"Um dos 10
mais importantes discos do rock". "Disco-chave de uma
geração". "A obra-prima de Pete Townshend".
Escolha definição que quiser. É fato: Tommy
mudou a vida do The Who para sempre. Tirou a banda de uma difícil
situação financeira, deu a Pete fama de "artista
sério" e jogou a banda em uma outra dimensão,
que eles jamais sonharam. Pontos colaterais: o disco virou um
tremendo albatroz na carreira do grupo; várias vezes a
banda reclamou que as pessoas se referiam a Tommy "como a
banda" e "The Who como sendo o nome do LP". John
Entwistle brincava dizendo que agora eram esnobes e faziam shows
para Jacqueline Onassis; Roger Daltrey mostrou invulgar talento
para o drama e Tommy foi levado ao teatro, ao cinema, virou balé
etc...
Tommy,
no entanto, não é o melhor disco do grupo. Quadrophenia
e Who's Next são superiores em
termos musicais. Mas Tommy fez mais do que ser um disco-duplo
de rock: Tommy deu uma face definitiva do Who e Pete deixou de
ser um mero compositor de músicas pop para virar um "artista
sério".
Desde 1966, Pete sonhava
em fazer uma história e sonhava em construir uma "ópera-rock",
um termo tanto ridículo naqueles dias. Pete tinha nessa
idéia um grande companheiro: Kit Lambert, filho de compositor
clássico estimulou-o a ir em frente.
Townshend queria falar
sobre as alterações dos estados de consciência.
Sendo uma voz contra as drogas psicodélicas e mergulhando
no misticismo através do convívio com Meher Baba,
sua idéia era elaborar um projeto que desse vazão
às suas idéias. Ele partiu de que cada um possui
cinco sentidos, mas que somos cegos para a realidade e o infinito.
"Havia um paralelo com o autismo das crianças, por
isso o herói tinha que ser cego, surdo e mudo, pois assim
poderíamos ver as coisas dentro de seu limitado ponto de
vista, que seriam simbólicas para todos."
Enquanto
a idéia crescia em sua mente, o Who precisava continuar
na estrada. Assim, ainda em 1968, o grupo viajou para a Nova Zelândia
com o Small Faces; seguem para os EUA, onde ficam de fevereiro
até abril. No dia 20 de maio, Pete casa Karen Astley.
A banda volta para a América
novamente e durante esta turnê Townshend explica pela primeira
vez aos companheiros a idéia de seu novo personagem.
Em
setembro, a gravadora MCA lança uma coletânea caça-níquel
na América chamada Magic Bus: The Who on Tour,
que fracassa nas paradas. O disco contém um erro canhestro
no nome da canção "Our Love Was", que
sai como "Our Love Was, Is".
Em setembro, começam
as gravações para o disco Tommy, nos estúdios
IBC. As gravações começaram cercadas de muita
expectativa e incertezas. Pete Townshend ia escrevendo, reescrevendo,
editando as músicas infinitas vezes. A primeira a ser escrita
foi "Amazing Journey". O disco tinha títulos
como The Amazing Journey, The Brain Opera,
Journey into Space, Deaf, Dumb and Blind
Boy.
Em outubro é editado
o compacto Magic Bus, que fica apenas na 26ª
posição, no Reino Unido e 25ª, nos EUA. As
músicas deveriam compor uma história longa, como
se fosse uma ópera. Mas os temas eram um tanto indigestos:
um cara cego, surdo e mudo, que era molestado sexualmente por
seu tio e que era um gênio em fliperama.
A
banda gastava intermináveis horas em estúdio e fora
dele conversando sobre o projeto: "estávamos tendo
gastos permitidos apenas aos Beatles, acumulando dívidas
enormes, a ponto de estarmos quase na sarjeta quando o disco foi
lançado", lembra Pete.
E grana era um problema
sério e por diversas vezes a banda precisava parar o trabalho
para fazer shows como forma de levantar fundos para o disco.
Pete começa então
a construir em cima do personagem. Tommy seria um um menino filho
de um militar que volta da Primeira Guerra Mundial - Captain Walker,
que pega sua mulher com o amante. Revoltado, Capitão mata
o amante, mas percebem que o pequeno Tommy viu tudo. Os pais dizem
a Tommy que ele nada viu, ouviu e que jamais irá dizer
uma palavra sobre o ocorrido. Traumatizado, Tommy vira cego, surdo
e mudo. Para curarem o garoto, os pais levam o menino a experiências
diversas: o garoto é molestado sexualmente pelo Tio Ernie,
infernizado pelo primo valentão Ernie e que se salva através
do fliperama e da música.
A canção-chave
do disco "Pinball Wizard", foi escrita rapidamente,
mas Pete a odiou quando estava compondo. "Achei-a medonha,
pensei que era a pior coisa que já tinha feito, mas todos
ficaram excitados com ela, dizendo que era genial e só
assim percebi que tinha escrito um hit."
Um
dos grandes problemas era saber como tudo isso iria soar. Kit
Lambert queria arranjos pomposos, com orquestras, mas Pete argumentou
que tudo precisaria ser feito apenas pelos quatro membros do Who
ou seria impossível tocá-lo em cima do palco. Pete
queria incluir "Young Man Blues" de Mose Alisson de
todo jeito, mas no final, acabou descartada.
Durante a confecção
do projeto, Lambert começou a rascunhar um roteiro para
cinema sobre o disco e Keith Moon teve a brilhante idéia
de colocar Tommy em centro espiritual, em um acampamento de férias.
O grupo ia consumindo os
meses de dezembro de 1968 até março de 1969 trabalhando
no disco. Enquanto isso, os músicos e Kit Lambert entravam
em choques constantes. Entwistle sentia-se frustrado por não
poder fazer muitos overdubs.
Pete
brigava para não ser adicionado nenhum instrumento que
não fosse baixo, bateria, guitarra, o órgão
Hammond e o French Horn de Entwistle. Dessa forma seria possível
não apenas tocá-lo ao vivo, como manter sua pureza
e inocência. A banda sabia que as músicas eram fortes
o suficiente para guiar a história.
Quando ouviram as gravações
do disco o som era abafado e baixo. Chris Stamp alega que "Lambert
não tinha 'ouvidos' de um produtor". O álbum
acabou sendo masterizado em Nova York e para comemorar, Kit Lambert
queimou as fitas originais após dizer que o álbum
era uma obra-prima!
Em março, é
editado o compacto Pinball Wizard, que fica em
quanrto lugar no Reino Unido e, em quinto, nos EUA.
No
dia 23 de maio, é editado o disco-duplo Tommy.
Após tanta espera, o álbum causou críticas
variadas. Alguns chamaram de obra-prima instantânea, dizendo
que a partir de agora, todas as bandas teriam que ser medidas
em relação ao The Who. O LP chegou ao segundo posto
na parada britânica e quarto, na norte-americana.
Alguns não perdoaram
a história de um menino cego, surdo e mudo molestado por
seu tio. O fato é que Tommy fez uma mudança
impressionante na vida do grupo. O disco saiu com as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Overture" – 5:21
2. "It's a Boy" – 0:38
3. "1921" – 2:49
4. "Amazing Journey" – 3:25
5. "Sparks" – 3:46
6. "Eyesight to the Blind (The Hawker)" (Williamson)
– 2:13
Lado 2
1. "Christmas" – 4:34
2. "Cousin Kevin" (Entwistle) – 4:07
3. "Acid Queen" – 3:34
4. "Underture" – 10:09
Lado 3
1. "Do You Think It's Alright?"
– 0:24
2. "Fiddle About" (Entwistle) – 1:26
3. "Pinball Wizard" – 3:01
4. "There's a Doctor" – 0:23
5. "Go to the Mirror!" – 3:49
6. "Tommy, Can You Hear Me?" – 1:36
7. "Smash the Mirror" – 1:35
8. "Sensation" – 2:27
Lado 4
1. "Miracle Cure"
– 0:12
2. "Sally Simpson" – 4:12
3. "I'm Free" – 2:40
4. "Welcome" – 4:34
5. "Tommy's Holiday Camp" (Moon) – 0:57
6. "We're Not Gonna Take It" – 7:08
Quando
o Who levou Tommy aos palcos surgiu outra transformação.
Roger Daltrey levou muito
à sério o papel de ser o personagem principal. Sempre
de peito nu, com uma jaqueta com franjas, cabelos encaracolados
e grandes olhos azuis, Daltrey foi alçado a um astro instantâneo.
Pete conta que a banda lutava toda noite contra ele, tentando
tirar o foco da platéia do vocalista. Em vão.
Por causa de Tommy, Daltrey
foi obrigado a usar a voz de várias maneiras, berrando
e cantando suavemente. E para poderem reproduzir tudo perfeitamente,
o chefe de som do grupo, Bobby Pridden equipou a banda com os
melhores equipamentos possíveis, enquanto John Wolfe montou
um espetacular show de luzes. Da noite para o dia, o Who tinha
se tornado a banda da moda. Os shows eram sempre lotados e levavam
às audiências ao delírio.
Em
agosto do mesmo ano, o grupo se apresenta no festival de Woodstock,
uma "experiência horrível", nas palavras
de Townshend.
Tommy,
no entanto, vai se tornando um pesadelo aos integrantes, progressivamente.
Noites de sucesso seguidas, bolsos cheios e o grande medo: como
se livrar do disco?
A banda conviveu com isso
durante toda a vida. Em 1970 é editado um EP chamado Tommy,
editado depois que o single See Me, Feel Me,
foi logo retirado das prateleiras. No entanto, o EP que continha
as músicas "Overture", "Christmas",
"I'm Free" e "See Me, Feel Me", fracassou
nas paradas.
Tommy
foi parcialmente exorcizado pela banda quando virou filme em 1975,
dirigido por Ken Russell. Com um elenco recheado de personalidades:
Ann-Margret, Oliver Reed, Elton John, Tina Turner, Eric Clapton,
Arthur Brown e Jack Nicholson. Pete Townshend trabalhou bastante
no roteiro, modificando-o em várias partes e deixando-o
mais simples. Um dos pontos alterados acontece logo no começo
entre a briga do Capitão Walker e o amante. Diferentemente
do disco, é o pai de Tommy quem morre.
A história foi também
passada logo após a Segunda Guerra, corrigindo assim um
erro primário do disco. No álbum, Sally Simpson
casa-se com um roqueiro da Califórnia. Como a história
no álbum começa em 1921, Sally teria mais de 50
anos quando se casasse com o tal músico, já que
tal fato só poderia ter ocorrido na década de 60
e não antes.
A trilha-sonora também
sofreu imensos ajustes, criando novos temas e trabalhando com
uma orquestra, fato desejado já em 1969, mas que era impossibilitado
pelos motivos expostos acima.
O
disco trazia as seguintes músicas e intérpretes:
Lado 1
1. "Overture from Tommy" (performed
by the Who) – 4:59
2. "Prologue" - 1945 (performed by Pete Townshend and
John Entwistle) – 3:00
3. "Captain Walker/It's a Boy" (performed by Pete Townshend,
Margo Newman and Vicki Brown) – 2:38
4. "Bernie's Holiday Camp" (performed by the Who, with
vocals by Oliver Reed, Ann-Margret and Alison Dowling) –
3:42
5. "1951/What about the Boy?" (performed by Mott the
Hoople, with vocals by Ann-Margret and Oliver Reed) – 2:49
6. "Amazing Journey" (performed by Pete Townshend) –
3:19
7. "Christmas" (performed by the Who and the vocal chorus,
with lead vocals by Ann-Margret, Oliver Reed and Alison Dowling)
– 3:59
8. "Eyesight to the Blind" (performed by Eric Clapton)
– 3:21
Lado 2
1. "Acid Queen" (performed by
Tina Turner) – 3:47
2. "Do You Think It's Alright?" (1) (performed by Ann-Margret
and Oliver Reed) – 0:57
3. "Cousin Kevin" (performed by Paul Nicholas) –
3:07
4. "Do You Think It's Alright?" (2) (performed by Ann-Margret
and Oliver Reed) – 0:46
5. "Fiddle About" (performed by the Who, with lead vocals
by Keith Moon) – 1:40
6. "Do You Think It's Alright?" (3) (performed by Ann-Margret
and Oliver Reed) – 0:29
7. "Sparks" (performed by the Who) – 3:07
8. "Extra, Extra, Extra" (performed by Simon Townshend)
– 0:37
9. "Pinball Wizard" (performed by Elton John) –
5:22
Lado 3
1. "Champagne" (performed by
the Who, with vocals by Ann-Margret and Roger Daltrey) –
4:43
2. "There's a Doctor" (performed by Oliver Reed and
Ann-Margret) – 0:29
3. "Go to the Mirror" (performed by Jack Nicholson,
Roger Daltrey and Ann-Margret) – 3:49
4. "Tommy Can You Hear Me?" (performed by Ann-Margret)
– 0:55
5. "Smash the Mirror!" (performed by Ann-Margret) –
1:22
6. "I'm Free" (performed by Roger Daltrey) – 2:36
7. "Mother and Son" (performed by Pete Townshend, with
vocals by Ann-Margret and Roger Daltrey) – 2:36
8. "Sensation" (performed by Roger Daltrey) –
2:49 (on the LP and 8-track, 4:37 on the cassette and CD)
Lado 4
1. "Miracle Cure"
(performed by Simon Townshend) – 0:23
2. "Sally Simpson" (performed by Eric Clapton, Pete
Townshend and Roger Daltrey) – 5:38
3. "Welcome" (performed by Pete Townshend, with vocals
performed by Roger Daltrey, Ann-Margret and Oliver Reed) –
4:15
4. "T.V. Studio" (performed by Pete Townshend, with
vocals performed by Ann-Margret and Oliver Reed) – 1:14
5. "Tommy's Holiday Camp" (performed by Keith Moon)
– 1:29
6. "We're Not Gonna Take It!" (performed by Roger Daltrey
and the vocal chorus) – 4:46
7. "Listening to You/See Me, Feel Me" (performed by
the Who and the vocal chorus, with lead vocals by Roger Daltrey)
– 4:19
Uma
das cenas mais curiosas é a presença de Elton John
cantando "Pinball Wizard" com sua banda, enquanto na
película aparece ao lado do Who.
Tommy
é imperfeto, mas entrou para a história como um
disco revolucionário, inaugurando um gênero muito
copiado depois, inclusive pelo próprio Who, ao lançarem
Quadrophenia, em 1973.
Townshend, porém,
alega que não foi Tommy o primeiro disco
do estilo e sim S.F. Sorrow, do Pretty Things,
no qual se inspirou para fazer o álbum. Uma curiosidade:
na edição em vinil, aparecem fotos dos quatros membros
na capa, fotos essas retiradas na edição em CD.
Verdade ou não,
a obra teve todos os formatos possíveis e deu ao grupo
uma estabilidade financeira tão almejada para que pudessem
alçar vôos mais altos.
Vôos esses que ficam
para outro dia. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Discos
My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)
Singles
1964 - I'm the Face / Zoot
Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side)
/ Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US
B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US
B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne
with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy
film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single
|