303 - The Who - Tommy

"Um dos 10 mais importantes discos do rock". "Disco-chave de uma geração". "A obra-prima de Pete Townshend". Escolha definição que quiser. É fato: Tommy mudou a vida do The Who para sempre. Tirou a banda de uma difícil situação financeira, deu a Pete fama de "artista sério" e jogou a banda em uma outra dimensão, que eles jamais sonharam. Pontos colaterais: o disco virou um tremendo albatroz na carreira do grupo; várias vezes a banda reclamou que as pessoas se referiam a Tommy "como a banda" e "The Who como sendo o nome do LP". John Entwistle brincava dizendo que agora eram esnobes e faziam shows para Jacqueline Onassis; Roger Daltrey mostrou invulgar talento para o drama e Tommy foi levado ao teatro, ao cinema, virou balé etc...


Tommy, no entanto, não é o melhor disco do grupo. Quadrophenia e Who's Next são superiores em termos musicais. Mas Tommy fez mais do que ser um disco-duplo de rock: Tommy deu uma face definitiva do Who e Pete deixou de ser um mero compositor de músicas pop para virar um "artista sério".

Desde 1966, Pete sonhava em fazer uma história e sonhava em construir uma "ópera-rock", um termo tanto ridículo naqueles dias. Pete tinha nessa idéia um grande companheiro: Kit Lambert, filho de compositor clássico estimulou-o a ir em frente.

Townshend queria falar sobre as alterações dos estados de consciência. Sendo uma voz contra as drogas psicodélicas e mergulhando no misticismo através do convívio com Meher Baba, sua idéia era elaborar um projeto que desse vazão às suas idéias. Ele partiu de que cada um possui cinco sentidos, mas que somos cegos para a realidade e o infinito. "Havia um paralelo com o autismo das crianças, por isso o herói tinha que ser cego, surdo e mudo, pois assim poderíamos ver as coisas dentro de seu limitado ponto de vista, que seriam simbólicas para todos."

Enquanto a idéia crescia em sua mente, o Who precisava continuar na estrada. Assim, ainda em 1968, o grupo viajou para a Nova Zelândia com o Small Faces; seguem para os EUA, onde ficam de fevereiro até abril. No dia 20 de maio, Pete casa Karen Astley.

A banda volta para a América novamente e durante esta turnê Townshend explica pela primeira vez aos companheiros a idéia de seu novo personagem.

capa do disco Magic Bus: The Who on Tourcapa do compacto Magic BusEm setembro, a gravadora MCA lança uma coletânea caça-níquel na América chamada Magic Bus: The Who on Tour, que fracassa nas paradas. O disco contém um erro canhestro no nome da canção "Our Love Was", que sai como "Our Love Was, Is".

Em setembro, começam as gravações para o disco Tommy, nos estúdios IBC. As gravações começaram cercadas de muita expectativa e incertezas. Pete Townshend ia escrevendo, reescrevendo, editando as músicas infinitas vezes. A primeira a ser escrita foi "Amazing Journey". O disco tinha títulos como The Amazing Journey, The Brain Opera, Journey into Space, Deaf, Dumb and Blind Boy.

Em outubro é editado o compacto Magic Bus, que fica apenas na 26ª posição, no Reino Unido e 25ª, nos EUA. As músicas deveriam compor uma história longa, como se fosse uma ópera. Mas os temas eram um tanto indigestos: um cara cego, surdo e mudo, que era molestado sexualmente por seu tio e que era um gênio em fliperama.

A banda gastava intermináveis horas em estúdio e fora dele conversando sobre o projeto: "estávamos tendo gastos permitidos apenas aos Beatles, acumulando dívidas enormes, a ponto de estarmos quase na sarjeta quando o disco foi lançado", lembra Pete.

E grana era um problema sério e por diversas vezes a banda precisava parar o trabalho para fazer shows como forma de levantar fundos para o disco.

Pete começa então a construir em cima do personagem. Tommy seria um um menino filho de um militar que volta da Primeira Guerra Mundial - Captain Walker, que pega sua mulher com o amante. Revoltado, Capitão mata o amante, mas percebem que o pequeno Tommy viu tudo. Os pais dizem a Tommy que ele nada viu, ouviu e que jamais irá dizer uma palavra sobre o ocorrido. Traumatizado, Tommy vira cego, surdo e mudo. Para curarem o garoto, os pais levam o menino a experiências diversas: o garoto é molestado sexualmente pelo Tio Ernie, infernizado pelo primo valentão Ernie e que se salva através do fliperama e da música.

A canção-chave do disco "Pinball Wizard", foi escrita rapidamente, mas Pete a odiou quando estava compondo. "Achei-a medonha, pensei que era a pior coisa que já tinha feito, mas todos ficaram excitados com ela, dizendo que era genial e só assim percebi que tinha escrito um hit."

Um dos grandes problemas era saber como tudo isso iria soar. Kit Lambert queria arranjos pomposos, com orquestras, mas Pete argumentou que tudo precisaria ser feito apenas pelos quatro membros do Who ou seria impossível tocá-lo em cima do palco. Pete queria incluir "Young Man Blues" de Mose Alisson de todo jeito, mas no final, acabou descartada.

Durante a confecção do projeto, Lambert começou a rascunhar um roteiro para cinema sobre o disco e Keith Moon teve a brilhante idéia de colocar Tommy em centro espiritual, em um acampamento de férias.

O grupo ia consumindo os meses de dezembro de 1968 até março de 1969 trabalhando no disco. Enquanto isso, os músicos e Kit Lambert entravam em choques constantes. Entwistle sentia-se frustrado por não poder fazer muitos overdubs.

capa norte-americana do compacto Pinball WizardPete brigava para não ser adicionado nenhum instrumento que não fosse baixo, bateria, guitarra, o órgão Hammond e o French Horn de Entwistle. Dessa forma seria possível não apenas tocá-lo ao vivo, como manter sua pureza e inocência. A banda sabia que as músicas eram fortes o suficiente para guiar a história.

Quando ouviram as gravações do disco o som era abafado e baixo. Chris Stamp alega que "Lambert não tinha 'ouvidos' de um produtor". O álbum acabou sendo masterizado em Nova York e para comemorar, Kit Lambert queimou as fitas originais após dizer que o álbum era uma obra-prima!

Em março, é editado o compacto Pinball Wizard, que fica em quanrto lugar no Reino Unido e, em quinto, nos EUA.

No dia 23 de maio, é editado o disco-duplo Tommy. Após tanta espera, o álbum causou críticas variadas. Alguns chamaram de obra-prima instantânea, dizendo que a partir de agora, todas as bandas teriam que ser medidas em relação ao The Who. O LP chegou ao segundo posto na parada britânica e quarto, na norte-americana.

Alguns não perdoaram a história de um menino cego, surdo e mudo molestado por seu tio. O fato é que Tommy fez uma mudança impressionante na vida do grupo. O disco saiu com as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Overture" – 5:21
2. "It's a Boy" – 0:38
3. "1921" – 2:49
4. "Amazing Journey" – 3:25
5. "Sparks" – 3:46
6. "Eyesight to the Blind (The Hawker)" (Williamson) – 2:13


Lado 2

1. "Christmas" – 4:34
2. "Cousin Kevin" (Entwistle) – 4:07
3. "Acid Queen" – 3:34
4. "Underture" – 10:09

Lado 3

1. "Do You Think It's Alright?" – 0:24
2. "Fiddle About" (Entwistle) – 1:26
3. "Pinball Wizard" – 3:01
4. "There's a Doctor" – 0:23
5. "Go to the Mirror!" – 3:49
6. "Tommy, Can You Hear Me?" – 1:36
7. "Smash the Mirror" – 1:35
8. "Sensation" – 2:27

Lado 4

1. "Miracle Cure" – 0:12
2. "Sally Simpson" – 4:12
3. "I'm Free" – 2:40
4. "Welcome" – 4:34
5. "Tommy's Holiday Camp" (Moon) – 0:57
6. "We're Not Gonna Take It" – 7:08

Quando o Who levou Tommy aos palcos surgiu outra transformação.

Roger Daltrey levou muito à sério o papel de ser o personagem principal. Sempre de peito nu, com uma jaqueta com franjas, cabelos encaracolados e grandes olhos azuis, Daltrey foi alçado a um astro instantâneo. Pete conta que a banda lutava toda noite contra ele, tentando tirar o foco da platéia do vocalista. Em vão.

Por causa de Tommy, Daltrey foi obrigado a usar a voz de várias maneiras, berrando e cantando suavemente. E para poderem reproduzir tudo perfeitamente, o chefe de som do grupo, Bobby Pridden equipou a banda com os melhores equipamentos possíveis, enquanto John Wolfe montou um espetacular show de luzes. Da noite para o dia, o Who tinha se tornado a banda da moda. Os shows eram sempre lotados e levavam às audiências ao delírio.

Em agosto do mesmo ano, o grupo se apresenta no festival de Woodstock, uma "experiência horrível", nas palavras de Townshend.

Tommy, no entanto, vai se tornando um pesadelo aos integrantes, progressivamente. Noites de sucesso seguidas, bolsos cheios e o grande medo: como se livrar do disco?

A banda conviveu com isso durante toda a vida. Em 1970 é editado um EP chamado Tommy, editado depois que o single See Me, Feel Me, foi logo retirado das prateleiras. No entanto, o EP que continha as músicas "Overture", "Christmas", "I'm Free" e "See Me, Feel Me", fracassou nas paradas.

Tommy foi parcialmente exorcizado pela banda quando virou filme em 1975, dirigido por Ken Russell. Com um elenco recheado de personalidades: Ann-Margret, Oliver Reed, Elton John, Tina Turner, Eric Clapton, Arthur Brown e Jack Nicholson. Pete Townshend trabalhou bastante no roteiro, modificando-o em várias partes e deixando-o mais simples. Um dos pontos alterados acontece logo no começo entre a briga do Capitão Walker e o amante. Diferentemente do disco, é o pai de Tommy quem morre.

A história foi também passada logo após a Segunda Guerra, corrigindo assim um erro primário do disco. No álbum, Sally Simpson casa-se com um roqueiro da Califórnia. Como a história no álbum começa em 1921, Sally teria mais de 50 anos quando se casasse com o tal músico, já que tal fato só poderia ter ocorrido na década de 60 e não antes.

A trilha-sonora também sofreu imensos ajustes, criando novos temas e trabalhando com uma orquestra, fato desejado já em 1969, mas que era impossibilitado pelos motivos expostos acima.

O disco trazia as seguintes músicas e intérpretes:

Lado 1

1. "Overture from Tommy" (performed by the Who) – 4:59
2. "Prologue" - 1945 (performed by Pete Townshend and John Entwistle) – 3:00
3. "Captain Walker/It's a Boy" (performed by Pete Townshend, Margo Newman and Vicki Brown) – 2:38
4. "Bernie's Holiday Camp" (performed by the Who, with vocals by Oliver Reed, Ann-Margret and Alison Dowling) – 3:42
5. "1951/What about the Boy?" (performed by Mott the Hoople, with vocals by Ann-Margret and Oliver Reed) – 2:49
6. "Amazing Journey" (performed by Pete Townshend) – 3:19
7. "Christmas" (performed by the Who and the vocal chorus, with lead vocals by Ann-Margret, Oliver Reed and Alison Dowling) – 3:59
8. "Eyesight to the Blind" (performed by Eric Clapton) – 3:21

Lado 2

1. "Acid Queen" (performed by Tina Turner) – 3:47
2. "Do You Think It's Alright?" (1) (performed by Ann-Margret and Oliver Reed) – 0:57
3. "Cousin Kevin" (performed by Paul Nicholas) – 3:07
4. "Do You Think It's Alright?" (2) (performed by Ann-Margret and Oliver Reed) – 0:46
5. "Fiddle About" (performed by the Who, with lead vocals by Keith Moon) – 1:40
6. "Do You Think It's Alright?" (3) (performed by Ann-Margret and Oliver Reed) – 0:29
7. "Sparks" (performed by the Who) – 3:07
8. "Extra, Extra, Extra" (performed by Simon Townshend) – 0:37
9. "Pinball Wizard" (performed by Elton John) – 5:22

Lado 3

1. "Champagne" (performed by the Who, with vocals by Ann-Margret and Roger Daltrey) – 4:43
2. "There's a Doctor" (performed by Oliver Reed and Ann-Margret) – 0:29
3. "Go to the Mirror" (performed by Jack Nicholson, Roger Daltrey and Ann-Margret) – 3:49
4. "Tommy Can You Hear Me?" (performed by Ann-Margret) – 0:55
5. "Smash the Mirror!" (performed by Ann-Margret) – 1:22
6. "I'm Free" (performed by Roger Daltrey) – 2:36
7. "Mother and Son" (performed by Pete Townshend, with vocals by Ann-Margret and Roger Daltrey) – 2:36
8. "Sensation" (performed by Roger Daltrey) – 2:49 (on the LP and 8-track, 4:37 on the cassette and CD)

Lado 4

1. "Miracle Cure" (performed by Simon Townshend) – 0:23
2. "Sally Simpson" (performed by Eric Clapton, Pete Townshend and Roger Daltrey) – 5:38
3. "Welcome" (performed by Pete Townshend, with vocals performed by Roger Daltrey, Ann-Margret and Oliver Reed) – 4:15
4. "T.V. Studio" (performed by Pete Townshend, with vocals performed by Ann-Margret and Oliver Reed) – 1:14
5. "Tommy's Holiday Camp" (performed by Keith Moon) – 1:29
6. "We're Not Gonna Take It!" (performed by Roger Daltrey and the vocal chorus) – 4:46
7. "Listening to You/See Me, Feel Me" (performed by the Who and the vocal chorus, with lead vocals by Roger Daltrey) – 4:19

Uma das cenas mais curiosas é a presença de Elton John cantando "Pinball Wizard" com sua banda, enquanto na película aparece ao lado do Who.

Tommy é imperfeto, mas entrou para a história como um disco revolucionário, inaugurando um gênero muito copiado depois, inclusive pelo próprio Who, ao lançarem Quadrophenia, em 1973.

Townshend, porém, alega que não foi Tommy o primeiro disco do estilo e sim S.F. Sorrow, do Pretty Things, no qual se inspirou para fazer o álbum. Uma curiosidade: na edição em vinil, aparecem fotos dos quatros membros na capa, fotos essas retiradas na edição em CD.

Verdade ou não, a obra teve todos os formatos possíveis e deu ao grupo uma estabilidade financeira tão almejada para que pudessem alçar vôos mais altos.

Vôos esses que ficam para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)

Singles

1964 - I'm the Face / Zoot Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side) / Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single

 


 

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