302 - The Who - The Who Sell Out

O humor sempre foi um importante combustível para o The Who. Não foram à toa as palhaçadas que deram fama a Keith Moon ou Pete Townshend; apesar de serem geniosos e briguentos, o Who sempre teve uma alegria e espontaneidade genuínas. E boa parte disso pode ser ouvido e sentido no disco The Who Sell Out, onde Pete bolou uma idéia genial: criar anúncios fictícios e costurá-los através de músicas, através da Radio London. O resultado é um dos grandes discos do rock, mas que perdeu um pouco de sua força histórica por ter sido lançado em 1967, mesmo ano de Sgt. Pepper's ou de Are You Experienced? de Hendrix. Mas o tempo mostrou que o disco é um clássico.


O The Who de 1967 começava o ano fazendo shows em Londres, tendo na abertura uma banda novata batizada de The Jimi Hendrix Experience. Imagine o que não eram esses shows...

capa do compacto Pictures of LilyEm março, Kit Lambert e Chris Stamp lançam a Track Records e assinam com o trio de Hendrix. E no mesmo mês, o Who faz sua primeira turnê pela América, amparado pelo sucesso de "Happy Jack".

São dez dias consecutivos no Murray The K, no Brooklyn, onde chocam a platéia ao soltarem bombas de fumaças e estraçalharem os instrumentos no meio dos shows.

Em abril, é editado o compacto Pictures of Lily, que chega ao quarto lugar na parada inglesa. Mais uma vez, Pete fala de um tema "proibido": masturbação masculina.

Após os shows na América, a banda retorna à Europa, para mais shows na Escandinávia, entre os meses de abril e maio.

É nessa época que recebem um convite para um evento histórico: participarem do primeiro festival de rock da história: o Monterey Pop Festival. E o The Who faria história.

O Monterey Pop Festival merece um belo painel. Vamos a ele...

O festival foi idealizado por John Phillips, do The Mamas & The Papas, pelo produtor Alan Pariser e pelo publicitário Derek Taylor. A idéia era criar um festival um grande tributo ao movimento hippie, e no seu staff estavam presentes integrantes dos Beach Boys e dos Beatles.

O evento de três dias aconteceria em Monterey, Califórnia e seria o ápice do "Summer of Love" (Verão do Amor).

Todos os artistas convidados tocariam de graça, exceção feita ao indiano Ravi Shankar, que recebeu US$ 3 mil por sua apresentação.

Durante os três dias - 16, 16 e 18 de junho, mais de 200 mil pessoas compareceram ao evento e, surpreendente, não houve nenhuma ocorrência policial, apesar do alto número de "homens da lei" no evento.

A grande estrela foi, sem dúvida, Jimi Hendrix, que era grande amigo do pessoal do Who.

O ainda desconhecido guitarrista só participou devido à insistência de Paul McCartney. Ironicamente, os Beatles, os Rolling Stones e Bob Dylan, os três maiores nomes daquele período, não tocaram no evento.

A programação foi assim distribuída...

Sexta-feira, 16 de junho

The Association
The Paupers
Lou Rawls
Beverly
Johnny Rivers
The Animals
Simon and Garfunkel

Sábado, 17 de junho

Canned Heat
Big Brother and the Holding Company
Country Joe and the Fish
Al Kooper
The Butterfield Blues Band
Quicksilver Messenger Service
Steve Miller Band
The Electric Flag
Moby Grape
Hugh Masekela
The Byrds
Laura Nyro
Jefferson Airplane
Booker T. & the M.G.s
Otis Redding

Domingo, 18 de junho

Ravi Shankar
The Blues Project
Big Brother and the Holding Company
The Group With No Name
Buffalo Springfield
Scott McKenzie
The Who
The Jimi Hendrix Experience
Grateful Dead
The Mamas & the Papas

Antes dos três dias de espetáculo, Pete Townshend saiu passeando pelo backstage com o desconhecido Jimi Hendrix, apresentando-o.

Velhos companheiros e sabedores do potencial de cada um, os dois temiam em se apresentar após o outro, pois sabiam que seriam eclipsados.

Como eram famosos, o Who deveria fechar a noite, mas não queria de maneira alguma e, por isso, Pete sugeriu um "cara ou coroa" a Jimi: aquele que ganhasse poderia escolher se iria antes ou depois do outro. Pete ganhou e escolheu tocar antes do trio de Hendrix.

A apresentação do The Who foi excelente, a segunda mais selvagem do evento, apesar de Pete reclamar da pouca potência sonora para a apresentação. Mas se foi a segunda, quem foi a primeira?

Bem... quando o desconhecido The Jimi Hendrix Experience subiu ao palco era um completo desconhecido e ninguém sabia o que veria.

E o que viram foram 45 minutos impressionantes, culminando com Jimi colocando fogo em sua guitarra, enquanto fazia um ritual como se estivesse possuído. Foi um choque, um espanto.

O festival e os jovens já tinham seu ídolo: Jimi Hendrix. Reza a lenda que após o inesperado número, Keith Moon riu muito, virou-se para um Pete embasbacado e disse: "e aí, ainda vai continuar com seu número bobinho de quebrar guitarras? O homem colocou fogo nela!"

Foi em Monterey que Pete começou a ter contatos com drogas mais pesadas, especialmente o STP, que o deixou muito mal. Mas, a partir dali, Pete começou a abusar de LSD e outras substâncias para a "expansão da consciência".

Foi nessa época que conheceu Meher Baba, um mestre indiano que o influenciara por toda vida. Um mês depois, retornaram à América, abrindo para o Herman's Hermits.

Roger conta que as fãs do Herman's, de faixa etária entre 12 e 16 anos, ficaram assustadíssimas com a banda e que boa parte delas ficavam no fundo da platéia, chocadas.

O hábito de quebrar instrumentos começa a ficar caro, tanto que a excursão rende dívidas ao quarteto. Além disso, Keith começa a mostrar todo seu lado incontrolável, destruindo quartos de hotéis, jogando carros dentro de piscinas de hotel.

Um dos momentos mais selvagens de Keith aconteceu no programa The Smothers Brothers Comedy Hour, no dia 15 de setembro. A banda fazia uma apresentação do novo single, I Can See For Miles.

Keith teve a idéia de colocar pólvora seca em sua bateria para fazer a famosa explosão em que saía fumaça. Mas desta vez colocou demais e a bateria saiu voando pelos ares. O sucesso da apresentação fez com que o single chegasse ao nono ponto na América - o maior sucesso do Who, nos EUA, até hoje - e apenas o 10º posto, no Reino Unido, para irritação de Pete: "eu pensei que era o grande disco do Who e fiquei muito frustrado com o resultado. Cuspi no consumidor britânico."

capa do compacto I Can See For MilesI Can See for Miles era apenas parte de um dos mais intricados discos do excepcional ano de 1967: The Who Sell Out.

The Who Sell Out só podia ter nascido de uma mente criativa como a de Pete, que assinou quase todas as faixas.

A idéia era mostrar como a sociedade contemporânea era escrava do consumo desenfreado e Pete bolou uma idéia de jingles usando como a famosa rádio pirata Radio London onde se venderiam produtos de todos os tipos: desodorante que faria sua transpiração virar inspiração ("Odorono"), propaganda de feijão ("Heinz Baked Beans"), creme para acne ("Medac") etc...

A Radio London foi a mais importante divulgadora dos novos grupos ingleses e sem ela, segundo Roger, "o rock and roll na Inglaterra não teria existido." A idéia da rádio era ousada e simples: como a BBC controlava quase todas as estações do Reino Unido, a Radio London ficava dentro de um barco que circulava pelo Tâmisa, fora da jurisdicão legal da BBC, e tocava os compactos dos novos grupos, com um excelente alcance e qualidade sonora.

Segundo Entwistle "boa parte dos comerciais gravamos foram feitas no Kingsway Studios, em Londres. Eu e Keith os criamos em um pub ao lado."

capa do discocontra-capaA idéia de Pete era mostrar como a geração dos anos 50 e 60 foram influenciadas pelo rádio, que era a grande ferramenta de comunicação com o mundo.

Kit Lambert e Chris Stamp haviam tido a idéia de criarem um álbum que lembrasse as rádios piratas inglesas e uma rádio comercial da América, um estilo de vida destruído pelo emergente estilo de vida hippie. E aí nascia a verve cínica e bem-humorada do grupo.

Que tal as fotos da capa e contra-capa? Pete usando um super desodorante, Roger enfiado em uma panelão cheio de feijão?

Ou Keith usando o super-creme anti acne ou John posando ao lado de uma beldade loira, com um urso de pelúcia no branco, usando uma roupa de homem de caverna e mostrando sua "excelente forma física"? The Who Sell Out era uma homenagem a um tempo esquecido...

As gravações aconteceram aos pedaços, entre maio e novembro de 1967, em Los Angeles, Nova York e, a maior parte, em Londres.

O disco abre com a estonteante "Armenia City in the Sky", de John Keene, um velho amigo de Pete e que dividiu os vocais com Roger. Keene faria parte, mais tarde, de um grupo criado por Townshend, Thunderclap Newman.

A canção abre com uma abertura de rádio até entrar com um abertura lisérgica de Pete, preenchidas por um belo naipe instrumental.

A seguida vem "Heinz Baked Beans", de Entwistle. A seguir entra uma canção que remete um pouco aos primeiros compactos dos Byrds, "Mary Anne With The Shaky Hands".

Um dos grandes momentos é a "Tattoo", com belos vocais de Roger. Roger, aliás, não era o único vocalista do grupo no disco. Roger só cantou três números no disco original - "Tattoo", "I Can See for Miles" e "Rael". Em "Armenia City in the Sky" dividiu os vocais com Keene. "Heinz Baked Beans", "Medac" e "Silas Stingy" são vocalizadas por John; "Odorono", "Our Love Was", "I Can't Reach You" e "Sunrise", por Pete e "Mary Anne with the Shaky Hand" e "Relax" são feitas por Pete e Roger.

Além disso, havia "I Can See for Miles", um dos mais brilhantes trabalhos de Keith Moon em sua carreira, pontuado a música, de maneira brilhante, com pratos.

Ao ser lançado em 16 de dezembro de 1967, o disco alcançou o 13º lugar no Reino Unido e apenas o 48º, na América, onde foi editado em 6 de janeiro de 1968. O LP surpreendia por não trazer o nome das faixas na contra-capa. As faixas do LP original eram:

Lado 1

1. "Armenia City in the Sky" (John Keen) – 3:12
* "Radio London"
2. "Heinz Baked Beans" (John Entwistle) – 0:57
* "More Music"
3. "Mary Anne with the Shaky Hand" – 2:04
* "Premier Drums"
* "Radio London" (Instrumental)
4. "Odorono" – 2:16
* "Radio London"
5. "Tattoo" – 2:42
* "Radio London" (Church of Your Choice)
6. "Our Love Was" – 3:07
* "Radio London" (Pussycat)
* "Speakeasy"
* "Rotosound Strings"
7. "I Can See for Miles" – 4:17

Lado 2

* "Charles Atlas"

1. "I Can't Reach You" – 3:03
2. "Medac" (Entwistle) – 0:57
3. "Relax" – 2:38
* "Rotosound Strings"
4. "Silas Stingy" (Entwistle) – 3:04
5. "Sunrise" – 3:03
6. "Rael 1" – 5:44

De todas as faixas, a mais curiosa era "Rael", um embrião original de Tommy. A gravação foi extenuante e com resultados tragicômicos. Quem conta melhor é o organista Al Kooper na edição especial do disco em CD: "nós gravamos a maior parte dela em um dia e agendamos para continuarmos ao meio-dia do dia seguinte. O trabalho havia sido extenuante, por isso saímos rapidamente do estúdio. Evidentemente, esquecemos de guardar a fita de 'Rael' na caixa. A mulher da limpeza veio e a jogou na cesta de lixo, mas não o esvaziou. Ele ficou lá então com cinzas de cigarros, refrigerantes... Quando o engenheiro Chris Huston viu aquilo, ficou horrorizado. Os 15 primeiros segundos estavam comprometidos e teríamos que fazer novamente. Ele teria que contar para Pete o que havia acontecido. Eu queria ver esse encontro. Então, Pete chega por volta do meio-dia e quinze e Chris o chama até um canto e diz o que ocorreu. Tudo que ouvi foi Chris dizendo suas últimas palavras 'Pete, me desculpe, mas algumas vezes essas coisas acontecem...' Townshend saiu, entrou na sala de controle, pega uma das cadeiras usada pelo engenheiros e começa a jogar por todo canto, até causar prejuízo de mais ou menos US$ 12 mil. Então, ele retorna para Chris e diz: 'não se importe, Chris...algumas vezes essas coisas acontecem...'"

Em 1995, o disco recebeu uma edição caprichada com faixas bônus. Além das faixas normais, ainda continha:

14. "Rael 2" – 0:47
* "Top Gear"
15. "Glittering Girl" (previously unreleased) – 2:56
* "Coke 2"
16. "Melancholia" – 3:17
* "Bag O'Nails"
17. "Someone's Coming" (Entwistle) – 2:29
* "John Mason's Cars" (Rehearsal)
18. "Jaguar" – 2:51
* "John Mason's Cars" (Reprise)
19. "Early Morning Cold Taxi" (Roger Daltrey, Dave Langston) – 2:55
* "Coke 1"
20. "Hall of the Mountain King" (Edvard Grieg) (previously unreleased) – 4:14
* "Radio 1" (Boris Mix)
21. "Girl's Eyes" (Keith Moon) – 3:28
* "Odorono" (Final Chorus)
22. "Mary-Anne with the Shaky Hand" (alternate version, previously unreleased) – 3:19
23. "Glow Girl" – 2:24
* "Track Records" (on the remaster, this only appears after "Glow Girl", with "Rael 1" segueing directly into "Rael 2")

The Who Sell Out seria o começo de uma longa viagem interior de Pete que culminaria em Tommy. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)

Singles

1964 - I'm the Face / Zoot Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side) / Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single

 


 

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