, em Londres, em um clima de muita descontração e caos, já que tentavam vários tipos de gravações, enquanto faziam shows em cima de shows.

A grande vedete do disco era o título "A Quick One (While He's Away)", escrita por Townshend. Considerada a precursora de Tommy, fala de infidelidade e reconciliação e é dividida em seis partes, e é cantada por Pete, Roger e John.

Com seus nove minutos e andamento complicado, o grupo tentou deixá-la mais pomposa e Entwistle lembra que imploraram a Kit Lambert para que fosse contratada uma orquestra. "Nós queríamos cellos na canção, mas Kit explicou que não havia orçamento para isso. Para compensar, cantamos 'cello, cello, cello' na parte do arranjo que cabia a eles."

Enquanto a banda compunha, é editado, em 11 de novembro de 1966, o EP Ready Steady Who, com cinco músicas inéditas, que chegou a primeiro lugar. Todas foram gravadas no IBC, no mês de agosto de 1966, com produção do mesmo Kit Lambert.

As composições eram:

Lado 1

Disguises (Pete Townshend)
Circles (Pete Townshend)

Lado 2

Batman (Neal Hefti)
Bucket "T" (Atfield, Christian and Torrence)
Barbara Ann (Freddie Fassert

Em dezembro de 1966, era editado o segundo LP, A Quick One. Com uma bela capa desenhada Alan Albridge, um dos expoentes da Pop Art, o disco chegou ao quarto lugar na parada britânica e trazia as seguintes composições:

Lado 1

1. "Run Run Run" – 2:43
2. "Boris the Spider" (John Entwistle) – 2:29
3. "I Need You" (Keith Moon) – 2:25
4. "Whiskey Man" (Entwistle) – 2:57
5. "Heat Wave" (Brian Holland/Lamont Dozier/Edward Holland) – 1:57
6. "Cobwebs and Strange" (Moon) – 2:31

Lado 2

1. "Don't Look Away" – 2:54
2. "See My Way" (Roger Daltrey) – 1:53
3. "So Sad About Us" – 3:04
4. "A Quick One While He's Away" – 9:10

Por causa do título "sexual", o LP foi editado na América como Happy Jack, nome do compacto lançado no mesmo mês e com canções diferentes. A edição americana trazia:

Lado 1

1. "Run Run Run" (Towshend)
2. "Boris the Spider" (Entwistle)
3. "I Need You" (Moon)
4. "Whiskey Man" (Entwistle)
5. "Cobwebs and Strange" (Moon)
6. "Happy Jack" (Towshend)

Lado 2

7. "Don't Look Away" (Towshend)
8. "See My Way" (Daltrey)
9. "So Sad About Us" (Towshend)
10. "A Quick One While He's Away" (Towshend)

Vamos a algumas canções: O disco abre com "Run Run Run", uma composição de Pete que havia sido dada a uma banda de nome The Cats, do selo Reaction.

"Whiskey Man" tem os vocais dobrados de John já que ao cantar "friend" na primeira vez, saiuy "fwend". Na segunda, "flend".

"Heat Wave" era um antigo sucesso na voz de Martha and the Vandellas. "Cobwebs and Strange" é uma grande diversão, uma canção instrumental onde se destaca o espírito selvagem dos quatro membros do Who, pontuados por uma atuação maníaca e ainda mais selvagem de Keith Moon.

"See My Way", apesar de simples, gerou uma briga enorme entre Keith e Roger Daltrey. Daltrey queria que Moon soasse como Jerry Allison, baterista do Buddy Holly ans the Crickets, o que Moon não fez. No final, Roger ficou insatisfeito com o resultado, gerando muita discussão. Outra grande do disco é "So Sad About Us", que seria regravada pelo The Jam, anos mais tarde. Aliás, Roger não foi o único insatisfeito. Keith Moon reclamaria, anos depois, que os discos do grupo sempre ficavam aquém do esperado e tinha sérias restrições, em especial, com A Quick One.

No mesmo mês, é editado o compacto "Happy Jack", que chegou ao terceiro posto na Inglaterra e 24º na América. Seria a primeira canção do grupo a chegar ao Top 40 da América.

Em 1967, a banda alcançaria vôos mais altos e faria parte de um dos mais importantes movimentos culturais dos anos 60, o Festival de Monterey. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)

Singles

1964 - I'm the Face / Zoot Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side) / Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single

 


 

 

Colunas